Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Ao que parece, a China se leva a sério. Ao que parece, equaciona problemas, faz projetos, e os implementa. Não tem um Congresso Nacional cheio de bucaneiros assaltando os cofres públicos em busca de uma vida de ostentação e malas de dinheiro. Portanto, há uma diferenças com o nosso Brasil.

    Responda
    1. Teresa Cardoso

      Há muitas diferenças.

  2. Evandro Assumpção Baron

    Sua coluna será tomada por vários dias por esse assunto fascinante, pois tudo que é de bom que viste por lá acredito ser proporcional ao desconhecimento e preconceito dos anti comunistas de plantão por esse Brasil agora... Teu espaço nesta Folha será pouco pra nós contar as novidades... A China tem mma cultura milenar que está dando lição ao ocidente todos os dias.

    Responda
  3. Samuel Fagundes

    O sucesso da China está no seu quadro político. Lá não tem lugar para aventureiros, jogadores de futebol, tiriricas da vida, band!dos de terno, terroristas que tentam destruir sistemas de água. Se o Brasil fosse igual a China creio que uns 80% do quadro político jamais teria condições de exercer qualquer tipo de mandato. Tenho comigo que para exercer qualquer cargo político os candidatos tem que ter formação acadêmica adequada, e reputação ilibada.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Então uns oitenta por cento da população não poderia morar no país, pois os políticos são o retrato do caráter do povo.

  4. MARCO ANTONIO POLISELI

    Parece que foi só prender o Bozo que começamos a defender uma ditadura? Será?

    Responda
    1. Valter Fanini

      Vamos entender como são eleitos os membros do Partido Comunista Chinês e como é formado o governo Chinês antes de classificar a China como uma ditadura, não podemos reproduzir pensamentos pre fabricados sem procurarmos conhecer minimamente do que estamos falando.

    2. carlos milward

      Com a derrota do Bolsonaro nas eleições o pais deixou de ser ignorante

  5. filipe moura lima

    Até o final deste século, os chineses serão hegemônicos; os estadunidenses hão de se conformar.

    Responda
  6. Luiz Gustavo Amorim

    Ótima largada, Marcelo. Seus comentários me remeteram imediatamente ao Elias Jabbour, um profundo conhecedor do país, quando ele afirma que o estado chinês é guiado pela ciência. Como ele mesmo ressalta, a China é um país cheio de contradições, mas é perturbador ouvir como um país de partido único e liberdades restritas está construindo um modelo de bem estar e segurança voltado para o interesse da população, coisa que as democracias na sua maioria falharam.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Ronaldo Lemos também descreveu como um país afundado em guerras há cerca de cinquenta anos foi capaz de uma virada monumental com um modelo muito similar ao chinês: o Vietnã. Sem levar a questão para esse terreno medíocre da direita abobada e alérgica ao pensar, os verdadeiros democratas liberais tem muito a refletir sobre o que podemos adaptar para a nossa realidade.

  7. Olavo Cardoso Jr

    Folha, nada de censura.

    Responda
  8. Olavo Cardoso Jr

    O artigo é pró Chaina do primeiro ao último parágrafo. Nem uma palavra sobre respeito aos direitos humanos do povo. O cara q escreveu a matéria viajou às custas do Partido Comunista chinês?

    Responda
    1. Olavo Cardoso Jr

      A própria Chaina é uma ditadura fascista, meu amigo.

    2. carlos milward

      Se formos falar em “ direitos humanos “ não devemos nos esquecer dos Estados Unidos , país cuja tradição em financiar e apoiar golpes militares em apoio à ditadores sanguinários é conhecida de todos . Direitos humanos ali faz parte do discursinho ci / ni / ko

  9. Geraldo Filho

    O perturbador não é só perder a corrida tecnológica para a China, isso é um fenômeno global, aparentemente, ninguém mais alcançará o desenvolvimento da China. O perturbador é que os brasileiros sequer começaram a correr, e nossos entraves nos fazem perder agilidade e competitividade. Em 2100 é provável que continuemos a sustentar tudo isso com nossas commodities a preço de banana.

