Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jesus Silvestre

    Q o mundo siga o exemplo do Brasil e expulse os autocratas da vida pública.

    Responda
  2. Alberto Melis Bianconi

    Mais de dois neurônios provoca uma censura infalível.

    Responda
  3. Alberto Melis Bianconi

    Democracia neutra? O judiciário é uma instituição incompatível com a democracia? É um poder tirano? Neutra ou acomodada? Quiça covarde? O ideal seria algum tipo de democracia direta? Achava que o gosto de responsabilizar o leitor por todo que vai errado fosse característico das zelites de Banânia, mas está bem mais disseminado.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      *responsabilizar o eleitor

  4. NILTON DE PAIVA

    Excelente Artigo. Parabéns.

    Responda
  5. José Antônio

    Do meu ponto de vista a democracia no Brasil levou 428 ''tiros'' em 2 mil e 16 e mais seis em 2 mil e 18, mas sobreviveu. Já em 2 mil e 22 se salvou por um triz e quase que foi pro beleléu em 2 mil e 20 e 3. Já nos EUA, Ruy, creio que o que 'rola' por lá há muito tempo é uma plutocracia oligarca.

    Responda
  6. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Depois de dias escondido no sindicato dos metalúrgicos, aguardando a polícia invadir para criar uma narrativa de vítima. Sem dúvida, quando foi superada essa fase foi para o que se chamou de cadeia sem grades. Com Jair deve se passar o mesmo, vamos aguardar para ver onde ele vai se esconder.

    Responda
  7. José Eduardo de Oliveira

    como diria o velho Bb, infeliz de um País que precisa julgar um tipo como esse. Na verdade a infelicidade consiste em deixar que ele e outros iguais ou piores chegam aonde chegaram e alguns ainda avançam altaneiros, arrogantes e impunes. O Brasil, desde que os seus antepassados pisaram aqui sempre foi um estudo de caso de uma História de saques, genocídios, estupros, escravidão e vergonha, vergonha. E hoje, caso perdido.

    Responda
  8. Leonardo Trindade

    Enquanto os vira-latas ladram, nossa democracia se prova maior do que a americana.

    Responda
  9. Carlos Rizzo

    Valeu por trazer esse olhar em relação ao que o Brasil tenta fazer, mesmo com os políticos de extrema direita e uma parte da elite fedorenta tentando impedir. O Brasil nunca vai ser uma Hungria, pode ter certeza. Já vivemos muita coisa ruim para aceitar calados a intolerância tomar conta da vida pública.

    Responda
  10. Rafael Moraes

    Problema é que a democracia não está dando conta dos rumos do capital, que está rendendo no mercado de papéis (sem produção) aliado a velocidade das redes globalizadas, onde potencializou ainda mais a exploração do meio ambiente e o desemprego, com setor de serviços abarrotado e todos maquinizados nas plataformas digitais, nada livres. A injustiça social gerada nesse capitalismo neoliberal sem freios (lucro acima de tudo), vai seguir prejudicando ou até derrubando democracias.

    Responda
  11. Leonardo Alves

    Excelente artigo! Parabéns!

    Responda
  12. JAQUES BRAND

    O confronto de posições e a formação de consensos operativos estão no centro da democracia, quando compreendida como um método de apreensão das realidades sociais e de ação coletiva. As decisões produzidas em moldura democrática exaurem o fundo de informações e por isso alcançam maior precisão, e resultam em ações de maior exatidão e consequência ainda quando canalizadas para uma delegação executiva (leia-se a eleição de coordenador ou timoneiro). A democracia não é moranguinho no alto do bolo.

    Responda
  13. Ronaldo Pereira

    Clap, clap, clap… parabéns pelo artigo! Fantástico na minha modesta opinião!

    Responda
  14. JOSE ADELINO SCHIFINO

    Parabéns ao articulista, texto brilhante.

    Responda
  15. José Renato Altoé

    Análise lúcida e abrangente.

