Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Juliano Tonial

    Sim, é preciso coerência. Quem é contra pena de morte não pode comemorar morte de inimigo. Mas quem é contra direitos humanos, defende ditadura, tortura, torturadores, penas maiores e morte aos bandidos, não pode querer anistia, ou seja, impunidade.

    Responda
  2. NAHOMI HELENA DE SANTANA

    Texto excelente, do início ao fim. Definitivamente a melhor leitura da semana.

    Responda
  3. Bruno Sebastião Neto

    Não sou hipócrita com meus sentimentos ,a mo rte de Charlie Kirk não é de se comemorar ,mais também não há de se lamentar !

    Responda
  4. ADONAY ANTHONY EVANS

    A morte de Charlei Kirk, comprovou no quesito armas, da pior forma possível, que ele estava errado. E ninguém deve comemorar sua morte, como ele comemorou a do negro George Floyd com um joelho no pescoço. Também ninguém deve aplaudir o assassino, como Charlei Kirk apoiou o massacre em Gaza. E sabem por que? Por que ele era Charlie Kirk, e nós não somos.

    Responda
  5. Marcos Antonio Travain

    Exaltemos a liberdade de expressão nos países dos BRICS: Brasil; Rússia; Índia; China; África do Sul, etc...e nos do Foro de SP. Canhotada louca!

    Responda
  6. Delzimar Irineu Silva

    O articulista na minha opinião deixa em entrelinhas que o tal Kirk, foi morto por uma política que defende, o porte de armas, então se um esquerdista que defende penas brandas e se horroriza quando algum deputado propõe aumento de penas e acaba sendo assassinado por um sujeito que já passou várias vezes pela cadeia e que ficou no máximo meses, quando não saiu na custódia? tambem se encaixa aí? Há!! E nunca ouvi falar desse cara que morreu, Kirk para mim, só o capitão de jornada nas estrelas.

    Responda
  7. Hernandez Piras

    Excelente artigo! Evidente que os porcos sempre irão calcar as pérolas com suas patinhas sujas, mas o colunista nada tem a ver com isso.

    Responda
  8. Marina Gutierrez

    Excelente artigo, o asssasinato foi um “presente” para o governo… o que o sujeito pregava e é obfuscado e ele agora é usado para avançar a repressão e até justificar o genoecidio plastino .

    Responda
  9. Paulo da Silva batista

    Quem planta chuva colhe tempestade!muito certo esse ditado, mais velho que nariz na cara!!!

    Responda
    1. Eduardo de Moraes Carvalho

      Mas pessoas que pregam a paz também são assassinadas. Há uma falácia aí na sua sugestão. Não quero dar lição de moral na internet, há algo mais inútil? Não é como se a internet fosse uma terra de seres humanos equilibrados debatendo racionalmente. De toda forma, ser contra o modo como Charlie Kirk morreu não significa aprovar o modo como ele viveu. É basicamente isso…

  10. Rodrigo Henrique

    Gostaria de saber o que o colunista escreveu de errado ou que tenha a ver com a sua ideologia política, caso contrário é um comentário desnecessário.

    Responda
  11. Rai Giovanni

    Façam um favor a si mesmos deem uma olhada na wikpedia sobre de quem se trata esse ilustre colunista. Há menções a anarcosocialista, juventude comunista portuguesa e diz que quando leu, ficou fascinado pelo anarquismo e pelo libertarismo de esquerda. Um curriculum invejável, aí fica difícil né FSP, como o debate livre e isento se assenta nessa bases totalmente manipulada.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Raí Giovanni bebe rótulos. Não bebe conteúdo. Como o rótulo de nossos patriotas, que no conteúdo se vendem ao inimigo. Seu conteúdo a Traição. Seu Rótulo a Pátria.

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Ser alienado de esquerda é pré-requisito para ser militante de redação da Foice.

    3. Fabio Sampaio Marques

      Não vejo como a atuação política do colunista desabone seu texto. Ele foi muito claro afirmando que ninguém deve morrer por sua opinião. Ninguém. Será que você leu o texto?