    Responda
  10. Luciano Napoleão de Souza

    Os chineses não podem reclamar.

    Responda
  11. João Vergílio Gallerani Cuter

    Sabe o que eu acho mais bacana na China? É que eles vivem e deixam viver. Não querem invadir ninguém, não exigem que os outros países tenham o mesmo regime que eles. Vocês imaginam a China invadindo um outro país, nos moldes do que os EUA fizeram no Vietnâ, na Líbia, no Afeganistão, no Iraque e vão fazer agora na Venezuela? Imaginam a China mantendo um estado-fantoche no Oriente Médio às custas do um gen ocídio? Não. Eles fazem comércio. Bom para você, bom para mim, negócio fechado. Civilizados.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Digam ao Olavo que os próprios chineses dizem o contrário dele. Será quel ele chegou a ir alguma vez ao Paraguai pelo menos?

    2. João Vergílio Gallerani Cuter

      Flávio e Ronaldo... Sem ilusões, de acordo. Mas o contraste é evidente. A China foi o país mais rico e mais poderoso do mundo por mais de mil anos - da queda do Império Romano até o século XVIII, mais ou menos. Eles asseguram fronteiras, mas não se expandem. (Kissinger) A China, hoje, é uma potência atômica e a maior economia do mundo. Que país africano, por exemplo, se sente ameaçado pela China apenas pelo fato de ela ter interesses comerciais nesse país? Compare com os EUA...

    3. Olavo Cardoso Jr

      Folha, nada de censura.

    4. Olavo Cardoso Jr

      A China não quer invadir ninguém, exceto seus mercados. Tirando isso, preocupa-se apenas em oprimir seu povo, e suprimir-lhe a liberdade. Tá bom assim

    5. Marina Gutierrez

      João Vergílio Gallerani Cuter, é isso mesmo, enquanto vários paises financiam o goenocidio palstino e defendem o estado que pratica o goenocidio,a China segue construindo pontes, estradas, ferrovias, fabricas, etc, em todos os cantos do mundo, sem se importar com a cor dos habitantes e sua religião.

    6. flávio paes

      Toda país grande eh imperialista ou já foi Inglaterra,França antes hj Rússia,Estados Unidos e China. Que invadiu o Tibet, pois um governo amigo na Mongólia e está expandindo seu domínio sobre o Mar da China. Logo civilizados mas nem tanto

    7. ronaldo santos cardeal

      Com o que presenciamos até aqui subscrevo o que disse. Porém, existe uma frase famosa que é: "se quiser conhecer o homem, dê poder a ele". Aplicando a nações, meu lado mais desconfiado me diz que não sabemos como seria uma China ou qualquer outro país com um regime de governo único se estivesse na posição hegemonia. A história é repleta de casos em que impérios ou nações hegemônicas jamais foram "bonzinhos". Por isso que é sempre bom manter-se cauteloso com a bajulação de qualquer modelo.

  12. Samuel Fagundes

    Com essa direita repugnante aqui no Brasil, tão bem representada pelo centrão, estamos fadados a vivermos eternamente na pobreza e nunca nos desenvolvermos. Tudo o que almejam é rou bar, rou bar, rou bar.

    Responda
  13. Aderval Rossetto

    A falta de privacidade é a mesma do norte-ocidental, só que por aqui não é público!

    Responda
  14. Marina Gutierrez

    A China nao deixa de me surpreender em todos os campos, Ciencia, Tecnologia, Politicas Sociais, etc. e até antes da revolução Maoista era um país subdesenvolvido, com extrema desigualdade social e pobreza,

    Responda
  15. edson vieira nunes

    Marcos Antonio Travian, fazemos um péssimo uso da democracia. Não há senso de bem estar comum. Nossa liberdade é usada para o bem individual tão somente, fazendo com que não se chegue a lugar algum. (vide sermos um país com mais de 500 anos, com bom clima e boa topografia , muita água e ainda termos irmãos passando fome). Daí ser sim necessário um grande controle estatal sobre as pessoas. desigualdade não é democracia

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Então o negócio é implantar uma ditadura? Hummm

  16. edson vieira nunes

    Rai, estamos a anos luz de distância da China, mas torço sim para que o PT ou outro partido socialista um dia consiga implantar um regime assim em Pindorama.

