Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Meu caro Joel: Todo discurso de posse de um novo presidente do STF é sempre igual. *Promete diálogo com os demais Poderes; e, promete respeitar a Constituição e as Leis da República*, como se isso fosse uma extrema qualidade, não uma obrigação normal para o desempenho da função. Mas, enquanto cada ministro continuar, monocraticamente, sem qualquer controle de seus pares decidindo não cumprirem essa obrigação, tudo será mais do mesmo. Quem viver verá.

    Responda
  2. paulo cesar cruz

    O pai do bolsonarismo moderado e seu malabarismo retórico e descolado da realidade. Estivemos há pouco antes iminência de um golpe de Estado. Tudo isso ignorado pelo malabarista. O plano nâo deu certo porque os caras tinham um limite de cognição muito forte. O STF teve que sair da espera da provocação diante de uma PGR omissão e talvez capturada. Melhor sorte da próxima vez, articulista.

    Responda
  3. ILSON ALVES RAMOS

    Joel, você é a esperança de que um dia todos os economistas picaretas, fantasiados de colunistas, estarão na Folha e assim, ficará mais fácil de cancelar a assinatura e nunca mais ler alguma coluna estúpida de tua autoria. Por enquanto, assino pelo Simão.

    Responda
  4. ILTON CARMONA DE SOUZA

    Não é metade. Nem do eleitorado, nem do país. Para nenhum lado.

    Responda
  5. alvaro abrantes cerqueira

    O jornalista faz jogo de palavras, acompanhando a direção do vento. Pedir contenção ao STF, quando ele defende a democracia com a força necessária, ele quer que a Corte seja uma especie de convento, composto por homens que só reagem virando a outra face.

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Ah, pronto, resolvido: a leitura do Joelito de hoje, ainda que muito da parcial - não consegui ir muito adiante, já estou adoentado, não quero ficar pior - convenceu-me que não há a mínima condição de continuar lendo essas idiotices quadrúpedes. Tanto quanto do Pondé, não passo mais nem perto dessa porcaria. Ademã.

    Responda
  7. Eric Dias

    O STF perdeu a legitimidade quando anulou o processo de Lula.

    Responda
    1. Eric Dias

      Alberto Melis, quem confirmou a atitude per secutor ia do supr#m0 foi o próprio Tag l#a ferro. Se o t se e o s tf tivessem mantido sua isenç@o no pleito de vinte e dois, o oito de o jan não teria acontecido. Foi a escolha política dos min1st ros que querem respeito de ju 1ízes.

    2. Alberto Melis Bianconi

      O sr. está errado Eric, e sabe disso. Quem tem alma de perseguidor é quem defende o regime militar dos anos 60. Quem age fora das quatro linhas, ainda que hipocritamente o negue sistematicamente. São vítimas de persecução penal que é a violência legítima usada pelo Estado para coibir o crime.

    3. Eric Dias

      Alberto Melis, o STF exerce ativismo político e quer o respeito que é devido aos juízes de verdade, aqueles que são isentos e mantêm a distância necessária. Tem seus presos e perseguidos políticos. A t#r tura que exerce é fracionada, inviabiliza a vida de quem não aceita seus desmandos. O nome disso? Dita d#ura da t0g@

    4. Eric Dias

      Álvaro, disseste bem, não sabemos o que é verdade, mas sabemos que o atual presidente teve suas condenações confirmadas em diferentes colegiados, inclusive STF que depois anulou tudo por uma questão de cep. Quanto ao meu voto, sempre foi pela renovação inclusive no legislativo. E sim, o STF perdeu sua legitimidade. E tooodooss... sabem disso

    5. alvaro abrantes cerqueira

      Eric ainda vive em tempos mofados, com chavões bolsonaristas. É daqueles que votou sempre em candidatos ladrões, mas por ser preconceituoso, só acusa o Lula sem nem saber o que é verdade.

    6. Alberto Melis Bianconi

      Naquele momento o STF ganhou credibilidade. Reconheceu o erro e mostrou que é capaz de voltar atrás em decisões equivocadas.

  8. Eric Dias

    Joel, o STF perdeu sua legitimidade quando anulou o processo de Lula, e t o d o s sabem disso.

    Responda
  9. NACIB HETTI

    Sonhar é de graça.

