Deirdre Nansen McCloskey > Caras durões e bandos de irmãos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pior, lealdade ao grupo e não à Nação. Triste existir esse tipo de gente, que, aliás, se diz patriota.
É porque "o fascismo é fascinante e deixa a gente ignorante fascinada ".
Porque? Simples, a imbecilidade faz parte do caráter (mau) humano.
E por que tu obedece o ladraoluladasilva fielmente? Obdeces um ladrão é pior ainda.
Chora gado corrupto
Bot do bananinha.
Em 5 do 7 de 22: "Como é que eu ganho uma eleição, um fodihdo como eu? Deputado do baixo clero, escrohtizado dentro da Câmara, sacahneado, gohzado, uma pofrra de um deputado". Por que eleitores e eleitoras votam em uma pohrra de um deputado para ser presidente do Brasil? Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bilhões de dólares em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bilhões de ''ladrões'' em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do paÃs subirem signif ..(Jornal do Brasil).
Wilson, não existe isso de obediência ao Lula. Vc se comporta como um ignorante ao tentar estabelecer analogias que não são cabÃveis. Sem contar que não há provas de qualquer roubo que possa fazer o Lula atender pelo qualificador que vc emitiu. Agora, com base no seu texto, por provas auto-evidentes, eu posso afirmar que vc mente, calúnia, difama e é repulsivo. Além de analfabeto polÃtico, claro. Por isso, os do seu tipo são chamados de GADO.
A articulista é estrangeira e leberaloide, antilulista e antipetista ferrenha, com certeza, se morasse em Pindorama. Por que você obedece a seu impulso de bolha, sem procurar se informar do que está falando?
Calma Wilson, está escorrendo uma espuminha do canto da sua boca.
Não sei, explique aÃ! Mais absurdo são as pessoas que sempre defenderam e ainda defendem ideias, como a articulista, que criam bizarrices como Trump e Bolsonaro.
Parece haver um engano. Não encontrei o artino na Atlhantic, mas na the Economist
Perguntar não ofende. Então pergunto a sábia articulista: às pessoas não têm o direito de serem fiéis ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro? Somente os "cábios" - na expressão de Elio Gáspari - devem continuar fiéis ao Presidente Lula.
É que vcs não conseguem entender que quem abomina este inelegÃvel decadente e repugnante também pode detestar o atual presidente. Entre o 0 e o 1 há uma infinidade de números.
Pela mesma razão que obedecem a Jesus e seus congêneres através dos tempos e do espaço. Desde Noé, aqueles que deveriam ser exemplos, pelas narrativas da BÃblia, tinham nada de éticos. Eram escravocratas de carteirinha, até. Mesmo Jesus, no caso dos fariseus que comercializavam no templo, foi extremamente rude com os pobres coitados. Não deu a eles amenor chance de se explicarem. Foi logo enxotado, como se fosse dono do lugar.
Gado detected, deturpou toda uma filosofia e fatos históricos imensamente comprovados, além de não ter lido nada do livro sagrado. Se leu não entendeu. Tenho certeza que é um ex pastor que não ganhou o dinheiro que queria como ganhou o Malacraia por exemplo. Espero que ainda dê tempo, mas faça como os padres Agostinianos, entre num convento e estude por doze anos e se tiver cérebro suficiente, adquirirá conhecimento, aà entenderá que nesse momento passou grande vergonha.
"Eu vou surfar no céu azul de nuvens doidas..."
Infelizmente a raça humana por mais saudável que seja , tem seus diferenciais, que outrora, nada politicamente correto, chamavam de sub raça. Infelizmente é assim, há uma boa quantidade de pessoas entre nós que são esses, entre aspas, cabeças fracas e quando surgem um enganador, os seguem como insetos numa lâmpada. Vide pastores pentecostais que deturpam completamente as escrituras de modo que não convence nem meu filho de cinco anos e mesmo assim adultos caem nas suas lorotas.
Pena que a Sra. Lankes não disponha as provas que ela achou, para serem usadas no processo. A condenação não apenas do ex-presidente mas também de toda a famÃlia ficaria mais fácil e convincente. A PolÃcia Federal é a Procuradoria falharam miseravelmente em provar, fora de qualquer dúvida, o tal golpe de estado e a participação em 8 de janeiro.
Puro medo de suas incompetências!
