Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cesar Costa

    O Sr Thiago não é jornalista, é um militante. As informações trazidas sempre têm um viés anti I. Exemplo simples: em nenhum momento ele diz que o Egito faz parte do cerco aéreo, marítimo e terrestre junto com I. Existe um motivo muito simples, o Egito também não confia no H. Com esse cerco o H ainda conseguiu contrabandear milhares de foguetes, fuzis e munições. Construiu 400 de túneis. O que teria acontecido sem o cerco?

    Responda
  2. Geraldo Filho

    Vamos trabalhar na solução, a questão não tem lado certo ou errado, reconhecer os direitos das duas nações e retirar o Hamas de Gaza.

    Responda
  3. Josue Oliveira

    Como roubaram as terras paIestlnas, agora querem se apropriar do mar. Fazem todos esses crlmes protegldos pelo dono do mun do.

    Responda
  4. jose camargo

    O bloqueio naval é legal e Israel fez muito bem em interceptar essa flotilha de agitadores. Aliás, a flotilha foi alertada por Espanha e Itália para não se aproximarem daquela área. Aproximarem-se e foram legalmente interceptados. Tomem distraídos.

    Responda
  5. Max Morel

    Tudo bem, mas o que faz uma deputada federal brasileira longe do seu local de trabalho? está ganhando o mês? está de licença sem remuneração? gente hipócrita.

    Responda
    1. wilton santos

      Será denunciada no Conselho de Ética da Câmara? Certamente não, pois está em “ação humanitária” não é Lindenberg, guardião da democracia

    2. Geilson Silva

      Aprendeu com o filho do Bozo

    3. NACIB HETTI

      A esquerda brasileira é anti se-mita. Deveriam ser incorporados pelo ha-mas.

  6. Fernando Piechnik Leite Ferreira

    Excelente! Por uma questão de isonomia a FS que achou por bem chamar o Hamas de terrorista, deveria também chamar, não o povo de Israel, mas seus líderes militares e seu PM de terroristas.

    Responda
  7. Frederico Raizer

    Parabéns pela coragem de dizer a verdade, ainda mais em um veículo dominado por sio-proibido dizer-nistas.

    Responda
  8. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Thiaguinho: É verdade. Tudo que Israel faz é ilegal e imoral. Somente o massacre dos terroristas do Hamas em 07 de outubro é legal, bem a manutenção desse grupo no *Estado da Palestina*. Obrigado. Não havia percebido isto.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Quanto ao comentário de meu estimado Xará, com todo o respeito tenho, prefiro lê-lo daqui em diante somente após a atualização de seu dicionário particular chulo de boteco, com ofensas a qualquer pessoa que pensa diferente dele, seja autoridades legalmente constituídas ou não. Em tempo: Pela sua vivência pelo mundo, poliglota que é, já deveria saber respeitar as diferenças. Talvez seja as sequelas deixadas pelo mal que, segundo o próprio o acometeu.

    2. Max Morel

      Marcos, concordo totalmente com você.

    3. Regina Tavares

      Marcos, onde leu que "o atentado de 7 de outubro é legal"? Nunca li nenhuma matéria dizendo isso, parece que está só nas cabeças de quem aprova o genocídio em Ga za. Ambos são atos ilegais, imorais, desu manos, bárbaros, tanto o atentado do Ha mas aos israelenses quanto o mas sacre de Isra el aos palestinos da Faixa de G aza.

    4. Marcos Benassi

      Setenta mil mortos, a maioria civis. Mulher. Criança. Velho. Mortos de bala, bomba e fome. Sua ironia, pra muito além de dispensável, é um acinte, uma ofensa, um desrespeito. Ouso dizer, uma impropriedade perfeitamente TrAmpo-Bozolóide - caso conteste o carimbo, faço notar que tá igualzinho, não dá para reclamar que a gente desconfie.

  9. José Cardoso

    O conceito de legalidade pressupõe a existência de um Estado, que faça cumprir as leis. Como não existe um Estado mundial, o que vale em casos como esse é a força bruta. Os radicais palestinos tentam destruir Israel, que por sua vez age para destruí-los.

    Responda
    1. Cesar Costa

      Hernandez, qual a sua opinião sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. O direito internacional respalda esse movimento?

