Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mozart Cabral

    Não se melhora a Saúde Pública apenas aumentando o número de médicos na população, e sim, investindo em educação básica, saneamento, alimentação saudável, práticas de exercícios físicos regulares, moradias para todos, diminuição da violência urbana, diminuição da poluição ambiental etc. Claro que o certo no que afeta a formação de novos médicos, seria o Estado investir mais em universidades públicas, fiscalizar e proibir essas “granjas de medicina” - muitas delas são até online, que horror!

    Responda
  2. Mozart Cabral

    É urgente a necessidade da atuação do Poder Judiciário proibindo essas verdadeiras “fábricas de diplomas de medicina” que colocam a saúde pública em risco. Talvez, se algum telejornal, após fazer uma matéria investigativa sobre essa calamidade brasileira, e mostrasse-a em cadeia nacional, as autoridades competentes fizessem alguma coisa em prol de todos nós. Uma prova teórico e prática desses diplomados com nota mínima de 7 (sete) para exercerem a medicina deveria ser obrigatória!

    Responda
  3. José Gildo Pereira Borges

    Eu não sei de quem é a culpa, mas a proliferação de Cursos Superiores de medicina na rede privada assusta o futuro da saúde no Brasil. Os médicos formados pelas Universidades Federais do país receberam os melhores ensinamentos durante o curso. O Corpo docente das Universidades Federais brasileiras é bastante confiável. A expansão de novos cursos em cidades que não oferecem as ferramentas adequadas para a formação desses discentes deixa muito a desejar. Médicos feitos nas coxas não servem!

    Responda
  4. Leonardo de Oliveira Ramos

    Cogna, Uduqs, Anima e Ser, são grandes grupos educacionais que, ao longo da última década, devoraram a graduação tradicional. Depois, como nuvem de gafanhoto, migraram para o EaD. Após destruírem essa importante modalidade de ensino, migram vorazes para a última fronteira: os cursos de médica. Sob o discurso meramente retórico de acesso a educação, eles banalizaram e tornaram irrelevante a formação superior no Brasil.

    Responda
  5. celso salgado

    Sou médico há quase 50 anos e fui professor em Universidade pública. O que o PT está fazendo é um verdadeiro crime contra a população brasileira. Há faculdades em cidades com menos de 70 Mil habitantes e sem hospitais públicos para o ensino. Criaram fábricas de “ picaretas” ao invés de médicos competentes, apenas para ganhar dinheiro.

    Responda
  6. João Batista de Junior

    Absurdo.

    Responda
  7. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    É o "mercado" , com as atuais mensalidades absurdas é inevitável que a oferta aumente, todos querem ganhar dinheiro e dessa vez ninguém vai culpar os cubanos, parece ser um imbróglio do capitalismo!

    Responda
  8. Wil Leon

    Deveriam fazer um 'exame da Ordem', como a OAB. Ter de fazer um 'revalida' para pegar o CRM e ficava escancarada a baixa qualidade dos cursos.

    Responda
  9. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Sempre apoiei a briga de Dilma contra o lobby médico em relação à necessidade de novas faculdades de medicina. No entanto, acho que no momento o aumento excessivo de escolas de medicina, muitas vezes conseguidas por judicialização, está colocando em risco a qualidade e a segurança da formação, que precisa ser rígida. E outra, o número de novos médicos elevado, sem o correspondente em especialização, vai sucatear os serviços médicos.

    Responda
  10. Gustavo Adelio Lara Ferreira

    Hoje em dia se autoriza a criação de mais Faculdades de Medicina que de qualquer outro curso Superior. Outrora, era o curso de Direito e deu no que deu :péssimas Faculdades a maioria da Rede Privada sem qualquer critério . Portanto , é um claro sinal da comercialização do Ensino Superior em detrimento a uma formação lastreada no bom ensinamento .

    Responda
  11. Elias Estevam da Ribeiro

    Seguro hoje é torcer para não estar doente, ou se tratar no Paraguai. Eu hein!!!

