-
Wander Panfili
Imagino um extraterrestre chegando a nós para bater um papo amistoso e tomar uma caipirinha, ihhh não vai dar parça tem metanol. Mal conseguimos resolver o problema ali do outro lado da rua...Sou ateu e fã de transcendências, inclusive Blade Runer ao lado de "Amor a queima roupa" (True Romance) são meu filmes favoritos que assisti infinitas vezes, mas não há evidências de extraterrestre que poderiam nos dar uma luz sobre a morte nem tão pouco há evidências de continuidade da consciência.
-
marcelo pucciarelli
Desculpe: precisar
-
marcelo pucciarelli
Meu caro Ronaldo , novamente leia e estude . Sem ofensa.
-
marcelo pucciarelli
Ronaldo F Vaz , vc não precisa estudar Kardec ; " resnacer" acho que vc pecisa estudar gramática. Em tempo : Espiritismo não tem altar, padres, pastores , etc , NÃO é uma religião dogmática.
-
Celia Moura
A reencarnação do espírito não seria um dogma?
-
-
Andre Rypl
Mesmo ateu, leio a coluna com mente aberta. Entendo o papel da espiritualidade para boas parte das pessoas. No entanto, não obstante a importância da pesquisa, achei rasas afirmações como a de que a ciência não prova a extinção da consciência após a morte. Trata-se de um falso enunciado, pois tampouco pode-se provar a existência da consciência após a morte. Seria como eu dizer que a ciência não pode provar que as pessoas não ganham uma Ferrari após a morte ou algo ridículo nessa linha.
-
Murilo Belezia
O professor Raimundo (Chico Anísio), da Escolinha, ao final do programa, virava para a a câmera, o indicador quase encostado no polegar e dizia -"E o salário, ó!". O mesmo gesto serve para a maioria dos artiguetes deste intrépido jornal -"E o nível dos artigos, ó!".
-
Rubens Moraes
Uma vez que tudo é, material e nisso se resume e assim se acaba!?
-
Ivan Bastos
Li o livro bom livro Segredo de Espinosa do moçambicano José Rodrigues dos Santos. Recomendo. Tanto sofrimento para manter as inverdades da bíblia na mão de pastores e padres sempre poderosos. No fundo, fé cega e muita faca amolada.
-
Joaquim Rosa
Deus. Os homens criam deuses a sua imagem e semelhança.
-
Sylvino Gomes
"Se acredito na vida após a morte? Não sei nem se acredito na vida antes da morte! Acho que acredito na morte durante a vida." Groucho Marx
-
Joaquim Rosa
Deus, eu pensei que fosse Deus E que os mares fossem meus Como pensam os ingleses
-
Bruno Macho
E se a terra é quadrada???
-
Enos Picazzio
Tanto o colunista como a maioria dos leitores que postaram opiniões precisam entender o que é ciência.
-
Andre Rypl
Exato. Dizer que a ciência não prova X ou Y e daí derivar que algo existe em função disso é um tanto bizarro. Há uma confusão entre estudar o papel da espiritualidade na psique para daí chegar à bizarra conclusão de que pode existir consciência após a morte. Spoiler: não existe, como não existem deuses fora da criação mental humana.
-
-
Jorge André dos Santos Fischer
Eu acredito que a vida continua após a morte. Sempre ouvi, após um ente querido falecer, que "a vida continua, bola para frente, não se deixe abater". Não é preciso da ciência para saber disto (emoji de desdém).
-
Joaquim Rosa
Crer por crer.
-
-
Rubens Moraes
O "X" . Parece que havia mas que, ninguém via. Então parece que há mas ninguém vê ou tras a provas cabais quanto aos nossos IRMÃOS MAIS VELHOS ou seja aliens, outras civilizações mais avançadas que atravessam mundos, se materializam, tem cura para tudo e estão sempre a nos vigiar de longe desde a 300 mil anos e nada acontece.Vivemos com a morte, pesadelos, epidemias, doenças, refens de máfias, governos ,laboratórios "identicos a porcos num minúsculo chiqueiro" .Perguno:quê irmãos são estes!?
-
Joaquim Rosa
E se o oceano incendiar? E se o Arapiraca for campeão?
-
Marcelo Fernandes
Instigar o pensamento, a dúvida e o debate é fundamental para o avanço não apenas da ciência mas da sociedade. Então não custaria lembrar que nossa consciência, tão humana, não apenas está umbilicalmente vinculada à experiência de existir em sociedade como também não é demonstração da existência de "ser superior" algum. Ainda assim, ou justamente por isso, esse debate é relevante.
