-
vitor da Silva
O futuro ninguém sabe. Essas "expectativas de inflação futura" no fim do ano passado e no início deste ano poderiam facilmente ter sido exageradas pelo "mercado" para o BC justificar mais Selic. O dólar alto de dezembro passado também pode ter ganho um empurrão do mercado. E assim os bancos e rentistas foram conseguindo obter mais lucros com uma Selic alta como não se via há 19 anos
-
Valter Luiz Peluque
Caro Bernardo, porque não trocar o chavão o governo gasta demais por grande sonegação do capital que se recusa a contribuir com o desenvolvimento brasileiro?
-
José Cardoso
Já soubemos como manter inflação e juros reais baixos como lembrou bem o colunista. Depois da pandemia tudo desandou, e a pasta de dente não voltou mais ao tubo.
-
vitor da Silva
Foi preciso uma recessão gigante, histórica, pra gerar essa inflação e juros baixos, no governo Temer. E uma Selic alta como a atual pode gerar uma nova recessão
-
-
Luciano Ferreira Rocco
Você já ouviu falar da Auditoria Cidadã da Dívida? Lá sim você vai encontrar a verdadeira explicação para taxas de juros elevadas. O resto é cortina de fumaça.
-
Gustavo Silva
O que deveria sim, ser matéria de discussão soberana na sociedade é de como pactuar um equilíbrio, que deve ser dinamico, dessa tríade: uma coisa é um pacto nacional para acabar com a fome, outra coisa é o prefeito de minha cidade usar uma retroescavadeira, que custou 200 mil reais, comprada com recursos destinados por um político comparsa, para abrir estrada em sua fazenda.
-
Gustavo Silva
Em conclusão:se esse é o preço que o Lula quer pagar para se reeleger....a vaca vai para o brejo.
-
-
Gustavo Silva
O autor está apontando para lua e os comentários olham para o dedo. O que ele sustenta são dois pontos, relacionados por causa e efeito: 1) juros de 15% destroem, mais cedo ou mais tarde, qualquer economia;2) o descontrole do gasto público provoca inflação. Por fim, a relação entre as duas afirmações: os juros não vão cair enquanto não houver sinais críves de queda do gasto público. Trata-se de um postulado da ciência econômica, não é, ou não deveria ser,matéria de discussão.
-
vitor da Silva
Os juros só vão cair quando o Copom quiser. Não tem a ver com a inflação corrente, real, mas com as expectativas futuras, uma ficção supostamente produzida pelo "mercado", para continuar sendo favorecido pelo BC -- e para desgastar o governo.
-
Marcelo Magalhães
Prezado Gustavo, o postulado científico pressupõe que não se gaste metade do orçamento com a dívida pública. Restringir o risco fiscal aos gastos sociais não é postulado de nada, em lugar nenhum. O que não pode ser debatido, não deve ser escrito. Quanto ao seu prefeito, vocês o elegeram, quem pariu Matheus que o embale. Em conclusão, que se elejam os que atendem aos pobres, no caso, Lula e não o seu prefeito.
-
-
Marcelo Magalhães
Vale lembrar que, no final de , tínhamos inflação de três% e taxa Selic a seis% ao ano a taxa de juros reais era de três% ao ano. Muito crédito tem sido dado ao Banco Central da época que a esquerda criticava como sendo o BC dos sonhos às custas de cento e vinte e cinco milhões de pessoas em insegurança alimentar e trinta e três milhões com fome. O país parou. O missivista deveria referir-se ao vizinho Milei, que segue a cartilha neoliberal à risca. Puro suco de necroeconomia.
-
FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO
Alguém, no Banco Central, merece o NOBEL DA ECONOMIA, por sustentar e "demonstrar" a tese de que a taxa de juros não só controla a inflação brasileira, esse dragão encarceirado, como QUANTIFICA a própria inflação. Nessa estratégia, é impossível sair da estratosfera. Se pousar, o dragão nos pega?
