-
José Eduardo de Oliveira
Levitsky, em seu livro, Como salvar a democracia, acertou quando escreveu, Trump... será o candidato presidencial republicano em 2024, e, levando em conta a natureza tendenciosa do Colégio Eleitoral, tem chance de vencer. Tudo bem, mas a grande democracia ocidental permitir que um anti-democrata e ma-luco permaneça no poder, significa que paradigma nenhum serve para o século XXI em termos da velha política. Os americanos, para mim, enfrentam o que a Itália e a Alemanha enfrentaram antes.
-
André Silva de Oliveira
Excelente coluna que desvela o quanto Levitsky foi açodado em sua análise comparativa. Sempre aprendemos quando lemos Marcus André Melo. Acrescento que os EUA já enfrentaram ameaças autoritárias relevantes no passado como o macarthismo nos anos 1950, bem como os constrangimentos impostos à imprensa e oposição pelo governo Nixon. Houve reação como estou seguro que haverá agora.
-
Paolo Valerio Caporuscio
"democracia" no brasil é mero matrix que tanto querem e insistem que acreditem.
-
Paolo Valerio Caporuscio
"democracia" no brasil é mero matrix que tanto querem e insistem que acreditem.
-
jose camargo
O autor do texto está confundindo autoritarismo com autoridade. Quando essa confusão for dissipada na sua mente verá que é exatamente o contrário. Ou seja: os EUA são uma democracia e o Brasil é um regime autoritário com presos políticos,com censura,com perseguição a opositores e com eleições de fachada.
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Talvez fosse interessante acrescentar ao debate a presença cada vez mais radicalizada, tanto lá como cá, das igrejas pentecostais na política. Sempre existiram pastores midiáticos, mas a Internet potencializou essa evangelização extrema. Com exceção, talvez, de alguns estados americanos mais progressistas como a Califórnia, o negócio de Deus, pátria e família parece convencer bastante os chamados rednecks.
-
Tadêu Santos
É preciso dar um basta a está corja de bolsoNAZISTAS chamando o monstro Trump pra ditar contra o STF, aos ministros e ao Brasil. Nota: Nossa SOBERANIA é inquestionável, não vamos recuar e não recuaremos nunca, pois nossa DEMOCRACIA é mais íntegra q a dos EUA, assim falou LEVISTSKY entre tantos outros de acordo c a mídia internacional c graduados e reconhecidos especialistas do planeta Terra!!!
-
José Cardoso
Os EUA já passaram por experiências muito mais autoritárias. O Franklin Roosevelt por exemplo se eternizou no poder, violando a norma não escrita de um máximo de 2 mandatos. Quando a corte suprema se opôs a algumas de suas iniciativas, ele ameaçou nomear mais juízes para controlá-la. A cereja do bolo foi a compra forçada por baixo preço do ouro de todos os cidadãos, sob ameaça de multa e cadeia!
-
Raymundo de Lima Lima
é uma frase com erro "A independência e autonomia histórica do Poder Judiciário é maior sob Trump"? Ou autor esceveu assim mesmo? Ora, Judiciário EUA tanto dSuprema Corte como d empresas advogatícias revelam omissão ou covardia diante do bullying-Trump. Outro ponto:Democracia USA é uma farsa, desde o sistema d voto Indireto, passando p povo sem direito a SaúdePública/SUS. Direitos Civis Afro foram conquistados após anos 1970?
-
Wellington Miranda
Sério? Essa tese é furada. Nem um pio sobre o caótico e nada democrático sistema eleitoral americano? Toda supremacia é datada.
-
Hernandez Piras
O que o colunista está discutindo - e você não parece ter percebido - não é o grau de perfeição da democracia norte-americana, mas a razão pela qual os norte-americanos parecem passivos diante das investidas autoritárias de Trump. O sistema eleitoral tem tudo a ver com a primeira questão, mas nada a ver com esta última, que aquela tratada pelo artigo. Você é muito mais rápido em atacar do que em entender.
-
-
EDMUNDO JOSE SANTIAGO
Ao contrário, pelos Estados Unidos nunca ter tido um governo autoritário é que seu povo deveria protestar com toda veemência contra o que esse "aprendiz de tirano" está fazendo com ele e querendo dominar todo o globo terrestre, principalmente com as ações condenáveis desse tal de Marco Rubio
-
Marcelo Negros
A verdade é que o Racismo é irresistível, e está sempre 0ir trás do autoritarismo, e pode se revelar como racismo doméstico, étnico, ou como Xenofobia. Coloque ingredientes de Imperialismo, Colonialismo e Excepcionalismo (a ideia de Povo Escolhido) e essa galera acha facinho suportar Ditadores. O Cheetos Nazista é o sintoma, a doença é o povo da Potência Inimiga.