    Responda
    1. Marcos Antonio Travain

      Grande democracia essas amebas vermelhas defendem...

  17. Christian Feitosa

    Um relato incrível Marcelo! Avanços tecnológicos impressionam muito. Gostei muito que se ateve a essa questão futurista, do conforto, da rapidez. Do que funciona de forma perfeita. Sobre isso é seu adorável texto.

    Responda
  18. jose batista

    Tirania é a grande característica!

    Responda
  19. ronaldo santos cardeal

    A China em termos econômicos e tecnológicos evolui a passos largos. Tem tb excelente segurança. No entanto, a custo de quê? É este ponto que os amantes do regime chinês esquecem. O custo mais claro parece ser a enorme vigilância estatal sobre o sujeito. Dissidências políticas como vemos no ocidente? Nem pensar. De fato, isto é um tanto perturbador pra um cidadão ocidental comum.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Ronaldo Santos Cardeal, por falar em dissidência política, você sabe que criticar o governo de Is. é proibido na Alemanha e professores e autores, até de etnia djudaica, têm sido impedidos de entrar no país se o assunto éIsreael/ Palstin?E na Inglaterra, o grupo"Palstina Action" plataforma aberta para indivíduos e grupos pro causas progressistas foi designado como uma organização terrorist pelo governo Starmer e em qualquer ação futura, seus membros estarão sujeitos a 14 nos de prisão?

    2. Alessandro Fonseca

      Aparentemente cidadãos criticar governos ditos democráticos está com os dias contados, haja vista as intensas perseguições com todo o peso do aparato Federal no que já foi a maior democracia do mundo.

    3. ronaldo santos cardeal

      Tem virado moda no ocidente mais e mais intelectuais criticarem nosso modelo de mundo, o que acho super válido. Porém, achar que o modelo chinês seria automaticamente um substituto ideal é muita utopia pra mim! Primeiro que jamais aquelas mesmas pessoas teriam semelhante liberdade para falar mal da "própria casa" como existe no ocidente. Direitos humanos? Busca por integração de gays, maior direito das mulheres etc.? Procurem ver como são tratadas estas questões por lá.

    4. ronaldo santos cardeal

      Marina, vc acha que a vigilância e o controle existente no Brasil ou Estados Unidos têm a mesma intensidade do existente na China? Vc realmente vê equivalência aí? Outro ponto: apesar de todos os problemas aqui existentes, um cidadão ou intelectual ocidental pode tranquilamente criticar o ocidente ou seu governo. Será que intelectuais ou cidadãos chineses são livres para criticar a sociedade chinesa ou o governo como ocorre aqui? Que será que aconteceria com eles?

    5. Marina Gutierrez

      Ronaldo Santos Cardeal, as plataformas socias como Facebook/Meta, Twiter/X, e Google são organizações não apenas para facilitar a interação pessoal e colocar fotos de gatinhos... cada vez que "clicamos" ou procuramos um dado no Google, nos tornamos mercadoria de todos, incluindo governos...

    6. ronaldo santos cardeal

      Não entendi se vc, Leandro, está criticando o modelo chinês ou elogiando-o. Minhas colocações foram mais no sentido de questionar, sugerindo que não "existe almoço grátis". De minha parte, eu prefiro que o Estado fique fora de certas questões pessoais e que não resolva me eliminar se eu ousar criticá-lo nisto ou naquilo. Nem 8 ou 80. É como vc criar um passarinho numa gaiola, dar comida, casa, conforto, mas o essencial, que é a liberdade, for tolhida. Claro que ter mais liberdade tem seus riscos

    7. Leandro Piva

      O desenvolvimento chinês só ocorreu por conta do controle estatal e da exploração severa de seus trabalhadores. Foi o modelo q eles adotaram pro seu desenvolvimento, q está dando resultado. Por aqui, escolhemos democracia, liberdade e bajulação dos EUA, sem qualquer resultado em termos de desenvolvimento.

