Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Evando de Abreu

    Marcos Benassi, vocês da extrema esquerda são quase hilários, mas não tem graça quando sabemos que vocês defendem ditadores e terroristas. E o INSS? e o irmão do ladrão?

    Responda
  2. Vito Algirdas Sukys

    O bom juiz deve seguir a ética e as suas normas, mas estas não foram criadas por um ato do legislativo ou judiciário. A ética não é apoiada pela constituição de qualquer país. Não há nenhuma autoridade específica ou sistema para implementar as normas éticas. A motivação para estar em conformidade com as normas éticas são "internas", da parte do juiz. O bom juiz deve seguir as normas éticas voluntariamente, não por medo de alguma autoridade superior ou por consequências punitivas.

    Responda
  3. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Espero que os nobres que irão assumir tenham também a coragem de combater as regalias, benesses e penduricalhos do judiciário. Essa pauta por moralidade na contenção de gastos do dinheiro público parece unir Esquerda e Direita na sociedade civil.

    Responda
  4. Evando de Abreu

    Júlio Alves, vocês do pasto adoram ditadores, defendem Maduro, traficantes, terroristas, censura. STF é uma facção política e criminosa. Não existe corrupto preso. Só inocentes.

    Responda
  5. Evando de Abreu

    Andre Rypl - claro que não entendi o que disse, mas vou repetir aqui o que já disse. STF é atualmente uma facção política e criminosa que libera corruptos e traficantes. Não temos corruptos presos, somente inocentes. Moraes é um ditador. Anistia já

    Responda
  6. Evando de Abreu

    Melchisedc Felix, sim o assunto é sério. STF não passa de uma facção política e criminosa que mantém inocentes na cadeia enquanto libera corruptos e traficantes. Vocês defendem ditadores, censura e o ladrão de aposentados. Nós não.

    Responda
  7. Evando de Abreu

    max ribas, vocês da extrema esquerda que apoiam ditadores como Maduro, Ortega, se alinham com países como o Irã e ainda aplaudem o ladrão de aposentados, que fez mensalão, petrolão, não tem nem argumentos.

    Responda
  8. Evando de Abreu

    Marcos Benassi, não sei qual resposta você se refere, mas eu realmente esqueci de incluir as letras P.T. Que é o partido da roubalheira, do ladrão de aposentados, que fez mensalão, petrolão, quase arrozão.

    Responda
  9. Evando de Abreu

    João Lourenço, trabalho muito para pagar os impostos que são roubados pelo seu ladrão de estimação. Aquele que fez mensalão, petrolão e ainda roubou aposentados junto com o irmão.

    Responda
  10. Alexandre Marcos Pereira

    A feliz conjunção de excelentes nomes presidindo os quatro tribunais superiores representa uma pequena fratura na geologia do poder. Montesquieu teria franzido cenho, curioso: não é toda manhã que um país com a nossa tradição de togas hereditárias, togas de ofício, de concurso, de ritos e liturgias, coloca no leme figuras que vieram por outras pontes. A imagem que me ocorre é a de um rio que muda discretamente o curso: primeiro a água parece obedecer ao leito antigo; de súbito, via nova.

    Responda
  11. Evando de Abreu

    Eduardo, realmente esqueci do PT, o partido da Roubalheira, onde o maior ladrão de aposentados do mundo é o dono, além do Lindinho e da Gleisi que também roubaram muito e continuam roubando.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Um xarope, João, só quer encher o saco e aparecer, com suas Bozolices.

    2. João Lourenço dos Anjos

      Pois é, Benassi. Mas acho que ele nem lê nossos reclames.

    3. Marcos Benassi

      Inda por cima, uma resposta chinfrim a um lépido e bem-humorado comentário. Tenha dó...

    4. Marcos Benassi

      Pô, Evando, cê responde aqui em cima, pra ter visibilidade, e seus colegas é que ficam com a tarefa de procurar a quem você tá respondendo? Responda no contexto, por favor...