    Responda
  12. roberta melissa oliveira sales

    A partir de agora, todo mundo que vai ao médico, cuidado: não é formado em universidade pública, desconfie e muito. Brasil é assim: da hora que levantamos é se defender.

    Responda
  13. Jose Luis Da Silva Coelho

    Médico ganha muito porque há muita demanda, logo é necessário que se formem mais médicos para suprir a demanda. Universidade pública gastando 20 mil por mês para formar médicos é queimar dinheiro do contribuinte.

    Responda
    1. Jose Coelho

      Tiago Trombeta. Sou formado em universidade pública. Tento escolher médicos formados em boas universidades, públicas ou privadas. Defendo a existência de provas para validação do diploma, na ausência delas o controle deve ser feito pelos usuários. Mas, se há demanda, há que formar mais médicos e, de preferência, sem consumir dinheiro do contribuinte.

    2. Jose Coelho

      Tiago Trombeta. Sou formado em universidade pública. Tento escolher médicos formados em boas universidades, públicas ou privadas. Defendo a existência de provas para validação do diploma, na ausência delas o controle deve ser feito pelos usuários. Mas, se há demanda, há que formar mais médicos e, de preferência, sem consumir dinheiro do contribuinte.

    3. Tiago Trombetta

      Se tu visse o tipo de profissional (não todos, mas muitos) dessas universidades, tu não ia falar uma coisa dessas. E tbm não estou dizendo que não saem profissionais ruins de universidades públicas. Mas o nível das universidades públicas, em geral, é muito superior. Basicamente essa proliferação está associada à vontade de ganhar dinheiro de quem pode pagar e jogar no mercado gente que tu não gostaria de ver atendendo alguém da tua família.

  14. LAURA MORAL TARIFA

    Acredite se quiser: um médico residente em Anestesiologia que não sabe fazer uma regra de três pra calcular a quantidade de anestésico em função do peso do paciente e a dose recomendada. Se eu pudesse até o meu atestado de óbito eu assinaria pra não precisar de um médico dessa geração.

    Responda
  15. Marina Gutierrez

    Outros países suprem a falta de médicos, engenheiros, enfermeiras, etc, oferecendo emprego aos profissioniais formados em outros paises, sem ter que gastar com a formação dos mesmos, os States é um desses países. mas agora o Trump aumentou para cem mil dolares o visto para a "importação " desses profissionais.

    Responda
  16. LUCIANO NEDER SERAFINI

    E qual a qualidade da grande maioria desses Cursos? Tem laboratórios, equipe médica, hospital, professores qualificados? Estelionato educacional. E muitos vão se formar com uma licença para fazer barbaridades. Descaso e grandes interesses econômicos. E quem vai ser a vítima? A população.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Luciano Neder Serafini, ainda bem que a AI ou IA ( Inteligencia Artificial ) vem se estabelecendo e tudo o que esses profissionais de escolas precárias terão que fazer é entrar as condições de saúde do paciente no computador e bingo! A AI vai fornecer o diagnostico e receitar o remédio...

  17. Andre Baggio

    Faz sentido esta expansão. A população necessita de mais atendimento médico. Além disto, outros cursos não tem limites de vagas. É muito corporativismo, proteção de mercado as custas da saúde da população, querer restringir o acesso ou abertura de cursos. Os novos serão do nivel da USP ? Claro que não, assim como os novos de engenharia, direito, etc.

    Responda
    1. Leonardo de Oliveira Ramos

      Você não imagina o quanto essa expansão fará mal ao Brasil. É muito sério.

  18. César A C Sanchez

    77 novos cursos de medicina. O mais caro e que exige mais infraestrutura e professores qualificados. Populismo petista sem se preocupar o que vai sair desses cursos de quinta categoria. Ou alguém acredita estão surgindo outras setenta e sete USPs?

    Responda
    1. Tiago Trombetta

      A sim. Foi o PT. O Guedes e a sua irmãzinha não fizeram nada pra facilitar isso. Foi o Lula.

  19. Joao Cellos

    Tomara que esse número quintuplique. Só assim a máfia de branco deixará de existir.

    Responda
  20. LUIZ FERREIRA

    Intere$$e$!!

    Responda