Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Eduardo de Oliveira

    Levitsky, em seu livro, Como salvar a democracia, acertou quando escreveu, Trump... será o candidato presidencial republicano em 2024, e, levando em conta a natureza tendenciosa do Colégio Eleitoral, tem chance de vencer. Tudo bem, mas a grande democracia ocidental permitir que um anti-democrata e ma-luco permaneça no poder, significa que paradigma nenhum serve para o século XXI em termos da velha política. Os americanos, para mim, enfrentam o que a Itália e a Alemanha enfrentaram antes.

    Responda
  2. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna que desvela o quanto Levitsky foi açodado em sua análise comparativa. Sempre aprendemos quando lemos Marcus André Melo. Acrescento que os EUA já enfrentaram ameaças autoritárias relevantes no passado como o macarthismo nos anos 1950, bem como os constrangimentos impostos à imprensa e oposição pelo governo Nixon. Houve reação como estou seguro que haverá agora.

    Responda
  3. Paolo Valerio Caporuscio

    "democracia" no brasil é mero matrix que tanto querem e insistem que acreditem.

    Responda
  4. Paolo Valerio Caporuscio

    "democracia" no brasil é mero matrix que tanto querem e insistem que acreditem.

    Responda
  5. jose camargo

    O autor do texto está confundindo autoritarismo com autoridade. Quando essa confusão for dissipada na sua mente verá que é exatamente o contrário. Ou seja: os EUA são uma democracia e o Brasil é um regime autoritário com presos políticos,com censura,com perseguição a opositores e com eleições de fachada.

    Responda
  6. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Talvez fosse interessante acrescentar ao debate a presença cada vez mais radicalizada, tanto lá como cá, das igrejas pentecostais na política. Sempre existiram pastores midiáticos, mas a Internet potencializou essa evangelização extrema. Com exceção, talvez, de alguns estados americanos mais progressistas como a Califórnia, o negócio de Deus, pátria e família parece convencer bastante os chamados rednecks.

    Responda
  7. Tadêu Santos

    É preciso dar um basta a está corja de bolsoNAZISTAS chamando o monstro Trump pra ditar contra o STF, aos ministros e ao Brasil. Nota: Nossa SOBERANIA é inquestionável, não vamos recuar e não recuaremos nunca, pois nossa DEMOCRACIA é mais íntegra q a dos EUA, assim falou LEVISTSKY entre tantos outros de acordo c a mídia internacional c graduados e reconhecidos especialistas do planeta Terra!!!

    Responda
  8. José Cardoso

    Os EUA já passaram por experiências muito mais autoritárias. O Franklin Roosevelt por exemplo se eternizou no poder, violando a norma não escrita de um máximo de 2 mandatos. Quando a corte suprema se opôs a algumas de suas iniciativas, ele ameaçou nomear mais juízes para controlá-la. A cereja do bolo foi a compra forçada por baixo preço do ouro de todos os cidadãos, sob ameaça de multa e cadeia!

    Responda
  9. Raymundo de Lima Lima

    é uma frase com erro "A independência e autonomia histórica do Poder Judiciário é maior sob Trump"? Ou autor esceveu assim mesmo? Ora, Judiciário EUA tanto dSuprema Corte como d empresas advogatícias revelam omissão ou covardia diante do bullying-Trump. Outro ponto:Democracia USA é uma farsa, desde o sistema d voto Indireto, passando p povo sem direito a SaúdePública/SUS. Direitos Civis Afro foram conquistados após anos 1970?

    Responda
  10. Wellington Miranda

    Sério? Essa tese é furada. Nem um pio sobre o caótico e nada democrático sistema eleitoral americano? Toda supremacia é datada.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      O que o colunista está discutindo - e você não parece ter percebido - não é o grau de perfeição da democracia norte-americana, mas a razão pela qual os norte-americanos parecem passivos diante das investidas autoritárias de Trump. O sistema eleitoral tem tudo a ver com a primeira questão, mas nada a ver com esta última, que aquela tratada pelo artigo. Você é muito mais rápido em atacar do que em entender.

  11. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Ao contrário, pelos Estados Unidos nunca ter tido um governo autoritário é que seu povo deveria protestar com toda veemência contra o que esse "aprendiz de tirano" está fazendo com ele e querendo dominar todo o globo terrestre, principalmente com as ações condenáveis desse tal de Marco Rubio

    Responda
  12. Marcelo Negros

    A verdade é que o Racismo é irresistível, e está sempre 0ir trás do autoritarismo, e pode se revelar como racismo doméstico, étnico, ou como Xenofobia. Coloque ingredientes de Imperialismo, Colonialismo e Excepcionalismo (a ideia de Povo Escolhido) e essa galera acha facinho suportar Ditadores. O Cheetos Nazista é o sintoma, a doença é o povo da Potência Inimiga.