    Responda
  10. Alberto Melis Bianconi

    Fachin nunca quis reabilitar Lula, sua intenção foi a de resgatar o ex-juiz mau-caráter, tentando Impedir que fosse julgado suspeito, como acabou sendo. A completa anulação da Lava-Jato embaçou o brilho do currículo de Fachin. Joel repisa essa interpretação falsa para normalizar a tentativa de golpe de Estado em 22, foi mais uma jogada política. Na semana passada, o colunista condenou o ex-presidente, hoje, ele já se arrependeu.

    Responda
  11. Cleon Bassani

    Joel, faça um favor a si mesmo. Leia um pouco de literatura constitucional. Leia os precedentes históricos da casa, leia a história do Tribunal. Nessa democracia, que ainda é democracia não por conta dos seus de estimação, é permitido tudo, até esse tipo de opinião rasa como a sua. Mas conhecer a história também evita passar tanta vergonha e enaltecer a burrice.

    Responda
  12. Marcelo de Souza

    Joelzinho torcendo pela impunidade dos criminosos

    Responda
  13. José Cardoso

    Boa parte do ativismo do supremo vem das demandas de partidos, inconformados com derrotas no Congresso. Nesse ponto ele substitui as forças armadas como poder moderador. Entre 46 e 64, os políticos batiam na porta dos quartéis quando se sentiam injustiçados.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Excelente Cardoso. E precisamos admitir que a moderação do Supremo produz bem menos sangue.

  14. jose camargo

    Fachin não pode ser a solução, porque ele é parte do problema. E só a autocontenção não resolve. Ontem, o editorial da FSP escancarou as arbitrariedades cometidas pelo STF nos últimos anos. Ou seja: crimes foram cometidos. Vão ficar impunes?

    Responda
  15. Genivaldo Bazílio dos Santos

    A blindagem política e a autocontenção do judiciário são irmãs gêmeas. A sociedade civil cumpriu seu dever e enterrou a primeira. Nem precisamos dizer o que a imprensa deve fazer com autocontenção…

    Responda
  16. Andre Rypl

    Autocontenção tipo o Aras, que blindou seu presidente e deixou a macabra conta de 700 mil mortos? Ou seria aquela que deixou um Villas-Boas ameaçar o Supremo via teste? Ou talvez aquela que permitiu e financiou acampamentos onde foram tramados atentados terroristas e assassinatos, como a bomba no aeroporto de Brasília e o ataque à sede da PF? Não, né, e o Brasil não está dividido em duas metades, nem tribunais devem julgar com base em mídias sociais. Fraco, Joel. Muito fraco.

    Responda
  17. Wil Leon

    Fachin? Esperança? Estamos perdidos.

    Responda
  18. José Augusto Bernabé

    Autocontenção? Como? Depois de um ilibado Ministro falar "perdeu mané" e outro mostrar o dedão obsceno em público e nos humilhar com a medalha da Lei Magnistky vai se conter o que? A Anistia aos presos políticos poderia ser um leve remédio mas estão perdendo essa oportunidade.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Vai chorar até quando? Bando de maricas. Perdeu mané, não amola.

    2. Ney Fernando

      Certamente não havia problema quando bolsonaro disse a um repórter que queria encher a cara dele de porrada (ao ser perguntado sobre o Queiroz). O que houve depois não foi nada; apenas a preparação e a tentativa de execução d um golpe de estado. A lei magnitsky teve sua aplicação totalmente distorcida (são os americanos que dizem) nesse caso que o Trump e o traidor Eduardo bolsonaro montaram contra o Brasil. Sem anistia e sem redução de penas. Deviam ter pensado nisso antes.

  19. Carlos Márcio Salles de Vasconcelos

    Você, que há alguns dias afirmou que Lula deveria “humilhar o Brasil” e procurar Trump para conversar, e errou por ser um péssimo analista da conjuntura , hoje inicia a campanha da “autocontenção” do STF. A serviço de quais interesses? Dos interesses dos violadores da lei e dos golpistas que atentam contra a democracia? Qual é a sua formação jurídica para alegar ilegalidades nas ações do STF?