    8. ronaldo santos cardeal

      Não nos esqueçamos que a incrível ordem social obtida na China se dá justamente pela existência de um poder central que não convive nada bem com críticas. Fora isto, já leram como é intenso o ritmo de trabalho chinês? E a cobrança no ensino? Tal realidade seria totalmente impraticável aqui, por críticas até mesmo dos que hoje bajulam o modelo chinês.

  20. roberta melissa oliveira sales

    Não queira comparar uma viagem de trem confortável com os ônibus daqui. Além de desconfortáveis agora são perigosos. A gente reza, eu pelo menos, para que o motorista não seja um louco na estrada e não saia costurando, ultrapassando caminhões e carros, como se achasse o melhor motorista do mundo e esqiessesse que tem vidas dentro do ônibus.

    Responda
  21. edson vieira nunes

    Quem dera houvesse comunhão dos povos pelo compartilhamento de tanto conhecimento! Ao invés disso o mundo ocidental, dito civilizado e moderno, agenda conflitos com a China para simplesmente impor nosso falido estilo de vida como sendo o caminho saudável para os humanos. Viva a China !

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Acho que vc não entendeu, é o sonho do PT implantar esse modelo aqui.

  22. jose prado

    Da próxima vez pergunta onde tem uma igreja para rezar!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Jose Prado, quem quiser rezar pode fazer isso em qualquer lugar e para qualquer santo ou deus que quiser, até na China,pois para isso não precisa de igreja. Jesus e outros apóstolos nunca tiveram igrejas ou templos, pregavam a céu aberto. Ha décadas visitei as cidades históricas de Minas Gerais e aprendi que na época, tinham cerca de quarenta e duas igrejas e nenhum hospital.

    2. Sam Duart

      Tocou no ponto central. Pois a religião é desde sempre o que atrasa a humanidade.

    3. Antonio Carlos Orselli

      E onde se acha um pastor vendilhão da fé berrando em seu púlpito.....

    4. FRANCISCO DOS SANTOS

      Isso eu não pergunto nem aqui, e não tem me feito a menor falta…

    5. Leandro Piva

      Em uma sociedade próspera e evoluída, há pouco espaço para estórias.

    6. roberta melissa oliveira sales

      Pra quê? A vida é perfeita. Tem educação, transporte salário e emprego. Ninguém começa o mês fazendo as contas pra ver onde vai cortar porque o salário não dá. Ou guarda o celular ao andar na rua por medo de ser levado. Oi esqueceu a última vez que foi comer em um restaurante por medo da conta. Etc, etc, etc.

  23. Marcelo Negros

    Rindo muito dos Donos de Divida de SUV que nunca sairam do Brasil, se tanto a porcaria da Disney, rosnando contra a China. Já fui varias vezes nos últimos 20 anos, é visível o progresso brutal, enquanto a Potência Inimiga com povo Neonazista e Excepcionalista (que também sou obrigado a vusitar) decai. Basta conversar com um motorista de Uber nos EUA para entender o tamanho da desgraça.

    Responda
    1. Marco Antônio M de Oliveira

      Perfeito. Enquanto Xi coloca Trump (e a América) no bolso...

    2. flávio paes

      de começo não tenho nada contra a China, comércio, negócios, turismo, estudo. tudo ok. Agora por exemplo, segundo reportagem para viajar para fora de lá, precisa de licença do governo. Se vc for funcionário público não rola, não autorizam mesmo por exemplo professor. Com certeza, coluna de leitores como esta aqui, que ficam malhando A ou B e tb falando besteira livremente, não existe lá. Por isto, eles lá, eu cá.

    3. roberta melissa oliveira sales

      Posso imaginar. Hoje, se pudesse ir embora, seria para a China.