    4. Alberto Melis Bianconi

      Pequena essa tua bolha, né não?

    5. José Fernando Marques

      O colunista é de esquerda (ainda bem) mas defende uma posição ideologicamente isenta, de apoio à vida. É atualmente um dos melhores cronistas políticos entre os colaboradores da Folha de SP.

    6. Eduardo Rocha

      Tem algo interessante a dizer sobre o artigo ou vai ficar na falácia ad hominem?

  12. Rai Giovanni

    Temos ser mais críticos com o que lemos. O Sr. Rui Tavares aí da reportagem é não só militante da esquerda como foi eleito pela esquerda para mandato politico em Portugal. Ou seja um militante panfletando no jornal FSP. Repito aqui ao escolher um lado do espectro politico para defender o jornal perde a isenção no debate publico e passa a ser apenas um folhetim com viés ideológico, isso é ruim não só para a imprensa como para o leitor que se sente manipulado, sejam mais éticos Srs editores.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Vc conhece o Napoleão? A Zélis? Façam amizade e um grupo do zap.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Panfletagem só da direita?

    3. José Fernando Marques

      Seu comentário é injusto e bisonho. Ser de esquerda desqualifica alguém? Cresça!

  13. paul constantinides

    Está tudo tão preto ou branco, cadê o cinza?

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Olha Paul. Boa tarde. Eu acho que a disputa está entre a direita moderada ( que debate mesmo que seja desagradável) x radicais que instrumentalizam o trágico crime. Eu preferia a volta do debate. Mesmo que as posições sejam difíceis de serem tratadas. É debate. Não violência.

  14. jose batista

    Aqui já morreu a muito tempo!

    Responda
  15. Hercilio Silva

    O suspeito é outro Kirk. Porque ninguém fala nisso?

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Verdade. Kirk vs Kirk. Assassino e Assassinado se encontrarão em breve no inferno.

  16. Alberto Henrique

    Nada justifica um assassinato, mas Charlie Kirk plantava ódio e fez a colheita. Maluco nos EUA é o que não falta.

    Responda
  17. José Fernando Marques

    Concordo com o colunista, mas poria mais ênfase na necessidade de limitar ou mesmo reprimir o discurso de ódio, seja a quem for endereçado. Sem querer relativizar nada, nem comparar a emissão de uma opinião perversa a um tiro de fuzil, devemos constatar que opiniões levam a ações. Estimulam, preparam. O discurso de ódio não se confunde com liberdade de expressão.

    Responda
  18. Luciano Napoleão de Souza

    A Canalhice dos militantes de redação é sem limites! O sujeito se cala sobre as arbitrariedades de Alexandre de Moraes e vai criticar liberdade de imprensa nos EUA. Vá…..

    Responda
  19. Helio Cardoso

    A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado nas constituições democratas, mas possui limites quando ataca outros direitos fundamentais e interesses públicos. Trump não serve de base, o seu ímpeto megalomaníaco ultrapassou toda a decência moral e política que se exige do cargo. Tudo pode se esperar de quem faz o que quer alegando que o faz simplesmente "porque posso"!

    Responda
  20. Wilson Luiz Antonio

    Com a sanha autoritária de Trump e seus republicanos neandertais, somada à frouxidão dos democratas enquanto oposição, os EUA caminham, ou para se transformar em uma Venezuela do Norte, não mais a democracia exemplar e pujante que um dia almejou ser, ou para uma sangrenta guerra civil, que o dividirá em vários Estados fracos. O problema é sempre o que vem depois, como nação líder. A invasividade autoritária da China? A falida e desmoralizada Europa? Quem quer?

    Responda
    1. Hernandez Piras

      A "falida e desmoralizada Europa"!? Boa parte das nações europeias estão bem melhor do que os EUA e a China em muitos aspectos, inclusive o financeiro.

