Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marco A Moreira

    Não se combate o golpismo com ações similares, claramente não temos a imparcialidade do STF no julgamento mais importante da República.Diversos descaminhos foram adotados, inclusive a mais absurda censura - o País continuará dividido após o abjeto julgamento, com penas já definidas, tendo como relator umas das vítimas do inquérito.

    Responda
  2. José Cardoso

    "A reconquista da democracia após o golpe de 64 foi resultado da ação de brasileiros que enfrentaram a violência instalada no Estado, a repressão, a tortura e o apoio dos EUA ao arbítrio. Não foi de mão beijada." Na verdade, foi um processo conduzido pelos militares (Geisel, Golbery, Figueiredo e outros). A luta armada visando implantar um regime autoritário já tinha sido derrotada e, com o país pacificado, pudemos retornar gradualmente aos quadros constitucionais.

    Responda
    1. José Cardoso

      Nas diretas já, não havia mais AI5, o Brizola era governador do Rio, o Prestes comparecia a comício, a imprensa era livre, o regime já era democrático.

    2. Valter Luiz Peluque

      Aonde você estava durante a campanha pelas “Diretas Já “?

  3. Max Morel

    Sim, o julgamento é sinal de maturidades democrática, mas não deveria ser feito dessa forma, na última instãncia, e apenas pela turma,não por todos os ministros do STF. Dessa forma o julgamento passará à história como apenas uma vingança do ministro relator, e onde não se cumpriu o devido processo legal.

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      Matéria vencida! Procure outro argumento.

  4. Anete Araujo Guedes

    Não só foi eleito um filhote da ditadura, oriundo dos seus porões, como o congresso foi ocupado por parlamentares da ultradireita fascistoide. São os que legislam, com muito barulho, em causa própria. Ainda temos pela frente um outro capitão, um candidato com os mesmos ideais da abominável ditadura de 64, apoiado pelas mesmas elites.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Come com talheres, mas é antropófago. Selvageria edulcorada.

  5. José Eduardo de Oliveira

    sem contar que nessa guerra dos tronos, quer dizer, guerra dos vasos sanitários, por pouco outra acusação iria pesar contra ele, a de regicida. já que iria fazer o Lula. ou não?

    Responda
  6. José Eduardo de Oliveira

    não será o julgamento do século, será o julgamento do seuculo, tal o acúmulo de ex-cremento e a fed-entina espalhados por essa clooaaaaca esgotal.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Justa Lerda, que texto certeiro! Na língua de Sam, "no zóio do boi" - além do essencial, n'Aquele que Nada Enxerga do Bozo. Seu terceiro parágrafo é de uma precisão brutal, caro Xará, bem como a evidente afirmativa de que vergar-nos agora seria manter-nos reféns de um imaginário torto e golpista que seja uma república democrática. Será também muitíssimo relevante ver aquilo que deve acontecer com a Milicaiada golpista. Ah, sim, excelente você não ter usado o "suposto" golpista: suposto meu'zôvo!

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Não devemos nos vergar frente as exigências do imperador americano. Como querem os candidatos à presidência da ultradireita. Se uma chantagem é atendida, outras virão.

  8. Florentino Fernandes Junior

    O lule foi pra carceragem da pf com tv e esteira, qual o equilibrio?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Lula foi encarcerado sem provas nos autos, eram apenas meras sensações de Moro. Você leu a sentença? Já as provas contra bozo são abundantes, irrefutáveis e comprovadas. Foram filmadas, delatadas, gravadas, impressas e auditadas.

    2. Marcos Benassi

      Não vejo pobrema algum em meter o Bozo em cana com idêntico aparato. Desde que não fique preso em casa, pode ter até MTV.

  9. Wendell Carvalho

    MArcos, vc claramente usa nariz de palhaço e bate palmas pro sistema tipo uma foca

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, "o sistema"! Muito bom.

  10. Florentino Fernandes Junior

    E quando uma fonte do stf fala pra imprensa q o jair vai pra papuda, entao ja se sabe o veredito?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      As provas estão aí. Não é apenas um apartamentinho de quinta categoria, que nem pertencia ao Lula. Além do golpe, são dezenas de imóveis comprados com dinheiro vivo e outras bandidagems

    2. RAFAEL NUNES DUARTE

      Pega o caso do Renê, que m4t0u o gari em BH. Todo mundo já sabe o resultado do julgamento, mas isso não muda o fato de que ele vai ter direito a um julgamento justo. O fato de o resultado desse julgamento ser autoevidente não é culpa do juiz e não torna o julgamento injusto, pq ele vai ter todo o direito de exercer sua autodefesa e de ser acompanhado por uma defesa técnica, em contraditório, perante júri e juiz competente.