Acho que é a coesão da unidade que vc fala que muda o pensamento dos incautos e eles não enxergam mais nada a não ser o Minto, acho tbm que isso não é para sempre pq saindo da vida polÃtica esses tiranos perversos não verÃamos e nem verÃamos outra vez
Não sou tão otimista Gilmar. O Franquismo não sobreviveu a Franco, mas o Peronismo sobreviveu a Perón. E com detalhe sinistro a mais, há peronistas em todo o espectro, da Extrema Esquerda à Extrema Direita. Ainda mais ameaçador, porém, os pentecostais, pois formam franquias de Deus independentes e até concorrentes, e altamente lucrativas, reunidas apenas na Bancada Evangélica do Congresso para imolar o PaÃs a seu fanatismo
Esse espÃrito de corpo, de pertencimento, ainda assombra nossa democracia. Haja vista TarcÃsio MAGA que promete anistiar o golpista, diz não acreditar na Justiça, agrada as elites com as privatizações, engana evangélicos usando um manto ao mesmo tempo que faz arminha e dá poder extrapolar a seu capitão Derrite. Além de tudo isso, atua para criar escolas militares p que no fim todos digam a ele, protótipo de ditador, sim, senhor. Ele é muito mais perigoso que Bolsonaro. Dudu sabe disso.
Deirdre, me pergunto sempre: como é possÃvel que pessoas, mesmo aqueles com alto grau de formação acadêmica aceitam os absurdos cometidos por Bolsonaro e acreditam em suas mentiras tão óbvias. Já li matérias e até livros para tentar entender isso, mas a mente humana nada mais representa do que uma parte de um organismo de um animal domesticado. Que pena, a gente fica com tantas ilusões sobre o mÃnimo de racionalidade humana.
Não morro de amores pelas forças armadas brasileiras, mas daà a dizer que não precisamos vai uma grande distância, tem que ter e, se possivel, que seja forte, olha a Ucrânia, que poderia ter forças armadas com arsenal nuclear, mas que abriu mão.
Como assim "caras durões"? A PF bateu na porta da casa dos caras e eles até desmaiaram!!!
Como digo sempre, são todos descerebrados os seguidores do inominável inelegÃvel e do adolf segundo.
O amor além da vida de Aquiles e Pátroclo sendo citado. Este jornal ainda tem jeito! =)
Não misturemos "alhos com bugalhos", pois se hoje quem atentou contra o estado de direito estão sendo julgados, devemos reconhecer que o insucesso do golpe só não foi perpetrado devido a recusa do comandante do exército e da aeronautica. Não fossem esses militares, que honraram a sua farda, hoje não estarÃamos julgando quem participou da intentona. Simples assim.
Depois do que o Brasil experimentou com JB, está muito bem colocada a pergunta: realmente o Brasil precisa de um exército?
"Exército —aliás, o Brasil realmente precisa de um?" Da mentalidade que permeia as alta-patentes, provavelmente boa parte das baixas também, não, mas definitivamente Forças Armadas é algo que o Brasil precisa.
"O Brasil precisa mesmo de um Exército?", escreve a senhora. A desfaçatez desta estrangeira chega ao ponto de ser contra o maior exército da América Latina, do paÃs que está entre as maiores potências mundiais, em economia, tamanho, população, riqueza natural e terras aráveis. É a estrangeira queridinha da Folha e da extrema direita radical.
Considerando os tipos de Exército que temos na América Latin, é uma pergunta pertinente. Com polÃcias que são organizadas e treinadas como exércitos, talvez daquilo que mais precisemos é de uma polÃcia de verdade. A PF, com suas atribuições limitadas, não basta.
É verdade. Isso acontece em todos os sistemas hierárquicos. E as forças armadas, assim como a igreja católica, são exemplos tÃpicos. Mas o mundo corporativo também é assim. Já os parlamentos são o oposto, com o entrechoque de opiniões (e até xingamentos) sendo a regra.
A realidade digital demonstra que nossos pensamentos e decisões são muito mais convencionais, comuns e padronizados do que podemos imaginar. Portanto, são tão fáceis de se prever quanto de se manipular. Junte-se a isso a cooptação de grupos evangélicos e cristãos conservadores, cujos crentes seguem cegamente o que propagam seus lÃderes e se tem um retrato da situação atual.
Enfrentamos uma questão que é principalmente de interesse econômico. O governo estadunidense não esconde que está de olho nas nossas imensas riquezas. Agora está se dando conta que muitos brasileiros da sétima economia do mundo não aceitam mais que nossa nação seja tratada como um quintal de outras nações.
Ser humano manipulável é sempre propenso a obedecer o que grita mais alto. Deve ser algum vestÃgio evolutivo na disputa hierárquica da ordem dos primatas. Resumindo. Aqueles que obdecem cegamente são pouco evoluÃdos.