    Responda
  16. Alexandre Marcos Pereira

    Defender a democracia não é um lema para camisetas; é um lembrete para as manhãs. Porque a democracia não começa nos palanques, mas na fila do pão, no ônibus em que alguém cede o lugar, no e-mail que contestamos com civilidade, no conselho de escola em que aparece cinco gatos pingados e, ainda assim, ninguém desiste. Às vezes ela se parece com uma senhora de sombrinha esperando a hora de votação; outras, com um bibliotecário que salva um jornal velho do lixo.

    Responda
  17. Wil Leon

    Gente de fora.. o partido Livre do Rui.. um nanico, dois zeros à esquerda... tem seis deputados.. O partido Chega tem sessenta. Fala muito, diz pouco.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      E você é um papagaio dos golpistas. Logo vai se enquadrar em algum dos tipos penais associados a eles.

    2. FLAVIO CALICHMAN

      Desqualificar o mensageiro é irrelevante, por que voce nao tenta apresentar argumentos contrários ao que ele sustenta? Eu acho difícil porque os argumentos dele sao bem sólidos e calcados nos fatos.

  18. Moses Cohen

    Então o mundo vai esquecer do Brazil corr. Upt do Brazil onde em cada skina tem lá. Drao p roubar o cidadao e lembrar que o Brazil agora e modelo? Jornalismo ca. Na. Lha do in. Fer. No.

    Responda
    1. Andréa Cristacemos

      Cana neu, retorne para o seu lugar encantado, no qual milhares de crianças são mortas de fome todos os dias. Ou, então, vá para a Arábia Saudita, a Hungria, a Turquia, a Argentina, o Equador, o Paraguai, já que não gosta do Brasil.

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Vai procurar novo endereço na Cisjordânia, vai.

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Muda para isr ael.

    4. Ricardo Botto

      Em vez de rezar vá de homem-bomba.

    5. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Se estiver descontente com o stf nesse caso, pode ir lá na frente rezar pra p neu que ajuda.

    6. José Renato Altoé

      O Brasil está se tornando um modelo de combate ao autoritarismo, por um judiciário que não se exime de suas obrigações.

  19. José Cardoso

    O resto do mundo tem mais cuidado por uma razão: a paixão política confunde facilmente as coisas. É sempre possível transformar um oponente político num criminoso a ser julgado e condenado. Apesar de não ter havido um só quartel rebelado, a narrativa dominante até agora é que houve uma tentativa de golpe de estado. No caso do Brasil, 40% dos juízes que julgarão o Jair são muito próximos do seu adversário e atual presidente, tendo sido nomeados muito recentemente.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      O problema é que temos de fato um criminoso político. Pela primeira vez pegamos o maldito com a mão dentro da cumbuca, e será o primeiro a pagar pelo que tantos outros não pagaram. Os 40% são a porcentagem de vozes conspiracionistas que moram em seu estranho cérebro e que ditam os seus comentários.

    2. JOSE ANGELO OHNO

      Gilmar, tem razao, aparentemente o Zé Mane acima nao esta acompanhando os julgamentos, senão saberia que nenhum dos advogados dos réus mais significativos estão negando a tentativa de golpe, mas estao tentando afastar o respectivo cliente da responsabilidade, vide o ilustrativo caso do advogado do Heleno ou até mesmo de Bolsonaro, que alega que este foi "tragado" pelos outros, pois, por ele, entregaria a presidência para o sucessor, sem problemas.

    3. Gilmar Maghenzani

      oh zé mané como diria o ministro, tentativa é golpe e eles mesmos assumiram tudo basta ter um pouco de honestidade intelectual, acho que as duas coisas para bozolinio é muito né, mas enfim. eles tem cuidado pq é crime contra a democracia não são de me n te s

  20. Hernandez Piras

    O problema é que as dúvidas dos democratas e a certeza fanática dos extremistas não se limitam aos fins, atingem os meios também. Os extremistas são fascinados pela ideia de golpe de estado, revolução e guerra civil; logo não temem chegar ao limite de tais situações. O democrata, como humanista, faz tudo para evitar esses desastres; logo se contém, tergiversa e recua. É o ônus da responsabilidade e do respeito pela vida humana.

