Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Não se compara o SUS com o NHS. Lá, pelo que sei, os políticos são atendidos pelo Sistema; aqui? Os políticos são atendidos em hospitais de ponta: bolsonaro no Einstein, o lula no Sírio. Quem tem plano de saúde é atendido também em bons hospitais. Minha irmã Darci,está internada,na UTI,no 9 de Julho.Ficou entubada um tempão. Gratidão a todos que salvaram sua vida.Saúde para a Embaixadora.Meus cumprimentos aos servidores da UBS da Vila Gumercindo, onde vou me vacinar.

    Responda
  2. MARCELO DAWALIBI

    Por trás dessa notícia festiva há uma questão que não ficou muito clara: qual é o critério para admissão de uma pessoa estrangeira na fila de transplantes de fígado? A pergunta é válida porque há muitos brasileiros necessitados e poucos órgãos disponíveis. Um terço dos pacientes morre antes de conseguir um fígado. E aí eu pergunto: faz sentido que eles ainda tenham que competir com estrangeiros? O SUS não tinha que ser para os brasileiros?

    Responda
    1. neli faria

      Sem entrar no mérito, o Sus é atendimento universal. Então, se o estado é grave, se atende. A Fila do Transplante é uma das poucas coisas sérias no País. E para transplante há necessidade de: compatibilidade,gravidade. E pelo que sei, eu idosa, não receberia um rim de uma pessoa jovem.

    2. Anderson Santos

      Está bem claro no texto o critério.

  3. Eduardo Elói

    Na transição de governo Temer para Bozo. Teve gente pensando em privatizar tudo. O senhor Guedes chegou a esfregar as mãos. Mandeta estava caindo nessa.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Que história triste e bela. Essa senhora é um exemplo de Bípede, capaz de reconhecer a grandeza do sistema público brasileiro - que aprendeu com os brits, e agora, ensina. Eita, Dona, longa vida à Senhora e ao SUS!

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Longa vida ao NHS e ao Sus! Apesar dos Temers e Bozos o SUS sobreviveu, cresceu e se fortaleceu.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Marcão: julho de 21, vinte e duas horas e trinta minutos. Desembarca em Guarulhos , acompanhado de esposa e aluno médico, Ele, O Demiurgo do Bolsonarismo, Olavo de Carvalho. Vai em sigilo para o Incor, tudo arranjado por médicos da confraria. Nome disfarçado. Grande crítico do Sus.Fila de atendimento furada. Olavo veio ao Brasil, país de povo medíocre, por que lá o tratamento custaria milhares ou milhões de dólares. Seguidores, Véio da Havan, todo mundo tirou o time. Não gastou um centavo.

  5. Bruno Miguel Avelar

    O Sistema Único de Saúde é espetacular. Só quem vive o dia a dia dele sabe como é bom. Tem problemas? Sim, mas traz muito mais satisfação do que repulsa de alguns aloprados. Agora. folha deveria fazer essa chamada na capa. Isso sim é uma matéria que transmite energia e não a politica demagoga que todo santo dia está estampado nas primeiras linhas do jornal.

    Responda
  6. Francisco Marra

    Parabéns ao SUS criado na constituínte de 88 com seus problemas mas é um exemplo para o mundo salvando vidas. Só os entendidos do mercado são contra os investimentos em saúde pública.

    Responda
  7. Karina Kanazawa Rienzo

    Continuem votando na extrema-direita que essa realidade logo desaparecerá. No lugar disso, colocarão o modelo americano, onde quem não tem (muita) grana morre desassistido, muitas vezes em casa mesmo.

    Responda
  8. Leonardo Gama

    Se dependesse de Paulo Guedes, Tarcísio, Zema e afins, tudo isso seria desmantelado na primeira oportunidade.

    Responda
    1. neli faria

      Pois é, e os políticos são atendidos no Sírio, Einstein. Teve um que comemorou o surgimento do covid para prestigiar o Sus. Pois sim!

  9. Claudio Luiz da Cunha

    Os bozoloides de plantão vão reclamar

    Responda
  10. Adriano Souza

    Eu apoio o SUS. Acho ele fantástico. Mas, acho que deveríamos debater se é justo financiarmos um sistema que gastou, em 2024, 449 milhões de reais com vítimas de acidente de trânsito. Imagino que metade desse valor envolvendo motociclistas imprudentes ou negligentes. Seria absurdo pensar que o estado deveria buscar ressarcimento nesses casos?

    Responda
    1. Silvio Luiz de Oliveira

      Acho que o SUS deve atender a todos. E depois ver como repassar parte da conta para quem realmente possa pagar. O mesmo para as universidades federais.

  11. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O maior desafio na saúde em nosso país consiste em criar meios de manter e ampliar o sistema público, o atendimento privado só tem um objetivo, garantir e ampliar sua taxa de lucros, os outros declarados são apenas acessórios, o caos já está instalado na massificação de planos de saúde que sonegam atendimentos mais caros e descarregam seus pacientes no SUS, precisamos acordar para continuarmos vivos !

    Responda
  12. Benedito Claudio Pacifico

    Se fosse uma pessoa comum estaria morta , esta e a realidade.

    Responda
    1. CRISTINA BORTOLETTO

      Usei o SUS numa emergência neste mês, pela primeira vez, e fiquei agradavelmente surpresa com o tratamento recebido. Chamaram o SAMU e me levaram a uma UPA. Surpresa! Bem equipado, bem atendida! E não parava de chegar ambulância, com todo tipo de gente - idosos, sem teto, crianças, viciados. Não percebi diferença no atendimento. Somos privilegiados por ter esse sistema gratuito!

    2. Victor Henriques

      Não, e essa é a vantagem do SNT: não tem como furar a fila, os critérios são os mesmos para todos.

    3. joão valle da silva leme

      Leia a matéria Boizão

    4. Fernando Garcia

      Equívoco seu! Se fosse uma pessoa comum e com grau de urgência idêntico ao dela, seria oferecido a mesma oportunidade. A fila é única, a prioridade determina as opções e o atendimento obrigatório. Viva o SUS!

    5. Ivo Ferreira

      A maioria dos atendidos são pessoas comuns e a maioria continua viva. Rabugento.

    6. Gilmar Maghenzani

      Não senhor, sou um zé qualquer e fui salvo de um enfarto no SUS E não paguei nada e tbm fiz a angioplastia, deixa de ser tóxico

  13. roberto foz filho

    O SUS é excepcional e trabalha muito bem apesar dos constantes desvios dos gestores envolvidos.

    Responda
  14. Marina Monteiro

    Perfeito. Agora gostaria de ler sobre o novo curso de medicina na Universiade de Pernambuco que fere a Constituição Federal abrindo vagas para a turma do MST sem verstibular. Cadê folha?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      faça um editorial na folha vc pode não entre com assuntos nada a ver

    2. Roni Francisco Dal Bosco

      Para uma mané como você, em se tratando de vulnerabilidade humana nada presta e nada serve. Bem coisa de burguesia sordida.

  15. Galdino Formiga

    A parte hospitalar é muito boa.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      não só a hospitalar o pronto socorro tbm é, no meu caso estou vivo por causa disso

  16. Noel Carvalho

    E têm Manés que falam mal e querem privatizar.

    Responda