Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Everton Santos Brasil

    Tenho opinião semelhante, por observação. A questão não é a "disciplina" de dormir cedo, e sim as tendências e o comportamento biológico.

    Responda
  2. daniela ukon

    sempre ouvi os professores afirmando que o aluno da tarde tem o rendimento 50% pior que o aluno da manha (seja adolescente ou crianca)

    Responda
  3. LUIZ FERREIRA

    O ideal era eu ter um salário maior e não precisar trabalhar por ele!!

    Responda
  4. Benedito Claudio Pacifico

    Para adolescente o ideal e dormir cedo e ir para escola como primeira atividade , vão render muito mais

    Responda
  5. Alceu Natali

    Eu gostava de estudar à noite, com minha namorada.

    Responda
  6. João Orlando Santos

    Esta colunista não deve conhecer o que se chama de regras e limites. Meus filhos sempre estudaram pela manhã e nenhum nunca foi reprovado, é óbvio que pela manhã a cabeça está limpa e o aprendizado é facilitado. Quanto ao fato de dormir dos adolescentes é preciso que os pais imponham limites e regras, quem tem que levantar cedo obrigatoriamente deve deitar cedo. Deixar deitar tarde e dormir até as 11 hrs é um projeto para criar vagabundos. Simples assim.

    Responda
    1. Flávia Gimenez

      Ela não é "colunista", ela é Chefe da disciplina biologia do sono na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e diretora do Instituto do Sono. Se seus filhos herdaram a sua capacidade de ler, interpretar e analisar, vemos que não adiantou nada tanta inflexibilidade...

  7. Wil Leon

    Da série café faz bem, café faz mal. Jejum é bom, jejum é ruin. Agora questionando o que sempre foi falado que estudo matutino é melhor. Diz especialista, não sei quem, do sono.

    Responda
    1. Rogerio Cerqueira

      Pegando seu "gancho", da mesma série, "caramba tá chovendo", "caramba não chove", "caramba tá calor", "caramba tá frio"....Se fôssemos seguir o que "especialistas" dizem, viveríamos apenas de água.

  8. humberto cavalcanti

    continuando devido ao pouco espaço: há muito tempo proibidos eletrônicos, exceto em momentos de aprendizagem sob muito estrito acompanhamento de professores. Sem essa de enaltecer Escola de Horário Integral (incentivo pra comer pra nossas populações, e não menos pobres pedagogas, pedagogos, especialistas em ensino, consultados e incensados pela mídia, e o senso comum vai atrás. É a qualidade, não a quantidade péssima que temos.

    Responda
  9. humberto cavalcanti

    Descobriu o br a sil... Tais CÓPIAS só chegam tão tardiamente em países que vivem na idade média como o nosso. Na Finlândia, top de sistema de ensino humanista - não para robôs como paÍses asiáticos e outros de decorebas que conhecemos - a carga horária é no maximo 4 a 5 horas, com intervalos, faça frio, faça calor, às 9 da manhã. Todas as escolas são gratuitas, impostos bem revertidos. Professores são chamados pelos seus nomes, não pelos tolos tio, tia, que não são.

    Responda
  10. Thiago Salles Garcia

    Não conheço o adolescente que gosto de estudar ainda mais à tarde. Quando chega na escola

    Responda