    Responda
  21. dilson vaz

    Excepcionalmente hoje não lerei os comentários, a coluna me bastou.

    Responda
  22. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Nossa questão é bem peculiar se prende à formação política da nação. Jair Bolsonaro formou-se como ídolo de certa camada social mesmo não tendo a formação necessária para assumir os cargos políticos ocupou. Falo de cargos parlamentares e por fim de Presidente da República. Tudo começou com seu comportamento e expulsão do Exército Brasileiro, sendo reintegrado pelo STM, daí cresceu em transgressões como deputado federal e por último como Presidente da República e nada se fez nesse período.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Lá estava o Aras a postos para impedir qualquer ato contra o brochável. Digo, Brochado.

  23. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Democracia, agora, agora e mais agora.

    Responda
  24. João Batista Tibiriçá

    Eu só queria saber o porque todo mundo tem medo dos autoritários? No cemitério todos se igualam!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Se houvesse lido "O corredor estreito" de Acemoglu & Robinson, "Cisnes Selvagens", de Jung Chang, ou "O arquipélago Gulag", de Alexander Soljenítsin, dentre outras obras, saberia que o caminho para o cemitério pode ser bastante doloroso. Prefiro morrer sob um Estado Democrático de Direito.

    2. Anibal Nunes

      No cemitério, sim. Mas, enquanto isso …

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Jamais pensei em tão profunda, filosófica, pertinente e instigante indagação.

  25. Gilberto Rosa

    Não chamaria o caso americano de neutralidade, foi opção da plutocracia americana, com todo seu dinheiro corruptor, também chamado de lobby, e do cercadinho, com fakes das redes sociais. Também um judiciário americano covarde e corrompido, levaram ao retorno de Trump. A França prendeu Le Pen antes do estrago, o Brasil prenderá Bolsonaro depois do estrago do golpe, que propiciou a ascenção de Bolsoguedes e a continuidade do estrago realizado pela nossa plutocracia, mas temos judiciário descente

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Obrigado pelas correções Piras, aiiiinda está sobre o muro? Cuidado, talvez só descubras o erro quando um cão fascista moder sua punda. Tarcísio pcc tá rondando o teu muro.

    2. Hernandez Piras

      Felizmente, a opinião do colunista é totalmente estranha às teorias conspiratórias e ao maniqueísmo tacanho. Mais próxima, portanto, da realidade.

    3. Hernandez Piras

      A França não prendeu Le Pen; por enquanto ela é apenas inelegível. O Judiciário americano é covarde e corrompido? No primeiro ano do governo Bolsonaro o nosso já havia enquadrado o Presidente? Já há muitas decisões contra Trump. E nosso Judiciário é mesmo "descente" (sic)? Pensei que ele estava subindo no seu conceito!

    4. Gilberto Rosa

      Não temos apenas o brasileiro filho do golpista e o filho do ditador atuando conjuntamente com Trump contra o Brasil, temos o homem mais rico do mundo e desafeto do Moraes e Stf regulador, Musk, patrocinando a Folha com muita propaganda da starlink, quem leu Chateaubriand, o rei do Brasil, sabe o que isto significa.

    5. Gilberto Rosa

      Bob Fernandes tem o maravilhoso documentário no youtube: Como instituições dos EUA articularam financiaram avanço neoliberal no Brasil, ali aparece colunista da Folha que é empregado do instituto Mileniun, o Mbl do ex Folha Kim, lobystas do congresso, articulações para o golpe 16, com dinheiro americano, público e privado. Nassif também denunciou o financiado instituto Milêniun, que depois retirou de suas páginas os colaboradores, bancos privados, Folha, Globo, jornalistas.

