Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Gonio

    Nós nunca aprendemos porque quando morrem todos os sobreviventes a humanidade esquece.

    Responda
  2. Marco A Moreira

    Perfeito. Basta ver as repetições dos erros da lava a jato no atual STF, com uma diferença importante os erros ocorrem na Suprema Corte.

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    É verdade seu rui, a isquierda ate hoje idolatra o stalinismo, o bolivarianismo, fidel, vai aprender quando?

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      É verdade! A direita nazifascista não aprendeu nada. Apenas esqueceu ou arrancou todas as páginas da história que dizem respeito a ela.

  4. GLADIS D B C ARAUJO

    Se essa Folha tivesse entendido isso antes poderíamos ter um presente menos distópico.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Eita, Seu Rui, eu gosto bastante de uma definição comportamentalista (behaviorista) de aprendizagem: é mudança de comportamento. Se o desempenho em algo não muda, o indivíduo ou o grupo não aprenderam. Se não dermos um crau no Bozo, os brasileiros e suas instituições demonstrarão não terem aprendido nada com as barbaridades que tivemos de aguentar durante 2decadas. Com tal crau, poderemos verificar se os golpistas, por sua vez, aprendem algo: não são bem-vindos. A conferir.

    Responda
  6. Wil Leon

    O Rui, dois zeros à esquerda em Portugal, deveria se dedicar às coisas de Portugal: Partido Chega no pedaço, mostrando que pais esta a deriva:faltam médicos, faltam professores, jovens 'cérebros' deixando o país. Gosta de dar pitaco sobre Brasil para brasileiro ler.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Nós não somos menos ou mais inteligentes do que os que vieram antes e dos que nos sucederão. Mas você é rematadamente menos do que os dois grupos, e com orgulho. Suas opiniões soam como os urros de um ser paleolítico.

    2. Marcos Benassi

      Ceis gostam é do TrAmp eeennrabando o Brasil, né? Tem gosto pra tudo, prefiro as reflexões Tavareanas.

  7. Dalton Matzenbacher Chicon

    Exatamente. E isso vale para tudo e todos. As promessas basilares jamais cumpridas, como solucionar o problema da deficiência educacional crônica, não podem ser esquecidos. Todos os que isso prometeram, e por conta disso lograram voto de confiança, têm de ser alijados de cargos eletivos. Emblematicamente, são os ícones da polarização.

    Responda
  8. José Ronaldo Cassiano de Castro

    "Não há nada de novo sob o sol". Ecl. "Ao fim e ao cabo, só há verdades velhas, caiadas de novo." Machado de Assis "Ninguém passa duas vezes pelo mesmo rio ". Heráclito Tudo se repete, sob novas formas. A luta da democracia contra seus inimigos é árdua e permanente. Aos 81, ainda estou na briga, à minha maneira.

    Responda
  9. MARCIO Gionco

    Esse caso tem precedentes perigosos. Bolsonaro pode ser execrável e ter especulado intensamente sobre um golpe, mas não passou da especulação, não deu a ordem. O tribunal tem juízes imorais que atuam em causa própria com ganhos milionários, como o Toffoli e o Gilmar. O presidente atual é um corrupto que maneja o Estado para os amigos, como a JBS e o Júnior no caso Amil, condenado pelo mesmo STF e depois solto sem mais nem menos. Estão mostrando que quem tem dinheiro, compra a justiça.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Bolsonaro não está respondendo pelo crime de sabotagem do combate à pandemia. Ele tem facilmente umas 400 mil mortes desnecessárias nas costas, mais de 100 pedidos de impeachment por causa disso que nunca foram analisados por prevaricação de amigos na Câmara, e não está sendo processado por isso. Então, não venha aqui falar de parcialidade.

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Bolsonaro deu um monte de ordens. O golpe só foi cancelado porque o Exército e a Aeronáutica amarelaram no último instante, quando o plano de matar autoridades estava em plena execução.

  10. José Cardoso

    Há tantas variáveis nos acontecimentos históricos que essa ideia de "aprender com o passado" me parece impossível. O que fazemos é analogias. Por exemplo: o ressurgimento da direita lembra realmente o surgimento do fascismo há cem anos. Mas sua base popular, ligada ao surgimento da internet, lembra o alastramento da reforma protestante há 500 anos, ligada à invenção da imprensa. Nessa analogia, o Alexandre de Moraes seria como um zeloso inquisidor, defendendo a ordem católica contra os hereges.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      E os fatos ?

  11. joao borogan

    Como é estranho. Quem diria que até bolsonaro poderia fazer algo bom? Por meio de seu julgamento e punição, está sendo possível reafirmar a democracia, colocar às claras os agentes golpistas e em parte acertar as contas com uma das heranças da última ditadura

    Responda
  12. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Penso que a história é a nossa maior referência. O nazi-facismo foi derrotado. Inclusive mobilizando forças militares e políticas de qualidades tão distintas como aquelas representadas por figuras como Stálin e Churchil. Essa monstruosidade sob todos os aspectos que hoje desafia nações e o mundo não tem bigodinho nem se entope de drogas poderosas. Mas com certeza defende um projeto autoritário que se liga a práticas já conhecidas, a autocracia. Para combatê-la, toda idealização é inútil.

    Responda
  13. ADONAY ANTHONY EVANS

    "Se ficarmos à espera de que os fascistas de hoje usem um chapéu com penacho, isso provavelmente nos impedirá sempre de reconhecer o seu regresso. Tudo o resto, porém, vai regressando: o culto da violência e da irracionalidade, a formação de milícias físicas ou digitais, a idolatria do chefe e a sede da concentração de poder, até o fascínio pela ditadura e a prática do genocídio. De fato, a história não se repete… naquilo que é irrelevante." Aplausos.

    Responda
  14. Marcelo Negros

    Andrezinho PCC da Farinha Lima e os Bilionários Parasitas Rentistas do "Mercado" estão aprendendo com os erros do vizinho, Argentina, e querem fazer igual. Os Donos de Divida de SUV estão em euforia com isso tão grande quanto com o Bolsonazismo. Libertarianismo é a única coisa mais à Extrema-Direita que o Nazifascismo.

    Responda
  15. Wil Leon

    Aprenda com quem faz certo e tem experiencia.

    Responda