Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jaqueline Orda

    Ótimo inicial. Soberania nacional é também garantir soberania digital. Precisamos de uma ferramenta de IA generativa brasileira.

    Responda
  2. Evando de Abreu

    Marcos Benassi abraços

    Responda
  3. Evando de Abreu

    Marcos Benassi, não consigo escrever nada aqui sem ser censurado. O fato é que listas são vendidas atualmente por funcionários de órgãos públicos como o INSS. Agora, com tudo centralizado em um local com acesso a IA, será um prato cheio.

    Responda
  4. Evando de Abreu

    Marcos Benassi, no caso do INSS, como exemplo, listas são ven-didas pelos fun-cionários do próprio INSS que as obtém com mesmo com acesso res-trito. Eu mesmo, sou apos-entado e tive meus dados div-ulgados e tentativas que evitei, meu cunhado perdeu 50.000 em consignado. Imagine um Ha=cker com dados de dívi=das de em=presas junto aos órgã=os e até mesmo com proces=sos de pes=oas físi=cas em qualquer ins=tância. Os gove-rnos não lidam bem com segurança dos seus dados e é por isso um p-rato cheio.

    Responda
  5. Evando de Abreu

    Marcos Benassi, vamos lá: no caso do INSS, como exemplo, listas são vendidas pelos funcionários do próprio INSS que as obtém com mesmo com acesso restrito. Eu mesmo, sou aposentado e tive meus dados divulgados e tentativas que evitei, meu cunhado, hoje falecido, perdeu 50.000 em consignado. Imagine um Hacker com dados de dívidas de empresas junto aos órgãos e até mesmo com processos de pessoas físicas em qualquer instância. Os governos brasileiros não lidam bem com segurança dos seus dados.

    Responda
  6. Evando de Abreu

    Prato cheio para hackers

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Aliás, caso leia meu comentário abaixo, repare que trato disso, segurança frouxa.

    2. Marcos Benassi

      Só respondo em contexto. Mesmo você tendo razão parcial, tô com preguiça e não vou debater com quem nem consegue responder aqui, por respeito básico às regras de interlocução.

    3. Marcos Benassi

      Puxa, que brilhantismo... Esclareça-nos uma coisa, Evando: em um sistema como esse, qual seria a consequência de um ataque hacker? A engine passar a dar respostas alucinatórias Bozolóides? Arrã, tá.

  7. roberto campos marinho

    Excelente. É um grande avanço. Indepencia tecnológica

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Essa é uma excelente notícia! Nem vou comentar o quão apropriada e útil é essa medida; gostaria apenas de lembrar que os sistemas do governo brasileiro, os convencionais, têm uma infinidade de brechas a serem exploradas por espertalhões, bem como a logins de acesso de variado nível de segurança à venda/aluguel pelaí. O Luloverno deveria dar a máxima atenção a esses aspectos. IA é relevante e fundamental, mas não se pode esquecer do alicerce da casa, ainda que estejamos a construir telhado.

    Responda