Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cleisson Moraes Bastos

    O que vamos fazer com tanto poder? Já pensou?! Poder não querer o poder? Que luxo, hein!

    Responda
  2. jose antonio Garbino

    Em qualquer âmbito do exercício do poder, ele é expansivo, só vermos as noticias. Temos que arregaçar as mangas e brigar pela liberdade! Não essa da extrema direita supremacista.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Sem anistia pra essa extrema direita golpista.

  3. Gino Passos

    Pondé, herdeiro de Olavo de Carvalho na base "filosófica" do bolsonarismo, desenterra um autor obscuro pra defender uma tese tortuosa e capenga. Porque não apresenta logo um desenvolvimento sobre seu autor mais querido?

    Responda
  4. rodrigo herman da silva

    Parabéns Dr. Pondé. Excelente reflexão.

    Responda
  5. Bruno Macho

    Esse Curandeiro travestido de filósofo da Cusp precisa aprender que Liberdade tem limites. É o processo de civilização de Norbert Elias. Com a centralização do poder através do Estado, temos a necessidade de se auto-controlar e se não o fizer, o Estado através das leis tem que agir, senão é anarquia. Violência, corrupção, cuspir na mesa, comer com as mãos, urinar em público, danificar o espaço privado e público(lembram?), devem ser reprimidos. Nascemos bestas feras e devemos nos civilizar.

    Responda
  6. Ana Barbosa

    E vc Pondé vai pelo mesmo caminho de Bertrand de Jouvenel, com essa ciranda linguística que enche só a linguiça fascista com a qual vc adora fazer o seu hot dog

    Responda
  7. Marina Gutierrez

    Recomendo o comentário abaixo do leitor Jose Prado... ele usou apenas três palavras.

    Responda
  8. Von Rho

    Outro texto com tendência fascista do pseudofilósofo rei do senso comum. A evolução política nos últimos séculos, na média, diminuiu as guerras, expandiu direitos ao cidadãos e mais países participam de organizações globalistas. Se o estado democrático está em risco, o colunista vê isso como tendência universal e contínua, e não transitória, tal como foi no período do autor a que o colunista se refere.

    Responda
  9. Giulliano Roman

    Curiosa essa obsessão do filósofo com o poder institucional em relação à leniência que costuma ter com o poder que é exercido de fato, o poder da grana. Com as instituições, é um pitbull. Com os donos da grana, um poodle.

    Responda
  10. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Imagine os poderosos que votam aumento do próprio salário, possuem auxílios imperiais e são escolhidos após terem servidos como advogados de presidente? Nem com sanções por abusos reconsideram a conduta? É isso que temos por aqui.

    Responda
  11. paulo cesar cruz

    Texto envelheceu antes mesmo de ter sido terminado. Visão romântica do Estado ,típica do começo do século passado. O populismo atropelou a visão de um Estado que tudo pode. Nas últimas escolhas democráticas, o eleitor cansado, prefere populistas e suas soluções fáceis aliadas a algoritmos e colunistas de aluguel.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Vc enxerga alguém que quer ser eleito e não se cria a imagem semelhança de um populista?

  12. Carolina Figueiredo

    Tema muito bem escolhido e escrito.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Bem, Carolina, primeiramente, nem por momento eu insinuei renumeração pelo seu apoio ao Pondé, embora realmente isto seja muito comum hoje em dia. Quanto ao seu "gostar não é apoiar", me lembra muita gente que apoiava tudo que o Bozo fazia, mas se não aceitava ser chamado de bolsonarista... E sua história aqui é longa! Há anos que você só faz comentários de apoio total ao Pondé. É seu direito, é claro...

    2. Carolina Figueiredo

      Apoiar e não poupar*

    3. Carolina Figueiredo

      Luiz, quando nasci não tinha internet disponível para mim eu ainda sou pobre. Mas já existia. Então,dizer que gosta de alguma coisa ou alguém não é sinônimo de apoio ou qualquer tipo de monetização. Embora claro que sei que as coisas mudaram e sejam extremamente isso hoje. Não perdi ainda o hábito de ser quem sempre fui. Gostar e poupar tem conotação diferente pra mim. E sim eu gosto, embora para muitos significa apoio. Não estou de toda contaminada pela moda atual.