-
Joaquim Rosa
Aí tem alguém que sabe dizer como deus se beneficiar das orações, sendo ele um phodão que tudo pode e deve nada para ninguém?
-
Marcos Benassi
Joaquim, tem um livro de um escritor inglês, Neil Gaiman, que é também um excelente, magnífico, roteirista de quadrinhos, chamado American Gods, do qual se fez um seriadinho que, salvo engano, é assistível na Amazon. Ali você encontrará uma resposta, não sei se a melhor, a essa sua fundamental questão. Inda por cima é divertida à beça.
-
-
Pedro Cardoso da Costa
Por não saber se têm existência ou não existe nada depois dessa vida, não faço nada, nem deixo de fazer nada com base na posteridade.
-
Pedro Cardoso da Costa
O "tem" é sem acento. Com acento só para plurais.
-
-
Joaquim Rosa
Tolice. Uma investigação os fatos naturais, outra crê sem ter fatos.
-
Filipe Quintans
Essa aqui segue firme como a melhor coluna de humor do jornalismo brasileiro.
-
Andre Rypl
Mesmo ateu, leio com curiosidade. Juliano é inteligente. Mas hoje ele entrou atravessado. Essa afirmação de que a ciência não prova a extinção da consciência foi de lascar. Achei que ele iria discorrer sobre o papel das crenças no bem estar psíquico, mas a coluna foi no nível "Jesus of the Guava Tree"
-
Marcos Benassi
Filipe, prezado, eu gosto bastante das colunas do Juliano, de verdade. Mas não deixo de divertir-me quando posso, e hoje, pô, foi o caso. Hahahahah!
-
-
joao borogan
Talvez a pessoa, ou a consciência como o texto chama, possa se acabar com a morte. Mas a vida enquanto processo não se interrompe nem um instantezinho se quer. Mal uma pessoa morre, uma série de outros seres vivos continua a transformação desse corpo e a redistribuição de sua matéria e energia aqui mesmo no nosso planeta. Só uma visão individualista da vida pode se perguntar se há vida ou não depois da morte
-
Marcos Benassi
Mmmmmmm... Devíamos tratar a coisa como autoconsciência, né? Quando o Juliano trouxe a questão dos "replicantes" do PhilipKDick, tava nesse nível, mas depois passou. Boa dedada!
-
-
Ricardo Knudsen
Nem o colunista nem o pseudo-cientista premiado sabem o q é ciência. Se soubessem, não colocariam a questão sobre provar que a consciencia não desaparece com a morte. O colunista não percebe q a questão é conceitualmente igual a dizer q a ciência não demonstrou que Deus não existe. A ciência não trata de demonstrar q coisas exóticas imaginadas não existem. A ciência não demonstrou q gnomos mágicos, q só aparecem qdo querem, não existem. Tvez o colunista tbém escreva sobre essa possibilidade.
-
Ricardo Knudsen
Luiz, vc tem razão na sua afirmação, isso seria uma pesquisa científica válida. Mas não é só isso q ele faz, segundo a coluna. Primeiro se informa q ele desqualifica a metodologia científica como uma suposta ideologia dita fisicalismo materialista, o q quer q essa bobagem signifique. Depois se informa que seu livro supostamente mostra evidências empíricas que sugerem a possibilidade de sobrevivência da consciência e pesquisas sobre mediunidade, experiências de quase-morte e reencarnação.
-
joao borogan
Cont. Então não se trata de uma diferença entre ciência e filosofia, pois a ciência também usa conceitos. Um exemplo fronteiriço entre elas que ilustra de modo positivo o q quero dizer é a noção de inconsciente. Conceituada inicialmente no campo médico e geradora de vasto conhecimento especulativo e experimental, ela própria, a noção de inconsciente, é uma questão para a relação entre evidência e conhecimento, com implicações práticas cruciais, visto a importância da suas terapêuticas
-
Luiz Candido Borges
Discordo apenas do "pseudo-cientista". Me parece que a linha de pesquisa dele seja a influência da fé dos pacientes no processo terapêutico, não algum tipo de intervenção divina. É mais do que conhecida a influência da "vontade de viver" na recuperação dos pacientes e se está for motivada por algumas crença religiosa, espiritual ou o que seja, tudo bem. O problema é vir o pastor e aumentar o dízimo como paga pela "intervenção divina" devida às suas imprecações.
