Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wil Leon

    Que parada nebulosa desse cosplay de Frida Kahlo dos tropicos.

    Responda
  2. Alexandre Pereira

    Buscar a ordem e o progresso, subentendendo-se que a ordem também é composta pelo bem estar das pessoas, assim como o progresso. Irresponsabilidade e permissividade não são sinônimos de liberdade ou independência. Discursos fáceis, sem soluções palpáveis? Mais uma rodada de caviar, talvez.

    Responda
  3. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Essa parada do positivismo é só atraso e regresso. Excelente texto de Djamila Ribeiro.

    Responda
  4. jose prado

    Tendo tanto a ser feito...

    Responda
  5. Fatima Marinho

    Bravo !

    Responda
  6. José Cardoso

    A negação lógica de "ordem e progresso" é desordem ou regresso. Não acho um lema inspirador. Já a negação de "independência ou morte" é dependência e vida. É o caminho atual, onde o povo é acostumado a depender do Estado, com toda a pletora de aposentadorias e bolsas diversas.

    Responda
  7. Dayane Cunha

    Que belo texto!

    Responda
  8. Bob Pereira

    Comentarista fraca e previsível como um disco riscado. Já está falando sozinha faz tempo!

    Responda
    1. Adriana Gomes da Silva

      Comentarista? Não sabe sequer identificar que ela, aqui na Folha, é articulista. Mas, no mundo, é muito mais do que isso.

    2. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Não tá bem certo da cabeça. Troca a agulha do teu toca disco flw?

  9. Luiz Carlos Alves Alves

    Abaixo a exploração! Ordem para o povo, progresso para as elites.

    Responda
  10. Cesar Costa

    A sra busca a liberdade mas, infelizmente, está presa em um pensamento único. A enorme maioria de suas citações são intelectuais negros como se a "branquitude" fosse maléfica. Isso é muito triste, na sua posição deveria incentivar a pluralidade em vez de estimular o ódio. Que triste.

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Respeite-se Cesar e mantenha-se estudando por favor.

    2. Cesar Costa

      Fiz duas perguntas simples para o sr: seu entendimento sobre o que é o neoliberalismo e o que é uma mulher e o sr me indica o excelente livro do Bobbio. São tão difíceis assim as minhas perguntas para o sr sair correndo dessa forma? Que coragem, hein! Impressionante...

    3. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      "Dicionário de política Norberto Bobbio" e "O futuro da Democracia: uma defesa das regras do jogo ". Bons estudos.

    4. Cesar Costa

      Transfobia? Não devo falar sobre assuntos que não conheço? Que inferência essa a sua de saber qual assunto eu conheço. A FSP nao deve soltar meu comentário, mas o sr conhece o Sr Blanchard e sua tese sobre autogenefilia? Deixo uma pergunta para o sr que foi motivo de um livro e documentário: " o que é uma mulher" para o sr?

    5. Cesar Costa

      Sr Carlos, respondi mas foi para moderação. Vamos ver se a censura da FSP deixa passar.

    6. Cesar Costa

      Postura neoliberal...O sr consegue nos explicar nesse exíguo espaço o seu entendimento por esse conceito. Sou economista e me interesso por explicações econômicas...

    7. Cesar Costa

      Sr Carlos, respondi mas foi para moderação. Vamos ver se a censura da FSP deixa passar.

    8. Cesar Costa

      Transfobia? Como você pode inferir que nao conheço o assunto? Que arrogância! O sr conhece a tipologia de Blanchard? Transgenerismo homossexual e autogenefilia? Conhece o percentual de homens adultos com vida sexual hetero, com esposas e filhos que quando mais velhos assumem a autogenefilia? E quem em sua maioria se definem como "mulheres lésbicas". O sr acha que está defendendo as mulheres ao defender esse comportamento? O sr é casado, tem filhas, sobrinhas, netas?

    9. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      "homem biológico que acha que é mulher". o nome disso é Transfobia.

    10. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Estás te projetando de uma forma, és a própria encarnação do patriarcado. Lamentável.

    11. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Autoritarismo independe do gênero, assim como ausência de democracia e a postura neoliberal da Dama de ferro. Sobre seu último parágrafo, não se aproprie de conceitos que você não sabe.

    12. Cesar Costa

      "O que tanto tem em nós.." A erva estava estragada?

