Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jorge Severo

    Esse José Leal é a prova da má índole dos bosoabobados.

    Responda
  2. José M Leal

    Comentário virulento, impregnado por politicagem rasteira, raiva e vingança. O autor fecha os olhos para a "Anistia do CEP", que absokveu Luiz Inácio, condenado em três instâncias por corrupção galopante, e ainda o colocou na Presidência da República. A anistia a Luiz Inacio mostrou que no Brasil o crime é impune, e todas as vezes que ele ocupa o poder o país mergulha na corrupção em larga escala, sucedendo-se nos seus governos o Mensalão, depois o Petrolo e agora o Roubo dos Aposentados.

    Responda
    1. Francisco Dias

      A cloroquina está fazendo efeito.

    2. Celia Moura

      Ao invés de rebater os argumentos apresentados pelo articulista, José vem acusar o atual presidente, ou seja, concorda com tudo o que foi escrito...

    3. José M Leal

      Oliveira, Luiz Inácio e seu grupo desviaram bilhões de reais do povo brasileiro no mensalão, no Petrolo e agora no roubo dos aposentados. Por falta desses recursos, pessoas morreram devido a falta de hospitais e segurança pública. Crianças se alimentaram mal por falta de merenda escolar. Luiz Inácio e seu grupo são os verdadeiros genocidas. Muitos, como você, não vêem isso porque "corrupto passa pano para corrupto".

    4. Robson Oliveira oliveira

      Coiatado. como vc pode ser tão... a ponto de comparar um golpista, que tentou assasinato dos inimigos, roubou joias, matou milhares na pandemia, acorda, Sem anistia. inclusive o tarcisio nunca mais sera eleito a nada por ser cumplice e querer fazer pior traindo o pais e colocando mlicos e PMs em escolas infantis...Se liga

    5. Maurizio Ferrante

      Sim, sim. Admitindo-se que seu argumento seja correto (mas nao o eh!), isso anula os argomentos do texto?

  3. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

    Perfeito!!!

    Responda
  4. Lucia Margarida C Japp

    Os dois últimos parágrafos foram perfeitos. Já vivi (e sofri) uma ditadura, e qualquer frase, sugestão ou mesmo uma intenção velada me apavora. Só pode ficar indiferente quem é jovem e não vivenciou a censura constante, por vezes absurda ou até mesmo ridícula. Mas não só a censura, mas principalmente a perda de direitos essenciais, as prisões arbitrárias, o "desaparecimento" de oponentes, Não há NADA que a justifique.

    Responda
  5. MARCUS VINICIUS CORREA LEITE

    Errata: onde se lê "Superior Tribunal Federal", leia-se: Supremo Tribunal Federal

    Responda
  6. Valter Luiz Peluque

    Sem anistia! Sem redução de penas!

    Responda
  7. Tadêu Santos

    Nosso glorioso Brasil não era lá o tipo de nação q desejávamos, mas era a q tínhamos depois d uma ditadura militar, pelo qual estávamos buscando a Esperança Democrática, pra voltarmos a respirá-la e a mesma voltou com cheiro podre e d gosto "terrivelmente amargo". Estamos novamente caminhando em busca de uma paz, mesmo c o dragão da maldade ameaçando tocar fogo no país, c trapaças malignas q assustam nossos guerreiros... CONT

    Responda
  8. Anete Araujo Guedes

    Foi todo o conjunto da obra e de crimes. Trata-se da formação de um bloco de carnaval, para golpear a democracia, que culminou no dia 8/1. Instalado o caos, os militares viriam para impor a ordem, dando um golpe de estado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Jesus Goiabeiro, que atribuição infeliz, minha cara comadre: bloco de carnaval? Isso foi um "bloco de finados", o BozoBloco, uma agremiação de gentes zumbis, arrastando perninha ruas afora, vociferando, canilatindo, ameaçando, denterrangente. Seguido do MiliBloco Fumarento, com próteses de tênis em riste. A antítese do gozo carnavalista, capaz do acolhimento e desfrute, pra dizer o menos. Hahahahah!

  9. Paulo César de Oliveira

    O oito de janeiro não foi tentativa de golpe porque não tem como depor governo apenas invadindo e depredando prédios vazios num domingo. Ademais, não houve nenhuma tentativa de neutralizar o incumbente, a primeira providência em qualquer tentiva de golpe. Por fim, qual o sentido de depredar o Palácio que serviria de sede para o novo governo golpista? Não faria o menor sentido. Um dado revelador é que a imprensa estrangeira sempre falou em "riot" e "insurrection" e não "coup attempt".

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Sua interpretacao é que vc apoia os golpistas e traidores da patria. ou seja vc é bot domesticado, ou ...

    2. Marcos Benassi

      Uai, Democracia é assim: o colega Paulo repete, mais uma vez, este discurso tergiversativo pasteurizado; eu, também repetitivo - no meu caso, é coisa de velho, parece que acontece bastante - só posso lamentar seu passapanismo "contra-majoritário", minha crítica elegante. E fazer novamente a sugestão de que endireite a coluna, levantando os membros dianteiros da crosta terrestre - esta é a fração sulfúrica da crítica.

    3. Anete Araujo Guedes

      Trata-se do conjunto da obra. Foi todo um processo de formação de quadrilha e tentativa de golpe, que culminou no dia 8/1. O objetivo era instalar o caos e chamar o militares para impor a ordem e um outro desastre, que poderia ser de outros 21 anos de barbárie, corrupção, torturas e execuções.

    4. Paulo César de Oliveira

      3. Houve provas sim de cogitação, discussão e planejamento de decretação de Estado de Sítio e até de assassinato de Lula. Alckmin e Moraes mas tudo ficou no terreno do planejamento e preparação, sem início de execução. Essa última informação é importante porque, no Brasil, planejar crime não é crime e somente a execução - que nunca foi iniciada - poderia ser punida. Como disse muito bem o Ministro Fux: "Não se pode punir alguém por cogitar golpe". Mas foi condenado assim mesmo, sem provas.

    5. Paulo César de Oliveira

      2. Mesmo se o oito de janeiro tivesse sido tentativa de golpe - coisa que ficou longe de ser - Bolsonaro estava na Flórida e não existe nenhuma prova de que tenha ordenado as invasões. Mas foi condenado por dano qualificado e deterioração de patrimonio tombado. Quanto a tentativa de golpe/abolição violenta, ambos os crimes, segundo o Código Penal, requerem uso de violência ou grave ameaça. Quais foram os atos de violência ou grave ameaça cometidos por Bolsonaro? Não teve nada.

  10. Marcos Benassi

    Ah, Seu Ricardo, que texto precioso! A técnica Roger Stone, resgatada por um discípulo mais novo (esqueci o nome), de "jogar Herda incessantemente", funciona muito bem no curto e excelentemente bem no longo prazo: a gente se esquece de tanta barbaridade, pela sobreposição das camadas. Eu tô satisfeito com a condenação atual, de boa; todavia, meu coração mui cristão demanda que o Inferno exista, receba El-Rey seBozo e lhe dedique especial atenção, cremando cada milímetro de seu Atlético corpo.

    Responda
  11. ADILSON CORTEZ

    Sem anistia!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Complementando, no espírito de meu comentário: sem anistia humana, nem perdão divino. Ad infinitum, que torre nas brasas de Lúcifer.