-
joao borogan
Cont. Então,.não se trata de filosofia ou ciência, pois a ciência também trata de conceitos. Um exemplo que pode ilustrar bem isso é a noção de inconsciente. Conceituada inicialmente no campo médico e geradora de vasto conhecimento especulativo e experimental, coloca-se ela própria, a noção de inconsciente, como uma questão para a relação entre evidência e conhecimento - e tbm prática a partir desse conhecimento, como as diferentes atividades terapêuticas
-
joao borogan
Sim, aponto tal exemplo por ser um conceito pouco rigoroso, mas que produz, politicamente, seus efeitos. O que coloco é a própria operação conceitual. A classificação de uma doença, por exemplo, não deixa de ser uma operação conceitual, uma vez que organiza, hierarquiza e seleciona dados de um certo contexto corporal ou de interação biológica para produzir seu conhecimento. Uma dada doença pode vir a ser entendida de outra maneira de acordo com diferenças nessas operações.
-
Ricardo Knudsen
João, quem criou o conceito da mão invisível do mercado foi um filósofo, não um cientista. E quem defende o conceito hoje são economistas liberais e neoliberais, q passam longe da objetividade científica. Entre outras coisas, eles acreditam q correlação é causação, e rejeitam a economia comportamental, q introduziu um pouco de ciência de fato nas ditas ciências econômicas.
-
joao borogan
Por outro lado, é da ciência fabricar conceitos, e há até quem avançaria em dizer que são os únicos objetos da ciência. Os conceitos, ainda que sejam históricos, não dispõem das mesmas características que outros objetos do mundo, ou alguém já provou cabalmente a existência tal um outro objeto qualquer, digamos, da "mão do mercado"? Todavia, isso não impede que toda uma cosmologia ao redor desse conceito seja ativa e operante e produza efeitos no mundo
-
CAIO TEIXEIRA
Exato. Quem fala que a "ciência não provou que a consciência desaparece com a morte do corpo físico" desconhece o básico sobre epistemologia.
-
Marcos Benassi
Hahahahah, esse foi um excelente contraponto. Que me faz lembrar daquele ótimo ditado espanhol, "não creio em bruxas, mas que elas existem, existem." Hahahahah!
-
Francisco Neto
Penso que nesse caso é o contrário, não é a ciência não provar que a consciência não continua após a morte, mas sim provar que a consciência continua após a morte. Seria o mesmo que a ciência provar que Deus existe.
-
-
Anete Araujo Guedes
E se a ciência provar que existe vida após a morte? Como as religiões vão sobreviver, como vão atrair os fieis, sendo que a ciência desbancou algo que é restrito ao seu campo. O campo da crença, da enganação, do delírio e do consolo. Afinal, a morte não existe, passamos para uma outra vida. Pura contradição, para amenizar o desamparo dos seres humanos, que caminham para a morte, logo após o nascimento.
-
Marcos Benassi
Ah, minha querida Anete, mais desamparado fiquei eu, agora: o Bozo já me roubou uma parcelinha da minha humanidade, fazendo-me absolutamente apático em relação ao seu sofrimento pessoal, às desgraças venham a acontecer a ele e à Alta Bozoléia. Agora, você: nunca consegui reduzir meu desamparo aderindo a qualquer religião. Se fazê-lo por esse motivo é humano, acabou de ruir mais um pedacinho da minha humanidade... Hahahahah!
-
-
Antônio Augusto Soares
Ciência materialista e religião dogmática, tem sido assim. Porém o futuro reserva mudança: ciência dogmática e religião materialista.
-
Marcos Benassi
Hahahahah, Prezado, só posso agradecer pela gargalhada. Quem diria, tanta diversão com um texto que é sério, que convida para um debate interessante, mas que, no fim das contas, deu margem a muita risada. Sem ironia alguma.
-
-
José Eduardo de Oliveira
o mais fácil é provar o que os vivos, mas nem todos, já sabem, a morte sempre continuará após a vida. assim como todos sabem, mas não acreditam, Deus não existe, só se for um Deus noiado que criou coisas como o ser humano que cria deuses para assassinarem seus semelhantes como a si mesmos. Amem e odeiem amém!
-
José Eduardo de Oliveira
o mais fácil é provar o que os vivos, mas nem todos, já sabem, a morte sempre continuará após a morte. assim como todos sabem, mas não acreditam, Deus não existe, só se for um Deus noiado que criou coisas como o ser humano que cria deuses para assassinarem seus semelhantes como a si mesmos. Amem e odeiem amém!