    4. Luiz Candido Borges

      Olá, Dona Carolina! Há quanto tempo não a vejo por aqui! De volta para apoiar o Pondé no que der e vier, que comovente...

  13. Gilberto Rosa

    Ponde acha engana na intenção cheia de sofismas de terceira e citações para parecer culto, é só mais uma pena de aluguel do Musk, que entope a Folha de suborno com a Starlink. Musk que critica a liberdade ganhar dinheiro distribuindo fake news patrocinadas da extrema direita, e não gostou de ter que obedecer a legislação brasileira, por isto ataca Stf e Moraes pelas penas de aluguel.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Como diria o grande filósofo da cafundeia, Vadis Tifudis, jagunços não pensam, só cumprem ordens.

  14. Helene Medeiros

    Excelente texto Pondé. Tema muito interessante e atualíssimo.

    Responda
  15. Simone Campos

    E se trocarmos a palavra poder pela palavra dinheiro, também não haveria a necessidade de limites? Já está bem claro que dinheiro é poder.

    Responda
  16. jose prado

    Entendi! Sem anistia!(_)

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      O prêmio de melhor comentário de hoje vai para o leitor Jose Prado, que usou três palavras na resposta correta ao longo artigo.

    2. Carolina Figueiredo

      Boa!

  17. Luiz Candido Borges

    Nos comentários precedentes, é notável o número de "libertários" gente que questiona o poder do estado e o consequente cerceamento das liberdades individuais. Em outro contexto, eu concordaria bastante, mas estamos vivendo na corda bamba: grupos poderosos - internos e externos - estão ameaçando as liberdades democráticas alegando a defesa das liberdades individuais; o problema é que este processo levará à total liberdade de ação de alguns indivíduos em detrimento da liberdade dos demais.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Vc tá alugando espaço nós comentários da Folha? Vc está em todos os comentários.kkkkkkk..

    2. Carolina Figueiredo

      Ué,Luiz se te faz feliz pensar assim... Quem sou eu para acabar com sua felicidade. Num é?! Mas o fato é que eu disse que gostar para mim é diferente de apoiar. Vc deve saber que invalidar o que uma mulher diz é muito machista, né?! Eu voto no Lula. Então, isso é com certeza um apoio mínimo ao lula.as sou tão livre que adoro ler Pondé. Eu sei que não está acostumado com mulheres livres assim no seu cotidiano. Lamentável! Não?!

    3. Carolina Figueiredo

      Oi Luiz! Encantada em falar com vc! Leio toda semana, não comento toda semana,mas leio os comentários toda semana. Tem semana que não tenho opinião formada sobre o assunto então me abstenho. Mas sinceramente não acho que Pondé precise ser defendido ou protegido qualquer coisa nesse sentido. É só a opinião dele, que vem acompanhada do repertório dele. Eu sou de uma região de BH numa época em que na minha infância os professores deixavam claro que opinião não é motivo pra agressão.

    4. Gilberto Rosa

      Para quem ainda acha que Tarcísio não tem laços com pcc, buscar manchete da folha: PF investiga doadora de campanha de Tarcísio por suspeita de lavagem de dinheiro do Pcc. Foi meio milhão somente nisto, em pix.

    5. Gilberto Rosa

      Esta é a estratégia da extrema direita, acusa os outros pelo que faz. Imagina o Bolsonaro, que disse a ditadura de 64 deveria ter eliminado uns 30 mil, tentou o golpe, e diz que temos uma ditadura. Também acusaram o governo de envolvimento com pcc, mas foi o Tarcísio, que recebeu do pcc. Multiplica estas mentiras por mil no mundo subterrâneo da internet de Muask e temos os tolos da Paulista.