  24. Marcos Antonio Travain

    Uma afirmação é insofismável: Os chinesas não podem reclamar do regime. Kkkkkk

    Responda
    1. Maria da Graça Lopes Rodrigues Aguiar

      É incrível mesmo o que passa na China atualmente, essa mistura de cultura milenar, com uma pitada de comunismo ( o que são 70 anos X 5000 anos? Uma pitada) formou uma sociedade que pensa no coletivo e um indivíduo não faz nada que vá prejudicar a comunidade. Lixo na rua, nem pensar!

    2. jose batista

      Tamo chegando lá!

    3. Leandro Piva

      Se as pessoas de lá começarem a olhar onde chegamos com nossa democracia e liberdade, provavelmente vão preferir ficar como estão.

    4. Mauricio Soares

      São as vantagens de vivermos de fato numa democracia.

  25. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Marcelo, é sempre bom ter o relato de quem lá esteve mas antes de julgarmos tudo por nossos valores e visão de mundo, nada edificantes pelo que vemos por aqui, o que me interessa mesmo é saber como vive o povo chinês e o que pensa, como é o seu modo de vida e o que acha desse sistema. O resto basta rever “Os Jetsons” e saberemos.

    Responda
  26. Marcos Antonio Travain

    Um país extremamente conservador e capitalista, pena que é uma ditadura.

    Responda
    1. flávio paes

      o artigo é sobre as impressões do cara na China, que eu me lembre não tem um único comentário sobre política. Aí, os bitolados do Lula/Bozo transformam impressões de um viajante na mesmice de sempre, esquerda/direita. Coisa chata, será que vcs. não pensam em outra coisa? Será que na hora do vuco/vuco vcs pensam no L ou no B?

    2. Marcelo Negros

      Bom é a terra do Cheetos Nazista?

    3. Marcos Antonio Travain

      A China é exatamente o inverso do que vcs, extrema-esquerda do Bostil defendem, exceto o regime ditatorial e a perseguição aos adversários, que são as únicas confluências ideológicas entre vcs. Recentemente um Ministro Chinês foi condenado a morte por corrupção, imaginem o que aconteceria com o descondenado lá?

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Acha mesmo que o povo de lá está preocupado com isso? E nós aqui que nem comida temos para todos quase caímos numa ditadura tradicional das piores. Imagine este país governado ditatorialmente por um estrume escroto e uma extrema direita retrograda e obscurantista que colocaria o povo a seu serviço e o manipularia na direção da escuridão completa. Que diferença abissal de ditadores, não acha? Qual prefere, se é que temos mesmo que fazer esse tipo de escolha.

  27. sergio lima oliveira

    China é hoje o país mais tecnológico do planeta. Ótima narrativa essa sua Marcelo. Aguardando a continuação na próxima coluna. Viajei com tuas descrições…

    Responda
  28. Rai Giovanni

    Ele não contou a parte do fato de as pessoas terem um score social e quem tem score baixo não pode ir a um monte de lugares, não se pode mudar de local sem autorização do governo, não existe sindicato, nem direitos humanos, não se pode ter rede social sem vigilancia do governo, não poder ter partido político, não pode abrir empresa sem autorização e controle do governo, não existe UNE nem STF, nem ONG e o trafico de drogas a pena é de morte. Imagina se copiássemos esse modelo hein militante PT?

    Responda
    1. Maria Lopes

      Na Suíça tampouco pode abrir empresa sem autorização do governo. Para impedir concorrência predatória entre outras coisas. Que tolice ficar nesse papo de torcida de time de futebol.

    2. Leandro Piva

      A árvore se conhece pelos frutos. Da nossa ditadura saímos um grande exportador de commodities, pobre e ignorante, capacho dos americanos. Da ditadura deles está brotando um novo mundo de tecnologia, ciência e progresso... são escolhas difíceis...

    3. Helena Cecília Nogueira

      Calma! O tema continuará na próxima semana!

    4. Rai Giovanni

      Aos Lulistas aí embaixo, o sonho do PT é transformar o Brasil numa China de partido único.

