Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    O trump é o atraso dos atrasos nos EUA.

    Responda
  2. Pedro Luis S C Rodrigues

    Você não tem lugar de fala para falar sobre gestação

    Responda
    1. marilza abrahão

      Comentário ridículo que prova a audácia de quem realmente não tem lugar de fala. Abstenha/se de colocar sua ignorância neste espaço!

  3. Silvio Cabral

    Tá, mas ontem, a própria Tylenol afirmou que não recomenda seu uso para gestantes...

    Responda
    1. marilza abrahão

      Tive três gestações nos anos setenta e sempre me senti segura com as recomendações feitas nos pré-natais que fiz, religiosamente. Bons médicos do sistema público de então me permitiu gravidezes seguras, é o que querem as gestantes de hoje.

    2. neli faria

      Uma coisa é recomendar, outra é acusar. O Kennedy nem médico é. O trump? Muito menos!

  4. Raymundo de Lima Lima

    Por favor acompanhem o endocrinologista sobre argumentos e interesses no Secretário d Saúde EUA q relaciona Tylemol ao Autismo, disponível no YouTube: Tylenol e autismo: A verdade que Trump e RFK Jr. não contam! A Verdade Agradece.

    Responda
  5. Felipe Vasconcelos

    Trump deixa gestantes em pânico. Pânico do quê? Pânico de que seus filhos nasçam com "essa coisa aí". Ou seja, sobre o pretexto de supostamente defender a liberdade das mulheres e o seu bem-estar, Mariliz Pereira Jorge, implicitamente, reafirma a ideia de pessoas autistas como indesejadas, contribuindo para preconceito e o capacitismo. Mariliz, a feminista capacitista.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Cara, com que autoridade você fala, uma besteira dessa? Freud deixou uma obra imensa, está entre os maiores pensadores da humanidade. Ele era um neurologista, mas ao se ver embaraçado com as neuroses e outros sofrimentos mentais, ele se debruçou sobre esse campo. Tornou-se o pai da psicanálise. Deixou o jaleco. Lacan, revisou a obra freudiana, incluindo nela conceitos da matemática, linguística e lógica. A abandou a psiquiatra. O que era descartado pela medicina foi acolhido pela psicanalise.

    2. Felipe Vasconcelos

      A razão, a lógica e a reflexão científica estão com a psicologia baseada em evidências. Psicanálise não é ciência.

    3. Anete Araujo Guedes

      O autismo, como as psicoses, as neuroses, as perversões pertencem ao campo da saúde mental.

    4. Anete Araujo Guedes

      Você age movido pela emoção, lugar onde não há espaço para a razão, a lógica, a reflexão, a dúvida, o questionamento, o debate. Reina a força bruta. Falou tá falado. Mostrou quem é.

    5. Felipe Vasconcelos

      Sim, Carlos, a OMS vem desempenhando papel importante na atualidade, diante de governos que instrumentalizam a ciência para fins demagógicos e com tendências autoritárias.

    6. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Felipe, em "é a ideologia vencendo o bom senso" que temos a chave do"pânico moral". Sabemos que [algo] e esse termo nos é caro, que tanto o gênero qto os fatores que estão desencadeando casos de autismo, recaem sobre o Estado. Parece óbvio, não fossem o negacionismo climático, a indústria bélica fármaco e o mais importante, as políticas públicas. Evidente que o capacitismo norteia essa estrutura burocrática. Mas a OMS já desmentiu tudo isso.

    7. Anete Araujo Guedes

      Complexo de vira-lata.

    8. Anete Araujo Guedes

      Vasconcelos, não desconte suas frustrações, ressentimentos e amarguras nos outros. Você é altamente tóxico e, além do mais, deve estar curtindo uma ressaca braba em relação às lindas e pacíficas manifestações de domingo, sem ameaças, ódios e mentiras, em várias cidades do país. O sucesso de Lula na ONU, seu discurso altivo, impecável e corajoso. Foi aplaudido 7 vezes. Habemus presidente! Ele não fica isolado nesses eventos. A canoa virou, deixa virar!

    9. Jove Bernardes

      Como é que é???

  6. Maria Ines Polotto

    Trato e cuido de autismos há 50 anos, nunca ouvi tamanha ignorância e covardia!

    Responda
  7. José Cardoso

    Só porque defendi um hipotético aborto de crianças diagnosticadas com autismo ainda no período da gestação, quando a ciência tiver essa capacidade, desativaram meu comentário. A patrulha anti ciência e anti aborto está ativa.

