Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DIRCE BUZATO

    E sobre a organização criminosa do descondenado? Nada a comentar?????

    Responda
    1. Henrique Oliveira

      Tia, já comentaram em demasia e a senhora sabe muito bem disso. Agora é a vez do condenado e inelgível até 2060!

  2. Saulo Duarte

    Eu não consigo conceber que pessoas que conseguem transcrever um pensamento cognitivo de natureza constitutiva possam achar normal um julgamento dessa natureza. É triste ver a pobreza de lucidez que advém do engajamento político partidário!

    Responda
    1. DIRCE BUZATO

      Joaquim Rocha, Golpe é o L ser o "presidente" deste país. Ok?

    2. Joaquim Rocha

      Um julgamento desse não seria normal, se a extrema direita tivesse finalizado o golpe. É muita falta de caráter não aceitar a simples aplicação da lei para golpistas.

  3. hernando josé rocha franco

    Excelente texto! A democracia é construída no aperfeiçoamento das suas instituições e na vigilância contra retrocessos.

    Responda
  4. Emerson dos Santos

    Parabéns pelo artigo, cirúrgico. Gosto de imaginar que o inominável foi um Cavalo de Tróia, que a esquerda introduziu entre os milicos. Estes saudosos do golpe de 64, e beneficiados pela Anistia de 79, direta ou indiretamente. Foram novamente seduzidos pela ideia de poder, dinheiro e corrupção. Esqueceram que não há mais uma Guerra Fria. O mundo mudou e o Brasil amadureceu. Anistia Nunca Mais!

    Responda
  5. Marco A Moreira

    Tudo seria muito bom , quem sabe poderíamos virar a página e começar uma nova história. Porém , entretanto, todavia surgiu uma das nossas chagas históricas: um julgamento ilegal, parcial e com forte viés político. Ou seja, tudo igual como era antes. 05 juízes: um ex-advogado do rival político, um ex- ministro com processo ativo contra o principal réu e para coroar nosso atraso um juiz vítima no processo.

    Responda
    1. Ney Fernando

      O julgamento não é ilegal (pelo contrário, está previsto em lei), e a condenação dos golpistas se deu pela aplicação de uma lei que o próprio bolsonaro sancionou quando foi presidente. Interessante não ter sido questionado o voto do único juiz que resolveu livrar a cara do bolsonaro; isso é porque os bolsonaristas o consideram o único voto correto. Ainda bem que é um colegiado quem decide.

  6. Marcelo Sampaio

    Foram dados "nomes aos bois". Julgamento histórico. O governo anterior dizia-se agir "dentro das quatro linhas", mas esqueceu-se da arbitragem.

    Responda
  7. Daniel Nunes

    Mais uma a defender o surrado discurso esquerdista. Affff... Essa Folha tá muito chata.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Ano que vem tem eleições e o PCC conta com cidadãos "conscientes" iguais a você.

  8. Paulo César de Oliveira

    A autora que me desculpe mas, assim como é impossível tentativa de golpe apenas invadindo prédios vazios num domingo, o Código Penal estabelece que tanto tentativa de golpe como abolição violenta do estado democrático, são crimes que requerem violência ou grave ameaça. O CP diz: "tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, governo legitimamente constituído". Quais foram os atos de violência ou grave ameaça cometidos por Bolsonaro ou pelos demais réus? Não teve nada além de preparativos

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Você veio aqui defender o crime organizado de graça?

    2. ULISSES SILVA

      Rapaz, ainda está nessa? Gisuiissss, que cansativo...

  9. Paulo César de Oliveira

    Sugiro que a autora leia os artigos 359-m e 359-l do Código Penal e veja se as tipificações se encaixam nos atos cometidos. O STF condenou por tentativa de golpe e por tentativa de abolição violenta do estado democrático sem que os réus tivessem cometido nenhum ato de violência ou grave ameaça, como prevê a lei. O voto do Ministro Fux foi uma ilha de sanidade mental num mar de delírios e fantasias sem base na realidade.