-
Marcelo Negros
Ai caraca! Olha a decadência da Civilização! Um jornal grande dando espaço para bruxarias pseudocientíficas, como se estivessemos novamente nos charlatões anos sessenta e setenta! Crentes são Inimigos da Humanidade, entre outras coisas, por tentarem poluir a sagrada Ciência com suas crendices!
-
RONALDO F VAZ
O ônus da prova cabe a quem apoia. Não cabe a ciência demonstrar a não morte, está eé além do mais uma demonstração negativa. Crianças é quem querem vida eterna!
-
Paulo César de Oliveira
A mente é uma função do cérebro. Morto o cérebro, não resta mais nada.
-
Marcos Benassi
Ôôô, caríssimo, isso é que é provocação profissa! Hahahahah! Interessantíssimo, só não vou de preguiça de ir até SP, mas é bem capaz que eu assista no iutúbe. Essencialmente, pelo deleite de exercitar os miolos porque a questão incomoda-me zero: se há ou não, saberei a meu tempo, e nem remotamente mudará minha conduta. Ah, sim, somente em caso de suicídio por sofrimento afetivo: se for para continuar sofrendo depois de morto, uai, sofro vivo. E ainda aproveito uma ou outra coisa boa da vida.
-
Marcos Benassi
Filipe, meu caro, por piedade, não ache que eu tenha a mínima ideia do que signifique "substantivo homófono no lugar do verbo". Na minha absoluta ignorância gramatical (de verdade, não sei chongas), isso pra mim parece mêmo algum tipo de perversão sexual. Hahahahah!
-
Ivan Bastos
Excelente resposta.
-
Marcos Benassi
Ôôô, meu caro, eu também sou um Pio fiel de São Gilberto Gil: Espírito Superior, perfeitamente capaz de guiar, com sua obra e exemplo magníficos, qualquer Bípede pra uma vida decente. E também preferia que o bonde fosse só de ida, mas reitero: pra mim, não faz a mínima diferença, não muda absolutamente nada na ética que me guia. E não terei problema nenhum caso descubra, no fim das contas, que estava errado. A não ser que não terei o almejado sossego, claro.
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
"Andá com fé eu vou, que a fé não costuma faiá" pela voz do Gil, Marcos tens um lugar reservado no nosso altar, diariamente...hahaha. Na ausência de laços afetivos reais, a imaginação pega carona no K Popper na sua "feição tecnológica", todavia quero voltar não . Dá uma passagem pra esse bonde só de ida.
-
filipe moura lima
Ih, Marcão. Usei um substantivo homófono no lugar do verbo e tomei pedrada. Não leia meu comentário nesta coluna, por piedade.
-
-
marcelo pucciarelli
Todos ....leiam e estudem Kardec.!
-
Joao Cellos
Não há nada mais sobrenatural do que um adulto com amigo imaginário.
-
Ivan Bastos
boa
-
Marcos Benassi
Claro que há, João: um deputado do republicanos, que mudou para o PL, Bozolóide até o caroço, mas que apresenta bons projetos de lei, luta por questões verdadeiramente populares e é a favor do aborto por escolha da mulher. Muito mais sobrenatural do que amigo imaginário, pô. Hahahahah!
-
-
Herbert Luiz Braga Ferreira
Por fim, não acredito nem em céu e nem no inferno. Já bastam os sofrimentos (e as alegrias) desta vida.
-
Marcos Benassi
Ah, tô contigo. Além do que, morrer é muito mais simples do que continuar a viver no além, vai saber de que jeito. Jesus da Goiabeira!, vai que nego ainda por cima descobre que reencarnação acontece mesmo? pelamordeLênin, outra vida?! Quero não. Espero que eu não dê o azar de tudo isso, no fim das contas, se confirmar. Hahahahah!
-
-
Herbert Luiz Braga Ferreira
Eu, pessoalmente, não gostaria de ter uma cosciência pensante, individual, pessoal. Eu seria capaz de ver os que ficaram, os seres que amei , ver seus sofrimentos sem poder intervir?! Que tortura! Mais uma vez, Juliano, contente-se com a fé, pois, em última instância ela é a única garantia dos que acreditam.