    Responda
  20. Rodrigo Monteiro

    Todo mundo fala "Pacificação" como se de um lado não teve golpistas. A pacificação vem cumprindo a lei e punindo que tentou acabar com a democracia

    Responda
  21. Gilmar Maghenzani

    O STF é intocável pelo povo, essa sua é verdadeira e tem de ser assim e não como vc quer Joel pq o supremo é a constituição federal e não a opinião da sociedade

    Responda
    1. Pedro Luis S C Rodrigues

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  22. CICERO DINIZ

    O Supremo só atua porque os políticos atuais perderam a capacidade de resolver suas querem querelas e recorrem a ele. Se tivermos um parlamento capaz de debater seus temas e se resolverem por lá mesmo o Supremo ficará apenas com o seu papel de guardião dá Constituição

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Disse tudo muito bem

  23. Henrique Mello

    O evangélico dará conta desse seu desejo reaça

    Responda
  24. Armando Moura

    A suprema corte dos estados unidos mostra o que acontece em um poder contido numa caixa.. Os direitos por la estao sendo esmagados e opositores perseguido por um poder tirano, que carrega processos, inclusive suspeita de ser pedofilo e ter negocios com empresario que fazia trafico de adolescentes para or gias de bilionarios e politicos. Com medidas autocratas, estimulado por emoresarios de grandes corporacoes, destroi a economia americana e eh solidario ao geno ci dio em ga za.

    Responda
  25. Fabio Camilo Reis

    Qual é a autocontenção em julgar criminosos?

    Responda
  26. Domingos Sávio Oliveira

    O supremo tem que cumprir o seu papel constitucional e a política voltar a normalidade democrática. O resto é lamento de reacionários que fletam com o fascismo.

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Gilmar Maghenzani

      É pq ele e de direita o pensamento é esse o meu benefício tem de vir mesmo contra a lei

  27. Domingos Sávio Oliveira

    O supremo tem que cumprir o seu papel constitucional e a política voltar a normalidade democrática. O resto é lamentável de reacionários que fletam com o fascismo.

    Responda
  28. marcos stein

    Quem liga pra democracia?O que o STF fez foi manter o status quo ao liberar Lula pra disputar a eleição e favorecê-lo em todas as decisões após perseguir o Bozo durante quatro anos incrim8nando-o por qualquer coisa...desde perturbar baleia até roubar joias.O STF progressista di PT usurpou a democracia para manter seus interesses e continuará a fazê-lo a não ser que votemos em um senado que não se dobre e novas regras para sua escolha.Bozo deve ser "perdoado" e o STF responsabilizado.

    Responda
  29. Angelo Reia Neto

    "Neste momento,passada a ameaça à nossa democracia,é o momento da pacificação". Se vc acredita nesse narrativa,meus pêsames. Como pessoa e como democrata.

    Responda
  30. Fernando Alves

    O colunista funcionário do PL sempre solta o apito de cachorro da semana do nazifascismo brasileiro. Hoje, é a "autocontenção do Supremo". E a autocontenção do legislativo? Já pararam de defender anistia e blindagem para bandidos, e querendo blindar um criminoso que está tentando ferrar o país? Ah, esse tipo de autocontenção não é necessária para o nazifascista do Joel, porque quando é nazifascista tentando tomar conta do país e roubar todo mundo, ele defende com unhas e dentes.

    Responda
  31. Bruno Sebastião Neto

    Auto contenção de quer ,seu cara páli da ? O judiciário como voçê sabe (Ou não sabe) Ele só age por provocação, e nunca por ato de oficio ,mais como voçê é um sujeito que frequentemente usa máscaras para esconder o seu lado na zis ta ,disfarçando seu textos para parecer coerente(Modus operandi) da extr ema direita ,não seja so nso !

    Responda
  32. Luiz Gustavo Amorim

    O último parágrafo me lembrou o livro do OJ Simpson: if I DID, com o if quase oculto, no qual ele supunha como poderia ter assassinado a esposa. Já o Joel simula o seu pendor à direita tosca. Uma vez MBL, sempre MBL.

    Responda
  33. Ivan Leite

    Engraçado, quando o STF permitiu com que Sérgio Moro cometesse irregularidades e quando o próprio Fachin votou pela prisão em segunda instância do Lula, ninguém falou em autocontenção.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pois é vc lembrou bem a lei vale para os inimigos apenas

  34. Marcelo José de Souza

    Fachin, não teve autocontenção como relator da lava jato. O Nepobaby Joel Pinheiro está longe de ser um Conrad Hubner.