  12. Marcos Benassi

    Zorra, bro, isso sim é boa notícia! Assino embaixo da colega Maria, aqui juntinha, e acrescento: é lindo ver simplicidade onde luxo é a regra; bom-senso onde sempre se encontra noção excessiva de (auto)valor; onde impera uma assimetria histórica, ver Juízes que trabalham pra botá-la nos eixos. Muito grato pelo resumo, caríssimo, que dá esperança. Gente verdadeiramente Nobre, com cara boa, entranhas mais ainda. Instituições são feitas de pessoas; as boas, por pessoas idem. Não dá pra dispensá-las

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, Strauss, eu tô todo felizinho, "dançando uma valsa", e cê mindá essa rasteira? Hahahahah!

    2. ALBERTO OLIVEIRA

      Pena que não sejam a regra. Os demais são podre$¡

  13. Maria Lopes

    Bom saber que juízes como eles existem, porque às vezes a gente desanima. Sua coluna é umas das que mantém a assinatura deste jornal.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, minha cara, assino onde? E quando a gente fica meio adoentado, então, virge!, o desânimo bate mêmo. E uma notícia dessas ajuda a melhorar a saúde.

  14. Josimar Soares

    Só uma dúvida, senhor Conrado. O Fachin ainda é nosso?

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Está confundindo o ministro: o que "ainda é nosso" é o Fux.

  15. Wil Leon

    Muita sintonia.. perigo, perigo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Wil, essa expressão "Perigo, perigo!" lembra-me de um personagem do velho seriado "perdidos no espaço", que a proferia enquanto mexia seus bracinhos todo aflito: o Robô. Não sei se confio na IA dos anos 60 exibida pela Cbs; é provavelmente melhor do que a da Fox hoje em dia, mas insuficiente.

  16. antonio pereira

    Fantástico

    Responda
  17. Katya Kozicki

    Excelente matéria que torna claro o que devemos esperar da magistratura em geral e das supremas cortes, em particular. Não conheço o ministro que irá assumir a presidência do TST. Mas conheço o ministro Fachin como sua colega na Faculdade de Direito da UFPR. Um intelectual sério e exigente, professor exemplar e sempre aberto ao diálogo. Tenho certeza que sua gestão se pautará por manifestações apenas nos autos, longe dos holofotes e convescotes e compromissada com o país.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zeus te ôva, prezada Katya!

  18. Zelis Pereira Furlan

    Parabéns!

    Responda
  19. Luiz Lazzaron

    Parabéns a todos eles pela persistência e perspicácia, que os ajudou a chegar tão longe em conjunturas sabidamente sempre desfavoráveis ao florescimento de novidades institucionais. E agradeçamos aos Constituintes de 1988, por terem produzido o arcabouço jurídico que possibilitou essas dádivas republicanas..... Nem tudo está perdido, pois, pois....

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Da próxima vez, prezado Luiz, escreva 1988por, isto é, colando o número na próxima palavra - sem vírgula, é uma perda necessária. Deste modo seu comentário não fica mofando nas masmorras da folha até que chegue a hora do expediente, e um infeliz humano libere seu comentário.

  20. Luiz Lazzaron

    Parabéns a todos eles pela persistência e perspicácia, que os ajudou a chegar tão longe em conjunturas sabidamente sempre desfavoráveis ao florescimento de novidades institucionais. E agradeçamos aos Constituintes de 1988, por terem produziram o arcabouço jurídico que possibilitou essas dádivas republicanas..... Nem tudo está perdido, pois, pois....

    Responda
  21. Marcelo Molinari

    Agradeço vigorosamente ao autor pela concisão explícita dos problemas do Judiciário. Estenda-se isso também ao Ministério Público, à extorsão dos Cartórios e à submissão de advogados peticionantes e pronto, tem-se a contemporânea Justiça brasileira.

    Responda
  22. neli faria

    O ministro Fachin é um exemplo para todos os magistrados! Discreto, fala apenas nos autos e que tenha uma ótima gestão! O ministro do TST não conheço. Ótima gestão também.

    Responda
    1. neli faria

      Ary: não era! Mesmo não sendo, ele é digno de exemplo para todos os magistrados, desde o primeiro grau de jurisdição até para os seus próprios colegas do STF. Repiso-me discreto, fala nos autos e sabe que está lá para servir o Brasil por meio do poder Judiciário. E o melhor ministro do STF na História recente, também não foi juiz, Celso de Mello. Juiz, ainda mais das cortes superiores, não tem que aparecer. Juiz aparece, com boas decisões, nos autos do processo.