  18. Alexandre Marcos Pereira

    Há quem diga que o poder é apenas um instrumento neutro, um martelo que tanto prega quanto destrói; mas, até os martelos têm preferências quando as mãos que os empunham esquecem por que foram feitos. O Estado aprendeu, em poucos séculos, a se multiplicar como espelhos diante de um rei: toda sala parece maior, toda autoridade mais alta, e nós, menores. Tocqueville via o perigo de uma tutela doce, paternalista, que não tiraniza, mas comprime, amolece, anula e reduz finamente cada nação a nada.

    Responda
  19. Thiago Munuera de Figueiredo

    Pondé é medroso e cínico, é óbvio que critica o STF mas não tem culhão pra dar nome aos bois. Pseudointelectual, tudólogo, sempre dizendo nada sobre tudo. Um fanfarrão.

    Responda
    1. Sam Duart

      Acertou na mosca.

    2. Carolina Figueiredo

      ?

    3. José Morato

      Tenho acompanhado o Pondé com mais atenção há cerca de dois meses. Tal período pode não ser suficiente para uma posição mais definitiva sobre seus artigos. Dito isto, concordo plenamente com sua avaliação. Ele deveria até ganhar algum tipo de prêmio pela capacidade de usar tantas palavras do português - uma língua de raízes latinas, em que cada termo nasce de significados bem definidos — e ainda assim esvaziá-las quase que por completo.

  20. Luiz Candido Borges

    Antes da metade do artigo, já era evidente o objetivo do Pondé: questionar as ações do STF, principalmente a da tentativa de golpe do Bozo & asseclas. Isso não é explicitado literalmente, mas qualquer um com dois neurônios que conheça a "brilhante carreira" deste escrevinhador como suporte intelectual da extrema direita pode perceber facilmente. Mais uma vez o Pondé demonstra que é um inteligentinho reacionário. Historicamente, não é o único, mas está muito longe de ser minimamente razoável.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ponde acha que engana na intenção cheia de sofismas de terceira e citações para parecer culto, é só mais uma pena de aluguel do Musk, que entope a Folha de suborno com a Starlink. Musk que critica a liberdade ganhar dinheiro distribuindo fake news patrocinadas da extrema direita, e não gostou de ter que obedecer a legislação brasileira, por isto ataca Stf e Moraes pelas penas de aluguel.

  21. Wanderson Marçal

    Ótima coluna. Por trás de toda expressão do poder está a pulsão da Vontade que foi muito bem mapeada pelo Schopenhauer. É força insaciável: quando você alcança uma meta, em termos dilmísticos, você dobra a meta. Todo movimento humano que se coloca a serviço da Vontade vai apresentar essa característica. Por isso as crenças tendem a esmagar indivíduos. Em nome da democracia os EUA matam milhões. Em nome da igualdade comunistas mataram. Em nome de Deus religiosos mataram...

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      E aí, Marçal, como aplicar esta análise no Brasil contemporâneo? Quem está dobrando a aposta? Quem é capaz de matar em nome de Deus, Pátria, Família e (agora) Liberdade?

  22. MARCIO Gionco

    Ótimo artigo, gostei !

    Responda
  23. Rodrigo Ribeiro

    O pessimismo é o refúgio dos ressentidos.

    Responda
  24. Gustavo Moreira

    Pondé mostra sua veia liberaloide ao limitar a "análise" ao poder estatal. Discutir o perigo que um Elon Musk representa para toda a espécie humana, ou a atuação sinistra das plutocracias no mundo inteiro, como foi dito em outros comentários, nem pensar. Com tanto primarismo, não poderia mesmo prosperar numa faculdade de Filosofia. Precisa estar aqui para fazer o papel de Joel melhorado (ligeiramente, diga-se de passagem).

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Já a Eva nem se dá ao trabalho de mostrar onde está a incoerência. Tem tudo mesmo para gostar do Pondé, como os robôs apoiadores que hoje compareceram em peso.

    2. EVA STAL

      Os leitores comentaristas não têm nenhuma preocupação com sua incoerência. O fundamental é criticar o colunista

  25. Reinaldo Silva

    O que é "poder" para Pondé? É o poder "demoníaco do Estado para destruir a liberdade dos cidadãos". Essa visão do Poder é ideológica e intencional a favor do que citarei em seguida. O poder, com P maiúsculo está presente nas instituições do Estado, na família, no Mercado, nas relações pessoais e em todos os micro sistemas da vida cotidiana da sociedade. Pondé não é capaz de entender isso?. Claro que sabe. Mas intencionalmente deixa de fora o Mercado, símbolo fálico de seu desejo.

