Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sebastião Carvalho

    Sou assinante e repito: anistia, nos moldes pretendida pela oposição, é confraternização de bandidos.

    Responda
  2. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Se não deveria existir anistia, a mesma deveria ter sua exclusão da Constituição Federal. Se ela é prevista na Constituição significa que ela poderá ser aplicada. Não vejo, portanto, tantos "juristas" e "advogados", especialmente os de esquerdas criticarem a possibilidade de sua aprovação regular pelo Congresso Nacional. Em tempo: a anistia de 1979, perdoou em sua maioria terroristas de esquerda, pelos crimes de assalto a bancos, invasão de quarteis, sequestro de autoridades etc.

    Responda
  3. Estela Najberg

    A anistia proposta vem embalada pela mão dos que tentaram destruir nossa democracia. Desde a instauração da república, ela mesma uma quartelada, assistimos a mais de uma dúzia de golpes e tentativas, com participação ativa dos militares em todas. Haja desprezo pelo estado democrático. A mão que embala esse projeto é a mesma que vai nos golpear amanhã. Foi sempre assim, os anistiados de hoje são os mesmos que virão nos assombrar com a face carcomida do autoritarismo.

    Responda
  4. Paulo Silva Barbosa

    Estes são os nossos "exemplos" de cidadãos de bem, onde destroem o patrimônio público, histórico e cultural e acham completamente normal, onde o contribuinte paga e não respeitam a democracia, que permite a alternância no poder.

    Responda
  5. jose camargo

    Mais um comentário removido. Certamente, a pedido de um reacionário, inimigo da liberdade e admirador de Kim Jong-Un. Estou no caminho certo.

    Responda
  6. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Tarcísio é o pior da confraria golpista, pois tem método. Sua formação militar o mantém fiel ao espírito da caserna; concede terras às elites do agroboso; agrada ao mercado com as privatizações nos encontros XP, Lide, Esfera; engana os evangélicos com o manto de falso pastor; se enrola na bandeira de I, pois é o Antigo T que respalda a violência de Derrite, el matador. E ainda usa camisa amarela com o boné MAGA subserviente a Trump. Tarcísio, o queridinho da Folha, não tem nada de moderado.

    Responda
  7. José Cardoso

    Também sou contra anistia agora. Ou os réus são inocentados ou condenados. Dura lex sed lex. Já em 79 era diferente. Quem ansiava pela anistia era a oposição ao regime revolucionário. Muitos militares eram contra anistiar terroristas.

    Responda
    1. Juliano Machado

      Você mente que nem sente. Propala esse tipo de coisa sem nenhum vergonha.

  8. Roney Maluf Dos Reis

    Muito bom!

    Responda
  9. José Bernardo

    Excelente, Thiago!

    Responda
  10. Estevam Pires Santos

    Ótimo e oportuno artigo. Temos que aprofundarmos esse debate para desenvolvermos uma sociedade protegida dos oportunistas políticos.

    Responda
  11. Rui Quixote

    A extrema-direita não está preocupada com "pacificação". Até poderiam desejá-la, desde que fosse nos termos dela, haja vista o que o filhote bastardo do Bolsonaro, atual governador de SP vive falando aos quatro cantos da mídia.

    Responda
  12. roberto foz filho

    Sempre lúcido. Parabéns

    Responda
  13. Lourival Costa

    Também conhecido como cagaço!

    Responda
  14. Rai Giovanni

    Assaltantes de bancos, sequestradores de embaixador estrangeiro e terroristas que pegaram em armas também não deveriam ter sido anistiados em setenta e nove, concorda articulista?

    Responda
    1. Alberto Henrique

      O governo naquela época não foi eleito nas urnas, chegaram ao poder através das armas.

    2. Rui Quixote

      Estás defendendo o estado de exceção em que esses "criminosos" viviam?

    3. Marcos Schettini

      Rai Giovanni, antes de perguntar ao articulista se o raciocínio deve incluir os líderes estudantis sabotados e assassinados em busca da Democracia que você vive hoje, vá estudar. Vai te fazer bem e evitar que passe vergonha, não apenas aos seus amigos e conhecidos, mas aos seus filhos.