    13. Cesar Costa

      Lugar de fala, biomacho? Sério? Qual é a sua resposta sobre a crítica da esquerda à Margareth Thatcher? É misoginia? Ou misoginia só tem mão única? O que o identitarismo defende não é feminismo, pelo contrário, é o apagamento da mulher que precisa se calar para que um homem biológico que acha que é mulher tenha o tal lugar de fala.

    14. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      O que tanto tem em nós que diz em ti?

    15. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      A crítica é pressuposto básico. Sustentar um edifício teórico requer lugar de fala. Os biomachos como você sempre criticam teóricas feministas críticas por elas denunciarem a construção machista de sua subjetividade. Imagino que seja confuso pois não consegue entender que existem outros modos de vida.

    16. Cesar Costa

      Que confusão teórica. Eu não crítico essas mulheres por ser misógino eu crítico as deologias que elas representam. Esse seu argumento é uma falácia lógica. Se for assim esquerdistas que criticam Margareth Thatcher seriam misóginos? Vê como esse argumento não para em pé?

    17. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      A dita pós modernidade funciona como um dispositivo de exclusão que ao mesmo tempo que inclui, exclui. Serve também aos interesses dos intelectuais que se afundam no poder trancados em suas torres de marfim. A teoria é muito linda no papel, na prática nos chamam de "genialmente racistas". Relativizar tudo isso é necessário.

    18. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Caro Cesar, aprendo diariamente com a vida no interior, na roça mesmo longe dessa tal pós-modernidade por sinal confusa e cheia de barbáries cultivando a simplicidade, aliás é nesse lugar que me (des) encontro. Gosto de filosofia e tento na medida do possível praticar alteridade e voar rumo a diversidade em amplo espaço. Judith Butler é sim uma pessoa digna da nossa atenção também.

    19. Cesar Costa

      Carlos, realmente você é um pós moderno, que prosa mais confusa! Aprendeu, ou não, a escrever com a Judith Butler? Gzuis

    20. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      "Dispositivo de racialidade" da Profa. Sueli Carneiro pra te atualizar cesar. Que suposto saber é esse teu que tenta desqualificar o conhecimento de Mulheres Negras diante de uma estrutura rígida, machista, misógina, ocidental? A Interseccionalide de Crenshaw tá mais presente em ti do que imaginas. Gayatri Spyvak parece até mesmo concordar com M.F. rumo a uma mudança de "nível". Trata-se de uma epistemologia da produção intelectual onde a branquitude era dominante à época.

    21. Cesar Costa

      Jaime, leia um pouco mais sobre o identitarismo que você vai chegar à branquitude homoeurocêntrica (contém ironia) dos franceses Foucault, Derrida, Lyotard, Deleuze etc. Depois veja como essas ideias foram levadas para os USA e transformadas por Kimberlé Crenshaw, Angela Davis. Essa sra está importando uma ideologia (imperialista?) dos USA e querendo aplicá-la na nação mais miscigenada do mundo e você ainda bate palma pra louco dançar?

    22. Jaime Souza

      No próprio corpo do texto de hoje está linkada outra coluna com a mesma autora citando Contardo Calligaris e Simone de Beauvoir, dois europeus brancos e ricos. Seu comentário diz muito mais sobre você do que sobre a autora.

  11. antonio brito

    Uma parte parece ter sido escrito com a Inteligência do artifício, a outra os anacrônicos chavões "em uma sociedade capitalista, racista e patriarcal" de que sociedade está falando? O lema ordem e progresso tem um contexto, do positivismo republicano "Amor por princípio, ordem por base e progresso por fim". Isso não tem nada a ver com a autonomia e liberdade de pensar e agir dentro das leis, a ordem. Existe desigualdade capitalista, sim como na socialista de animal farm.

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Estamos falando da vida do dia a dia . Só não enxerga quem não quer ou tá atolado no privilégio de classe , branquitude e várias coisas que vc não vai conseguir entender. Começa revendo teu racismo estrutural. E não nega que fica pior, flw? Abraço!

    2. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Tô ligado Antônio. Vamo bagunçar isso aí. O tridente violento que vc diz ser chavões são os responsáveis pela repetitiva exclusão social econômica e por aí vai. Agora, o racismo estrutural se alimenta dessa tríade violenta que presenciamos todo dia. Relativizo em partes.

    3. antonio brito

      Com o advento da república, o patriarcalismo foi trocado pelo patrimonialismo. Esse sim, uma mal que nos assola até hoje, um bando de homens e mulheres se apoderam dos aparelhos de estado para benefício próprio.