Deirdre Nansen McCloskey > É maluco, mas é verdade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Guilherme Zambrana Toledo

    Interessante notar que o crescimento dos EUA, depois de sua independência, se deu a uma política de protecionismo. Era liberal internamente, mas protecionista com relação ao mercado externo, assim como foi a revolução industrial britânica, que se baseou inicialmente na tecelagem, após destruir o principal fornecedor de tecidos na época, a Ãndia, que havia se tornado uma colônia britânica.

    Responda
    1. José Cardoso

      Correlação não é causalidade. Os EUA e o Reino Unido foram protecionistas e se desenvolveram, o que não implica que se desenvolveram devido ao protecionismo. Nós por exemplo, só não fomos protecionistas até meados do século 19. A partir da tarifa Alves Branco entramos no time e nunca mais saímos. E no entanto o desenvolvimento não chegou.

    2. Hernandez Piras

      Isso é conhecido como "quebrar a escada". Exatamente aquela pela qual você acabou de subir. Mas é bom lembrar que o protecionismo é como veneno: dependendo da dose, pode servir de remédio ou matar o paciente.

    3. Guilherme Zambrana Toledo

      Em resumo, faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

  2. Aderval Rossetto

    Aiaiai. Enrolou tanto, mas no fim mandou o seu liberal recado "pare de proteger". Economia são desiguais e sem proteção só os países de menor salário sobreviveriam no comércio internacional. Se um país não tem produção ele que tem que cobrar impostos nas importações. Claro que tem que ser uma mão de duas vias, mas apenas nos bens viáveis.

    Responda
    1. José Cardoso

      "só os países de menor salário sobreviveriam no comércio internacional". Os salários na América Latina são historicamente bem menores que os dos EUA, Europa e Japão. No entanto somos historicamente mais protecionistas que eles. Salário é um componente do custo de produção, entre muitos outros.

  3. Raymundo de Lima Lima

    Lembro-me do livro d psicólogo social EAronson quando diz "Pessoas que fazem maluquices não são necessariamente malucas". Conforme Situações, pessoas bondosas podem até fazer atos maus. Pessoas inteligentes também costumas falar/fazer coisas estúpidas. Pessoas desonestas também fazem coisas desonestas. Ele repete: conforme Situações. Somos influenciados por Situações e por Grupos 'Groupthinking'

    Responda
  4. Pery Pedro

    O Lisboa fala sempre da necessidade de deixar que empresas e setores menos eficientes quebrem. É contraintuitivo, mas faz sentido.

    Responda
  5. Peter Wilhelms

    Pode até fazer sentido quando todos tem a mesma chance. Mas, a realidade esconde mais maluquices do que supõe a nossa vã filosofia. Por exemplo, usar essa teoria de Ricardo para defender que os abastados herdeiros têm mais habilidades com as riquezas, e então, deixe os meios de desenvolvimento tecnológico sob suas responsabilidades, e os outros que administrem os recursos escassos. Isso é utilizar uma teoria correta para defender uma conveniente imobilidade social.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Esse é um ótimo ponto. Nos EUA, apenas 10 a 20% dos milionários são herdeiros, muitos de menos de 100 mil dólares. Esse número cai para 3 se considerarmos apenas herdeiros de 1 milhão ou mais. Essa fixação com herdeiros vem de um sentimento de Ele só conseguiu porque herdou. As estatísticas desmentem. Deixem os milionários em paz. Precisamos de mais deles para o Haddad taxar, não menos.

  6. José Cardoso

    A princípio, os jogadores melhores vão para linha e o ataque. Sobra para os demais jogar no gol, ou na defesa. Mas isso não quer dizer que, com o tempo e a experiência, vários dos goleiros e defensores não se tornem melhores em sua posição que os atacantes. Há alguma coisa da dialética do senhor e escravo de Hegel.

    Responda
    1. José Cardoso

      Na verdade o que eu disse é que um defensor pode se tornar com o tempo melhor como defensor que um atacante que fosse ocupar seu lugar. Eventualmente há mudanças de posição ao longo de uma carreira, mas não é tão comum.

    2. Felipe Duvaresch Kamia

      Comentário perfeito. Se um jogador treinar bastante e for treinado por uma equipe boa, ele pode trocar de sua posição inicial e se tornar um grande futebolista em outra posição. Ou seja, um país ou um jogador não nascem com uma vantagem comparativa fixa, eles a constroem. Adicionalmente, a economia já mostrou que o protecionismo, se bem aplicado, pode ajudar a construir essas vantagens. Dito de outra forma, vc vai fazer muita comida ruim até aprender a fazer um jantar delicioso.

  7. Cleomar Ribeiro

    ... que ideia maluca esta do tecto da McCloskey mas é verdade!!!... Milagre inquestionável! Maluco mas milagre! Milagre faz parte do invisível até ele aparecer!...

    Responda
  8. eduardo silva

    Faz sentido.

    Responda
    1. raymundo de oliveira reis neto

      Faz. Mas pq ela está dizendo isso? Os EUA poderiam plantar soja, café e cacau mas é melhor o Brasil continuar fazendo isso até ficar adulto? É uma dúvida não uma crítica a sua resposta.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.