Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. OZORIO DA LUZ GONCALVES

    Excelente artigo e comentários, na sua maioria, muito bons!!!!

    Responda
  2. José Cardoso

    Demora um pouco porque é difícil. Agora aos 70 me sinto um pouco mais maduro. Aos 80 estarei no ponto ideal.

    Responda
  3. Marcelo Innecco

    Houve investimento de tempo e dinheiro no crescimento de uma planta. Ela cresceu. Não houve, ela cresceu. No idioma inglês existem dois termos parecidos para nós. Grow old e grow up. O primeiro é envelhecer, ganhar idade. O segundo dos termos é crescer. O infinitivo to grow funciona para ambos. Entretanto, não é por ganhar idade que se cresce internamente. É importante saber se há ou houve investimento no crescimento interno. Senão o molde pode ser novela.

    Responda
  4. Claudio Messias

    Pontual, Carol. Ao atribuir a culpa numa relação, devolver para si a mesma acusação de culpa. Tenho 55, casamento de 31 e relação conjunta de 36 anos. Por vezes, recentemente, nos vemos, casal, revendo se não precisamos, na real, voltar àquela adolescência de quando nos conhecemos em 1989, não levando a vida tão a sério. Onde fica, aí, a perspectiva de homem sério, maduro, e, em igual sintonia, de esposa madura? Maravilhosa reflexão da autora, como sempre.

    Responda
  5. Marcelo José de Souza

    Comigo não chegou ainda estou muito feliz por isso.

    Responda
  6. Wanderson Marçal

    Relacionamento amoroso é arranjo social para tentar lidar precariamente com instintos animalescos voltados à reprodução. A Biologia tá pouco se lixando para a qualidade do seu relacionamento, ela quer que você faça sexo, se reproduza. Homens maduros demais que demonstram sentimentos, vulnerabilidades etc. arrumam amigas, não amantes. Porque eles desmontam a projeção oriunda do pai, que é forte, potente, que cuidará delas. É dessa projeção que surge o Eros.

    Responda
    1. Wanderson Marçal

      É o Édipo atuando. Mulheres se apaixonam por homens que se enquadrem em uma projeção útil ao sexo, não a relacionamentos estáveis e duradouros. O mesmo vale para homens: uma mulher de 40 anos com mais de 100 quilos, muito compreensiva e madura não mobilizará 1% da libido masculina como uma jovem, magra e considerada atraente. Se as pessoas não aceitarem que somos animais movidos por instintos nunca entenderão a raiz do nosso sofrimento, que é a incompatibilidade do que é bom com o real.

  7. edilson borges

    aff, que tara com maturidade. não pode ser moleque e pronto. não é questão de crescer, de ficar adulto, velho, responsável e pilar da sociedade. o caso é achar q todomundo precisa ser iso aí tudo só pq alguém acha que ele deve. aí o sujeito cresce, amadurece e fica um chato. vai ser gauche na vida e ser feliz.

    Responda
  8. Rafael Flávio Montanari Leme

    Adorei o artigo. E os comentários (acho que todos masculinos), quase em sua totalidade, comprovam a imaturidade dos homens. Ao invés de olharem pra si, jogaram a culpa nas mulheres e na autora do texto. Fiquei assustado.

    Responda
  9. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

    Dois tipos de pessoas que acho que não existem: o homem maduro e a mulher imatura.... Pelo menos na visão da colunista

    Responda
  10. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

    Viu, vão cobrar maturidade de um povo que vai a um programa propor casamento a uma pessoa que ela nunca viu? A autora quer basear algo em casamento às cegas?

    Responda
  11. Geraldo Filho

    Quando chega? não sei, talvez eu seja um destes aí, do alto dos meus 60 e la vai fumaça de idade, acho que não amadureço mais, aparentemente tenho um bom relacionamento, mesmo com minhas eventuais criancices, talvez por ela também cultivar esse hábito, ou será que ela está apenas me tolerando??? Oh, mas como disse o grande Patropi, sei lá entende. E como disse Dina Sfati que ninguém se lembra mais quem é, cansei de ser intelectual, agora quero ser apenas um ... gato.

    Responda
    1. Geraldo Filho

      Dina Sfat. Correção a tempo, antes da lacração.