    2. Marcos Benassi

      Hernandez, meu caro, o Zé tá exercitando *racioSímio*. Aliás, abandonou o primo humano, o raciocínio, e está um expert neste do tipo primata. E um amor de pessoa, uma doçura.

    3. Hernandez Piras

      Com base nesse seu brilhante raciocino, simplesmente não existiria direito internacional, mas apenas a "força bruta". Mas, sim, existe direito internacional e esse sempre produziu efeitos, exceto quando atropelado pelos cultores da "força bruta", como você.

  10. Ney Fernando

    Genocídio também é ilegal, mas o governo de Israel não se preocupa com isso.

    Responda
  11. Bia Rurhenzither

    TuDo que ishell vem praticando é imoral e ilegal. Os assassinatos em massa de civis, o fechamento das fronteiras e proibição de entrada de alimentos e remedios, os ataques a hospitais e escolas, o assassinato de jornalistas, médicos e socorristas, a destruição total da infraestrutura das cidades, a fome como arma de guerra, os bombardeios desmedidos, as demolições gratuitas, as mortes na fila da comida, os deslocamentos civis forçados, o ataque de embarcações em aguas internacionais e o genocid

    Responda
    1. Cesar Costa

      Dna Bia, péssimo porque?

    2. Bia Rurhenzither

      Oi cesar ! Não, não apoio, acho o plano péssimo !

    3. Cesar Costa

      Dna Bia, a sra apoia o plano de paz que está sendo discutido?

  12. Armando Moura

    o tribunal interna cional tem que condenar, também, quem financia e fornece armas para este genocídio, no caso o presidente americano e seu secretário a de estado. Note que do outro lado a punição já aconteceu, executaram quase todos os ha mas, inclusive em outros estados, com cerga de sessenta mil pales tinos e mais de vinte mil crian ças.

    Responda
    1. Armando Moura

      ..cerca de sessenta mil pales tinos e mais de vinte mil crian ças....

  13. Jair R Maria Maria

    Acontecimento importantíssimo e a folha não noticiou. Fiquei sabendo no el pais. Se se omite é porque defende o ge. Noci. Dio.

    Responda
    1. Caio Monteiro

      Quem cala, consente . Diz o adágio popular.

  14. yussef mahmud m mustafa

    A intercepção da flotilha é mais uma prova de que Israel faz em Gaza aprisiona o povo palestino onde nada entra nada sai ,comete genocídio ,limpeza étnica ,fome ,até a Cruz vermelha ontem declarou que não tem condições de trabalho

    Responda
  15. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Senhora ombusdman (ou women) porque a Folha de São Paulo não fala nada sobre isto na sua editoria internacional ou de mesmo política? Relega um assunto desta importância (moral, social e geopolítica) para um articulista? Parece que a Folha defende o governo G3 n0 c1 d4 de Israel!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Prezadíssima Monica, com quem poucas vezes me comuniquei, a questão da folha é que, a despeito de estar um jornal *covarde e DumBão*, ela dá espaço para muita gente boa como o Thiago Amparo - nisso, admito que ela mantém a pluralidade. E consta que os articulistas têm, de verdade, toda Liberdade. Mas institucionalmente, está DumBona; jornalisticamente, na reportagem que é sujeita à pauta e editorialização do texto, não tem feito jus à sua história com a Democracia das Diretas já.

  16. Sérgio Pombo

    E onde está a Lei e a moralidade na carne oficina de ga za?

    Responda
    1. Caio Monteiro

      São extremamente cruéis e o mundo se cala diante desses horrores.

  17. CARLOS SANTOS

    Genocida, sua hora chegará em breve.

    Responda
    1. Roque Michel Jr

      Conhecem aquela da "fila de vacinação", sua vez também vai chegar...

    2. Marcos Benassi

      Zeus te ôva, prezado Carlos. Ou Zeus ou sei lá quem os cabras respeitem.

    3. Caio Monteiro

      A conta vai chegar.