    Responda
    1. Reinaldo Silva

      Continuo: Por isso Pondé recorre a uma análise determinista do Poder. Para ele o poder parte de um princípio em direção a um único fim, de cima para baixo: "oprimir os cidadãos". Particularmente, é o(a) filho(a) se queixando dos pais, alegando sempre que "não existe liberdade aqui". Se fosse possível indicar alguns livros para o Pondé aprender o que é o Poder, lhe relacionava os de Michel Foucaut, mas é óbvio que ele iria rejeitar. Boa leitura para quem quer conhecer o que é o Poder!

  26. adilson pedroso

    O Moraes e sua tchurma tomaram “pau” na aula do Bertrand de Jouvenel!

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Inteligente como uma pedra, bem sintonizado com o Napoleão de hospício.

  27. José Cardoso

    O desafio é manter o poder um nível mínimo. Porque ele sempre existe. Limitar o poder das famílias sobre seus membros, de empresas sobre seus empregados, dos chefes locais sobre comunidades, sem criar um monstro estatal pior ainda.

    Responda
    1. José Cardoso

      Luiz, eu não tenho ilusões sobre o efeito de um comentário meu sobre os juízes do STF. Na verdade, nem de um artigo do Pondé. Torcida não ganha jogo.

    2. Luiz Candido Borges

      Cardoso, você não pode ser tão tolinho assim...

    3. José Cardoso

      Quem falou de golpistas?

    4. Luiz Candido Borges

      Você acha que os golpistas que estão sendo julgados pretendiam um poder a nível mínimo?

  28. Cristoffer Santoro

    Sensacional essa a análise. Penso que os três poderes surgiram justamente como um freio para que esse poder não cresça desenfreadamente. O problema maior é que partidos de esquerda aparelharam os três poderes de forma a exercer poder único entre os três, deixando esse freio institucional falho. E não bastasse, agora o judiciário decidiu agir por cima dos três poderes, mas quem deu plenos poderes assim ao STF? Muitos falam de Moraes mas acho que ele é um sintoma e não uma causa.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Santoro vivendo no mundo de Nárnia. Acorda. A realidade está nas páginas de todos os jornais. O executivo anterior (extrema direita) tentou um golpe de estado para acabar ou limitar os outros poderes. Mesmo fora do poder a corrente golpista contaminou o legislativo, tentando fazer com que a extema direita não seja punida pela tentativa de golpe. O STF foi o único freio aos golpistas. Só estão aplicando a lei. E tudo isso nada tem a ver com a esquerda. Acorda!

    2. Luiz Candido Borges

      Christoffer, você considera que o poder legislativo está aparelhado pela esquerda? Nunca ouviu falar no Centrão? Nunca ouviu falar na bancada do Boi, da Bala e da Bíblia? Não soube que o Bozo abriu mão completamente de governar e entregou tudo para o Lira, que realizou todos os sonhos do pior legislativo de todos os tempos? Não sabe que os bozistas querem fazer maioria no senado para fazer impeachment de juízes incômodos no STF?

  29. Marcelo Negros

    Disfarça, mas hoje a força mais destrutiva do planeta é justamente um pais que é uma Plutocracia Libertária, controlada não pelo Estado, mas por cartéis, dos quais os mais perigosos são Wall Street, o Complexo Militar-Industrial e os Supervilões Nazilibertários Tecnofeudalistas de Silicon Valley. A ausência de Estado criou a Potência Inimiga do Planeta.

    Responda
  30. Samuel Fagundes

    Óbvio constatar que o nobre professor de filosofia apoia o poder, aqui no Brasil, de ditadores que exercem o poder usurpado com violência, tortura, mentira, ódio À margem de qualquer barreira da justiça. Essa gente brinca com fogo, depois se queimam, tal qual crianças.