  21. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Esta ética é ingênua e não mais adequada em nossos tempos. Seus formuladores não viviam num contexto de guerra cultural via mídia de massas, em que os assassinatos transcendem a morte física e atingem imagem, negócios, grupos de interesse. Repetindo para incitar à reflexão: uma guerra, e numa guerra salvaguardas são suspensas, queira-se ou não por princípio. Apelos genéricos à paz não funcionam desacompanhados de ações concretas. E a principal delas é tirar força dos extremistas.

    Responda
    1. jose batista

      Antidemocrático é condenar alguém sem provas. Antidemocrático é pensar só em eleição e popularidade como Lula Biden , o estadista boquirroto e bravateiro

    2. jose batista

      Antidemocrático é condenar alguém sem provas. Antidemocrático é pensar só em eleição e popularidade como Lula Biden , o estadista boquirroto e bravateiro

    3. Hernandez Piras

      A premissa de que estamos em guerra é exatamente o argumento que os extremistas utilizam para justificar a supressão da liberdade e a instauração de um regime de exceção. Quer tirar força dos extremistas, demonstre que a história da guerra é uma mentira.

    4. Bento Brito Teixeira

      Ótimo comentário. A ingenuidade, explorada pelos hipócritas e oportunistas antidemocráticos, podem nos levar aos autoritarismos.

  22. Alberto Melis Bianconi

    Desculpe, não sei se entendi bem essa coluna. A enfase na condenação da violência política é quase que uma confissão antecipada de culpa, ou a reivindicação da imagem de perfeição ética. Alguma coisa me diz que o velho Adolf concentraria o poder independente do incêndio do Reichstag, assumir uma culpa que não é sua, no mínimo, não ajuda em nada. A culpa pelo tiro foi de quem apertou o gatilho, e não de seu grupo político ou de quem possa tê-lo incentivado.

    Responda
  23. Jaime Souza

    É que abriram as portas pros evangélicos. Onde evangélicos anjinhos e muçulmanos anjinhos apenas querem "exercer a liberdade de expressão", sabemos o que acontece. Olha o Brasil e a Europa, exemplos galopantes de calamidade institucional. Aliás, olha os Estados Unidos, não tem melhor exemplo do que esse. Quando as pessoas que apoiam a democracia caem no conto do fascista vítima, do fascista que quer apenas "expôr sua opinião civilizadamente" contra os já frágeis e discriminados, tudo se perde.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Estudos sérios (inclusive do governo americano) e um que an Economist acaba de publica, mostra que a violência política nos Estados Unidos provém majoritariamente da direita. Um fato.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Fascista também tem o direito de ser vítima. No caso, vítima de assassinato, pouco importando as convicções do assassino, que nem sequer estão claras. O problema está em querer fazer de uma tragédia pessoal um evento político.

  24. Valdir Aparecido de Oliveira

    Do ponto de vista deontológico, por mais repugnante que Kirk tenha sido ( e se esforçou bastante) não dá a ninguém o direito de tirar-lhe a vida. Do ponto de vista consequencial ele simplesmente colheu o que plantou.

    Responda
  25. Wil Leon

    O nosso lusitano que só faz escrever, e em Portugal, dois zeros a esquerda. Os Democratas chamaram Trump de fas cista gerando violencia. Isso pode? Mataram Mussoline e esposa em praça publica. Isso pode ser for consenso?. Enforcaram os na zista em julgamento. Isso pode? Muito blá blá blá.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sei não, Wil, parece-me que seu desprezo pelo intelectual Tuga (Eurodeputado está longe de ser irrelevante), somado a uma tergiversação que aponta para a esquerda, enquanto quem matou o sujeito é um direitolóide de calibre assemelhado ao dele, é que me parece muito blá blá blá. Ruim, por sinal.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Trump é um fascista de um tipo novo, que adora se passar por bufão. Agora, o que foi feito, a rigor, pôde ser feito. E se eu vivesse naquele momento, comemoraria sem me preocupar com a correção jurídica daquelas mortes.

  26. José Cardoso

    A repercussão do caso me lembrou do filme O Homem Irracional, em que um professor de filosofia se convence que o mundo será melhor se um determinado juiz for assassinado. Aliás, o Woody Allen tem mais 2 filmes em que problematiza o tabu do homicídio: Match Point e Crimes e Pecados.

