Comentários para:

O projeto

VER COMENTÁRIOS EM Hélio Schwartsman

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jove Bernardes

    Ora, ora, quer dizer então que '...é pouco crível que Trump crie uma Presidência superpoderosa para entregá-la aos rivais se perder as eleições de ZoZ8"... Atenção, senhores, sim, Trump vai dar um golpe ao final do mandato, pois não pretende passar a presidência adiante. Isto está sendo dito todos os dias, por todos os meios. Por que custa tanto ver e entender isso?

    Responda
  2. José Cardoso

    O Estado de bem estar social, exatamente por ser gigantesco, tem o potencial de gestar dirigentes com muito poder. As sementes do trumpismo foram plantadas por F D Roosevelt, que aliás violou a regra não escrita (na época) da limitação de 2 mandatos.

    Responda
  3. Valter Luiz Peluque

    Dia desses a coluna considerou uma dúvida sobre a democracia/ditadura gringa. Este aqui que escreve, assentiu que já vê ditadura (autocracia, chamem como quiser) o fato de Trump não poder disputar nova eleição, não significa que não possa aparelhar de tal modo as instituições para continuar no poder até pegar o expresso do nunca mais.

    Responda
  4. Marco Antônio Drumond

    Nos EUA a constituição não permite que alguém ocupe o cargo de presidente por mais de dois mandatos, consecutivos ou não. Obama, por exemplo, não poderá mais disputar eleição para presidência. Nem o Cenoura!

    Responda
  5. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Aqui no Brasil o ex-presidente, que morou na Flórida disse que tinha dois ministros do supremo. O homem é ruim até para contas simples. Tinha três, esqueceu de contar o Fux.

    Responda
  6. Paulo César de Oliveira

    Para que tanta preocupação com um homem que terá oitenta e três anos ao término deste seu segundo mandato e que, pela Constituição americana, não pode se candidatar à reeleição. Aliás, Trump teria oitenta e sete anos de idade ao término desse imaginário terceiro mandato.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O problema não é só o agente laranja, mas os que o cercam. E quanto a não poder ter um terceiro mandato com a suprema corte dócil (ele tem seis juízes) não terá problema se quiser em conseguir mais quatro anos.

  7. Marcos Benassi

    Aliás, Hélio, não sei o que faço: esse livro do David Graham é das poucas coisas novas que você traz que me dá uma agulhada de ler - o documento sanguinolento da heritage, não tive fígaro suficiente. Mas tô querendo mêmo é Graham Norton, aquele britânico simpaticíssimo, divertidíssimo, inteligente pra dedéu e super bem relacionado - um Jô Soares londrino, gay e magrelo, com a vantagem de estar vivo. Cara, é tanta barbaridade que mindá medo de esfarelar. Viva as entrevistas do Graham Norton!

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Óia, meu caro Hélio, gente boa como o Marcus Melo e citados por ele, acreditam em "instituições resistentes" e outros blás pra vender antidepressivo - "güenta que dará certo", digamos assim. Eu, que já devia estar tomando antipsicótico, tô mais co'Seu Graham e você, e comentei no último artigo do Xará: com as pessoas erradas (certíssimas) na máquina, cê desmonta qualquer instituição. Ponto. Não à toa o Bozo chuchou um milhar de milico na máquina pública aqui. Mesmíssima coisa, é pácábá.

    Responda
  9. FRANCISCO FARIAS

    Bolsonaro foi apenas um ensaio da direita internacional. Sacaram?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Terceiro ensaio, prezado Francisco. Teve o brexit e o primeiro TrAmp, excelentes balões de ensaio, profissa. Milei idem, muito embora eu não consiga localizá-lo muito bem nessa grande treta, mas certamente está sendo aproveitado agora. É que a Argentina, com meu pedido de perdão aos hermanos, é uma Herdinha; no Brasil, com seus recursos, população, território, a coisa é pra valer.

  10. Galdino Formiga

    Imaginação excessiva.

    Responda
  11. Helano Timbó

    A ordem vigente internacional pós 1945 é caótica e incerta.

    Responda