    Responda
    1. Marcelo Negros

      Excelente descrição dos Criminosos Nazistas sendo julgados. Merecem punição máxima.

  31. Gilberto Rosa

    Poder tem o homem mais rico do mundo, Musk, que chega a colocar 3 propagandas da sua starlink na mesma página da Folha, pra ver calunistas de terceira escreverem isto quando do julgamento de Bolsonaro. Vale ler Chatô, o rei do Brasil, do Fernando Morais, para entender a velhaca e centenária golpista Folha.

    Responda
    1. Marcelo Negros

      Exatamente. Papinho Libertário encomendado por Andrezinho PCC da Farinha Lima e pelos Tecnofeudalistas de Silicon Valley.

  32. Cesar Costa

    Para alguns leitores que comentam aqui a FSP deveria ter somente colunistas de esquerda, ou seja, querem um jornal com pensamento único. Isso diz muito da personalidade autoritária de certa parcela desse espectro político. Raras são as críticas aos conteúdos, somente ataques pessoais com a velha cantilena da 5a serie: fascista, neoliberal, e por aí vai...

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Cesar, as maltraçadas e malfaladas do Pondé criticas ao Bozo sempre foram poucas e rasas, focando muito mais na forma do que no conteúdo. Ele não gosta dos maus modos do "capitão", mas apoia o há por trás dele. Na prática, é um bozista. Quanto à defesa da palavra de quem eu discordo, é um princípio correto, mas quando o opositor conta com uma formidável máquina de desinformação voltada para a eliminação dos princípios democráticos, insistir no "direito à livre expressão" é suicídio!

    2. Gilberto Rosa

      Não vai me dizer que tu é daqueles que apoiaram o golpe, votaram no Aécio e Bolsonaro, não parenderam nada e hoje se dizem em cima do muro dos covardes? Cuidado, o cão fascista tá esperando pra morder tua punda.

    3. Gilberto Rosa

      Me ajuda Continha, as vezes fico em dúvida de que o pessoal gosta mais, do apoio ao torturador estupr Ulstra, sanções, das rachadinhas Micheque Queiroz, das joias e relógios por privatizações fraudulentas, não estro porque é feia, pelo aumento da gasolina pra dividendos bilionários, ou pelo meio milhão de vidas a mais que a média mundial da covid permitiria.

    4. Cesar Costa

      Luiz, tenho uma visão um pouco diferente da sua. Volte aos escritos do Pondé no governo do Bolsonaro e verá que ele não economizava no porrete. Mesmo nas suas falas e textos atuais ele deixa isso claro. Por outro lado, e concordo com ele também, ele adverte para um lado censório de uma grande parte da esquerda. Um bom exemplo são os ataques pessoais e pedidos de demissão feito aqui. A liberdade de expressão deve ser defendida para quem pensa diferente de nós, caso contrário é só igrejinha.

    5. Luiz Candido Borges

      Cesar, presumindo a sua boa-fé, parece que o Pondé enrolou mais um com seu discurso pseudo-filosófico baseado num autor obscuro escolhido por ter uma vida pouco convencional. No Brasil, temos um embate entre o que sobrou dos direitos democráticos e um bando candidatos a ditadores vociferando contra a democracia em nome da liberdade. O Pondé nem fala nestes e ataca os primeiros como ameaça às liberdades individuais. É tão óbvio!...

    6. Cesar Costa

      Gilberto, tente passar para a 6a série, será dolorido para você mas creio deveras gratificante. O problema para voce é que qualquer pensamento diferente do seu é extrema direita

    7. Silvio Cabral

      E, geralmente, esses leitores-comentadores são nossos ex-professores frustrados de geografia do ginásio. rs

    8. Marcelo Negros

      Apareceram os Donos de Divida de SUV que acham que são ricos.

    9. Cristoffer Santoro

      Venho percebendo isso. Tem um pessoal que vem aqui só pra encher o saco. Não leem o texto e não economizam em ataques pessoais.

    10. Gilberto Rosa

      Costinha, foi você quem levou a bandeira dos eua pra o protesto de anistia a Bolsonaro e aos envolvidos com pcc?