    Responda
  27. Rai Giovanni

    Tá cansativo esse negócio de qualificar qualquer um conservador de extrema direita. Esses jornalistas ao que parece já tem a narrativa pronta só muda os nomes, local e data dos fatos. Kirk era um jovem engajado nos valores conservadores nadavde extrema direita pois nunca ofendeu ninguém nem pregou violência nenhuma. Quem quiser saber mais sobre o cidadão tem vídeos e textos de sobra na web. Extremista na minha opinião é esse jornalista enviesado que tenta passar pano pra extrema esquerda.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Sra. lorena pelo visto a Sra. não assistiu nenhum dos vídeos ou palestras do Sr. Kirk. Ele convidava a todos para debater com ele, sem nunca ser desrespeitoso com ninguém. Ao contrario do que a Sra. diz ele pregava o dialogo e recusava a violência como maneiro de convencimento. Foi vitima sim de um radical de esquerda provavelmente incentivado por grupos radicais de esquerda. As investigações estão caminhando em em breve teremos um retrato fiel dos acontecimentos.

    2. Lorena Almeida Pardelhas

      "Nunca ofendeu nem pregou violência". Sério ? Meu caro, meu avô paterno dizia que subestimar a inteligência alheia é a maior prova de estupidez. Quase não respondi ao teu comentário. Fiquei com a dúvida , ele entenderá ..?

    3. Alberto Melis Bianconi

      O seu direito de qualificar o jornalista não anula o direito dele de qualificar quem quer que seja. E todos temos o direito de errar.

  28. Jaime Souza

    Apoio que pessoas que, confortavelmente, em segurança, e sendo bem pagas pra isso, incitam o cidadão comum contra os vulneráveis, sejam mortas. As palavras são mil vezes piores do que as armas, pois armas podem ser destruídas com facilidade: o ódio a pessoas que já são vulneráveis, uma vez instalado, não. Defender que discursos contra vulneráveis - frisando, para os idiotas: contra os vulneráveis - são liberdade de expressão, é defender que Hitler simplesmente exerceu sua liberdade de expressão.

    Responda
    1. Lorena Almeida Pardelhas

      Bravo, Jaime ! Esse breve texto merece destaque no jornal. A verdade em poucas e bem traçadas linhas.

    2. Jaime Souza

      Rai: meu texto não é criminoso, meu texto simplesmente expõe princípios éticos da minha religião. E minha religião diz que mais fortes que atacam mais fracos (por exemplo, bullies, pedófilos, antissemitas, capacitistas, homofóbicos, racistas, maridos e esposas que atacam seus maridos e esposas - independente da sexualidade -, pais que maltratam crianças e adolescentes, idosos violentos, pessoas que maltratam animais) precisam ser tratadas com reciprocidade: ou seja, com crueldade implacável.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Creio que seu discurso deixa claro que palavras são bem menos nocivas do que armas, ninguém mata ao morre por falar coisa com coisa.

    4. Rai Giovanni

      Seus texto não é menos que criminoso. E não deveria subir ao portal, a moderação deve estar dormindo.

  29. Frederico Goulart

    EUA é a democracia mais propensa ao autoritarismo nos dias atuais.

    Responda
    1. Juliano Camargo

      Só a democracia da China, Irã e Rússia para nos salvar

  30. Juliano Camargo

    Assim como vcs negaram por 80 anos que foi realmente um dege nerado comunista que colocou fogo na Reichstag, agora negam que exista um culto da violência e da morte dentro da esquerda radical, livre para atuar em universidades e extremamente representada em jornais como a Folha de São Paulo. Isso simplesmente não é aceitável. Não estão se escondendo em alguma comunidade obscura na internet. As universidades americanas não podem se consolidar como celeiros de radicais. Não foram criadas para isso

    Responda
    1. Juliano Camargo

      Ah sim, o culpado é sempre a vítima. Ele provocou, não é mesmo?