  15. Anete Araujo Guedes

    Centrão/direitão ou arenão atua perpetuar a nossa fama de país da impunidade. Uma república instaurada via golpe, que segue se curvando aos que possuem armas. Temos um irresistível fetiche aos fuzis, coturnos, fardas. Tarcísio tem formação militar, sua avaliação no exército não se compara a do bozo, que dele foi expulso por atos terroristas. Vão fazer de tudo, com auxílio de Trump, mercados e parte da mídia hegemônica para elegê-lo. Os métodos serão bem mais apurados, sofistic

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Giovani.

    2. Anete Araujo Guedes

      Esse papo está pra lá de Marrakesh! A lava jato foi desmascarada, desmoralizada. Não se condena sem provas, ou por meras sensações. Leia a sentença de Moro.

    3. Rai Giovanni

      A impunidade mais fácil de se constatar que irrita até parte da esquerda como Ciro Gomes é a descondecão de Lula. Um absurdo sem tamanho. Foi julgado en três instâncias, condenado nas três por quatro dezenas de juízes diferentes e numa canetada por questão de fórum competente foi libertado.

  16. Marcos Benassi

    E a pergunta que me fica, caríssimo Thiago, é "pacificação pra quem"? Eu tô perfeitamente em paz; não me consta que o grosso da população também não esteja. Quem é que não está em paz? Golpistas, não o estão; aproveitadores nos arredores do golpismo, que mandaram ônibus, comida, berraram na frente de quartéis, podem também estar desassossegados. Mas por que o país deve se ajoelhar e oferecer paz a esse tipo de gente? Ora, planejaram, incitaram, armaram a treta. Fiquem na paz do cubículo carcerár

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Caia na real, Raí!

    2. Rai Giovanni

      Grosso da população leia-se petistas e parte da imprensa.

    3. Anete Araujo Guedes

      Boa, Marcos! Querem a pacificação dos processos que correm na PF, no que diz respeito às emendas abusivas, com seus rumos desconhecidos; as investigações do crime organizado, que subiu ladeira acima e aportou na farinha limpa, podendo alcançar alguns parlamentares; a regulamentação das big techs, que acabará com a farra criminosa da ultradireita fascistóide golpista bolsonarista nas próximas eleições.

  17. WILSON FILHO

    O maior erro do Figueiredo foi dar essa anistia, principalmente para os terroristas canhotos que junto com eles criaram o PCC.

    Responda
  18. jose camargo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Anete Araujo Guedes

      São seus fantasmas, amargos!

    2. Marcos Benassi

      ZecAmargo, tá cada vez pior, hein, colega? O SUS pode ajudar, tem os caps.

  19. JORGE CESAR BRUNO

    E liderando esse absurdo, o governador do mais importante estado do país, Tarcísio de Freitas! E os motivos não são republicanos, com toda certeza! Qual será o nível mais baixo que conseguirá descer, o nobre governador??

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Já desceu, prezado Jorge, quando acobertou os assassinatos logo no início de seu mandato, e depois. Quando mandou os cidadãos buscarem a liga da justiça. Embora a legislação defina a ruptura democrática como um crime mais grave, eu acho que ele desceu no poço logo que chegou ao trono.

  20. JORGE CESAR BRUNO

    Eu fico aqui pensando, esse pessoal perdeu completamente a vergonha na cara ou um mínimo de caráter, pois sequer imaginar um projeto de anistia, em pleno processo de julgamento, sem decisão transitada em julgado, beira a fazer de chacota a sociedade e a mais alta corte do país! Uma avacalhaçao total das instituições! E surreal!

    Responda
  21. Vilarino Escobar da Costa

    Anistia é impunidade , é um convite para que os criminosos se sintam à vontade para tentar de novo ! Defender a anistia é se associar aos golpistas em seu objetivo de destruir nossa democracia ! O pior é que tem muita gente eleita graças a essa democracia que eles querem destruir !

    Responda
  22. Jaime Souza

    Este é o esquema evangélico: está lá o canibal de Garanhuns, que atraía mulheres pobres para trabalharem como empregadas domésticas, as assassinava e transformava sua carne em pastéis e coxinhas - chegando ao absurdo de alimentar a filha criança de uma das vítimas com a carne da própria mãe guisada. Adivinha? Agora é pastor evangélico. O mindset bolsonarista se sobrepõe palimpsesticamente ao das igrejas evangélicas. Impunidade total para criminosos: são heróis, santos, não podem ser julgados.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Wilson Soares

      O artigo de Betty Milan, publicado em setembro, 01, se encaixa como uma luva no seu comentário e na matéria do excelente Thiago Amparo. Não deixem de ler.