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Finalizo nosso diálogo e deixo uma referência de leitura: Estado laico, objeção de consciência e políticas de saúde, de autoria da Antropóloga Débora Diniz. disponível em scielo.br

    2. José Cardoso

      Não estou falando pelas gestantes. Só acho que elas sempre deveriam ter a opção do aborto. Quem fala (e age) são elas. E não há nada de religioso nisso.

    3. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Foram os AIE'S que lhe autorizaram a falar pelas gestantes? Gostaria da sua opinião sobre os atendimentos no Hospital da Mulher, antigo Pérola Byington, sobre a laicidade do Estado, antes, da objeção de consciência do corpo médico em não realizar aborto diante de fundamentos religiosos, nada laicos.

    4. José Cardoso

      Uma coisa é uma mãe criar filhos autistas. É claro que são seus filhos e ela se dedicará a eles. Mas se pudesse saber disso durante a gestação ela deveria ter a opção de abortar. Não vejo nada de antiético nisso.

    5. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Eu te denunciei porque infringe a ética princípio da não maleficência, em defender abortar uma criança com autismo. Quem não possui capacidade de conviver com neurodiversidade é você, Sr José Cardoso.

  8. Orasil coelho pina

    Isto lembra historietas de que tomar vacina contra covid vira jacaré, contrai HIV, etc. Governantes populistas são um grande mal para as sociedades! OrasilPirapora!

    Responda
  9. José Cardoso

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. Valter Luiz Peluque

    De onde saiu essa estupidez não se esperaria outra coisa. Da cabeça da extrema direita só saem excrementos .

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    O autismo, assim como psicoses, neuroses e perversões, pertencem ao campo da saúde mental.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Psicose, neurose e perversão remetem ao campo da psicanálise, a qual não está alinhada com psicologia baseada em evidências. Análise do comportamento aplicada e TCC são o padrão ouro para dar qualidade de vida às pessoas no Espectro.

    2. Felipe Vasconcelos

      Talvez eu tenha usado as palavras erradas, e por isso me desculpo. O que é tóxico são esses termos usados acima, que "envelheceram mal", além de outros, que sempre foram horríveis e nada neutros, como mãe geladeira, de Bruno Bettelheim. Mas se quiser continuar a utilizá-los, fique à vontade.

    3. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Não Felipe. Não é por aí.

    4. Felipe Vasconcelos

      A única psi cótica, neu rótica e perve rsa aqui é você, e os imb ecis que te deram like.

  12. Wil Leon

    Panico nada. Na duvida, não tome Tylenol ora bolas. Não beba, não fume nada e se alimente bem.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Jamais extremista-direita, negacionista, sádicos e sociopatas politicos, irão culpar o autismo a mulheres acoólicas, fumantes, alimentos hiperprocessados com muita química, aos agrotóxicos, hormônios em carnes, ao vícios d telas, a indústria farmaceutica para além do Tylenol, pois todos estes elementos são fabricados por indústrias d riquíssimos q lucram. O ministro pró-doença do Trump usa uma falácia muito manjada: culpa um medicamentos e mulheres p desviar atenção d público.

    2. Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho

      Deixa de ser negacionista. Isso é deficiência cognitiva.

  13. Hernandez Piras

    Trata-se de criar uma teoria conspiratória para desmoralizar a ciência. Ao alimentar a falsa ideia de que a classe médica permanecia em silêncio enquanto um remédio popular suscitava uma epidemia de autismo o que quer Trump é diminuir a confiança em todos os cientistas e alimentar mais teorias conspiratórias.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Aliás, pelo menos duas das alegações de Trump já foram desmentidas. A de que Cuba quase não teria incidência de autismo porque ali seria muito diminuto o uso de paracetamol. Na verdade, a taxa de autismo na ilha equivale à média mundial. E ele exagerou também a taxa de autismo nos EUA.

  14. DIRCE BUZATO

    Abaixo essa fabrica de autistas! Ninguém mais é normal? Mafia do autismo !

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Difícil deixar passar um comentário de tamanha indigência sem réplica: és uma estúpida !

    2. Raymundo de Lima Lima

      Este comentário é mesmo d uma mulher ou é d homem com nome d mulher? Como pode fazer um comentário tão monstruoso, tão psicosociopático? E a Folha deixa passar um comentário q desinforma, supervaloriza a estupidez?