-
Herbert Luiz Braga Ferreira
Fico me perguntando e pergunto a todas às sensibilidades religiosas: a fé não lhes basta? Querem, a todo custo, o aval da ciência? Não sou leitor das Escrituras, mas lembro que há em algum lugar delas uma veemente condenação dos sábios e estudiosos; "tolo é squele que diz, não há Deus" Caro Juliano,contente-se com a fé. Não lhe basta? Ó homem de pouca fé, dirão aqueles que acreditam.
-
filipe moura lima
Perguntar a todas às sensibilidades está errado; não cabe acento indicador de crase aí, doutor.
-
-
Ramon Fernandes de Souza
Sinceramente... Que perda de tempo! Como sabemos, o universo é tão imenso que, provavelmente,exista outro planeta com vida semelhante a nós. Esses seres semelhantes teriam alma também? Elas ficariam no mesmo lugar que as nossas? Outra coisa, a que velocidade um espírito é capaz de alcançar? Outra coisa... de qual Deus e de qual religião vcs estão falando? Já começa errado porque os caras assumem o cristianismo e monoteísmo como a regra, a verdade, o único caminho. Cara... que tempo jogado fora!
-
SILVIA KLEIN
Concordo em gênero, número e grau.
-
-
Mônica C L Barros
Hoje existem 8,2 bilhões de seres humanos na Terra. Em 150 anos, todos estarão mortos. Juntando com sabe-se lá quantos bilhões já morreram antes de nós, creio que esse pós-vida seria extremamente apinhado. Agora, porque só humanos? Imagine macacos, cavalos, bois, bodes, mosquitos, dinossauros... se todos tiverem uma pós-vida, seria insuportável!
-
João Melo
O medo da finitude é o mesmo medo de crescer, envelhecer e morrer. A crença religiosa é esse medo infantil de crescer.. Os trilhiardários donos de fintechs, aqueles mesmo apoiadores de Tramp, estão buscando a imortalidade, não querem nem saber como é do outro lado após a morte.
-
Fabiano Caetano de Souza
Embora a ciência não tenha provado que não exista uma entidade com o cérebro do tamanho da Via Láctea e 10^80 tentáculos, controlando cada átomo do Universo, indetectável para qualquer instrumento, não significa que essa entidade não exista.
-
SILVIA KLEIN
Adorei seu comentário, assino onde?
-
-
Anna Rodrigues
Então, tem um filme muito bom sobre isto mostrando um lado que não é explorado. The Discovery. O número de suicídio sobe de forma assustadora depois que um cientista, Robert Redford, comprova a vida após a morte. Tá ruim aqui, vamos embora para o outro lado.
-
Marcos Benassi
Ôôô, Anna, que dica interessante! Vou até fuçar aqui nos streamings. Mas eu não sei se Faria esse mesmo raciocínio do pessoal: tá ruim aqui e eu salto no desconhecido? Nããão, é muito risco. Enfim, será exatamente aquilo que será, seja o que for. Dessa minha Acaciana conclusão, depreendo que é só o sossego de Brás Cubas me seria atraente: um túmulo quietinho, com vermes a se deliciar. Vai que "o desconhecido" é a confusão que a colega Mônica, acima, descreveu? Hahahahah!
-
-
joao borogan
Talvez a pessoa, ou a consciência como o texto chama, possa acabar com a morte. Mas a vida enquanto processo continua, não se interrompe nem um instantezinho sequer. Mal aquela pessoa morre, uma série de outros seres vivos continua a transformação daquele corpo e a redistribuição de sua matéria e energia aqui msm no nosso planeta. Só uma visão individualista da vida pode se colocar essa pergunta se há vida ou n depois da morte.
-
Eliane Lucero
Quando a gente morre, a gente morre. Game over! O medo da finitude faz surgir essas crenças estapafúrdias. Eu fico pasma!
-
Marcos Benassi
Ah, eu não havia reparado no argumento do César Costa. Acho bastante bom, defensável até o caroço.
-
Celia Moura
Cada um com suas certezas e verdades. Que bom!
-
Marcos Benassi
Eliane, Prezada, eu também *torço* por isso, mais simples e mais sossegado. Mas... Como eu sou cientista por formação, e tenho, digamos, uma "alma sensível", admito a possibilidade do Mistério, com M maiúsculo. A gente não conhece o mar profundo que nos banha; o universo tem um tamanho e uma quantidade de desconhecidos assombrosas; não conseguimos explicar uma aberração pedestre como, por ex, o voto no Bozo. Há Mistério nesse mundão de Zeus, Eliane, vai-que? Hahahahah!