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esse é o seu sonho para a ditadura que o seu Bozo e seu rebanho da extrema direita queriam implantar, todos cristãos de boa família se entregando à pátria dê quatro para o Trump? A China tem uma cultura milenar, talvez anterior à ocidental, tem outros valores e aspirações e você acha que sabe o que eles querem e almejam. Só pode estar brincando, né manezão! Acha mesmo que o mais bilhão e meio de pessoas estariam pacíficos se estivessem descontentes com esse modo de vida?

    6. Paulo Augusto

      Quem diria....um país "comunista" sendo o sonho da extrema-direita max-liberal.

    7. Ricardo Botto

      Então estamos num impasse. Nos outros lugares onde isto é possível não estão bem das pernas.

  29. Vladimir Tzonev

    A roda da história girou. Esta vez, felizmente, na direção correta.

    Responda
  30. Luis Augusto Bustamante

    A impressão que tive, ao ler o artigo, foi o de estar num filme de ficção científica cyberpunk

    Responda
  31. Luciano Napoleão de Souza

    Nossa! Muito interessante! É a política da velha imprensa em incensar a China para torná-la mais palatável para nós. Recebem para isso afinal Já os EUA é atacado diuturnamente por esta porca e vendida imprensa. Já o militante que escreve esta ode, poderia discorrer sobre o massacre da Paz Celestial.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      O pessoal não critica os EEUU. Critica o atual presidente que tem ideias autocratas, como Putin. Como o Bozo, se tivesse dado o golpe.

  32. Ivo Ferreira

    Inveja desses trens. Aqui, pra construir uma linha mínima, ligando duas cidades próximas, tem que ouvir o cacique do PL, o cacique do PSOL, o cacique Tibiriçá, os prefeitos de 20 cidades, o cacique do PT. No fim de 10 anos, muito dinheiro foi gasto e nem um quilômetro de trilhos foi entregue.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Kkkkk não ouvem ninguém, apenas os interessados em faturar. Veja só a doação de patrimônio público que o Tarxísio traidor da pátria está promovendo para banqueiros e fazendeiros ricos, quem foi ouvido sobre isso, sobre a doação do nosso patrimônio? Quem decidiu foi o miliciano carioca e os interessados e pronto! Nossa democracia é mesmo muito superior!

    2. Celia Moura

      Roberto, os pobres chineses não merecem isso...

    3. Ivo Ferreira

      Ixi! Apareceu até um cacique pra me mandar pra China! Viva a corrupção!

    4. Hernandez Piras

      O problema não é esse (a democracia). É bem outro: o erário não tem meios de financiar uma rede como essa e os juros são altos demais para permitir o financiamento privado. Além disso, há o eterno lobby contrário das empresas contrárias, como as aéreas e de transporte rodoviário.

    5. Roberto Gomes

      Vai prá China Ivo. Vc não fará falta aqui, pode ter certeza.

  33. José Cardoso

    A China de hoje foi forjada no massacre de Tianamen. Ao mesmo tempo que deixava de ser comunista (já que foi liberada em grande escala a propriedade privada dos meios de produção), consolidava-se o controle da sociedade pelo partido ... comunista.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Vou dar uma de bozoloide às avessas, e o Trump, acha que logo alcança a China?

    2. Paulo Augusto

      É a dicotomia Economia Capitalista e Política Comunista.

  34. Julia Lopes da Cunha

    Realmente admirável e perturbador ao mesmo tempo pra gente. No pouco tempo que lá morei, sempre que conseguia, dava uma espiada na tela de alguma guarita pela qual precisava "fazer check in". Uns cinquenta quadradinhos com fotos, em razoável resolução, do meu rosto em vários ângulos, em lugares pelos quais já havia passado (e sequer notado que tinha sido fotografada). Aguardando as próximas impressões.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Já reparou que a prefeitura de sp espalhou câmeras de vigilância por boa parte da cidade? Alguém se manifestou contra, alguém sabe o que eles fazem com as imagens? Talvez não nos preocupemos porque sabemos que eles não tem nem um bilionésimo da competência chinesa.