  18. PAULO ROBERTO

    Só rindo mesmo desta miopia. Como que uma flotilha quer forçar a entrada em uma região em guerra? É como querer entrar na Crimeia ocupada para as salvar as crianças ucranianas sequestradas. A Russia vai permitir? É evidente que não.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO

      Só pra rirmos um pouco. Com certeza não será voo. O único voo que eles conseguem pegar é o da deportação dos EUA. Muita pena disso. Muita humilhação para um set humano.

    2. PAULO ROBERTO

      Pede o bolsa passagem. Mas me passa o teu endereço, que converso com os venezuelanos que estão aqui em minha cidade, pra saber como os inocentes e explorados chegaram aqui e você faz o caminho o verso.

    3. Marcos Benassi

      Opa, volto fácil. Não havia Bozo assassino de indígena, nem a Bozoléia ignorante e grosseira. Paga minha passagem que já pegou vôo.

    4. PAULO ROBERTO

      Marcos, vai pra Venezuela que você já volta pra época do descobrimento.

    5. Marcos Benassi

      Paulo, mizifio, pega uma carona pro século dezoito, faça o favor. Gratíssimo!

    6. PAULO ROBERTO

      Penso que não. Pessoas como essas, ligadas a partidos comunistas, criaram democracias como a Ven ezuela, Ch ina, Rús sia, Vie tnã, Nicar aguá, Cu ba....

    7. Sérgio Pombo

      A maior ofensa aos franceses e chama-los de "colaboracionista". Isto é vergonhoso para qualquer povo, você não acha?

    8. Sérgio Pombo

      Se De Gaulês concordasse com você a Resistência Francesa nunca teria existido e ficaria muito mais fácil para o ocupante naz insta.

    9. Mônica Casarin Fernandes Elsen

      Uai Paulo, o mundo que você hoje (democrático) só existe por causa de pessoas como estas que estão arriscando suas vidas para salvar outras! Ainda bem que temos este heróis dispostos a tudo para ajudar o próximo. Mas, infelizmente ainda temos alguns que preferem ver do sofá, a morte em massa de um povo de boca aberta!

    10. PAULO ROBERTO

      Pra mim trata-se de exterminar terroristas que se escondem covardemente atrás de mulheres e crianças.

    11. Marcos Benassi

      Uai, Paulo, é pra salvar só de morrer de fome, não vai tirar ninguém de lá. Talvez oferecer algum tipo de assistência, não sei, mas não salva ninguém. Quanto menos a alma de iiirsraelense beligerante servage.

    12. Wilson Rossi

      Erro. Vamos fazer a correção. Não se trata de guerra mas sim de agressão covarde de exército contra mulheres e crianças.

  19. Patrícia Viana

    Gaza é cercada por água, terra e mar há décadas. Qual a liberdade do povo palestino???

    Responda
  20. Patrícia Viana

    Uma missão humanitária não pôde acessar Gaza. Em 2010 aconteceu o mesmo. Qual é a liberdade do povo palestino???

    Responda
  21. Patrícia Viana

    Uma ajuda humanitária não pôde acessar Gaza. Em 2010 a mesma coisa aconteceu e, sem a atenção mundial, muitos ativistas foram mortos. Qual a liberdade do povo palestino???

    Responda
  22. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Israel através de Netanyahu faz o que faz pois tem todo o apoio de Trump Epstein

    Responda
  23. jose batista

    Assaf e Benasi, duplinha ruim, estragou os comentários!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, barista, como eu morri de dó do seu penar... Arriba, Homi, endireita as costas! Hahahahah!

    2. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Deixe de ser invejoso! O que você queria mesmo era ter o poder de argumentação da dupla citada.

  24. jose batista

    Bem feito!! É a lógica da sobrevivência! Ou assim ou será aniquilado!

    Responda
    1. Sérgio Pombo

      Artigo primeiro do Estatuto do PCC.

    2. Marcos Benassi

      Ah, piedoso e Compassivo... Sobrevivência! Selva. Depois é nóis que estraga o aroma do ambiente. Arrã, tá.

    3. Sérgio Pombo

      Devemos ter cuidado com o que desejamos. Imagine se os miseráveis deste País concordarem com sua lei da selva.

