Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. gabriel azevedo

    Não tinha ninguém para ajudar a revisar o texto?

    Responda
  2. Vinicius Branco

    Em um pais que mantem frentistas e cobradores de ônibus, produtividade eh palavrão!

    Responda
  3. Marcelo Magalhães

    Qual a produtividade ideal? É uma grandeza dinâmica e sempre há a cobrança por aumento. A questão é que o apelo pelo lucro suplanta a racionalidade, ou a moral. Desde as repercussões ecológicas, passando pelos aspectos psicológicos, sociais e biológicos apontam que não são os economistas os profissionais mais adequados para discutir a produtividade.

    Responda
  4. José Augusto Bernabé

    Todo mundo entrando nessa farsa do carnavalesco julgamento e ninguém se dando conta dessa realidade cruel de termos somente um índice de eficiência de 22% em relação ao Mundo perdendo até para a Venezuela. Viva os 20 anos de PT no poder.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      A maior parte da história do país o governo foi de direita e a culpa é do PT, quem é unico governo que fez o país avançar social e economicamente. Gadominion tem Q.I. de ameba mesmo.

    2. Rodrigo Flexa

      Gado jamais deixará de ser gado.

    3. Hercilio Silva

      O mergulho no mundo paralelo parece não ter volta.

  5. Frederico de Souza Cruz

    O que as empresas tem se deve ao corpo de trabalhadores. E tudo que as empresas não tem se deve a falta de planejamento,falhas organizacionais, ausência de investimentos ( próprios) e imediatismo lucrativo. Tudo isto causado pela incompetência de administradores, que tiveram acesso ao melhor da educação. Mas preferem culpar os trabalhadores. Grande parte dos trabalhadores americanos, são imigrantes de paises latinos com dificuldades de formação mas pelo artigo altamente produtivos.

    Responda
  6. Frederico de Souza Cruz

    Quantas indústrias brasileiras investem em pesquisa inovação e criação de tecnologia. Preferem ser consumidores de tecnologia. A pesquisa só existe nas universidades públicas, em Institutos de pesquisa esta-tais , como EMBRAPA. Sendo que algumas depois de levantarem voo e criarem a estrutura foram vendidas. como a EMBRAER. Parem de ata car o serviço público, e criem setores de desenvolvimento e pesquisa.

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Apoiado! Quando o retorno do investimento está num horizonte mais distante, o investidor privado se horroriza, prefere adquirir na moleza, na bacia das almas das privatizações.

  7. José Cardoso

    Eu trabalhei numa grande empresa, que num certo momento comprou uma fábrica com equipamento bem antigo, que ampliava sua linha de produtos. Levou uns 20 anos operando essa usina, até resolver construir uma nova em seu sítio principal, com tecnologia atualizada, e fechar a antiga. A pergunta é: porque não construiu logo a nova usina, deixando a velha empresa falir com a concorrência? Talvez quisesse evitar uma guerra de preços, e por isso preferiu gastar dinheiro comprando a velha planta.

    Responda
  8. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Eu fiquei boquiaberta com esse artigo. A produtividade das empresas menores é mais baixa: a solução na prática é extingui-las. Que isso vai aumentar a desigualdade e tornar o nosso povo sofrido ainda mais sofrido, nem uma palavra.

    Responda
  9. Antonio Pimentel Pereira

    O país tem um problema pior do aquela hiperinflação q foi dominada brilhantemente por Itamar Franco, FHC e a equipe do plano real, é o empreguismo no serviço público nas três esferas de governo, é muita gente em sua maioria só pra servir de cabo eleitoral, por isso falta mão de obra no setor privado. Os gastos com pessoal é tanto, q volta e meia tem q haver programa de parcelamento cm INSS, pois geralmente a entidade pública n paga e os precatórios tbm, vide PEC meia meia recém aprovada, triste

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Na verdade temos déficit de funcionários públicos. FHC pode ter domado a inflação mas deixou o país quebrado, sem reservas e refém do FMI.

    2. Armando Moura

      A industria foi massacrada no plano real, sobretudo a pequena e media industria com a filosofia neoliberal, so produza o que vc e competitivo, fomos plantar capim e colher ester co. Enquanto isto o estado chines e coreano investiam macicamente em criar eficiencia. Viramos importadores de servicos e produtos manufaturados. Agradeca ao FHC, que de quebra elegeu o lula e cavou a cova dp psdb. Enterrou os sonhos de covas montoro bresser e outros.

    3. Flavia Sá

      Trabalhei décadas no setor da saúde pública e nunca vi excesso de funcionários, pelo contrário.

  10. Alexandre Marcos Pereira

    O conhecimento acumulado pela academia é imenso, mas, como o vinho que precisa respirar para revelar o bouquet, ele só exala sentido quando encontra o copo certo: uma pergunta justa, um olhar paciente, uma mão que o gire sob a luz. Entre artigos que se multiplicam como estrelas e bancos de dados que parecem oceanos, vejo o leitor contemporâneo diante de uma praia interminável, hesitando entre construir um castelo de areia ou embarcar num barco frágil rumo ao horizonte.

    Responda
  11. SERGIO BULGACOV

    Faltou falar sobre a baixa qualidade da gestão em todos os setores - privados ou públicos.