    Responda
  35. MARCIO Gionco

    Enquanto o supremo tiver figuras se comportando mal e ganhando dinheiro com a toga, fica difícil recuperar a imagem. Ótimo artigo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc gostou? Ok, mas esse sua opinião é enviesada tirada do ZAP de bolsonaristas o supremo apenas fez cumprir a lei nada mais

  36. ARI VARGAS LEAL

    E quando haverá a auto contenção das opiniões que mal disfarça a torcida pelo triunfar do obscurantismo. Por esse Joel o golpista estaria falando na busca de outros 4 anos tenebrosos com respeito zero a todas instituições. Mostra tua cara.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Marcio o que o PT tem a ver com isso?

    2. MARCIO Gionco

      É por opiniões como essa que temos que botar o PT pra fora.

  37. Fábio Salvador

    Não critiquem o governo!! os arrepios da verdade e deturpações da história precisam continuar para acabar com o imperialismo!!

    Responda
  38. Luciano Napoleão de Souza

    A hipocrisia grita na alma de um esquerdista. A velha imprensa confessa que o STF abusou do poder de última instância para atropelar todo o devido processo legal. Torturou e prendeu inocentes para perseguir e calar a direita. Mas agora, depois do serviço sujo terminado, com a prisão de Bolsonaro, clama para que o STF volte a ser uma corte de justiça. É revoltante.

    Responda
    1. Andre Rypl

      Napoleão, você não tem capacidade de análise. Nem vergonha na cara.

    2. Gilmar Maghenzani

      O Lula que o diga né Napoleão ele foi preso sem provas por convicção, o seu herói foi preso com provas e assumiu o golpe, pareça que na direita só tem bonzinhos

  39. adao vasoncelos

    Este moço, vomita erudições citando Hume Boétie, só como desculpa para ali à frente escancarar a sua verdadeira gene. Não passa de um bolsonarista de garfo e faca e punhos de renda. Sua análise é rasa e as suas comparações com o horror da lava jato e a atuação do supremo para defender a democracia são risíveis.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Márcio os envolvidos do PT foram presos e cumpriram as suas penas acabou, ok assunto aqui e o STF e Joel

    2. MARCIO Gionco

      A lava jato teve montanha de provas da roubalheira do PT. Não adianta tapar o sol com a peneira.

  40. Hercilio Silva

    Estão pregando auto contenção ao supremo, a extrema direita está se contendo? Não. Tem de de ser contida. Depois do golpe custaria caro. Anos e anos e muitas vidas ceifadas. Qual parte os pregadores do meio termo ainda não entenderam?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Eles não entenderam pq eles não podem obter o poder

  41. José Roberto Pereira

    "O Supremo é visto como Ditador pela outra metade", só esqueceu de dizer que essa "metade" (que na verdade é um quarto, e baixando) queria muito um Ditador.

    Responda
  42. Maria Luiza da Gama e Silva Foz

    Joel, para salvar a democracia o STF não quis mas precisou ser protagonista, chamou pra si o que o pior Congresso Nacional da história não quis fazer. Não acho que sejam exatamente heróis, creio que são mártires da democracia, arcando com sanções internacionais e com o ódio dos ignorantes. Tomara que Fachin esteja à altura de seus últimos antecessores . Você deveria se envergonhar.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Ele deu um tiro no pé como sempre de direita reacionário é assim mesmo, e parabéns bielo comentário

  43. ana maria fontana bernardi

    O que seu pai teve de Tucanismo, vc tem de extrema direita! Infelizmente, prefiro deu pai, o economista Eduardo Gianetti, que apesar das posições neoliberais, não chegava a tanto de falar besteiras como as do seu artigo. Quem sabe vc amadurece...

    Responda
  44. Raymundo Itareru

    a autocontenção que você se refere é ceder aos golpistas, acertei?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Exatamente. Um golpe de estado é apenas uma manobra política como outra qualquer. Como um comício ou comer pastel na feira com eleitores.

    2. Gilmar Maghenzani

      Na

    3. Gilmar Maghenzani

      Não mosca