    2. Marcos Benassi

      Sempre lembrando que o radicalismo que matou o moço *é o de direita*, o mesmo que ele professava convictamente, há anos. E profusamente dentro de universidades.

  31. Alexandre Marcos Pereira

    Um país não acorda autoritário apenas quando um general põe a bota no mármore do palácio. Às vezes ele desperta assim que um tiro estilhaça uma esquina, e o sangue, ainda quente, é convertido em argumento. O terror tem vocação retórica: ele fala alto, produz unanimidades apressadas, oferece aos medrosos a ilusão de que medidas enérgicas são sinônimos de justiça. Nesses momentos, a pulsação do Estado acelera, e a política tenta salvar a própria pele entregando a liberdade à tutela da força.

    Responda
  32. Rafael Gallina Delatorre

    Compartilho do receio que a atitude acabe sendo usada em termos semelhantes ao episódio que gerou a caça aos comunistas, e ascensão do nazismo na alemanha. Já vemos os efeitos de caça as bruxas, propagados aqui por um deputado e incentivado por órgãos de imprensa.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Eu não concordo. Acho que há uma disputa dentro dos conservadores; moderados x radicais pelo controle das políticas e o que está se objetivando são as eleições de meio mandato de 2026 e a manutenção do controle das casas legislativas. Porém está longe ainda.

    2. Juliano Camargo

      É verdade, a história se repete, mas com razão. Uma doutrina terrorista e que atrai degene rados. Até em países comunistas, depois de uma tomada de poder que consolidou o totalitarismo, a primeira coisa a fazer é prender ou reprimir esses debi lóides adeptos da revolução violenta

  33. Marcos Benassi

    Eita, caríssimo Seu Rui, tenho rigorosamente a mesma demanda por congruência que o senhor, e compartilho da perspectiva sobre a ética. Mas devo reconhecer que estes anos últimos, de imensa aflição com a barbárie direitista - que, em nosso caso Brazuca, denomino de Bozofrenia - trouxeram-me ao menos um colateral, a indiferença pelo destino de quem advoga esta "ideologia". Tô nem aí se o Bozo apodrece em cana, doente; igualmente em relação ao moço: destino coerente com os princípios que defendia.

    Responda
  34. Leonardo Trindade

    Tudo a serviço da grande farsa da direita. Quando superarmos esse papinho furado, já teremos avançado muito além do ponto de não retorno, porque todas as decisões fundamentais estão nas mãos de empresários odiosos como Trump. Aí quero ver a coluna de despedida no fim do mundo se lamentando que não fizemos nada mais incisivo...

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Marcão, eu acredito nesse trabalho de base, porém a luta vai além disso e não pode ser pautada por aqueles que dizem qual violência é permitida e qual não é (não estou falando do autor!).

    2. Marcos Benassi

      Não creio, caro Leonardo, que essa lamentação por ausência de ação caberia um texto do colunista: sem saber se você acompanha ou não os textos do seu Rui, digo que ele é um defensor inconteste da civilidade. E isso inclui controle democráticos sobre aquilo que é dito nas redes, e que pode energizar ações como esse assassinato. O que de mais incisivo me parece necessário fazer é educar a garotada, e é indispensável botar algum freio nessas empresas que ganham dinheiro difundindo barbaridades.

  35. alex marc

    Os estados unidos estão criando ódio e cultivando,EA moeda desse governo que e pobre em gestar um país que foi expoente só esclarecimento salva

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      A cobra pica o próprio rabo e a gente tem que chorar pela cobra!

  36. Zelis Pereira Furlan

    O mais interessante é que ninguém quer sair de lá. Os artistas estão morando lá. No México tá lotado de ilegais para entrar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não é curioso que haja louco para tudo nesse mundo, Zelis? Eu ainda me surpreendo com a estupidez.

    2. Leonardo Trindade

      Aqui no Brasil, a gente sabe que pelo menos 30% da população é completamente idiota. Se 1/3 do mundo for tão idiota quanto, nunca vai faltar idiota na fila.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Mais interessante ainda é a sua sistemática relativização de fatos notórios e negação da realidade.