    2. ARY OLIVEIRA

      Ele era juiz antes de ser " indicado" para o s.t.f. ??

  23. Leonardo Trindade

    De repente, depois de anos de caos, vivemos uma janela democrática. 'Ah mas a situação não é a ideal' - não é e nem nunca será, mas precisamos desses respiros pra engendrar a mudança.

    Responda
  24. Luiz Gustavo Amorim

    Nossas cortes superiores, tão expostas e atacadas, precisam muito de toda a sensatez e ponderação nesse 26 que será outro teste! Um viva para os Ministros Fachin e Vieira de Melo e mais uma ótima coluna, Conrado!

    Responda
  25. SERGIO LUIS PETRASSO CORREA

    Já será um grande progresso se Fachin conseguir , pelo menos, atenuar a promiscuidade indecente com os grandes escritórios de advocacia ...evitar que tipos repelentes como o tal Kakay e outros similares influenciem as decisões do STF !

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sergio, prezado, não sei em que ponto do "contínuo magistocrático" o Conrado posicionaria o Kakay; mas eu, que tinha dele uma impressão tão ruim quanto a sua, ando, nos últimos dois anos, revendo esta posição. Advogado não é anjo, e seu trabalho, tantas vezes, é lllaazarento; isso posto, ouvi diversas conversas com o Kakay que melhoraram muito essa "repelência", sabe?

  26. Alexandre Marcos Pereira

    Não é pouca coisa. Num país acostumado a ver os sobrenomes circularem pelos salões do poder como se fossem títulos de propriedade, resistir ao feitiço da hereditariedade é quase um ato de desobediência civil. A família magistocrática não tem brasão pendurado na parede, tem quadros com fotos de formatura, gabinetes de livros intocados e, sobretudo, a convicção íntima de que o cargo é um degrau natural da linhagem. Seus ritos são silenciosos: um jantar aqui, uma homenagem acolá, um seminário…

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Olha só, não é uma *verdadeira* pessoa de bem? Exemplar.

    2. Alexandre Marcos Pereira

      Caríssimo Benassi, o Fachin, antes mesmo de ser Ministro do STF, no meio jurídico, era um nome bem conhecido, por conta de suas posições progressistas na área do Direito de Família. No STF, tem sido um dos melhores, pela discrição, como todo juiz deve ostentar. Nunca participou de um célebre seminário em Lisboa. Não faz comentários fora dos autos. Não antecipa julgamentos. E o principal: não tem esposa advogando perante a corte, o que deveria ser proibido.

    3. Marcos Benassi

      Pô, mais um poético! E fala de um treco que também me surpreendeu, eu que não conhecia o nome do juiz trabalhista: se "Fachin" é sobrenome de carroceria de caminhão, o mesmo não ocorre com "Vieira de Mello", coisa deveras quatrocentos. Mais bonito ainda, né não, meu caro?

  27. ramiro santana

    Excelente abordagem. Oxalá o articulista esteja correto!

    Responda
  28. Felipe Martinez Santos

    A Lava-Jato foi o que para o professor? Incrível o professor, tão crítico, publicar um texto tão chapa branca. E isso nem questionando a importância do Fachin, mas chega a ser um pouco patético pra alguém que se diz crítico da magistratura brasileira ignorar a participação do Ministro em uma das operações mais vergonhosas.

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Não entendi a crítica. A participação do ministro Fachin na ocasião foi justamente para colocar nos trilhos a justiça, vergonhosamente desvirtuada na operação famigerada e eivada de ideologia conhecida como operação lava jato (conforme revelada na vaza jato pelo Intercept Brasil). Veja o conceito: moro usou a justiça como arma política e o eminente ministro Fachin fez justiça anulando seus atos, tirando-lhe a arma.

    2. Marcos Benassi

      Bem, o Professor expôs suas razões, com clareza, Felipe. Sinceramente, não me lembro do papel do Fachin naquela vergonheira, infelizmente.

