Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Poizé, querido Hélio, enquanto nós aqui rala duro no treino, sem água aquecida agora, vamos fazer um aquecimento de 1500. Blz? A dita civilização nada no conforto dos privilégios. Mas tamo junto sempre. Segue nossa representação aí que tá blza.

    Responda
  2. Duilio Bertti Junior

    A cloroquina e a ivermectina foram recomendadas pelos bioterraplanistas para substituir as vacinas. E agora, nenhuma recomendação para substituir o paracetamol? Sanguessugas, talvez?

    Responda
  3. Paulo Silva Barbosa

    Para quem receitou injetar água sanitia na veia para matar o vírus causador da Covid-19, esperar o quê? Nomeia um advogado de uma família famosa, para ser secretário da saúde, que já escreveu livro contra a vacinação do sarampo, sem nenhima comprovação científica, motra, não ter nenhum respeito as pesquisas científicas. Como disse um famoso professor conceituado de imunologia, que a figura vive a base de suposições .

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      O que bebeu hoje para falar tanta bobagem em tão pequeno texto. Será que foi aquela, a LXI, de seu chefe que estava contamina.?

  4. SERGIO ELCIO NISKI

    Hélio, me admira um jornalista com a sua experiência cair nessa armadilha que o super esperto Trump montou para vocês, seus adversários. Enquanto você fala do paracetamol, ainda bem, as coisas mais difíceis, aquelas verdades que as mentes dos do outro lado do espectro político rejeitam sem qualquer elaboração, essas verdades passam suas mensagens que são verídicas, aquelas que são, hoje em dia, não verbalizadas por serem rotuladas como “politicamente incorretas”.

    Responda
  5. José Cardoso

    Um grande choque foi o caso da talidomida. Como já era usada em vários países europeus, a pressão por sua liberação nos EUA era grande. Não fosse a obstinação da chefe do FDA (Frances Oldham Kelsey) em seguir o procedimentos para os testes necessários à liberação, milhares de bebês americanos teriam sido afetados.

    Responda
  6. Caio Cunha

    "et caterva" é boa, Hélio. Epistêmica então...

    Responda
  7. NACIB HETTI

    A parte boa da democracia é poder usar o contraditório. O articulista usa com qualidade.

    Responda
  8. Sam Duart

    O negacionismo sistêmico dessa turma de direita não é mera ideologia e sim jogo de interesses. Por trás de afirmações falsas vem sempre um remédio miraculoso para resolver o problema. Foi asism com Bolsonaro e a cloroquina e agora Trump e a leucovorina. Não sei como ninguém percebe que há um lobby da indústria farmacêutica por trás de tudo isso.

    Responda
  9. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Trump Epstein age exatamente igual a bolsonaro 700mil. Dois bandidos e assassinos

    Responda
  10. Anete Araujo Guedes

    Por negar as recomendações da OMS, por receitar cloroquina e um outro medicamento, por espalhar mentiras sobre a vacinas e atrasar a compra, bozo foi responsável por inúmeras mortes. Deixou a população desorientada, sem saber que rumo tomar. Pasmem! Contou com apoio de inúmeros médicos. Os crédulos foram usados para confirmar as distorções dos fatos e negação da realidade. O deboche também fez parte do seu show macabro, criminoso, desumano, irresponsável e inconsequente.

    Responda
  11. Nerisvaldo José Santos

    Uma área tão sensível como a saúde chefiada por um viggarista, num país como os EUA? Será que um roteirista de filme de terror pensou nisso?

    Responda
  12. Marcos Benassi

    [sençura folhomática, porcaria internética. Azucrinação frenética, estupidez aniônica. Dá vontade de mandá-la beber paracetamol até ter um colapso hepático - coisa que ocorre, ao contrário do autismo.]

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Vem aí cadernos Pagu se a folha não censurar....o cogumelo é orgânico psycodélics de plantão ou da plantation hahahahah

    2. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Ó o rolé pra Unicamp vamo agitar, passada por Ribeirão (calorão né) kkk e nóis segue pra capitau pavê o Jaime e o Phelps. Levo uma cakchaça das boa. Vamo cola logo com todo mundo. Tá tudo dominado. É nóis! é pós colonial na veia, PAGU no osso. Dona Piscitelli endoida com a gente kkkk. Te amo Adriana!

    3. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Marcão, é nóis pode crê mano. Fica sussi!

    4. Marcos Benassi

      Hahahahah, meus caros colegas de incômodo! É difuder esse bagúio lôko. Ô Jaime, cê suava lá na tenda, eu aqui de febre. Nóis têmo bem combinado. Pó representar, dá nada não: você é evidentemente mais furioso, mas a loucura folhomática merece. Hahahahah!