  26. maria araujo

    O articulista, com muita propriedade, joga luz sobre esse denso nevoeiro. Muito obrigada. A suas conceituação e categorização, de democracia militante ou neutra, ajudam a entender alguns fenômenos. Há extre mistas que defendem os baderneiros imaginando que continuarão usufruindo, com muita tranquilidade, de tudo que a democracia oferece, como se ela ressurgisse como fênix, sem nenhum esforço, após o caos.

    Responda
  27. ADONAY ANTHONY EVANS

    Pela sua presença no Mundo, e sua Força e Fraqueza, mais riqueza de solo e subsolo e da rica e alegre cultura, o Brasil foi eleito pela Internacional Reacionária, palco de seu Grande Combate. É isso que se trava na Suprema Corte, sob os raios e maldições do Mal que ocupa a Casa Branca. Não menos.

    Responda
  28. ULISSES SILVA

    Artigo lúcido. Melhor errar tentando o certo! Mas, destinado apenas a quem ainda cultiva sua massa encefálica. O resto, até entende, mas, não quer entender...

    Responda
  29. ADONAY ANTHONY EVANS

    Ambas, Direita e Esquerda querem a mesma coisa; Prosperidade. A diferença é que a primeira a quer só para si, e a segunda para si e para o outro. Na primeira, a coisifi ação, o uso do outro para satisfação de seus interesses e até apetites é lícito e abençoado. Não percebem que da prosperidade do outro depende a sua. E que atrás de si está O Demônio.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Tanto Hernandez, quanto Chicon. Os males causados pela Esquerda, e são muitos, decorrem não de seus Princípios, mas do desvio deles e de suas práticas. Como exemplo, o Bolchevismo, e seu Centralismo Democrático, paradóxo em si, mais submissão ao Terror de Robespierrem a quem Lênin admirava. A antidialética Teoria da Revolução Permanente de Trotsky. Isso sem falar nos Stálin e Pol Pot. A Esquerda se dividiu em duas, a Revolucionária de Parido Único, e a Social Democrática. Por óbvio, falo desta.

    2. Hernandez Piras

      Ambos errados. A esquerda "no mundo afora" produziu muita prosperidade, bem-estar e liberdade, vide o vizinho Uruguai e os países da Europa Ocidental, governados pela esquerda durante muito tempo. E produziu também desolação e opressão, assim como o fez a direita. Em ambas há gente sincera e gente sem escrúpulos. O resto é conversa de militante e gente que não aprecia o regime democrático.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Meia verdade. A esquerda também quer tudo para si, e para isso nutri a aparência de querer para o outro (vide esquerdas mundo afora), mas desde que a prosperidade fique a cargo da direita, que se acha a dona de tudo. O 'outro' se dá mal com ambas, posto inexistir bom senso e sincera empatia tanto da direita quanto da esquerda.

  30. ADONAY ANTHONY EVANS

    Em O Diabo e o Bom Deus, livro mais impressionante que já li, Sartre usa o cenário das lutas religiosas entre fanáticos católicos e fanáticos protestantes, para discutir O Mal e O Bem e o insuportável peso do Livre Arbítrio. Ou o virem-se! Da palavra de Deus. Não acho que Ciência Política ou Sociologia expliquem a Extrema Direita. Só a Psicanálise. Talvez.

    Responda
  31. Carla Oliveira

    Democracia sempre!

    Responda
  32. Eneida Marques

    Como sempre essa lucidez desconcertante. Eu me lembro bem desse texto em que se expõem as tipologias de democracia, acho que é muito generoso com essa dita "neutra". Esse é um tipo novo com o qual os europeus ( e outros) disfarçam sua cumplicidade servil.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Agora entendi a razão do teu nome. A batizou Virgílio, filho de Homero, pai de Ovídio.