    11. Gilberto Rosa

      Não importa se de esquerda ou direita, importa se honesto, já extrema direita, não tem papo, tem que ser rejeitado mesmo.

  33. Alexandre Pereira

    “O poder não para de crescer se algo não o impedir, ou seja, uma outra forma de poder”. Um retrato da nossa sociedade e a sanha do bem. Resta saber se sobrará algum.

    Responda
  34. Alberto Coutinho

    Alguém leva a sério este pseudo filósofo?

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      O pior sempre é se levar tão a sério. Vc se leva a sério?

    2. Gustavo Moreira

      Não, essa "coluna" é só para a gente desopilar o fígado.

    3. Alexandre Pereira

      Só quem tem capacidade de entender o texto, camaradas. A folhinha é logo ali, será um pouco mais fácil para vocês.

    4. Marcelo Pires Santana

      Quem é amante de torturador, certamente.

  35. Henrique Marinho

    A questão da corrupção ou deturpação do poder absoluto é pendular, como mostraram a Revolução Francesa e, mais tarde, a Soviética. Em ambas, o domínio da nobreza foi substituído pelo domínio de políticos e burocratas, que buscaram exatamente (adivinhe!) a nobreza. Ambas as revoluções apodreceram depois dos excessos praticados, em nome do povo. Hoje, no Brasil, a toga (noir) quer, como mostrou Stendhal, ser rouge (nobre). Resultado: perderá também a sua cabeça. Noblesse, acima de tudo, oblige.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Disseste tudo Henrique. Napo leão proclamou-se a si mesmo impera dor, e para um segundo casamento foi buscar uma princesa na corte austríaca, pasmem, da família da rainha francesa deca pitada.

    2. Alexandre Pereira

      Houve algum bem nesses movimentos? Ou a instrumentalização do bem?

  36. JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES

    A própria existência do poder deve-se à sua função intrínseca (necessária) de coibir a liberdade individual ao ponto de permitir a convivência social. O artigo (ótimo) relembra alertas (não novos) de que a sociedade não desenvolveu limites ao poder central, que extrapola suas funções iniciais e busca compulsivamente o poder pelo poder.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Muito bom.

    2. ISAIAS DA SILVA

      José, damos de barato que o uso da violência é exclusiva do estado. Melhor do que nas mãos privadas. Mas sim, o texto é ótimo porque nos lembra que a sociedade moderna, para funcionar, precisa de burocracia. E quanto mais refinada, mais burocracia, mais estado, menos liberdade. Mas ok, não sinto saudades do tempo em que se amputava uma perna sem anestesia.

  37. Cleomar Ribeiro

    Pondé, Lugia, Pratinha, Fonseca, e Speer é dose cavalar para uma só lua! Dá overdose de rararias-nazis-fascis.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Pois é, Cleomar. Eles serão o dream team do Tarcísio em 2026!

    2. Alexandre Pereira

      Volte quando crescer, camarada! Será bem vindo!

  38. Emerson César de Campos

    Cheguei a pensar que o colunista havia saído da folha ou por ela demitido. Ledo engano. Coluna publicada no apagar das luzes de domingo. Penso que deve ter ocorrido overbooking no galeão pra volta a São Paulo, por isso a demora na publicação. Creio que Luizinho foi até o RJ para ouvir os hrelinchosh do Martelada. Por último, não consta que seja o missivista um especialista na formação do estado nacional moderno. Pondé sendo fiel escudeiro do legado de Olavo de Carvalho. Como sempre.

    Responda
    1. Emerson César de Campos

      Saíste da toca mesmo né? Ô mala, quem sabe o que é terapia és tu, o analista da ilha de SC e o Magnífico Pondé. Mas, mas, mas os teus comentários são totalmente fora da casinha. Mas, mas, mas, já que gostas de pousar de defensora de Luizinho, bom pra ti. E paramos por aqui. Não te responderei mais. Sugiro que voltes pra toca.