    5. Jaime Souza

      Benassi! Gritei "Marcos Benassi" como pauta no encontro dos leitores com a ombudsman! Terminou às 13, mas segui papeando até as 17 com membros da minha facção (ou seja: os obsessivos haha). Você voltou várias vezes ao assunto, nos depoimentos dos demais. Homens, mulheres, jovens, idosos, esquerdistas e bolsonaristas: todos vieram falar comigo sobre você. Não sei se sou bom procurador, tendo a peculiar alcunha de hittler da seção de comentários, mas fui xamã e te materializei na tenda de suor! xD

    6. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      A censura tá de habeas corpus, Marcos. Coisa in-son-onça. Selvagiiinss

    7. Anete Araujo Guedes

      Marcos, tenho Elsa mesma vontade sua, trata-se de uma censura segundo os seus cômodos parâmetros, não tendo nada a ver com ataques, agressividades, calúnias ou mentiras.

    8. marilza abrahão

      A censura não é boa conselheira pois obstrui o debate e consequentemente açula a demora em se chegar a bom termo, a verdade! A FSP deveria confiar mais no julgamento de seus leitores. Já tenho juízo próprio acerca dos articulistas do jornal e sou capaz de separar o joio do trigo, o que me permite continuar sendo leitora deste Jornal.

  13. Marcos Benassi

    Eita, meu caro, isso é a loucura das redes digitais transbordando pra política pública, nada mais ou menos. A Criatura do Twitter, tipo um Godzilla saindo do mar, invadiu Noviórque - Tóquio escapou, sabe Zeus até quando. O pessoal mais apopalípitico, que bote uma fé, é o anticristo, no mínimo uma Cristo-Nêmese, a antimatéria crística: o sujeito é grosso, feio, mentiroso, grandalhão, róseo, desonesto, não tá nem aí pro povo, um horror. Hades o cuspirá do Tártaro - se é que ele pagará Caronte.

    Responda
  14. Wil Leon

    Tem otá rio que defendeu vacina sem testes e agora recrimina o aviso do secretário do Trump. A quem interessa ´proteger´o paracetamol? Nos EUA o laboratório colocou aviso no rotulo do remédio, just in case. Parece mais uma da milit ância esquerd opata dos Demos e afins, da série 'se é do Trump´soy contra.

    Responda
    1. Rodrigo Monteiro

      Otá rio é quem receitou cloroquina, disse que máscara matava e que era só uma gripezinha. A extrema-direita é um can cer para esse planeta, com lunaticos vivendo a base de zap. Voltem para o bueiro de onde saíram por favor.

  15. Leila de oliveira

    Milhares de eleitores do Bolsonaro morreram sob efeito de cloroquina durante a Covid. Na época, cheguei a desconfiar que o Bolsonaro e ses asseclas eram sócios de funerárias Brasil afora... kkk

    Responda
  16. jose camargo

    Eu gosto mesmo é de cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina. Graças a esse trio venci mais um vírus e o melhor de tudo é que não tomei nenhuma vacina: a melhor decisão da minha vida. Vacina é coisa séria. Não pode ser feita nas coxas. Quanto ao paracetamol toma quem quer. Não tomaria.

    Responda
    1. Leila de oliveira

      Continue assim. Muuita ivermectina e tubaína. Dia desses vi o Bolsonaro dizer que agora a ordem é triplicar a dose. Anote aí.

    2. Maria Lopes

      Fiz como o Chico, aqui presente, com o mesmo resultado. O Zé se fã de esperto mas caiu no conto dos vigários.

    3. Dario Leopoldo

      Da para ver que se transformou em um jacaré. Um verdadeiro réptil. Era melhor ter tomado a vacina.

    4. Luiz Gustavo Amorim

      Tomou placebo, encheu o bolso de aproveitadores e vem aqui posar de esperto. Deve ter cursado a Universidade Eduardo Bolsonaro.

    5. Francisco Neto

      Eu não tomei nenhum desses remédios (cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina), só me vacinei, não virei autista e venci o vírus.

  17. jose antonio Garbino

    A ciência sendo ameaçada porquê? Não entendo a lógica desses supremacistas? Existe uma estratégia de dominação, mas muito tosca!

    Responda
  18. Flávio Sasso

    O líder psicopata parece ter o poder de tirar malucos do armário.

    Responda
  19. Marcelo Negros

    Ele só representa o pensamento do povo Neonazista e Excepcionalista dessa Potência Inimiga. Olho para essa foto e vejo olhos vazios representando o intelecto deficiente dos Nazistas. O Nazifascismo é uma crise ética, estética e genética!

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Concordo com sua manifestação, Marcelo, só fiz uma leitura com outros olhos.

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Marcelo Negros

      Tem razão, desculpe!

