Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ALEXANDER STRUM

    Cada vez vale mais a forma do que o conteúdo num discurso político. Líderes mundiais disputam "likes" como se estivessem num blog. Um líder carismático com boa capacidade de comunicação e acesso aos megafones mundiais convence muito mais do que argumentos racionais. A psicologia de massas explica melhor a política do que o debate de ideias.

    Responda
  2. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Essa coluna é uma boa dica para uma segunda temporada de "The Man in the High Castle"

    Responda
  3. Alberto Melis Bianconi

    Boa essa imagem de universos distintos, mas existindo lado a lado. Por falta de poesia da minha parte, falo em tempos da desfaçatez. E é desfaçatez de um lado só, cujo limite é a capacidade de falar sem ruborizar. Limite elástico. O ocidente, em franca decadência, descartou qualquer veleidade de diálogo. Pode ser que nasça um novo mundo das cinza do antigo, mas pode ser que afundemos todos também.

    Responda
  4. jairo de luca

    O discurso de Trump pareceu a de um chefe de bandoleiros do Velho Oeste numa mesa de pôquer: "negocio com quem gosto, do jeito que gosto". Trump maltratou a imigração e a energia renovável. Enfim, discursou como chefe do mundo, que parece hipnotizado com ele. Lula, por sua vez, por sua inteligência e carisma, conquistou o afago do Bufão e certamente saberá como tirar proveito disso em benefício do Brasil. Apoio integral ao nosso presidente nesta hora.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Análise ingênua. Trump não respeita Lula. É tudo jogo de cena.

    2. Alberto Melis Bianconi

      O afago do Bufão me parece tão fake quanto o seu discurso.

  5. márcia corrêa

    Excelente Rui, traduziu muito bem o non sense destes tempos! Em que parecemos viver, alguns aqui nos comentários, em uma outra dimensão do espaço ou do tempo. Onde a estupidez, o autoritarismo, o imperador maluco, o perverso no trono por alguma sorte de ocasião, eram naturais, aceitáveis, e não "naturalizadas" como agora. Ou são robôs ou são pessoas em universos incomunicáveis!

    Responda
  6. jose camargo

    A comitiva do presidente brasileiro ficou perdidinha quando Trump começou a falar sobre aquele rápido encontro nos corredores. Arregalaram os olhos e Lula pareceu não entender nada,Janja muito menos,quando o americano falou em encontrá-lo,na próxima semana,no salão oval da Casa Branca. Foi muito engraçado. O estadista de botequim, que de bobo não tem nada, muito pelo contrário, percebendo a cilada já arregou. Ele tem coisa mais importante pra fazer do que defender os interesses nacionais.

    Responda
    1. Henrique Oliveira

      Gostei mesmo foi quando riam, uns às claras, outros disfarçadamente, do inelegível recém condenado nos discursos na ONU, O mundo àquela época já percebia o traste que era --- e ainda é --- o boca de latrina corrupto golpista!

    2. Tadeu Roberto Corbi

      O "estadista de botequim" foi interrompido várias vezes pelas palmas.... já teu mito era conhecido pela repulsa que causava em seus interlocutores.

    3. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Como é, traidor? Explique melhor, traidor.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Só otário aceitaria um encontro no salão oval.

    5. Roberto Coutinho

      Fale mais sobre a defesa dos interesses nacionais pelos bolsonaristas... Estou curioso para entender melhor de qual nação vocês falam.

  7. Frederico de Souza Cruz

    Se perguntarem a Trump, porque fez aquele discurso, eles reponderá, eu fiz porque eu posso. O que faz contra o mundo e contra a civilização, ele faz porque pode. Gastou o tempo falando que é contra a ciência, contra o politicamente correto... Ele faz porque pode, e me choca como uma multidão, de todas as classes e níveis, se defendem e normalizam as idiossincrasia de um egocêntrico narcisista. Ele discursou apenas sobre si mesmo. e é presidente da nação mais poderosa. Ele pode