-
Evando Ferreira Lopes
A tal democracia americana que muitos louvam ainda não está UTI, está no corredor de acesso, por enquanto!
-
Marcos Benassi
Poi Zé, prezado, na só não está na UTI por conta da falta de vagas: parada cardíaca, já está havendo... Hahahahah!
-
-
Marcos Benassi
Vou por uma hipótese menos sofisticada, Marcus (na direção desta do Lewitski), com base no que ouvi de duas pessoas muito qualificadas, a Monica de Bolle, sediada em Washington, e o Jamil Chade, em Nova York: os americanos estão estupefatos. Ambos reiteraram o quanto os estadunidenses não sabem o que fazer; o Jamil contou que em uma palestra universitária, o pessoal lhe perguntava "como é resistir ao autoritarismo? O que vocês fazem?" Não explica tudo, mas provavelmente tem razão parcial.
-
J Guilherme Guimarães
lembrando de Kamala Harris dizendo que sabia o que tramp faria, mas que não previa a capitulaçâo daqueles que se opõem a ele.
-
-
José Carlos Tridapalli Junior
A Suprema Corte americana tem meios de barrar abuso de poder e autoritarismo. Se não o fizer é cúmplice.
-
Giulliano Roman
É pra rir? Será que o autor comentado ou o colunista assistiram ao Grande Ditador, de Chaplin?
-
José Ricardo Braga
Espírito Apaziguador. - Marcus diz que nos Eua ainda não é o caso que Levitsky apontapois confia numa reação dos freios e contrapesos da sociedade americana. Mas, fica assim perigosamente, na espera do ponto sem retorno para se convencer...
-
Plinio Monteiro
É impressão minha ou tem muito artigo do articulista sobre o que pensa Levitsky? Me parece meio acadêmico para o meu gosto e olha que adoro uma boa discussão.
-
João Vergílio Gallerani Cuter
Uma parte imensa da sociedade brasileira flertou com a volta ao regime militar. A memória (ou imagem) que essas pessoas têm do autoritarismo é boa, não ruim. Intelectuais, políticos de esquerda e jornalistas sofreram durante a ditadura. É natural que não gostem da ideia. Mas o sentimento não é geral. As pessoas que votaram em Bolsonaro queriam, todas, sem uma única exceção, a volta dos militares. Só não houve golpe porque os EUA não toparam a aventura. Trump, ao que tudo indica, toparia.
-
Hernandez Piras
"Intelectuais, políticos de esquerda e jornalistas sofreram durante a ditadura. É natural que não gostem da ideia." Na verdade, eles sofreram com a ditadura exatamente por nunca terem "gostado da ideia" de que o País deva ser governado por um círculo estreito de "escolhidos", cujo único atributo de superioridade é a arrogância.
-
Hernandez Piras
"As pessoas que votaram em Bolsonaro queriam, todas, sem uma única exceção, a volta dos militares." Nossa, você deve ter entrevistado pessoalmente cada uma delas para afirmar isso, não? E a história de que somente "intelectuais, políticos de esquerda e jornalistas" tenham sofrido com o regime militar é uma verdadeira piada. Talvez seja por esse motivo os frequentes atos repressivos e distorções do processo eleitoral, não? Para conter intelectuais, políticos de esquerda e jornalistas.
-
-
Luiz Bartolotti Bartolotti
Muito boa a visão do professor , mas aqui temos um fator negativo , que é a utilização da fé como moeda de troca pelos adoradores de dízimos , utilizam o povo menos esclarecido como massa de manobra que tem dificuldade em entender como funciona a política .
-
Nelson Santos
Essa é uma visao muito limitada dos evangélicos. Mesmo uma Janaina Pascoal aceitou dialogar com Marcelo Freixo e se opos ao BozoNero quando ele tentou liberar o porte de armas. Se a esquerda, politicos, militancia e eleitorado, continuar menosprezando a inteligencia dos evangelicos, este segmento seguirá apoiando o Bozo. Mais por rejeição aos " identitários" e pelo desejo de se perceber respeitado do que por devoção ao militarismo.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.