    Responda
  13. Evando Ferreira Lopes

    A tal democracia americana que muitos louvam ainda não está UTI, está no corredor de acesso, por enquanto!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, prezado, na só não está na UTI por conta da falta de vagas: parada cardíaca, já está havendo... Hahahahah!

  14. Marcos Benassi

    Vou por uma hipótese menos sofisticada, Marcus (na direção desta do Lewitski), com base no que ouvi de duas pessoas muito qualificadas, a Monica de Bolle, sediada em Washington, e o Jamil Chade, em Nova York: os americanos estão estupefatos. Ambos reiteraram o quanto os estadunidenses não sabem o que fazer; o Jamil contou que em uma palestra universitária, o pessoal lhe perguntava "como é resistir ao autoritarismo? O que vocês fazem?" Não explica tudo, mas provavelmente tem razão parcial.

    Responda
    1. J Guilherme Guimarães

      lembrando de Kamala Harris dizendo que sabia o que tramp faria, mas que não previa a capitulaçâo daqueles que se opõem a ele.

  15. José Carlos Tridapalli Junior

    A Suprema Corte americana tem meios de barrar abuso de poder e autoritarismo. Se não o fizer é cúmplice.

    Responda
  16. Giulliano Roman

    É pra rir? Será que o autor comentado ou o colunista assistiram ao Grande Ditador, de Chaplin?

    Responda
  17. José Ricardo Braga

    Espírito Apaziguador. - Marcus diz que nos Eua ainda não é o caso que Levitsky apontapois confia numa reação dos freios e contrapesos da sociedade americana. Mas, fica assim perigosamente, na espera do ponto sem retorno para se convencer...

    Responda
  18. Plinio Monteiro

    É impressão minha ou tem muito artigo do articulista sobre o que pensa Levitsky? Me parece meio acadêmico para o meu gosto e olha que adoro uma boa discussão.

    Responda
  19. João Vergílio Gallerani Cuter

    Uma parte imensa da sociedade brasileira flertou com a volta ao regime militar. A memória (ou imagem) que essas pessoas têm do autoritarismo é boa, não ruim. Intelectuais, políticos de esquerda e jornalistas sofreram durante a ditadura. É natural que não gostem da ideia. Mas o sentimento não é geral. As pessoas que votaram em Bolsonaro queriam, todas, sem uma única exceção, a volta dos militares. Só não houve golpe porque os EUA não toparam a aventura. Trump, ao que tudo indica, toparia.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "Intelectuais, políticos de esquerda e jornalistas sofreram durante a ditadura. É natural que não gostem da ideia." Na verdade, eles sofreram com a ditadura exatamente por nunca terem "gostado da ideia" de que o País deva ser governado por um círculo estreito de "escolhidos", cujo único atributo de superioridade é a arrogância.

    2. Hernandez Piras

      "As pessoas que votaram em Bolsonaro queriam, todas, sem uma única exceção, a volta dos militares." Nossa, você deve ter entrevistado pessoalmente cada uma delas para afirmar isso, não? E a história de que somente "intelectuais, políticos de esquerda e jornalistas" tenham sofrido com o regime militar é uma verdadeira piada. Talvez seja por esse motivo os frequentes atos repressivos e distorções do processo eleitoral, não? Para conter intelectuais, políticos de esquerda e jornalistas.

  20. Luiz Bartolotti Bartolotti

    Muito boa a visão do professor , mas aqui temos um fator negativo , que é a utilização da fé como moeda de troca pelos adoradores de dízimos , utilizam o povo menos esclarecido como massa de manobra que tem dificuldade em entender como funciona a política .

    Responda
    1. Nelson Santos

      Essa é uma visao muito limitada dos evangélicos. Mesmo uma Janaina Pascoal aceitou dialogar com Marcelo Freixo e se opos ao BozoNero quando ele tentou liberar o porte de armas. Se a esquerda, politicos, militancia e eleitorado, continuar menosprezando a inteligencia dos evangelicos, este segmento seguirá apoiando o Bozo. Mais por rejeição aos " identitários" e pelo desejo de se perceber respeitado do que por devoção ao militarismo.