Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fábio Nogueira

    A Ciência tem poderes incríveis... É uma pena que a Humanidade não aproveite todas as oportunidades que ela nos oferece.

    Responda
  2. Eduardo Freitas

    Mais ou menos o que as facções criminosas fazem no Brasil, mas, com outro formato.

    Responda
  3. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    O mundo não é ruim. É apenas mal frequentado.

    Responda
  4. Denise Maria Osborne

    Isso me faz pensar no filme “300”! Mais uma vez, temos um filme que acerta e depois a ciência confirma!

    Responda
  5. agatangelo oliveira

    Cruealdade? Pior fazem em Gaza tds os dias.

    Responda
  6. Jaime Souza

    A palavra sacrifício tem uma aura religiosa e deturpa completamente o entendimento arqueológico. Falha do jornal em usar esta chamada, e deficiência do texto também. Esta insistência sem nexo de que homens pré-históricos tinham práticas místicas já foi deslegitimada faz muito tempo por campos como a etnomusicologia. "Ah, as pinturas de Lascaux se relacionavam com rituais religiosos". Dá um tempo. É fascinante como a academia segue repetindo todo tipo de bobagem já invalidada.

    Responda
    1. Jaime Souza

      Carolina: Carol, mas "sacrifício", desde a etimologia tem um sentido religioso, vide o ensaio O Elogio da Profanação, do filósofo italiano Giorgio Agamben. Minha crítica é à forma como o jornal tem traduzido notícias. Outro dia, utilizaram termos de cunho religioso em uma entrevista com o Frans de Waal, e isso invariavelmente induz o leitor ao erro. Quando falamos de literatura científica, não podemos estar desatentos quanto a linguagem. É perigosíssimo, e dá origem a todo tipo de fascismo.

    2. Carolina Figueiredo

      Não estou defendendo ninguém,mas alguns psicopatas modernos tem ritual de sacrifício humano e nada disso tem relação com religião. Tem que entender o contexto. O maníaco do parque fez isso. Foram sacrifícios humanos para satisfazer o prazer dele que não tem relação com religião. Sacrifício humano é sacrifício humano independente do motivo.