    Responda
    1. Flavia Sá

      Isso é verdade! Como médica da saúde pública também notei o problema do gestor ineficiente em vários lugares.

  12. jose prado

    Sobre as desigualdades e os subsídios, isenções e incentivos nada!

    Responda
  13. Gilberto Rosa

    Texto confuso.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Pô Vinicius, tem que te esforçar um pouco mais se quer me chatear, tenta me elogiar na próxima, dizer que pensa igual a mim, ia me chatear pesado :)

    2. Rodrigo Flexa

      O texto é confuso mesmo, é aquela retórica gasta neolibertal, mas quem é gado, jamais deixará de ser gado.

    3. Vinicius Branco

      Confusos sao os seus pensamentos, Gilbertinho. Se vc tem dificuldade em interpretar um texto simples o objetivo, volte para o primário.

  14. João Leite Leite

    O problema do Brasil não é os trabalhadores. São os políticos e os economistas. Eles não deixam o país ter um crescimento constante. Os trabalhadores produz e produz muito. os trabalhadores brasileiro ficam feliz quando a empresa está abarrotada de serviço para fazer horas extras. Ficam triste quando a empresa param por falta de encomendas. Quando a empresa esta carregada de serviços o salario dos trabalhadores aumentam e o consumo aumenta e os economistas indicam aumento de juros....

    Responda
    1. João Leite Leite

      Sem aumento de juros sem demitir trabalhadores. É bom para as empresas, bom para os trabalhadores e bom para o país. O governo precisa modernizar o país. investir em infraestrutura para escoar com facilidade a produção.

    2. João Leite Leite

      Vão aumentando juros até deixar as empresas parar. As vezes fica meses parado. Os trabalhadores ficam triste só aguardando a hora que vai ser chamado para ser demitido. Aí começam a reduzir, o serviço vai aumentando e as empresas começam a contratar. O consumo aumenta e a inflação começa a subir e lá vem aumento de juros. Vão aumentando até sufocar os trabalhadores até quase quebrar as empresas. É o chamado voo de galinha. Se o consumo aumenta deveriam incentivar as empresas a investir mais ....

  15. Alberto Bianco

    Começou o texto colocando a culpa nos gestores de empresas e depois jogou a bomba do financiamento na mão do governo, o seja, é como eu sempre digo, a baixa produtividade não é do colaborador, ela é do pé de rato que manda no colaborador, além disso, precisa explicar que método utilizou pra comparar produtividade entre EUA e Brasil.

    Responda
  16. Paulo Augusto

    Empresas no Brasil não investem em treinamento de funcionários e nem em ferramentas/equipamentos adequados, então como vão ter boa produtividade ? Tem que mudar a cabeça dos gestores daqui.

    Responda
  17. Armando Moura

    A questao eh como se mede a produtividade? O valor agregado por hora trabalhada? A produtividade na china era baixa ate a virada do seculo, entao ela decidiu em buscar valor agregado usando os recursos do estado, o mesmo fez a coreia. Comparar uma economia focada em servicos de alto valor agregado com uma focada no agro negocio parece tao razoavel como economistas perdidos no labirinto do cambio flutuante, na caixinha do consenso de washingtom enquanto os foquetes asiaticos subiam.

    Responda
    1. João Leite Leite

      Comentário perfeito. Aí está a prova que a culpa de baixa produtividade não é dos trabalhadores. É dos políticos. A partir do começo da década de 90 adotaram uma política de arroxo salarial, aumento de impostos e farta distribuição de merrecas para manter os trabalhadores sobre cabresto. Não investiram nada na modernização do país. Só corrupção e mordomia dos políticos. O resultado é esse. A metade do povo na miséria e o país a beira da falência.

  18. Aderval Rossetto

    Primeiro, erro técnico: não existe literalmente baixa produtividade do trabalho, mas produções empresariais de opcionais baixos valores agregados. Essas tão somente por falta de investidores.

    Responda
    1. Aderval Rossetto

      Pois erroneamente definem o índice de produtividade, dividindo o valor de bens e serviços produzidos pelo tempo total de trabalho em custo total no período. Se fizerem Iphones geram muito mais que chinelos havaianas.

  19. ROSANGELA SILVESTRIN

    A baixa produtividade se deve ao baixo nível de educação e cultura. As pessoas aqui sao incultas. Outro motivo é a incapacidade dos gerentes de estimular sua equipe de uma forma que o trabalho seja prazeroso. Outra sao os salários muito baixos que obrigam muitas pessoas ter 2 empregos para poder sobreviver. Outra caida ainda e nao ter um plano de carreira que estimule a pessoa estudar e investir em se aprimorar.

    Responda
    1. Flavia Sá

      Depois da pessoa gastar 2 horas e meia para chegar ao trabalho, tendo dormido mal e comido pouco, fica difícil ter uma produtividade exemplar.

    2. Ennio Baldur Hammes Schneider

      É de fato questão de cultura. A maioria do empresário brasileiro não pensa no longo prazo. Treinamento estão nem pensar., é despesa e não investimento. Quando há lucro, ele é utilizado para ostentação, como carrões de luxo, barcos