Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. sergio lima oliveira

    Valeu! Marcelo. Não é a toa que ultrapassou os EUA. Ótima narrativa. Esperando pela próxima.

    Responda
  2. filipe moura lima

    Daqui a dez ou vinte anos a China deverá superar os estados unidos em PIB e produção científica. É o que se prevê.

    Responda
  3. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro prof. Marcelo belo artigo sobre como tratar a educação com um viés de investimento e não como despesas,lá não se brincar de educar como nesta triste América Latina.

    Responda
  4. Rubens Souza

    No Brasil prevalece o bacharelismo que pode recompensar com um emprego público. Há algumas semanas noticiou-se sobre o jovem engenheiro aeroespacial que passou em primeiro lugar para o TCU. O rapaz não fora aprovado em um mestrado profissional aeronáutico e mudou de ramo. Quer dizer, o sistema sequer é capaz de absorver o recém-formado. O país necessita ampliar a criação de tecnologia para outros ramos

    Responda
  5. ivo cardozo

    ... enquanto isso, em Banania: mais faculdades de Direito do que em TODO O MUNDO, somadas. Para que ? Simples. Para o andar de cima manter a escravização do andar de baixo. Como desde abril de 1.500

    Responda
  6. José Cardoso

    China, Japão, Coreia, e hoje em dia até o Vietnã. As políticas públicas explicam parte do sucesso da educação deles. Mas a maior parte em minha opinião vem da cultura familiar de disciplina, que torna as salas de aula mais eficientes para o aprendizado.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Tem razão. Sem disciplina não há aprendizagem

    2. Vito Algirdas Sukys

      Prezado José Cardoso, concordo com a sua argumentação. Tenho amigos chineses, japoneses e koreanos; a disciplina familiar e o respeito à educação fazem uma grande diferença.

  7. jose camargo

    Parece que a China prioriza a meritocracia. Nada de cotas,a não ser a baseada em critérios socioeconômicos. Já aqui no Brasil estão querendo criar cotas até para o STF.

    Responda
    1. MARCUS VINICIUS CORREA LEITE

      pesquise um pouco mais.

  8. Reinaldo Braga

    Acredito que uma das lições fundamentais das universidades chinesas seja a ênfase no retorno que o investimento público precisa trazer para a população. No Brasil, por diversas razões, é um sonho distante. Em primeiro lugar, quase sempre, o que prevalece é o ineteresse do Chefe do Departamento e de seus pesquisadores. O contribuinte, pagador de impostos e que sustenta salários e infra-estrutura, nunca entra nessa equação. Triste, as real!

    Responda
  9. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "nenhum chinês corre o risco de perder seu cartão de crédito por aplicação da Lei Magnitsky..." Não, mas fale qualquer coisa que contraria o Partido Comunista Chinês que você virará pária no mesmo instante. Sobre o restante do texto, melhor coisa da sociedade chinesa no momento é mostrar para as crianças que ter uma carreira que contribua para o mundo é uma boa escolha, e pode ser mais lucrativo do que ser influencer. Neste ponto a China merece elogios.

    Responda
  10. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Parabéns pelo dia, Professor Marcelo.

    Responda
  11. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Marcelo: desse bilhão de chineses, "produzindo " 1 milhão de engenheiros, certamente todos terão sua colocação, mais brilhantes em melhores cargos; haverá sub-aproveitamento lá, como ocorre aqui? A qualidade do ensino é a mesma para esse milhão, diferente daqui?

    Responda
  12. Ivo Ferreira

    Mas é tão bonitinho ver gente que nem tem o que comer estudando sociologia, filosofia, línguas mortas... e depois ir dirigir Uber.

    Responda
  13. ronaldo santos cardeal

    Igualmente, como podemos ver tb em outras fontes, o sistema educacional chinês é fortemente voltado a resultados e a pressão por isto começa desde cedo, em que já crianca já se começa a preparar para o tal Gaokao. Que diriam nossos intelectuais da área de educação a respeito de um modelo tão exigente como este aplicado por aqui, hein? Aposto que falariam do sofrimento e da ansiedade gerada sobre as pessoas. Enfim...

    Responda
    1. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

      Tenho a impressão que a China tema população mais homogênea que a nossa, daí não necessitarem de cotas

    2. ronaldo santos cardeal

      Pelo que andei lendo, a meritocracia é de longe o ponto mais relevante pra passar no gaokao. Cotas sociais e/ou raciais tais como vemos por aqui inexistem por lá. Enfim, a verdade é que o povo chinês é muuuito diferente daqui, já que tem uma cultura fortemente voltada a resultados, em que trabalham pra caramba (ponto pra discutir depois) e cultivando uma confiança muito forte no governo (diferente de nós).

  14. ronaldo santos cardeal

    O sistema educacional parece ser muito diferente do nosso e, normalmente, este é um ponto ignorado por aqueles que gostam de rasgar elogios à China. Esta formação massiva em STEM seria faltamente interpretada negativamente aqui, já que nossos intelectuais diriam que isto promoveria primordialmente a formação de mão-de-obra pra o sistema, que não seria uma educação crítica e emancipadora e todos aqueles argumentos que já conhecemos.

    Responda
  15. Raul Suhett de Morais

    U-ua. Que problemão, hein? Uma viagem realmente dramática. Nunca vi tanto sofrimento. Ainda bem que você voltou são e salvo. Ufa.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Ih, Raul. Acho que foi mal.

    2. Leandro Valarelli

      Comentário de sexta série: começando a ensaiar os primeiros passos no sarcasmo...

    3. Andre Pessoa

      Isso é inve ja mal disfarçada ou agres sividade (falta de gentileza e simpatia) desnecessária?

  16. Zelis Pereira Furlan

    Fui para ficar 15 dias e voltei no quinto dia.

    Responda
    1. Carlos Silva

      Olá Zelis, sem entender a cultura é bem difícil. Somos culturalmente falando muito diferente.

  17. Vito Algirdas Sukys

    A matemática, a ciência e ciências sociais precisam andar juntas e repensar a infraestrutura das cidades do planeta. Transformá-las em lugares para plantar, morar, trabalhar e descansar; preservando as condições como Carlos Nobre disse recentemente. Uma amiga peruana que faz doutorado em matemática no Brasil, comprou uma bicicleta e sofreu um acidente. Ela disse: "sobreviverei". A humanidade precisa dizer: "Sobreviveremos ao negacionismo e populismo". Cidades inteligentes verdes para existir.

    Responda
  18. Marcelo Negros

    Uma vez estava no metrô de Shanghai e uma camponesa abriu um pano no chão e espalhou vários artesanatos conplexos, castelos e dragões. Comentei em Ingles com um amigo e ela disse "No Craftsman, Laser Cut!", primeira humilhação. Quis comprar um dragão e puxei Renmibis e tomei um "No Cash, WeChat!" Com rla apontando um QR Code plastificado.

    Responda
  19. Ivan Bastos

    Nossa política de soja com carne produzirá os ignorantes que nossos políticos precisam.

    Responda
    1. Celia Moura

      Nossos políticos já tem todos os ignorantes que precisam; até um pouco mais...

  20. Ivo Mutzenberg

    Interessantes essas informações sobre o sistema educacional chinês! Bela experiência para o Professor Marcelo Viana ao visitar um país tão diferente do Brasil.

    Responda