  25. Jaime Souza

    hum yeah, também foi autodeterminação dos povos africanos capturarem e venderem seus pares como escravos para os portugueses, holandeses e espanhóis. como vendem até hoje os filhos para estadunidenses brancos escravizarem por décadas nas lavouras da Côte d'Ivoire e de Burkina Faso. mas quem questionará a sagrada autodeterminação? quem questionará os descendentes de abraão (eyeroll) decepando pênis de recém-nascidos? quem questionará o pobre luciano huck? oh não! autodeterminação. acima de todos.

    Responda
  26. Alexandre Pereira

    Uma zona de guerra não é local para rebeldes de iPhone. Colocam em risco a si mesmos e os militares envolvidos no conflito. Protestem de outra forma, ajudem de outra forma, se é que querem realmente fazer isso.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Infelizmente, Marcelo, quem planejou esse conflito sabia exatamente o que estava fazendo, que os hamanitas usariam as pessoas como escudo e que Israel não teria alternativas senão ir à guerra. Irã, Qatar, não importa, isso será resolvido com o tempo. Quanto aos buscadores de likes bonhoeffianos, os indignados seletivos, são um sintoma de nosso tempo que, espero, não sejam adicionados à carnificina, embora estejam se esforçando para isso. Não fariam falta, mas complicariam ainda mais o problema.

    2. Marcelo Brun Brum

      A flotilha é financiada pelo grupo terrorista para fazer a guerra por outros meios. Propaganda.

    3. Alexandre Pereira

      Fossem os russos, camaradas, teriam despachado todos em botes salva-vidas. Para sorte deles, foi a IDF. Enquanto não piorarem as coisas esses caras não sossegarão.

    4. Marcos Benassi

      Uai, Alexandre, parece que tiveram que jogar o celulares no mar. Os israelenses bonzinhos queriam resolver esse problema? Proteger os rebeldes? Hahahahah!

    5. Wilson Rossi

      É pra acabar. Fascista quinta coluna tá preocupado com a segurança dos capangas do açougueiro.

  27. Marcos Benassi

    Eita, caríssimo, o bagúio é lôko, e o Bibi, muito mais do que um pôko. O Bibi, seu horrível gabinete ultradireitista e a fração ortodoxa que os sustentam lembram-me duas coisas: uma banda de rock bem selvagem, que chega ao hotel depois do show, toma tudo aquilo a que não tem direito, quebra o andar que alugou, destrói móveis e os joga pela janela. Ou um bando de primatas que, furiosos, jogam Herda no recinto inteiro e nos visitantes que os observam. Por sua natureza, sem precisar tomar nada.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      "bem feito", Zé barista? Isso é para quem teve curiosidade científica de olhar os macacos? Ou para os funcionários do hotel, desrespeitados, para quem estava na rua e levou os móveis na cabeça? Ou para os fãs de rock and roll que acham que rebeldia é igual à imbecilidade? Sinceramente não entendi isso que você acha que é uma proposição.

    2. jose batista

      Bem feito!!

  28. omar assaf

    Mais de 150crianças cassadas como se fossem animais , milhares mutiladas sem ao menos uma anestesia para suportar essa dor , um trauma que ficará pro resto de suas vidas , milhares assa ssi nadas por bombardeios desproporcionais que as despedaçaram ao ponto de não mais serem reconhecidas , mais de 2mil civis executados em filas humilhantes de “ajuda” , hospitais com pacientes bombardeados , fome e sede como armas de Geno ci Dio . Ninguém decente pode aceitar tanta barbaridade.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ai, Omar do Céu, que coisa horrível, isso... Olha, eu nasci em 7O, perdi o Flower Power; adolesci nos 8O, em meio ao término da ditadura aqui e em plena loucura neoliberal de wall street. Ao fim da década, olhando só aqui para o Brasil, cheirava a civilidade; a primeira década e meia do século, tinha pinta de progresso no Brasil. O mundo, se não tava grande coisa, vá lá, também não era idade média. Meu caro, parece que está tudo em risco, tudo involuindo, tudo desmoronando. Viramos neandertais?

    2. omar assaf

      E essa é só uma parte da enorme lista de crimes covardes contra a humanidade cometidos por esses doentes mentais fora de controle . Chega ! Já passaram há muito tempo de todos os limites aceitáveis.

