-
Vladimir Tzonev
Se há fila, porque é bom. Ninguém fica numa fila por algo ruim. Há mil alternativas de atendimento privado. Porque não vão lá?
-
Paloma Fonseca
Qualquer um de nós está vulnerável ao negacionismo, à desinformação, à falta de informação, ao excesso de informação é síndrome de fomo. Por isso acho importante a entrada de qualquer cidadão no sistema de saúde pelo SUS, pois do jeito que está existe uma deseducação em saúde, além de uma apartação social entre aqueles que acessam rapidamente os serviços e aqueles que esperam na fila.
-
Paloma Fonseca
Vejo muita gente reclamando da dívida pública, mas não levantam um pio pra falar da dívida privada com o poder público (rs). Desde que a iniciativa privada esteja submetida ao SUS, tanto melhor, não somente em termos de regulação, mas também de entrada do cidadão no sistema de saúde do país: no mundo ideal, a pessoa é atendida inicialmente e educada em saúde pelo SUS; se quiser, vai para a iniciativa privada para outras consultas, exames e procedimentos.
-
Luiz Fernando de Campos Velho
O crescimento das filas por especialistas tem uma causa principal: o sucateamento da atenção básica, cada vez mais não resolutiva e ineficiente. A história natural das doenças acabam por evoluir até o nível da complexidade. Vínculos precários, má gestão nos municípios, política, pressão do complexo diagnóstico-farmacêutico-indudtrial tornaram as UBSs balcões de fornecimento de remédios e de exames prescritos pela área privada. O SUS acabou. E Padilha põe a pá de cal.
-
Regina Tavares
Pois eu tenho outra opinião, Luiz. Muita gente deixando os planos de saúde que perderam a noção de reajuste de preços e tiveram uma piora astronômica no atendimento. Não é raro uma consulta com um especialista pode demorar até 5 meses, exemplo da Prevent, ortopedia ou 6 meses, um neurologista. O SUS é fantástico, embora precise melhorar o prazo de atendimento, também, e quem fala mal é porque tem um plano de saúde top de linha ou só quer mesmo desmerecer a Instituição.
-
Ricardo Farias
O SUS acabou?! Você usa o SUS? A minha esposa fez o parto natural pelo SUS há dois meses e foi surpreendentemente bom! Na Casa Ângela de São Paulo. Todo o pré, o parto e o pós em nível de primeiro mundo. Só posso falar pela minha experiência, e segundo isso, foi maravilhoso. Essa história de que o SUS acabou é mais um dos negacionismos que aflige o país.
-
-
Zelis Pereira Furlan
Esse todos conhecem.
-
Carlos Victor Muzzi Filho
O PT consegue bons resultados em seus governos quando adota políticas neoliberais. Essa é uma antiga proposta do Partido Novo e de outros setores da Direita. Certamente, o militante-raiz deve estar confuso e bravo: Lula está privatizando o SUS?! Porém, como diz a sabedoria popular, bom cabrito não berra. Fosse um governo do NOVO a propor e executar essa política pública, a militância petista já estaria na rua a protestar contra a destruição do SUS.
-
Ricardo Farias
Sou militante e não estou nada confuso e bravo. Estou gostando das evoluções e mudanças, afinal progressismo é isso, o contrário é o conservadorismo... Minha esposa fez o parto da minha filha pelo SUS recentemente e foi maravilhoso. Pelo teor ácido do seu comentário, quem está bravo é você. Eu só comemoro! Viva o SUS
-
Regina Tavares
decima = de cima
-
Regina Tavares
Novo agora é direita radical, a que fogerna para os seus e para o andar decima, não há como comparar a uma política de centro esquerda, Carlos.
-
-
GERALDELI DA COSTA ROFINO
Ótimo, precisamos utilizar a infra- estrutura de assistência de saúde construída da saúde. Enfrentar os gargalos e garantir o atendimento, um, SUS robusto, é possível.
-
MOZART FALEIROS
Padilha não está uma política sustentável de Sasúde. Está, sim, construindo uma política eleitoral.
-
Simone Rodrigues
Puxa vida! A melhor coisa que o governo consegue pensar para melhorar o acesso da população aos especialistas é transferir dinheiro público, que não será cobrado em impostos, para a iniciativa privada. Quer dizer, em vez de montar uma estrutura perene no SUS, vai querer contar com o privado, que sempre deixa na mão em nome do lucro. E o ministro ainda tem a capacidade de dizer que o debate sobre as parcerias público privadas já está superado. Desesperador!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.