  12. Marco Antônio M de Oliveira

    Afinal, o que querem as mulheres?

    Responda
  13. jose prado

    Quando passa a não se importar com o quê as nulheres pensam dele!

    Responda
  14. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Os homens heterossexuais e felizes morrem com idade avançada quando a Criança Feliz vive até o fim. De velhos rancorosos aos 45 o mundo está cheio, feliz é essa senhora jornalista!

    Responda
  15. Joaquim Rosa

    Nunca. Eu sou imaturo. E daí?

    Responda
  16. raul pereira

    Está faltando biólogo nessa conversa. Gostaria de lembrar aos homens e mulheres, que os nossos comportamentos são respostas dadas de conformidade com a bioquímica. Certamente precisamos conhecer a ação dos neurotransmissores e de grande parte dos hormônios e feromônios atuantes. Sem esse conhecimento é confundir fatos com opiniões

    Responda
  17. Felipe Vasconcelos

    No início da relação, se o homem mostra sua vulnerabilidade, a mulher vai embora (diz querer alguém "bem resolvido", invalidando os sentimentos masculinos). Se o homem mostra sua vulnerabilidade ao longo do relacionamento, numa etapa mais madura, em momentos de conflito, a mulher usa essa vulnerabilidade contra o homem, na intenção de diminuí-lo, traindo a confiança que ele depositou nela ao compartilhar informação delicada.

    Responda
  18. Felipe Vasconcelos

    É comum mulheres dizerem que não gostam de um homem inseguro. Ora essa, mas a insegurança não é algo que todos os seres humanos têm em maior ou menor grau, em relação a aspectos específicos da vida? Mas a insegurança não tem a ver com sentimentos e vulnerabilidades? Em outras palavras, as mulheres perdem o interesse romântico e sexual no homem que demonstra sua humanidade.

    Responda
    1. Jaime Souza

      Felipe, a vida é um baile à fantasia, mas a gente não lembra disso e vive sem máscara. Numa carta de 1920 do Kafka, escrita em Praga, ele diz sentir vergonha por tomar café dentro de casa, passando manteiga em excesso no pão, enquanto o pintor do prédio o olha pela janela, na chuva torrencial, em meio aos relâmpagos. Percebe? O pintor estava preocupado era com a chuva! Mas gente como nós sente as coisas demais, ingenuamente conta, e é julgado. Não foi assim que discutimos? É difícil, meu amigo.

  19. RICARDO RODRIGUES SILVA

    Enquanto os homens se preocupam c o dia a dia,sustentando o mundo nas costas mulheres como sempre,chafurdar no eterno mimimi

    Responda
  20. Jaime Souza

    "Quando chega a maturidade emocional?" Nunca, minha filha. Mas a coluna tropeça ao reforçar esterótipos de gênero. Nas relações lgbt as pessoas se portam da exata mesma forma, independente de serem masculinas, femininas ou nenhuma das duas coisas (usualmente, não se é nenhuma das duas coisas), e aí como atribuir o problema a ser homem, mulher ou não-binário? Tem muitas mulheres extremamente imaturas emocionalmente, e vice-versa. Namorem gente inteligente. É isso que faz diferença, não o gênero.

    Responda
    1. Jaime Souza

      Marcelo: Marcelo, como escreveu Nosso Senhor e Salvador Millôr Fernandes, "só existem dois tipos de pessoas realmente irrecuperáveis: os homens e as mulheres!" XD

    2. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

      Jaime, claro que não.... mulheres são sempre maduras,bem resolvidos, articuladas, modernas, ma-ra- vi- lho-sas.... E homens são sempre o resto da caçamba de lixo.... Ou pelo menos elas querem acreditar nisso rsrs

  21. Darien Franca

    Excelente artigo. Os homens deveriam ter educação socioemocional desde cedo. As mulheres são importantes, mas é preciso ter atenção com os meninos desde cedo.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Reclamações dia e noite, é isso que elas fazem para matar a criança feliz, o homem sedutor, o conquistador nato. O desbravador que sonham é morto quando querem seriedade, sobriedade.

    2. Zeca Andrade Moreira

      O jogo continua ! Julgar faz de vocês se sentirem empoderadas e maduras ! kkkkk