    Responda
  8. Frederico de Souza Cruz

    Rui, me parece que jogaram o mundo numa narrativa anticivilizatória. No Brasil o delírio começa com so Pixulecos,e o super herói Moro. A terapia de choque neo liberal foi se esgotando sem dar repostas, perdeu na economia, mas ganhou na narrativa. Eleitoralmente liberou seus extremistas; Hoje o discurso predador de Trump, Bolsonaro, Milei e cia, conseguiram sair das profundezas e foram se normalizando. Hoje ninguém se choca com os absurdos do discurso Trumpista, é apenss liberdade de expressão

    Responda
  9. Andre elias do prado

    Sempre fui cauteloso em relação ao destino deste planeta. Não porque duvido da diplomacia e de acordo com entre países para o seu desenvolvimento comercial, mas por que a figura humana se expressa sempre em decorrência de contradições e desequilíbrios em sua ação política. Quantas vezes já não tivemos receio de loucos tão cruéis quanto foi Hitler? Creio que ainda não chegamos a esse ponto. Mas sempre estamos à beira do abismo,com lideranças políticas que nem julgamos equilibradas. Até quando?

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Mesmo sendo proibido, Hitler ainda tem milhões de admiradores. O fã-clube de Bolsonaro faz qualquer atrocidade para aparecer. O trumpismo pegou forte. Existe uma pulsão de morte na sociedade.

  10. Monica Vilela

    O Lula é aquele vendedor nato. O carisma dele é totalmente indiscutivel. Ele foi bem aplaudido e comentado em jornais internacionais. Enquanto o Bolsonaro tem o carisma de um equino.

    Responda
    1. Paulo Cordeiro Júnior

      Camargo, vc vive dentro de um aquário bozista. Que mundo fala do bozo? Somente o mundo dos adoradores de pneus.

    2. Paulo Cordeiro Júnior

      Sim, de um equino doente agora.

    3. Tadeu Roberto Corbi

      José Camargo. O genocida saiu da presidência há dois anos e ainda falam dele... Judas fez o que fez há dois mil anos a ainda falam dele também.

    4. márcia corrêa

      Camargo, tem gente que se sobressai justamente pela incivilidade, justamente por se comportar de maneira imprópria e rude. Este é o caso deste que vc admira. Acho inclusive que essa é a estratégia dele e de líderes como Trump e Milei. Fazer fama com falas grosseiras e assim seduzir pessoas ressentidas e pouco afeitas à sensibilidade, humanidade e cultura!

    5. NILVA MARIA DE JESUS

      Concordo plenamente, principalmente para o eleitorado fiel.

    6. Carlos Pouças

      José Camargo, ninguém quer destruir o boi-sonaro. Ele se destruiu sozinho, o problema é que quer levar muita gente com ele para as profundezas do lamaçal, muitos não resistiram. Rs. Num ponto até concordo com você, pra quê chutar galinha morta?

    7. jose camargo

      Se Bolsonaro tem o carisma de um equino,por que querem destruí-lo a todo custo? Vc percebeu que mesmo depois de sair da presidência, em 2022, o mundo só fala em Bolsonaro? Atualmente, Lula inspira piedade, dó, compaixão. Talvez,vc não queira aceitar,mas essa é a verdade.

  11. José Fernando Marques

    A direita que Trump e Nero representam é a facção que se insurgiu contra as regras democráticas, as evidências científicas, as normas civilizadas de convívio. Praticam a ética do quero porque quero, infantilizada, e um adulto infantilizado é um monstro em potencial.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      No caso de Bolsonaro, é um monstro, ponto. Sempre defendeu tortura, massacres, e deixou morrer centenas de milhares de Covid.

  12. MARCIO Gionco

    Espero que o Lula caia fora. O brasileiro adora uma bolsa qualquer coisa, mas acho que hoje consegue ver que isso não funciona, e que o PT é Pi lantra.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Comentário est úpido de alguém que só consegue ver política como se fosse uma rivalidade de futebol. Leu o Rui e não entendeu uma letra.

  13. José Cardoso

    Talvez por ter vindo da TV, o Trump tenha aprendido a antes de tudo entreter o público. Convenhamos que discurseira é um pé no saco.

    Responda
    1. José Cardoso

      Não assisti o discurso, mas veja: ele está nos entretendo até agora nas citações e comentários.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Entreteve o senhor?

    3. Leonardo Trindade

      Depende, no geral é chato, sim. Mas isso não significa que a pessoa precisa quebrar o decoro pra se comunicar, como Trump, Bolsonaro e seus seguidores na política.

