Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Acho que acreditam ma non troppo. É como a crença no sobrenatural e na vida após a morte. A maioria acredita mas poucos levam a sério o suficiente para abdicar alegremente dessa vida e passar ao "plano superior".

    Responda
  2. Roberto Moreira da Silva

    Kirk , Marielle ambos fruto da loucura da esquerda e direita , ambos se entregavam e sabiam dos riscos , sinto pena das famílias , é como ter alguém com vício perigoso em casa , triste porém raro acabar bem

    Responda
  3. Roberto Moreira da Silva

    Os da gauche vão só falar mal do Bolsonaro , aqui no Brasil o fanatismo é idêntico ao do Irã , eles tem tanta certeza que a direita é maléfica que não enxergam nada além de seu z” Deus” de abóbora hoje com chuchu

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Argumento, lógica e criatividade piores do que o português.

  4. Marcos Benassi

    Bem, em outros contextos, meu caro, creram e agiram congruentemente, como por exemplo, na pandemia, com relação às vacinas, remédios ineficazes e a baixa adesão aos comportamentos de segurança. Ou no caso do moçoilo extremista, que dizia aceitáveis as mortes decorrentes de armas de fogo, dado o benefício de sua ubiquidade: seu par TrAmpista não hesitou em levar o discurso à prática. Vê-se que nem sempre a racionalidade toma a frente, a despeito de custos consideráveis, meu caro...

    Responda
    1. Roberto Moreira da Silva

      Meu querido Marcos, você diz que eu sou Bolsonaro !! Mas você que é , só fala dele kkkk , eu amo tanto o Lula como a uma pedra no rim, por isso em 18 votei no Bolso nero , mas você , “ só pensa naquilo” abraços do Kid Morangueira

  5. DIRCE BUZATO

    E nas narrativas que vai levar muitos por inferno? Aguardemos!

    Responda
  6. Vital Romaneli Penha

    Essa turma que quebrou tudo em Brasília no 08/01 acreditou e agiu, só que ficaram mal na foto.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Aí, Dirce! E o Lula? E o PT? Rs.

    2. DIRCE BUZATO

      E os larápios do INSS? Nem querem depor, né? E o descondenado?

  7. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Talvez não seja de ordem da crença, mas tangencialmente de ordem do concreto.

    Responda
  8. Hernandez Piras

    Evidente que a maioria não acredita. Apenas pensa que seu bandido de estimação é superior ao do "inimigo".

    Responda
  9. Aderval Rossetto

    Sempre a maléfica direita!

    Responda
    1. DIRCE BUZATO

      Vc quis dizer a esquerda, ou não????

    2. Hermes Yaly

      Ah, sim, claro... A esquerda só tem anjos!

  10. Jesus Silvestre

    A direita foi engolida pelo bolsonazismo q vive de fake news .Criam falsos mitos q só constroem ruínas .

    Responda
  11. jose camargo

    Faz sentido. Porém, há diferenças abissais entre um e outro comportamento. No caso da pizzaria não houve maiores problemas. Já no caso Charlie Kirk um jovem pai de família teve sua vida ceifada por alguém que acreditou piamente nas mentiras propagadas contra ele. E o mundo assistiu à mais perfeita tradução do ódio e da intolerância.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      O assassino do Sr Kirk acreditou no próprio e não nas "mentiras propagadas contra ele". Afinal, para checar as ideias de Kirk, bastava assistir aos seus vídeos. O problema é que ele não apenas acreditava no Sr Kirk quanto era tão fanático quanto aqueles que recentemente mataram dois parlamentares democratas e incendiaram a casa do governador democrata da Pensilvânia.

    2. Fernando Fleury cecchi

      robo Amargo o tal do kirk era muito malvado a vida na terra ficou mais leve com a ida dele para hell provocada por outro ser muito malvado tambem

  12. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Peraí, se entendi bem você chama a mentira, a falsificação de fatos, de ferramentas ideológicas? É isso mesmo? A ideologia é em si uma construção da realidade que atende aos interesses de uma classe, por exemplo, mas isso não é simplesmente uma falsificação, uma invencionice deslavada de fatos inverídicos, como os do seu exemplo e as costumeiras fake news da extrema direita, mas uma narrativa que inculca valores na sociedade como se fossem dela mas que interessam à dominação dessa classe.

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Perfeito ou quase. Trazes a materialidade discursiva enquanto praxis social, em que o autor dá corpo às evidências da vida política não como inventor, mas como efeito desse cenário, Caro José. Exemplo concreto o seu. Muito bom.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É portanto algo muito mais sofisticado do que a mera invenção de mentiras e distorções de fatos. De um nome mais adequado aos bois, por favor.

  13. Acacio J K Caldeira

    Ótimo artigo. O colunista afirmou: “e, com isso, aparecer bem diante do grupo ao qual pertencemos”. A identidade da pessoa evapora.

    Responda
  14. ALVARO LUIZ SIANO LIMA

    Apesar das suas constantes referências, o livro não é publicado em português. Pena.

    Responda
  15. Maria Lopes

    Faz sentido. Os fatos parecem mostrar que alguns acreditam. Como o sujeito que foi na pizzaria armado. No último sete de setembro vídeo de uma senhora que acredita que autoridades foram clonaras e estão no poder - fora os que acreditam em terra plana, adoram pneus e esperavam alienígenas para aspas salvar o Brasil dos comunistas (e que acreditam que o país está cheio deles!) - e por aí vai, parecem ser exceção, não? Os autores aplicam o quê desse bando?

    Responda