  29. José Antonio Bonato

    Dias de boas notícias para o Brasil. O povo foi às ruas. O Senado enterrou a PEC da Bandidagem. Lula fez discurso de estadista na ONU. Trump elogiou o presidente. Bananinha pode ser cassado. E agora esse artigo do ilustre colunista (um dos melhores da Folha, anote-se).

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Convosco e não abrosco, Zé Antonio! Dia de exultação!

  30. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Esperamos que assim essas condutas sirvam de exemplo para os Tribunais Federais e Estaduais. E esperamos, ainda mais, que o Ministro Fachim concite seus pares para a acabar com essa “palhaçada” que é a errônea contagem por toda a vida, visto que na obviedade da Matemática toda contagem de tempo começa do Zero, assim nossa idade como tempo de serviço. Esse processo viola o Direito Adquirido dos aposentados, resultante de Ato Jurídico Perfeito(art. 5°, inciso XXXVI, da Constituição Federal.

    Responda
  31. Vito Algirdas Sukys

    Ser íntegro é um grande atributo ético. Há direitos básicos inquestionáveis; atos cruéis e hediondos podem ser julgados como eticamente incorretos de modo absoluto. Nem tudo é eticamente permitido, seja ontem ou hoje. A ética profissional condena certos atos do passado e usando a ética profissional, o juiz, colabora para um mundo melhor.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Outro grande atributo é a precisão comentarística. Pô, Vito, até a referência completa... Hahahahah, grato!

    2. Vito Algirdas Sukys

      Frans Waal diz que a empatia é a habilidade para entender e experimentar os sentimentos dos outros como se fossem nossos. A empatia é considerada um importante requisito para a ética e o comportamento ético. Até os primatas e cães têm empatia. Basta um pouco de empatia para condenar a es cravidão e o Ho locausto. Frans Waal1996 Good Natured: The Origins of Right and Wrong in Humans and Other Animals. Harvard University.

  32. Marcelo Negros

    De todas as atividades Magisrocráticas, as piores são as próximas da Farinha Lima PCC. Libertarianismo é a única coisa mais à Extrema-Direita que o Nazifascismo.

    Responda
  33. Fátima Pontes

    Seria o ministro Luís Philippe parente do diplomata Sérgio Vieira de Mello, morto em um atentado em Bagdá? Faz sentido.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Também lembrei disso, prezada Fátima.

  34. filipe moura lima

    Faltou dar o perfil da ministra do STM, mas acho que nem precisa. Ela é dez, cem, mil, ...

    Responda
  35. Renato Romero

    A notícia acende uma vela no túnel escuro da Justiça. São ótimos nomes que nos trazem uma brisa de esperança. A ver...

    Responda
  36. Markus Ferranty Ferranty

    Sem por , nem tirar ; dá-lhes mestre despido das vaidades ; mas sim , baluarte vivo de sua eterna cátedra!

    Responda
  37. Marina Gutierrez

    Que pena o desembargador paulista Palma Bisson falecer tão cedo. Estaria entre esses grandes...

    Responda
    1. max ribas

      Verdade. Um gigante.

    2. filipe moura lima

      Acabei de pesquisar sobre o Bisson. Menina, que juiz formidável foi ele, hein. Pena que partiu tão cedo.

  38. Alexandre Avelar

    Recado mais direto a Barroso, impossível.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Pensei nisso

  39. CARLOS TARDIVO

    Eu nunca consegui entender um magistrado frequentar festas em casas de ou dar palestras em empresas com demandas na Corte e ainda achar normal. Esperamos que Fachin imponha seu estilo discreto!

    Responda
  40. Cristina Murta

    Boas notícias! Obrigada!

    Responda
  41. Evando de Abreu

    As letrinhas mais odiadas do Brasil. Facções políticas e criminosas. STF. STJ, TSE

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      PL e B.O.Z.O.

    2. max ribas

      Lá vem o gado, gado aqui gado acolá; lá vem o gado para ver o que é que há...

    3. Marina Gutierrez

      Ops, cliquei sem querer...

