Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ana Hitomi

    Obrigada, Carol. Me senti acolhida com o seu texto.

    Responda
  2. Edno Oliveira

    O desconforto de se sentir "solteirona" é fruto da interação entre o estigma histórico e a própria identidade social. Tenho visto que há em muita gente uma ambivalência sobre a questão: externa-se a imagem de “single and happy”, mas subsiste um pesado desassossego interno. O rótulo também afeta os homens, em alguns casos de forma até mais cruel: "ainda solteirão nessa idade, será que é convicto ou tem outro motivo por trás?". George Clooney passou por isso.

    Responda
  3. Luiz Martins

    Tudo tem seu preço. A mulher entrou no mercado de trabalho, os salários baixaram, agora, na maioria dos lares, a soma dos dois salários não dá o que o homem ganhava há 60 anos. O mercado ganhou pois a mão de obra ficou mais barata; as mulheres ganharam em liberdade e outras opções além de serem mães. Não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos. Minha mulher conseguiu conciliar muito bem, mas não é o mais comum.

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    Viajei na história e na ideia.

    Responda
  5. Isabella De Carvalho

    Farei minha quinta viagem solo no fim desse mês para comemorar meus 40 anos. Tenho muito orgulho da minha força, independência, liberdade e autonomia. Vou brindar com muitas margueritas no México. Espero que minhas três sobrinhas se inspirem em mim para não dependerem de ninguém e escreverem suas próprias histórias. Se alguém aparecer é porque o acaso e o destino quiseram. Enquanto isso saboreio meus livros e discos, e me divirto sozinha e com minhas amigas. Nada mal!

    Responda
  6. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

    Mais um dos pesos que as mulheres as vezes tem que carregar... Homens com 42 anos solteiros não são solteirões... são considerados muito jovens para isso....

    Responda
  7. Aderval Rossetto

    Precisa ser menos exigente! Pelos adjetivos que usou é isso que torna relacionamento difícil. E quer saber de uma coisa, ninguém só tem o lado bom.

    Responda
  8. Rosana F Correia

    Lindo texto!!!

    Responda
  9. Hilton Japyassú

    Lindo texto. Nunca é demais lembrar dos muitos casamentos em que se vive só. Romantizar demais as relações pode criar prisões desnecessárias. Por outro lado, em um mundo cada vez mais individualista, compartilhar uma vida anda difícil.

    Responda
  10. Felipe Vasconcelos

    Há o julgamento implícito pelos casados e namoros estáveis de que se você está sozinho é porque você é tão insuportável que ninguém aguenta ficar perto por muito tempo, do tipo "deve ter algo de errado com essa pessoa". No caso do homem quarentão e solteiro, as mulheres o veem como pouco viril. Tem até mulher que sente fetiche por homem casado, em ser a amante que é mimada pelo "Richard Gere".

    Responda
  11. Felipe Vasconcelos

    O blog Evangélicos, da Folha, escrito pela jornalista Melina Cardoso, tratou de pastores que abordam as turbulências muitas vezes inevitáveis de um matrimônio. Curioso, porque ao ler este texto e aquele blog, o que salta aos olhos é a diferença de valores (nem certo nem errado, apenas diversos), que se dá por meio de escolhas de vida e narrativas que vão sendo construídas.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Que bom que a Folha vai dando representatividade ao grande mosaico que é a sociedade brasileira, caso contrário, certos grupos podem se sentir como párias na imprensa e na cena cultural, e buscarem alternativas políticas autoritárias e populistas.

  12. Cláudio José Marabesi

    Que mulher chata!

    Responda
    1. Aderval Rossetto

      Que cara burro!

  13. CELINE RAMOS COELHO

    Casei com 42 anos. Ler seu texto né deu enorme saudade do tempo em que passei solteira, fiz amigas e conheci meio mundo. Sou feliz com minha família, temos uma bebê de 02 anos. Ela nasceu quando eu tinha 48, graças aos avanços da ciência. Mas, quero um dia voltar a viajar com as amigas, é uma experiência maravilhosa, e as melhores são as que não envolvem nenhuma paquera. Conversa fiada ou profunda, pequenas aventuras... Delícia!

    Responda
  14. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Quem se dá o direito de julgar a vida sentimental dos outros merece uma advertência. Se for um amigo que cometeu o deslize, seja transparente e mostre o limite a não ser ultrapassado. Ficar calado empodera os indelicados. Essa postura exige uma autoestima que deve ser cultivada. Infelizmente cada um deve proteger seu jardim secreto.

    Responda
  15. Heloísa Silva

    Que linda narrativa! A vida é tão grandiosa para cabermos nessas formatações que nos são impostas. Obrigada pelo texto.

    Responda
  16. Claudio Messias

    Que narrativa linda e profunda, Carol. A terapeuta mudando a posição do divã. Corajoso, desafiador, provocador e, principalmente, necessário o seu texto, como sempre, seja aqui na Folha, recente, seja na CBN nas tardes das segundas-feiras (senti sua falta segunda passada). Enfim, arquétipos e estereótipos, numa perspectiva junguiana. Amei.

    Responda
  17. Galdino Formiga

    Nessa faixa etária a mulher ainda está no auge da beleza. É só escolher o felizardo.

    Responda
  18. Leandro Piva

    "Antes só do q mal acompanhado" é válido. Por outro lado, uma pessoa (independentemente do gênero) q não consegue se manter em um relacionamento pode sofrer de certa inflexibilidade, exigida no trato com um companheiro(a). Quem é casado sabe do q falo.

    Responda