    3. RAFAEL NUNES DUARTE

      Se alguém pratica um crime hediondo à luz do dia, diante de câmeras, sem qualquer justificativa plausível, o resultado do julgamento é evidente, mas isso não tira o direito dele a um julgamento onde ele terá a oportunidade de apresentar sua defesa técnica e autodefesa, em contraditório. Mas o fato de todo mundo saber o resultado do julgamento (por ser autoevidente) não é culpa do juiz. O camarada fez tudo que fez na frente das câmeras, postou nas redes sociais, é evidente e não tem desculpas.

  11. Florentino Fernandes Junior

    Marcos, ja comprou sua pipoca tambem, como o helio, para assistir esse julgamento isento?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bom, a pergunta não foi para mim, mas pro competente homônimo; a despeito disso, meto o bedelho: pipoca não, vou comprar um excelente single malt pra comemorar. Pipoca é muito pouco frente a tudo que esse infeliz nos fez passar.

  12. Jesus Silvestre

    É fundamental condenar bolsonero e seus golpistas . Caso contrário tentarão novo golpe

    Responda
  13. Jesus Silvestre

    Desde 2018 com a vitória do bolsonero q o Brasil perdeu a Paz .Bolsonazistas tentaram o golpe em 2022 e continuam tentando com o tarifaço do trump e dominio do congresso

    Responda
  14. Acacio J K Caldeira

    Ótimo artigo. Aos poucos a sociedade civil vai se conscientizando de que é necessário enfrentar os militares. Levar os golpistas ao tribunal foi um passo importante; despertou medo até no Trump.

    Responda
  15. Gilberto Rosa

    O avanço da extrema direita nos espaços democráticos não é por acaso: Hoje os autoritários não tomam o poder à força, eles vencem as eleições e usam a democracia para matá-la. A frase é de Daniel Ziblatt, Prof. de Harvard e coautor do best-seller mundial Como Salvar as Democracia. Ziblatt vai dar aula gratuita hoje no icl notícias, 20h. A Meta derrubou propagandas

    Responda
  16. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Enquanto isso os deputados propõem a PEC da blindagem como um outro golpe na calada da noite. Todos esses deputados deveriam ser julgados pelo STF pela nova tentativa de golpe e condenados. Não é possível, que o menino brilhantina presidente da câmara deixe avançar essa indecência revoltante.

    Responda
  17. Alexandre Cruz

    Vide o estrago perpetrado pela curriola que se apoderou do Congresso Nacional.

    Responda
  18. maurilio amarilha

    Todo apoio ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes. Cadeia para os golpistas.

    Responda
    1. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

      Não vejo o horário do churrasco

  19. Gerson Benine

    Já providenciei pop corn e ice cream de sobremesa !!! Kk

    Responda
  20. Alexandre Marcos Pereira

    Somos herdeiros de uma coreografia antiga: avança-se com o pé no freio, como quem entra numa sala conhecida e suspeita que os móveis mudaram de lugar. Daí a sensação de vertigem: a cada tentativa de responsabilização, o Brasil precisa reaprender a andar no chão do Estado de Direito, esse piso firme que os nossos hábitos cordiais tantas vezes tentam transformar em tapete maleável. Julgar um ex-presidente não é um espetáculo, é um rito de passagem. Dá-se ali o contrário da vendeta e do culto.

    Responda
  21. Alberto Melis Bianconi

    Essa tensão é sinal de precariedade, não de maturidade. Precisamos continuar avançando para não retroceder e os freios estão muito fortes. Trump inclusive, mas também ambiguidade da nossa imprensa que continua naturalizando o bolsonarismo... sem Bolsonaro já não estaria bom? Não, não estaria. A fidelidade de Tarcísio ao mito pode não ir além de ganhar os seus votos, mas sua adesão à democracia é igualmente rasa... Seria o início do retrocesso.

    Responda
  22. Wil Leon

    Julgamento começou errado, na instancia incorreta (STF), na casuística 1a turma do Supremo do Moraes, onde esta o próprio, inimigo declarado Moraes, o comunista Dino e o advogado do Lule. Sinal de maturidade democratica? Querem dorar a augusta pilula.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Quem declarou Moraes o inimigo foram vocês. Evidente que todo e qualquer despotismo faz de qualquer um que não endeuse o déspota, um inimigo.

  23. HELIO A LOUREIRO

    Julgar sim; PERSEGUIR, não!!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bom, desde que a perseguição seja em público, na rua, por uma ruiva bonita, com arma carregada e ameaças, eu acho justíssimo perseguir.