    4. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Respeita as pessoas com deficiência cognitiva. Não associa isso nem de longe com esse monstro.

  20. Luiz Gustavo Amorim

    Ao ouvir o Assunto de hoje com a pesquisadora Laura Marise e com o Romulo Negrini, médico e coordenador de obstetrícia do Einstein, não conseguia pensar em outra coisa que não fosse que esse mitômano é um criminoso serial contra a humanidade. Certamente mães seguirão esse insano e não se medicarão durante uma gravidez onde febres e dores podem ser indícios de problemas sérios para a mãe e a criança. Revoltante.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Zé Aspargos, Doutor em Biomedicina, rs.

    2. jose camargo

      Não faça drama. O que mais existe no mundo são analgésicos e antitérmicos.

  21. Jaime Souza

    Coincidentemente, falei da fosfoetanolamina ontem na Folha! No encontro da ombudsman com os leitores, apontei sua coluna como lighthouse de inteligência no jornal, ao rememorar a lacuna deixada pelo Contardo (que sempre questionava todo pretenso fechamento epistêmico). O Eduardo Scolese, eterno crítico da chatice do binarismo (maniqueísmo, para os dinossauros), parecia concordar. Hélio, você é o melhor! Aliás, como autista, agradeço por não nos patologizar no texto. Somos pessoas, não problemas!

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Ô amigo, fica tranqui! Blz? Levamos sim. Grande abraço. Não sei bem certo quando, mas vamos!

    2. Jaime Souza

      Felipe e Carlos: Li e curti os comentários ontem, aqui e lá. Nós três integramos um diagrama de venn e, por isso, não quis dar segmento à conversa publicamente (pois terceiros trariam ruídos estressantes, e já estou fragilizado há uns dias - daí ter sumido). Sempre aparece gente para nos invalidar offline, então é melhor nos preservarmos online às vezes. Queria muito que vocês morassem em São Paulo! Venham me visitar e tragam cuca, empadas jerke, pão de queijo e dodelê! Aqui só tem genéricos! ;D

    3. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Flávio, Verás em que fábrica que será gerada jurisprudência diante da injúria "Máfia de autistas".

    4. FLAVIO CALICHMAN

      Acabei de ler o texto da Mariliz, nao tem nada lá capaz de fortalecer a percepção de que crianças com autismo sao indesejadas, nem em tese e nem de longe. O artigo é consistente, razoável e de bom senso. Nao vi discriminação nem preconceito .

    5. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Boa Felipe. Deu B.O. contra uma fulana lá, Jaime. Liberdade de expressão não é liberdade de ofensa. Desdobramento vai ser sério pra leitora. Não precisamos dar carteiraço pra ser respeitado mano.

    6. Felipe Vasconcelos

      Você tem que ler a "maravilha" do texto da Mariliz Pereira Jorge, que sob o suposto pretexto de liberdade do corpo da mulher, fortalece a percepção das pessoas no espectro como crianças indesejadas.

  22. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Charlatanismos. OMS desmentiu e a dor de cabeça ficou pra farmacêutica Kenvue que teve queda na bolsa NY.

    Responda
  23. MARCIO Gionco

    Cloroquina foi igual ?

    Responda
  24. Jaime Souza

    Hélio, a Folha de São Paulo chegou ao absurdo de publicar uma pastora paga por Eduardo Bolsonaro incentivando o ódio contra a criança e o adolescente semana passada. Os evangélicos, com a militante Damares Alves, fizeram com que o SUS fosse forçado a ofertar a constelação familiar, prática criada por um admirador de Hitler que ensina a criança estuprada pelos pais a aceitar o incesto de bom grado, "para não destruir a família". O jornal tem propagandeado crimes dos evangélicos ininterruptamente.

    Responda
    1. Jaime Souza

      Nelson: o espiritismo é altamente problemático, mas nada se compara a essa prática. Há uma reportagem do Deutsche Welle mostrando que uma mãe que flagrou o marido estuprando o filho de 2 anos de idade foi forçada pelo "constelador familiar" a se ajoelhar diante do marido e pedir perdão por todo mal que ela fez, ao ser insubmissa "ao homem, o chefe bíblico da família" e denunciar à polícia. Isso é pago com dinheiro público no SUS. Esse é o nível de gravidade do que os evangélicos fazem no Brasil.

    2. Nelson Santos

      Eu acho que constelacao tem a vibe do espiritismo. A nao ser que tenha uma constelacao que pare na 1a geracao. Mas como tem maluco pra tudo, tem ate traficante e ator porno crente, psicologia teologica nem é tao bizarro assim.

    3. Rodrigo Flexa

      A Folha é hoje em dia a casa da extrema direita e do fascismo.