    3. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Everson. Pertence ao imaginário social da segregação, das secretárias de saúde ignorantes que são autorizadas pela miséria do micro poder a esconder o diagnóstico com medo de judicialização, da anormalidade política que visa a exclusão no que diz respeito a máxima que é a dignidade humana. Essa é máfia do desmonte do serviço público em saúde mental.

    4. Everson Ferreira Martins

      Como é que pode um comentário desse?! Triste demais ler algo assim.

    5. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Vou apresentar seu comentário a ABA. Só assim poderemos ver o quão desinformada e perversa é a sociedade.

  15. Felipe Vasconcelos

    A campanha de Trump não contribui para a inclusão de pessoas autistas na sociedade, que sofrem inúmeras dificuldades no dia a dia, e a despirocada aí acima elaborando teses rocambolescas.

    Responda
  16. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Dor de cabeça pra Kenvue que teve queda nas ações na bolsa de NY em 7,47 . Relacionar a medicação com autismo é tão absurdo qto achar que o TEA é doença. Tá no Washington post. Mariliz. Entre outras loucuras dele em amplo espectro.

    Responda
  17. maria pereira

    Impressionante a quantidade de homens que vêm aqui banalizar a gravidez - inclusive médicos - e, numa verdadeira "carteirada" acadêmica distribuir opiniões sem nenhum embasamento científico, gritando contra o único remédio aprovado e que evita os imensos desconfortos, IMENSOS, da gravidez.E não é só isso. Em um determinismo biológico, estabelecem uma única causa para o autismo e saem distribuindo diagnósticos. Medo desses homens. Medo desses profissionais, quando ligados à saúde.

    Responda
  18. Marcos Antonio Travain

    A jornalista roteirista canhota do Bostil opinando sobre ciência? Eu sinto vergonha alheia.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Onde está seu contra-argumento sobre o conteúdo do texto? Ou é apenas uma manifestação d catarse extremista?

    2. JOSIAS AVILA

      Jornalista canhota? Só se for para um nazista como você!

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O que ela escreveu de errado?

    4. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Tá ruinzinho é? Descola um TY que a dor de cabeça vai ser grande pós bananinha frita.

  19. Leão Machado Neto

    Não consigo entender como esse ignorante foi eleito.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Assim como muitos brasileiros elegeram o Bolsonaro e seus filhos.

    2. CARLOS TARDIVO

      Do mesmo jeito com que elegeram aqui o Genocida Golpista e o Carioca cara de tábua de tiro ao alvo!

  20. Raphael Câmara

    Esse tema não é tão simples como parece. O afã em bater em tudo que vem da direita é tão grande que não há análise alguma do contraditório. Sou obstetra com mestrado e doutorado. Há sim diversos estudos que mostram essa associação e muitos outros que não. É um tema ainda em investigação. E há uma máxima na obstetrícia que é na dúvida não usar. Há dezenas de outras opções. Artigo ao meu ver irresponsável. Dá mesma turma que defendeu loucuras na pandemia

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Melhor do Brasil é Pinheiros, USP.

    2. Raphael Câmara

      Formado na UFRJ, a melhor do Brasil. E hoje concursado da UFRJ

    3. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Formado em que faculdade?

    4. Raymundo de Lima Lima

      O café também há muitas hipóteses e teses sobre fazer bem ou mal a saúde. Mas no caso do autismo já temos documentado a história d charlatão q divulgou, e infelizmente pegou até hoje, q autismo estava relacionado com vacina tríplice. O charlatão foi denunciado, condenado, acho q até perdeu autorização d ser médico. Mas o estrago foi ainda está em curso. Ou seja, artigo como este da Mariliz Alerta para falsas ou apressadas interpretações e fake news q principalmente criminaliza as mulheres.

    5. Hernandez Piras

      Não, não há. O que há é um único estudo produzido por um hospital norte-americano e desmoralizado por não apresentar provas fidedignas do que afirmava. Já vi inúmeras vezes gente se apresentando aqui como "especialistas" para dar crédito a notícias falsas. Irresponsável é a sua conduta.

    6. Luis Otavio Zaneti

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    7. Luis Otavio Zaneti

      Você é um dos motivos pelos quais o CFM é essa vergonha que é. Chega a ser asqueroso.

    8. Rubens Coelho

      Ave Maria no muuuu!!!