    4. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Mauro, denuncie sempre os militantes. Sempre faço isso e vários já caíram, seja por repetirem fake news evidentes, seja por escreverem ataques em vez de críticas, ou simplesmente por empregarem nomes falsos, o que é proibido pelos termos de uso do jornal.

    5. Alberto Melis Bianconi

      Talvez Cardoso. Mas como naquele auditório ninguém está em busca de entretenimento ele está lá apenas para cumprir uma tabela diplomática. O conteúdo de seus discursos é sempre irrelevante (não o conteúdo de seus atos, é claro, que provavelmente se revelarão inúteis apenas no futuro, quando a América já tive encolhido perceptivelmente).

    6. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Há um enorme público que adora aplaudir aberrações como as de Trump, a exemplo do comentarista acima Marcio Gionco.

  14. Daniel Lopes

    (Ano-luz é unidade de medida de distância, e não de tempo)

    Responda
    1. Alex Trevsani

      Parece que o autor sabe disso.... A expressão usada pelo autor foi "anos-luz opostos". Não me parece que usou a expressão como se fosse unidade de tempo (poderia ter dito "milhões de léguas distantes" que daria no mesmo) Além disso, a linguagem é puramente metafórica e ao se referir a "séculos diferentes", ficou claro que são séculos "paralelos", distantes entre si não no tempo, nem no espaço, e por isso cognitivamente dissonantes por estarem sobrepostos.

    2. José Fernando Marques

      Mas espaço é tempo.

  15. edmundo alvares

    A esquerda é tão carente. Basta o Trump dar uma piscada pra eles que se derretem.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Deves estar querendo comentar em algum outro texto

  16. jose batista

    Lula Biden, o estadista boquirroto e bravateiro, disse q está com a agenda lotada p a semana q vem, não vai dar p falar com Trump! Medinho? ula Biden, o estadista boquirroto e bravateiro, disse q está com a agenda lotada p a semana q vem, não vai dar p falar com Trump! Medinho?

    Responda
    1. Frederico de Souza Cruz

      Acho que o robot, mandou a mesma mensagem duas vêzes, e ainda misturou reuniões da ONU pois menciona Biden. A IA da bolha está com problemas.

  17. jose batista

    Lula Biden, o estadista boquirroto e bravateiro, disse q está com a agenda lotada p a semana q vem, não vai dar p falar com Trump! Medinho?

    Responda
  18. Joaquim Rosa

    A existência de um louco no poder não me surpreende. A quantidade que o aplaudi lá sim.

    Responda
  19. Eduarda Mendes

    Tenho a impressão que o mundo ainda não se deu conta do perigo que Trump representa. Ele pensa exclusivamente pelo fígado e o mundo minimiza os riscos disso.

    Responda
  20. Arnaldo Facciotti

    Veremos os próximos capitulos

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Da lavra de Trump serão tenebrosos.

  21. ADONAY ANTHONY EVANS

    Com carne moída, Mac Donald faz hamburger. Mad Donald também. Embora ruim, a receita do primeiro é melhor. Não processa Imprensa, Universidade, Ciência e Museu. Não rasga a Primeira Emenda, não cancela Thomas Jefferson.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Com a diferença de que a justiça (isso mesmo, letra minúscula) norte-americana se ajoelha para o bobo da corte.

  22. Hernandez Piras

    Brilhante, como sempre, mas, desta vez, com um merecido toque de melancolia. Réquiem pela civilidade.

    Responda
  23. Cristiano Frota

    Interessante seu artigo, Rui. Há um artigo de 1995, interessante sobre essas competições de narrativas, de David M. Boje, chamado "A Postmodern Analysis of Disney as “Tamara-Land”. Compartilhando com você e outros leitores.

    Responda
  24. eduardo silva

    Bem pensado! Sim de fato parece uma coexistência siamesa de cabeças querendo conduzir o corpo para lados diferentes e dá-se exagerada importância a isso. No fim das contas é indiferente pois ninguém vai realmente a lugar algum.

    Responda
  25. Antonio Catigero Oliveira

    Expressou bem aquilo que sentimos por conta destes ''dois séculos muito diferentes''.

    Responda