  29. omar assaf

    Eu acrescentaria que essa escória é imoral em tudo , um câncer incurável que precisa ser removido da face da terra . Maldita hora que criaram essa monstruosidade .

    Responda
    1. Cesar Costa

      Sr Assaf, o sr é sunita ou xiita?

    2. omar assaf

      Eu saí do Líbano durante a guerra civil fomentada por isr , retornei em 2011 , quase 40 anos depois e não consigo ver uma perspectiva de paz num horizonte próximo , mesmo eu sendo contra esse “estado” que foi criado desonestamente , penso que agora só uma solução negociada pode ser a saída , mas isso não interessa para os que lucram com esse caos e infelizmente não vejo no horizonte coisa boa . Felizmente ou “infelizmente”nascemos nessa terra e vamos lutar por ela até o fim .

    3. Marcos Benassi

      Eita, caro Omar, na minha "ignorância informada", não tenho nem a mínima dúvida de que foi um tttrrambique, assimétrico desde o início, delineada e implementada por gente que, imediatamente em seguida, lavou as mãos em relação à vida da região como um todo. "Resolvemos nosso problema", disseram europeus e americanos, e adeus. Minha observação é justamente porque você é uma pessoa tão reflexiva, e é justamente isso - um pouco de simples comedimento tbm - que tá tão faltante... Um abraço apertado!

    4. omar assaf

      Caro Marcos , eu falo com toda honestidade , não tenho e nunca tive absolutamente nada contra a religião J , tive muitos amigos Js quando morei no Brasil e alguns muito próximos , eu só acho que a criação desse estado foi uma injustiça e uma farsa que foi planejada para nos destruir , desunir , corromper , atrasar e roubar toda riqueza do nosso povo . Pesquise sobre Henry Campbell bannerman e seu plano im oral para o OM , “curiosamente “ foi logo após a fundação do movimento S .

    5. Marcos Benassi

      Ôôô, meu caro, torço para que você só esteja se referindo ao Bibi e sua turminha. Ou eles terão tido sucesso em espalhar o ódio nojento que grassa em seu corações.

  30. Thiago Alves Dias

    Só a força pode parar o terrorismo sionista.

    Responda
    1. omar assaf

      Eu penso em primeiro lugar que temos que separar o si o nis mo do Ju da I smo , temos que entender que essa associação é uma far sa que é usada como escudo , temos que entender que até o termo semita usam de maneira errada e finalmente temos que entender que o S é uma ameaça à sociedade civilizada e é o maior inimigo da humanidade.

    2. omar assaf

      E vamos fazer um pequeno raciocínio , o contribuinte estadunidense paga imposto , essa grana vai pro governo , o governo manda uma parte pra isr , isr precisa de armas , compram armas com dinheiro do contribuinte , os eua se afundam em dívidas . Concordam que os donos dessa indústria vão querer isso para sempre . Agora a pergunta : quem são os donos dessa indústria e quem se beneficia com tudo isso ? . O mais absurdo é que essa dívida tbm trará lucros estratosféricos para alguém . Quem é ?

    3. Marcos Benassi

      Pode ser também a força da grana, né, Thiago? Bolso também é muito eficaz, pra guerra ou pra paz. Guerra dá muito, muito dinheiro, pena que só pra poucos e a um custo horripilante.

    4. omar assaf

      Só Deus pra parar essa escória no jenta, são uns demônios e eu não tenho nenhuma dúvida .

  31. Lorenzo Frigerio

    Tem um problema: não tem porto ou cais para atracar em Gaza. Eles vão encalhar os barcos?

    Responda
  32. Marcelo Brun Brum

    Não li uma linha que prestasse.

    Responda
    1. Wilson Rossi

      Admirador do açougueiro, agente do Conib.

    2. Marcos Benassi

      Será analfabetismo? Infelizmente, não creio nessa redentora hipótese: deve ter sido suficiente para tirar carta de moto e ir fazer "Brum, Brum" em motosseata do Bozo...

    3. omar assaf

      Eu ainda não li o texto mas vou acrescentar sem ler à esse título que isr é imoral por completo , um câncer plantado que estraga tudo ao redor , um “estado” terr o rista , racista , no Jen to , far sante , na z ista , podre , as sa ss I no , co Va rde e geno Cida .