  37. Maria Lopes

    Concordo com tudo, sem tirar nem acrescentar. “ ninguém merece morrer por uma opinião —e isso significa ninguém. Esse é o argumentário deontológico sobre o assassinato de Charlie Kirk e poderia ter sido escrito um segundo após o sucedido. Em bom rigor, poderia até ter sido escrito antes, pois a sua validade é universal.”

    Responda
    1. Maria Lopes

      Marcos, penso o mesmo. Mas, mesmo que o tal Kirk fosse odioso, como era, isso não justifica o assassinato. Eu nem o conhecia mas vi um vídeo em que insultava uma juíza, mulher negra com impecáveis credências acadêmicas, dizendo-lhe que tinha inferior capacidade de pensar, um horror. Pior pensar que o sujeito estabeleceu células nas universidades e é seguido e pranteado por multidões.

    2. Marcos Benassi

      Bom, minha cara, eu, sim, acrescentaria uma coisa: nem toda opinião deve ser difundida. O que não é defensável em pessoa, também não o é remotamente, via redes digitais. Uma opinião nazista e eugênica, por exemplo, que bota pilha no preconceito e na violência, não deve ser aceitável em democracias liberais. Como garantia aos estamentos básicos da democracia, à igualdade de direitos entre as pessoas, creio que não deveriam estar cobertas pela "primeira emenda".

  38. jose batista

    A esquerda democrata estava reescrevendo a constituição americana, para o lado da destruição da liberdade e dos direitos humanos! Trump é só a reação! Ainda bem!!

    Responda
  39. Marcelo Negros

    A Gestapo do Cheetos Nazista radicalizou o Incel Groyper para matar o Saco de Dejetos Racista, para justificar futuros massacres de estudantes e fechamento de Universidades na Potência Inimiga com povo Neonazista e Excepcionalista.

    Responda
    1. jose batista

      Tentando afetar cultura?

  40. Regina Tavares

    Ao que tudo indica, a tal liberdade de expressão ampla e irrestrita, não existe mais nos EUA. Trump esta reescrevendo a Carta Magna de seu país e o povo extremista mostra que é isso que deseja, só que a liberdade de expressão só é aceita se for a deles.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Tem certeza, Juliano ? Você parece ter esquecido que após o assassinato do executivo de seguro-saúde, a casa da democrata Nancy Pelosi foi invadida e seu marido ferido a marteladas, dois parlamentares democratas foram assassinados no Minnesota e a casa do governador democrata da Pensilvânia, incendiada durante a noite enquanto a família dormia. Para não falar da invasão do Capitólio, antes mesmo daquele primeiro fato..

    2. Regina Tavares

      José, democratas dos EUA são de esquerda? Você não tem a mínima ideia do que está escrevendo, não é?

    3. Juliano Camargo

      Existe sim. Mas ninguém é obrigado a achar bom. Que arquem com o peso de sua expressão violenta. Empresas não são obrigadas a empregar quem as odeia. Aliás, essa onda de violência começou com o assassinato de CEOs que foi celebrado pelos debéis mentais de sempre.

    4. Marcos Benassi

      Poi Zé, cara Regina, se vale a liberdade para propagar ideias absurdas, selvagens, nazistas, o que quer que seja, também deveria valer para quem ora glorifica o assassinato do sujeito. Questão de ordem: se vale para uns, também deve valer para outros. Mas que é um estado de coisas horripilante, lá isso é.

    5. jose batista

      Estava sendo reescrita pela esquerda democrata!

  41. Anete Araujo Guedes

    A liberdade de expressão tem um limite, a Lei.

    Responda
    1. jose batista

      E qdo não respeitam a lei? Como aqui!!

  42. Marcelo Bondioli

    É de se lamentar que o pior ser humano que já viveu cometeu suicídio. Condena-lo à pena capital seria rebaixar-se ao seu nível? De qualquer maneira, será que toda vida humana é realmente sagrada? A pena de morte diz que nao.

    Responda
    1. Maria Lopes

      A pena de morte iguala o Estado a quem a comete.