    Responda
  10. Vicente Ferrer Monteiro Costa Filho

    Um presidente é eleito para cumprir a Constituição, e não para alterá-la. Se um governo ambiciona a permanência, as estruturas do Estado devem recordá-lo de que seu mandato é finito e que o poder que exerce é temporário.

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    O descaso, o deboche, o desprezo., o desrespeito de bozo em relação à democracia, ao Estado democrático de direito, às Leis, à dignidade e decoro de um chefe de estado, já se encontravam presentes, em atos e falas desconexas, desde o início de sua carreira ociosa, improdutiva e corrupta, na politica. Os militares viram nisso um bom mote para embarcar nessa canoa furada.

    Responda
  12. Wil Leon

    A folha só dá espaço para essas senhoras que falam do alto de suas regalias. Vamos chamar as coisas pelo nome: tendenciosa, vive numa bolha.

    Responda
    1. ULISSES SILVA

      E você, vice num pneu! kkkkk

  13. Marcos Antonio Travain

    A esquerdomacha é do Instituto Igarapé, financiado pelo George Soros. É uma petralha de carteirinha, financiada com dinheiro suspeito.

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Caro Marcos, esse teu desabafo raivoso ad hominem só empobrece o debate neste painel.

  14. Marcos Antonio Travain

    "Democracia relativa " dos Brics, um conluio de ditadores corruptos, isso que essa corja defende. A extrema-esquerda sempre com o mesmo discurso incoerente, na maioria das vezes, opinião vendida. Os heróis desses cabeças de camarão: descondenado pelos asseclas; violador de direitos humanos sancionado. Onde estão os adversários políticos do Jinping; Putin; Maduro; kim Jong-un; Díaz-Canel; Lule.....presos ou mortos.

    Responda
  15. jose camargo

    "Não se chama 'democracia' um regime que normaliza quem contra ele atenta." Concordo. E um dos pilares da democracia é o respeito ao devido processo legal. É a liberdade de expressão. São eleições transparentes e salvas de qualquer desconfiança. Numa democracia não há censura. Não há perseguição a adversários políticos,nem presos e exilados políticos. Também não há tortura e nem assassinato de preso na Papuda.

    Responda
    1. Nelson de Paula

      Quanto a eleições salvas de qualquer desconfiança, não há o que fazer quando um candidato buscar melar essas eleições. Quanto a assassinato de preso na Papuda, é com uma versão dessas que os bolsonaristas se desqualificam miseravelmente.

  16. Acacio J K Caldeira

    Ótimo artigo. A colunista está certíssima quando afirma que não foi uma ironia histórica, o fato de Bolsonaro ter sido condenado por uma lei aprovada em seu governo. Foi um ato falho mesmo. Freud explica.

    Responda
  17. jose batista

    Agente Sorus falando!

    Responda
  18. Marcelo Negros

    Precisamos consolidar a seguinte definição: Libertarianismo é a única coisa mais à Extrema-Direita que o Nazifascismo. Cuidado com Andrezinho PCC da Farinha Lima!

    Responda
  19. Alexandre Pereira

    A missivista parece ter sérios problemas de autoafirmação e muita dificuldade em distinguir a mão da oligarquia nas ações do estado. O que conseguimos foi definir que temos dono. No mais, continuamos a ser governados por delinquentes, não importa a tendência política.

    Responda
  20. Jaime Souza

    Confúcio foi quem escreveu que o princípio da sabedoria era dar às coisas os nomes certos. E isso é uma tarefa que requer muita inteligência! Já que estamos numa coluna escrita por uma mulher inteligente, Madonna também referenciou Confúcio em seu Confessions on a Dance Floor. Em Let it Will Be, existe a linha "now I can see things for what they really are". Conseguir apreender a realidade e ter ética suficiente para descrevê-la com honestidade são características que me fascinam em alguém. =)

    Responda