-
Arnaldo Facciotti
De economia entendes pouco, quem tem que criar condições é o governo. Em sua casa como funciona a sua " economia "
-
roberta melissa oliveira sales
Os bancos adoram. Faturam como nunca extorquindo o consumidor com a renda corroída pela inflação. Você com pra um apartamento e paga dois. Compra um carro e paga dois. Faz um empréstimo pra reformar a casa e paga três. Melhor não ter bem nenhum, comprar uma roça e andar de bicicleta.
-
ULISSES SILVA
Sendo pragmático, melhor é nunca contrair dívidas, não?!
-
-
Dalmo de Souza Amorim Junior
Basta esse cidadão, o presidente, deixar de tomar dinheiro na praça por 90 dias, e a taxa de juros cai a 6% fácil fácil! Sendo incapaz de tal prática, paguemos todos nós por sua falta de capacidade de governar o Estado brasileiro.
-
Luiz Carlos D Oliveira
Mas Álvaro isso além de não ser normal poderia ser amenizado, há um outro fator a ser considerado e o controle está em mãos do governo: o CMN, na vdd boa parte da culpa é dele, estabeler um taxa de três%, é aí que mora o absurdo, um país culturalmente inflacionário, com necessidade de crescimento. Nossa taxa de inflação deveria estar entre três e meio a quatro
-
Antonio Pimentel Pereira
É bom pro governo, pois a arrecadação segue com a taxa Selic, os financiamentos bancários, mas pra o empresário e pra o consumidor é o fim, lojas fechadas, pontos comerciais vazios no país todo, carestia, baixo consumo em todos os segmentos, só se vive pra pagar contas e comer, baixa poupança e pouco investimento, essa roda com manutenção da economia com gasto público vai gerar um tranco no futuro, pode acreditar
-
Antonio Pimentel Pereira
Naquele período de quebra da Rússia ou fazia ou não estaríamos com o real hoje. O que falo é o governo não controlar os gastos e diminuir a carga tributária pra o setor privado investir, o Brasil parou, o comércio sofre, os centros de abastecimentos e feiras livres estão abandonados assim como a agricultura familiar, como os produtos estão na mão dos atacarejos, não tem lei da oferta e procura e o preço subiu. O comércio eletrônico incentivado pelo governo concentra arrecadação no sudeste
-
vitor da Silva
Com essa Selic anormal escolhida pelo Copom, ninguém quer investir. Mas com Armínio Fraga era até pior -- ele entregou ao governo Lula 1 uma Selic de mais de vinte porcento e inflação de mais de 12%
-
Antonio Pimentel Pereira
Vitor no Brasil hoje só quem investe é o governo, gera inflação e por isso o juros tem que ser alto, teria que ter a coragem de FHC Armínio Fraga e reduzir o gasto até ter condições de baixar os juros, mas o PT só pensa em poder.
-
vitor da Silva
Selic alta é bom pra prejudicar o governo. Esfria a economia, reduz a arrecadação, aumenta os gastos com os juros da dívida ... O BC sabe disso muito bem.
-
-
vitor da Silva
O BC entregou inflação e juros baixos, naquela época, porque a economia estava estagnada e o desemprego muito alto. E foi para que essa situação se repita, que o BC subiu tão agressivamente os juros
-
Luiz Carlos D Oliveira
Eu não gosto de juros altos, seja onde for e onde cobram, mas gosto menos ainda de ficar desempregado, escolha difícil, eu escolho o emprego, mas para quem não depende de emprego para sustentar a família a escolha pode ser outra, respeito
-
-
João Vergílio Gallerani Cuter
Se puder, hora dessas explique como funciona essa "diminuição na demanda por bens". Não duvido que ocorra, mas não é intuitivo para o consumidor brasileiro, acostumado a fazer crediários com juros embutidos. O que conta para nós, consumidores, é o tamanho da prestação. Não diminuí nem um centavo a parte que me cabe na demanda total do país por causa da taxa de juros. Falo por mim e por todos os meus amigos e conhecidos. Não duvido do que você disse, repito. Só não entendo "como acontece".
-
Galdino Formiga
É a teoria econômica. A realidade é outra coisa.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.