Sam, melhor comentário. Exemplo: o Malafaia fala aos berros para impor seu idealismo aos menos evoluÃdos.
"O problema é o guarda da esquina". O 6 e 8 de Janeiro, na minha opinião, são exemplos de lavagem cerebral digital em grande escala. O bolsonarismo e trumpismo existem há décadas. Nossa Ditadura foi bolsonarista, o massacre do Carandiru foi bolsonarista, apenas o termo que ainda não existia. Todo o discurso de "é uma luta do bem contra o mal" e "dê sua vida por sua liberdade", aliando Exército, PolÃcias e MilÃcias de CAC, tinha como objetivo uma guerra civil onde só um lado estaria armado.
Antes de tentar exlicar os outros, a colunista deveria explicar pq pediu a volta de Bolsonaro ao govêrno, em artigo neste jornal, mesmo depois dele ter sido indiciado pelo golpe, e dos fatos terem sido amplamente divulgados na imprensa. Volta, Jair - clamou ela, mostrando intimidade com o criminoso. Pediu a volta de um golpista de viés fascista, mas agora se coloca como crÃtica ao autoritarismo e ao fascismo normalizado na sociedade? Hipocrisia tem limite.
Pois é, Marcos, o pedido pro Bozo voltar veio chamativamente no subtÃtulo da coluna, já a tentativa de consertar veio depois, discretamente no texto de outro artigo. Mas o suposto ato falho mostra não só o seu desprêzo pela democracia, mas tbém sua falta de respeito e empatia pelos brasileiros, desejando-lhes sarcasticamente um boa ditadura. Desde q liberal na economia, como a de Pinochet.
Ricardo, ela mesma confessa, no artigo de hoje, que não sabia nada sobre o Brasil. E que seu interesse na tentativa de golpe aqui decorre dos paralelos que o artigo da revista Atlantic fez com o golpe do Trump. De quem ela não gosta. É apenas um efeito do tÃpico ponto-de-vista-com -os-olhos-fechados estadunidense.
Volte, Jair. E coloque novamente um liberal no comando da economia - escreveu a colunista em sua coluna de três de dezembro de vinte e quatro. Em nome de sua ideologia ultraliberal e das benesses que traz a bilionários como Musk e Trump, a colunista não hesita em rifar a democracia.
Só que ela é preguiçosa. Nem lembra o que escreveu direito. Uma das chaves para se entender o mundo pode ser descrita por um ato social: o ato de conversar. "Boa conversa significa boa ciência ciência", diria McCloskey. Isso pode ser facilmente expandido para além da ciência. Explica, inclusive, a tal da coesão que ela fala.
Ela respondeu em um artigo aqui mesmo na FSP. Ela não tinha sido incomodada. Manteve-se em silêncio. Quando passou a ser ameaçada, se deu conta do que estava acontecendo. É uma ultraliberal. Para ela, a sociedade está abaixo dela. As regras não importam até que ELA precise usar. Eu lia D N McCloskey há um tempo. Seus textos de economia. Nos últimos tempos, ela se tornou preguiçosa. Não pensa direito e escreveu um monte de bobagens aqui mesmo na FSP. Agora, ameaçada, está tendo que trabalhar.
É a volta da horda, sempre presente em nosso imaginário coletivo e buscando brechas para irromper.
Essa idolatria é sustentada por essa coesão, essa "irmandade"... E é difÃcil você conseguir explicar que aquelas idéias, aquelas atitudes do seu lÃder estão erradas, simplesmente porque esses indivÃduos fazem parte da cheka bolsominiana.
Fico imaginando como a colunista - que até pouco tempo exaltava Javier Milei como o novo Messias - deve estar assistindo ao recente descalabro argentino. Ainda recomenda que nós brasileiros siguemos o exemplo de Milei? Prefiro que, pelo menos no erro, sejamos originais. Vejam o que deu a imitação barata de Trump!
É infinitamente mais cômodo e menos trabalhoso seguir o bando, geralmente liderado por um i d io ta, do q ter q pensar, raciocinar e tomar decisões isoladamente. Essas hor das não querem saber de responsabilidades ou comprometimento. Se alguma coisa der errado se acham isentos de culpa e fogem pela porta dos fundos. Um grande grupo gera a pulverização da culpa. São como gafanhotos numa plantação. Estão aà exclusivamente para dizimar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > Caras durões e bandos de irmãos Voltar
Comente este texto