-
Cesar Costa
Eliane, imagine voltar a idade média e dizer que existe um mundo invisível que nossos olhos não podem ver, o mundo microbiano. Imagine talvez falar que existe um mundo sub atômico antes sa teoria quântica. Talvez não tenhamos ainda criado a lente ou máquina que nos propiciará ver esse outro mundo. Talvez daqui uns duzentos anos.
-
maria araujo
Rejeitar peremptoriamente sem pesquisar é tão anticientífico quanto admitir cegamente sem investigação. Não há motivo para temer as pesquisas
-
-
Herbert Luiz Braga Ferreira
Continuando: Jamrs Baldwin, grande escritr estadunidense, como se diz hoje, era negro e gay. Um de seus romances, "O quarto de Giovanni" tem como protagonistas dois rapazes brancos, que se encontram na Paris dos anos cinquenta do século psssado e se apaixonam. É literatura negra? É literatura gay? Não. É literatura. E das maiores. Ponto
-
Joao Cellos
Existe literatura infantil?
-
-
filipe moura lima
Penso que os leitores têm direito de discordar do Juliano e ele não se recente disso. Mas atacar o colunista como aqui se vê, parece ser obra de quem não tem o hábito de ler suas colunas.
-
Marcos Benassi
Rapá, quem teria de se avexar sou eu, que *não tenho a mínima ideia* de gramática, apenas sei usar a língua - e basta, já que essa seria a função da gramática que eu me recusei a aprender. Não tenho nem a mais superficial ideia do tal do "verbo homofóbico" que cê falou lá em cima, se ele é mesmo mau-caráter, sei se nada... A ignorância em muitas coisas é uma, talvez a mais desenvolvida, das minhas potências. Hahahahah!
-
Marcos Benassi
Opa, convosco e não abrosco: acho o Juliano interessantíssimo, não percebo o "viés de propaganda" que tantos colegas encontram em seus textos. Acho um sujeito reflexivo, que nos traz algumas chaves muito úteis pra entender um universo que, pra mim, é completamente opaco e inacessível.
-
filipe moura lima
Obrigado, Marcelo, mas peça ao Benassi pra não ler meu comentário.
-
filipe moura lima
Verdade: ressentir é o verbo; recente não passa de um substantivo. Humildade costuma não me faltar, e vou aprendendo com quem sabe.
-
Herbert Luiz Braga Ferreira
De fato, Marcelo. Eu li mal. Sim, "os leitores têm"... Está correto
-
MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO
Herbert, " leitores têm " esta correto"
-
Herbert Luiz Braga Ferreira
Que os leitores tenham...ele não se ressente...Amigo, vamos escrever melhor?
-
-
Dalmo de Souza Amorim Junior
Quando a ciência demonstrar tal absurdo ela deixou de ser ciência e virou religião.
-
filipe moura lima
Particularmente acredito que haja vida após a morte, e mais do que isso, quero crer que haja justiça para todos.
-
Dalmo de Souza Amorim Junior
Isso se chama religião. Minha esposa crê que existem fantasmas, então não apaga a luz quando dorme sozinha. Absurdo? Isso é acreditar em vida após a morte, e justiça para todos é mera fantasia.
-
-
Ettore Fellini
se incomodo é porque aponto para feridas narcísicas É interessante saber quão pobres intelectualmente são os religiosos É divertido ver essa gente se irritar pq percebem sua pobreza intelectual
-
JOSE TARCISIO FRANCO CAMARGO
Discordo! Religiosidade não implica em pobreza intelectual! Tenho duas graduações, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado (meu CV Lattes é público) e me sinto muito bem afirmando ser espírita! Que Deus te abençoe e ilumine, Ettore! Que seu Anjo da Guarda e seus mentores possam te auxiliar cada vez mais em sua jornada terrestre! Fique em paz!
-
-
Herbert Luiz Braga Ferreira
Lembro que Juliano Spyer já apareceu neste espaço escrevendo sobre "literatura evangélica". Isso não existe. O que existe é literatura, que pode abordar qualquer aspecto da vida humana. Não há literatura gay, feminina, negra, etc. Há literatura. Ponto.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Acho difícil essa prova. Onde ficariam guardados os "espíritos"? Até quando? Para ir para onde? Mas tem quem acredita. Será isso possível?
-
Marcos Benassi
Eita, Luiz Fernando, meu caro, incréu assim, fica muito chato. Os espríto fica numa lâmpia, que nem a Jeanie, que é um gênio! Algum dia, tomara que demore, a gente descobre.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.