    2. Carolina Figueiredo

      Emerson se vc soubesse o que é análise não falaria isso. Isso não tem nada de análise é implicância mútua nossa de cada semana... Amém! Luiz tá com ciúme! Olha que fofo! Eu odeio quem usa essa frase,mas : " Sou casada bem!" Kkkkkk...

    3. Luiz Candido Borges

      Carolina, bem sei que o Emerson não precisa de defesa da parte de terceiros, mas acredito que ele jamais tenha sonhado em ser um Pondé...

    4. Emerson César de Campos

      Saiu da toca fia? Estás substituindo a analista que tinha aqui? Se precisas de terapia, procure. Aqui não é página nem lugar pra fazer terapia analítica com quem quer que seja. Quanto a mim, tenho sobrevivido bem com tua ausência e agradeço teu interesse em me analisar, mas não preciso e a maioria daqui também não parece precisar.

    5. Carolina Figueiredo

      É só o Emerson sendo ele mesmo. É o carma e a maldição dele difamar o que ele queria ter sido e não conseguiu. Está fazendo o que sabe de melhor fazer. Ressentimento de quem não é amado por ser quem é.

    6. Alexandre Pereira

      Senhores, ampliem a leitura, saiam do zap. Despir-se em público pega mal.

    7. Jayme Serva

      Curioso: ao longo da leitura, dadas as platitudes desconexas, baseadas na citação inicial de um autor obscuro, fiz a mesma comparação com o soi-disant filósofo Olavo. Mesmo método, mesma arrogância, mesmo oportunismo. Pondé é um Olavo com diploma.

  39. Fernando Alves

    Deve ser por isso que o Pondé está fechado com a extrema-direita, que não aceita que existam três poderes. Veja o novo deus da extrema-direita: Tarcísio. Foi para um carro de som ameaçar os outros dois poderes se eles não aprovarem a libertação do chefe da organização criminosa que ele faz parte. Pondé queria um Brasil como outro país que ele ama no oriente médio, a "democracia" que decreta um genocídio e todos apoiam.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Parabêns, Fernando Alves.

  40. mauricio silva

    Estamos num ponto do Mundo e do braço onde há dois mundos nítidos, da Democracia e do autoritarismo, e não dá pra ficar em cima do muro. A imprensa tradicional, que tem o dever de checar o que está publicando, não é lida pelos eleitores dos extremistas, que desde Goebles sabe como fidelizar seus eleitores. Então resta a imprensa séria, tomar o partido da realidade de fato do que está acontecendo, sob o risco de estar contribuindo com esse autoritarismo que não aceita a alternância.

    Responda
  41. Marcelo Pires Santana

    Faz de propósito, folha? Todo domingo, segunda, dois dias entediantes, colocar pros leitores lygia e pondé. É de lascar.

    Responda
  42. Gilberto Rosa

    Parte da imprensa e as mídias de internet, da tão disputada liberdade de expressão para distribuir fake news patrocinadas e impulsionadas, para a alegria de Musk, que suborna Folha com a starlink, é responsável por produzir eleitores para Tarcísio. Como diziam o grande Mino Carta e Jânio de Freitas, quando do golpe e Bolsoguedes, estão criando um monstro. Agora estão alimentando a cria dele, Tarcísio, esperem este monstro crescer.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ok, se não sabe ler, peça ajuda. Talvez critique dentro do contexto.

    2. Gilberto Rosa

      Para quem ainda acha que Tarcísio não tem laços com pcc, buscar manchete da folha: PF investiga doadora de campanha de Tarcísio por suspeita de lavagem de dinheiro do Pcc. Foi meio milhão somente nisto, em pix.

  43. Gilberto Rosa

    Que vergonha Pondé! Estava vendo o jogo de tênis quando apareceu uma propaganda mequetrefe de um seguro de vida desconhecido com a beldade, Pondé! Quem foi o tolo que usou o colunista mais rejeitado pelos leitores?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ok, e o que isso tem a ver com o texto? Não entendeu?

    2. Gilberto Rosa

      Pondé usando roupa de adolescente preocupado com modinha, tudo a ver.

    3. Marcelo Pires Santana

      Hahahaha. Vê e já acha que vai morrer. Boa propaganda.