    4. Melchisedc Felix

      O assunto é sério e lá vem o louco gado tirar casquinha!

    5. Andre Rypl

      Experimente viver sem, "gênio".

    6. julio alves

      Gado não gosta de justiça

  42. roberto foz filho

    Ótima notícia, o que chama atenção é o simples fato de fazerem o que se espera deles os tornem notáveis. Mas temos muito que comemorar com o quarteto.

    Responda
  43. Vital Romaneli Penha

    "A antiostentação não é mera elegância,mas símbolo de integridade.",disse tudo nesta frase .

    Responda
  44. jose batista

    Notáveis?? Não dá nem p comentar!

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Continue ruminando tranquilo. Boa pastagem.

    2. julio alves

      Melhor mesmo. Gado quando comenta nunca sai coisa que preste.

  45. Pedro Luis S C Rodrigues

    Nada que venha da justiça trabalhista presta. Por definição

    Responda
    1. Renato Romero

      Todos dizem isso. Até precisar dela...

    2. Andre Rypl

      Vai ver, você deseja a volta da escravidão, é isso?

  46. davi LORENZON

    ... porém. Contudo. Todavia o fachin coordenou a mudança de rumo dos processos da lava jato e da reabilitação do lullha drhao. Processos com provas canais sobradas e após condenações em 3 instâncias por dezenas de juízes

    Responda
    1. Adriana Gomes da Silva

      Por isso o articulista observa que Fachin é justo e corajoso, Davi. Mas quando você cita o nome do presidente Luis Inácio Lula da Silva da maneira como citou, é o caso de não perder tempo contigo, pois já sabemos a qual grupo você pertence. Contra esse grupo que você defende é que, sim, existem provas de sobra, inclusive de usurpação explícita.

    2. max ribas

      Provas "canais" são aquelas enviadas por canos? Dezenas de juízes? Como assim? O TRF é um Tribunal ou uma escola de samba? Kkkkkkk

    3. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Provas?! Quais?! Onde?!

  47. PAULO CURY

    Interessante o artigo, mas teceu loas a duas justiças que não eram para existir, no formato que estão, deveriam ser varas especializada da justiça comum, que são trabalho e militar. Um dia a lógica ainda vai cobrar esta correção.

    Responda
    1. Adriana Gomes da Silva

      Sim, Paulo "Justo". Sem a Justiça Trabalhista, fica aberto o caminho para o trabalho análogo à escravidão, certo??

    2. Paulo R Justo

      Sou favorável também a transformação da justiça do trabalho em varas federais, com capacitação dos juízes para atuarem em outras áreas federais que clamam por uma justiça mais célere. Justiça do trabalho já deu o que tinha que dar. O mundo mudou. Os trabalhadores são outros.

  48. Hermes Yaly

    Existirá algum parentesco entre Luiz Philippe Vieira de Mello e o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que desempenhou importantes missões a serviço da ONU e perdeu a vida em um atentado no Iraque?

    Responda
    1. João Lourenço dos Anjos

      Parece que nenhum. Uma família tem origem em Minas Gerais e a outra na Bahia.

  49. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Mello no sobrenome, hum, não é confiável !

    Responda
  50. Paulo R Justo

    Esperamos um STF mais judicial e menos político. Que o próximo presidente possa controlar a ira do ministro Moraes e a língua dos demais falantes sem freio. Que copiem o exemplo dele.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Justo você, Paulo, recebeu um sobrenome ao qual parece tão pouco vocacionado. Força!

    2. Adriana Gomes da Silva

      Paulo, ah Paulo. De Justo vc não tem nada.

    3. Joaquim Rocha

      Sem a "ira" do ministro Morais, provavelmente os golpistas nem teriam sido julgados. A situação exigiu um STF mais atuante e comunicativo. Não estamos numa situação de normalidade ainda.

    4. Paulo R Justo

      Incrível, um mero comentário simples e verdadeiro e já aparece o primeiro fanático ideologista para criticar. Espero que a partir de segunda o clamor por destaque dos ministros que citei sejam bloqueados pela postura do novo presidente do STF.

    5. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

      Vc está certíssimo! Sem Anistia, prisão na papuda!