    2. Rai Giovanni

      Só teve progresso porque teve um partido único que controla tudo e todos vc queria viver num mundo assim?

  35. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    A China implementou em algumas cidades um sistema de "rating social" para cada cidadão, pelo qual, de acordo com seu prontuário, cada um pode ter facilidades ou dificuldades com o serviço público. Fica mais difícil ser um criminoso sem ser detectado (ou um dissidente político). Se houver efeito colateral, ele é mostrado num episódio de "Black Mirror" em que o sistema trata uma pessoa de forma injusta, retirando direitos. A conferir como é no mundo real.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Meu isso lá no qg da extrema direita?

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Chama-se Social Credit System. Funciona para pessoas físicas e jurídicas, e é como se fosse uma versão estendida do "cadastro positivo" do Serasa. Não é um sistema centralizado, tem vários operadores. O governo chinês proibiu as cidades-piloto do programa de negarem direitos a quem tivesse o "score" baixo, mas ele ainda serve para impedir negócios entre o poder público e quem estiver na "lista negra", composta por quem tem dívida contumaz ou ficha criminal.

    3. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      Tenho estudado a China e jamais li ou ouvi falar deste rating social. Qual seria a fonte de informação?

    4. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      Tenho estudado a China e sobre ela e não vi nada parecido com este rating social. Qual é a fonte da informação?

    5. Vito Algirdas Sukys

      Caríssimo Mario, interessante esse prontuário que pode criar facilidades ou dificuldades para o cidadão chinês.

  36. Vito Algirdas Sukys

    Uma pessoa pode ter a liberdade em princípio para visitar um hospital para tratamento médico. Mas Sen diz que uma liberdade real é diferente de uma liberdade em princípio. Se o hospital está a cem km, ou a pessoa não tem um carro ou dinheiro para o tratamento, dizer que ela tem a liberdade em princípio é diferente da liberdade da vida real, ou liberdade real. Abstrações não resolvem o problema de saúde da pessoa.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Todos temos liberdade de dar a volta ao mundo, conhecer a China, a Rússia, a “democracia” da América do Norte, a Europa. Viva a liberdade!

  37. Vito Algirdas Sukys

    Para Amartya Sen, quem decide e controla essas decisões deve ser as próprias pessoas. Elas devem ser os agentes diretos dessas decisões e não o governo. Uma pessoa deve escolher ela própria o que ela quer fazer ou ser. Por exemplo, um matemático. O desenvolvimento de um país depende da capacidade adquirida por seus habitantes para Sen, e o bem-estar depende da agência (agency) que elas exercem. Se essas escolhas são obstruídas por alguém isso é injusto. Requer uma mudança nas políticas públicas.

    Responda
  38. Vito Algirdas Sukys

    Aplicando a teoria capability approach (abordagem de capacidade) de Amartya Sen à China, é indagar sobre os aspectos da vida real das pessoas e não num nível abstrato. Aqueles que querem viajar, estão livres para isso? Aqueles que querem ser ativistas sociais, podem livremente dizer suas opiniões sobre causas sociais? Quem quer criar uma família pode ter quantos filhos quiser? Essas questões não são resolvidas com distribuições matemáticas iguais. Como vive uma família chinesa?

    Responda
  39. Vito Algirdas Sukys

    Amartya Sen em The Idea of Justice crítica Rawls. Sen diz que Rawls usa Niti (ideias abstratas) para abordar a justiça. Sen propõe Nyaya (termo sânscrito)(regras baseadas na realidade) para explicar a justiça. A China usa a matemática e a computação para distribuir a riqueza. Sen argumenta que distribuir um saco de arroz igualmente não é suficiente; precisamos ver as reais e diferentes capacidades dos seus habitantes. Alguém pode trocar o saco de arroz por dinheiro; outro precisar de auxílio,etc

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E …

    2. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      Não entendi. Quer dizer que a China faz isso, divide tudo igualmente entre as pessoas sem perquirir se precisam ou não?

  40. marcio jose albino

    Muito interessante, aguardando a segunda parte da viagem.

    Responda