  33. Ricardo Botto

    A extrema direita não tem diálogo, não tem negociação não tem moral, não tem freio, não tem regras. É só o poder pelo poder, não importa como e nem quantos precisam morrer e serem presos. A resistência não é mais questão de sobrevivência mas de evitar a aniquilação da democracia.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Perfeito, Ricardo.

    2. Gilberto Rosa

      A extrema direita se dá o direito de jogar abaixo da cintura enquanto acusa o adversário de fazer isto, cobrando extrema lisura caso este tente se defender. A folha faz isto, defende o congresso que faz mil chantagens com o governo, mas se este negociar, ou se Lula não rejeitar as decisões do congresso, a Folha ataca Lula. Ou seja o bilionário banqueiro dono da Folha usa o congresso para obter vantagens e acusa Lula por negociar ou não rejeitar votações contra o interesse do brasileiro.

  34. Luciano Napoleão de Souza

    O único estudo de caso aqui é o golpe de estado pela suprema corte chefiado por Moraes.

    Responda
    1. Jose Paschoal Pimenta

      Tava demorando pro Napoleão Fascistão vir falar M&erda.

  35. Marcelo Negros

    Vamos condenar os Nazistas, mas se Andrezinho PCC da Farinha Lima emplacar o Tarcínico Maga Genocida de Pretos, terá sido para nada.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      No fundo, tudo que importa é a campanha, não? Mas não se preocupe, militante, sem "Genocida de Pretos" você não ficará. Afinal, quem você acha que ocupa a Casa Civil do atual governo, Mahatma Gandhi?

  36. Arnaldo Facciotti

    Acredito que o importante seja a lisura da justiça, o que me parece nao a temos, será que o que o seu braço direito falou é verdadeiro e se nao for qual o motivo de pedir extradição, será que faz parte da lei, será que estamos vivendo tempos da " justica " de um só homem que nunca foi juiz, várias perguntas

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Esse tanto de 'serás' representa a inércia apontada pelo colunista.

    2. maria araujo

      Um brasileiro perdeu a eleição, não aceitou o resultado, fez birra, quase eli minou eleitos pela vontade popular, planejou a baderna, faz conl uio com outro país para des truir o nosso, é julgado com todas as garantias da democracia que ele tentou destruir e tem alguém acha que não temos justiça no país.

    3. Samuel Fagundes

      Você se fez essa pergunta quando o moro e o delta condenou o Presidente Lula sem provas, apenas "por convicção"? E olha que a PF estava aparelhada pela extrema-direita, a quem moro serviu fielmente. ( e olha que até Tablet da neta de Lula foi apreendido ). Extrema-direita é, basicamente, band!da e fascista.

  37. Dárcio Gomes Pereira

    Perfeito! Os EUA são exatamente essa "democracia neutra" onde cabem todas as ideias, incluindo as antidemocráticas, as anti-estado de direito...

    Responda
  38. Wil Leon

    Rui, dois zero a esquerda em Portugal, fala de longe. Nem mesmo sabe do que se passa em Portugal. Para brasileiro ler.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Se não fosse tão ignorante, Leon, saberia que o partido liderado pelo historiador é o único no seu país a crescer tão rápido quanto a extrema-direita. É o lider político mais respeitado de Portugal, mesmo entre direitistas civilizados, o que, infelizmente, não é seu caso.

    2. Paulo Cordeiro Júnior

      Wil? que me lembre isso é um banco digital. Ah! Entendi. Digital e robô são essencialmente semelhantes.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Enfrente os argumentos, ou declare-se inepto.

    4. maria araujo

      O historiador português que mais entende da nossa realidade, a descreveu como ninguém. Quem dera pudéssemos ter, aqui, mais colunistas com essa maturidade e lucidez. É muito bom abrir a FSP e ter um texto desse nível para ler.

    5. ULISSES SILVA

      Vc é de dar pena...patético.