-
sergio lima oliveira
Valeu! Marcelo. Não é a toa que ultrapassou os EUA. Ótima narrativa. Esperando pela próxima.
-
filipe moura lima
Daqui a dez ou vinte anos a China deverá superar os estados unidos em PIB e produção científica. É o que se prevê.
-
Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Caro prof. Marcelo belo artigo sobre como tratar a educação com um viés de investimento e não como despesas,lá não se brincar de educar como nesta triste América Latina.
-
Rubens Souza
No Brasil prevalece o bacharelismo que pode recompensar com um emprego público. Há algumas semanas noticiou-se sobre o jovem engenheiro aeroespacial que passou em primeiro lugar para o TCU. O rapaz não fora aprovado em um mestrado profissional aeronáutico e mudou de ramo. Quer dizer, o sistema sequer é capaz de absorver o recém-formado. O país necessita ampliar a criação de tecnologia para outros ramos
-
ivo cardozo
... enquanto isso, em Banania: mais faculdades de Direito do que em TODO O MUNDO, somadas. Para que ? Simples. Para o andar de cima manter a escravização do andar de baixo. Como desde abril de 1.500
-
José Cardoso
China, Japão, Coreia, e hoje em dia até o Vietnã. As políticas públicas explicam parte do sucesso da educação deles. Mas a maior parte em minha opinião vem da cultura familiar de disciplina, que torna as salas de aula mais eficientes para o aprendizado.
-
jose camargo
Parece que a China prioriza a meritocracia. Nada de cotas,a não ser a baseada em critérios socioeconômicos. Já aqui no Brasil estão querendo criar cotas até para o STF.
-
MARCUS VINICIUS CORREA LEITE
pesquise um pouco mais.
-
-
Reinaldo Braga
Acredito que uma das lições fundamentais das universidades chinesas seja a ênfase no retorno que o investimento público precisa trazer para a população. No Brasil, por diversas razões, é um sonho distante. Em primeiro lugar, quase sempre, o que prevalece é o ineteresse do Chefe do Departamento e de seus pesquisadores. O contribuinte, pagador de impostos e que sustenta salários e infra-estrutura, nunca entra nessa equação. Triste, as real!
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
"nenhum chinês corre o risco de perder seu cartão de crédito por aplicação da Lei Magnitsky..." Não, mas fale qualquer coisa que contraria o Partido Comunista Chinês que você virará pária no mesmo instante. Sobre o restante do texto, melhor coisa da sociedade chinesa no momento é mostrar para as crianças que ter uma carreira que contribua para o mundo é uma boa escolha, e pode ser mais lucrativo do que ser influencer. Neste ponto a China merece elogios.
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
Parabéns pelo dia, Professor Marcelo.
-
AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA
Marcelo: desse bilhão de chineses, "produzindo " 1 milhão de engenheiros, certamente todos terão sua colocação, mais brilhantes em melhores cargos; haverá sub-aproveitamento lá, como ocorre aqui? A qualidade do ensino é a mesma para esse milhão, diferente daqui?
-
Ivo Ferreira
Mas é tão bonitinho ver gente que nem tem o que comer estudando sociologia, filosofia, línguas mortas... e depois ir dirigir Uber.
-
ronaldo santos cardeal
Igualmente, como podemos ver tb em outras fontes, o sistema educacional chinês é fortemente voltado a resultados e a pressão por isto começa desde cedo, em que já crianca já se começa a preparar para o tal Gaokao. Que diriam nossos intelectuais da área de educação a respeito de um modelo tão exigente como este aplicado por aqui, hein? Aposto que falariam do sofrimento e da ansiedade gerada sobre as pessoas. Enfim...
-
MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO
Tenho a impressão que a China tema população mais homogênea que a nossa, daí não necessitarem de cotas
-
ronaldo santos cardeal
Pelo que andei lendo, a meritocracia é de longe o ponto mais relevante pra passar no gaokao. Cotas sociais e/ou raciais tais como vemos por aqui inexistem por lá. Enfim, a verdade é que o povo chinês é muuuito diferente daqui, já que tem uma cultura fortemente voltada a resultados, em que trabalham pra caramba (ponto pra discutir depois) e cultivando uma confiança muito forte no governo (diferente de nós).
-
-
ronaldo santos cardeal
O sistema educacional parece ser muito diferente do nosso e, normalmente, este é um ponto ignorado por aqueles que gostam de rasgar elogios à China. Esta formação massiva em STEM seria faltamente interpretada negativamente aqui, já que nossos intelectuais diriam que isto promoveria primordialmente a formação de mão-de-obra pra o sistema, que não seria uma educação crítica e emancipadora e todos aqueles argumentos que já conhecemos.
-
Raul Suhett de Morais
U-ua. Que problemão, hein? Uma viagem realmente dramática. Nunca vi tanto sofrimento. Ainda bem que você voltou são e salvo. Ufa.
-
Zelis Pereira Furlan
Fui para ficar 15 dias e voltei no quinto dia.
-
Carlos Silva
Olá Zelis, sem entender a cultura é bem difícil. Somos culturalmente falando muito diferente.
-
-
Vito Algirdas Sukys
A matemática, a ciência e ciências sociais precisam andar juntas e repensar a infraestrutura das cidades do planeta. Transformá-las em lugares para plantar, morar, trabalhar e descansar; preservando as condições como Carlos Nobre disse recentemente. Uma amiga peruana que faz doutorado em matemática no Brasil, comprou uma bicicleta e sofreu um acidente. Ela disse: "sobreviverei". A humanidade precisa dizer: "Sobreviveremos ao negacionismo e populismo". Cidades inteligentes verdes para existir.
-
Marcelo Negros
Uma vez estava no metrô de Shanghai e uma camponesa abriu um pano no chão e espalhou vários artesanatos conplexos, castelos e dragões. Comentei em Ingles com um amigo e ela disse "No Craftsman, Laser Cut!", primeira humilhação. Quis comprar um dragão e puxei Renmibis e tomei um "No Cash, WeChat!" Com rla apontando um QR Code plastificado.
-
Ivan Bastos
Nossa política de soja com carne produzirá os ignorantes que nossos políticos precisam.
-
Celia Moura
Nossos políticos já tem todos os ignorantes que precisam; até um pouco mais...
-
-
Ivo Mutzenberg
Interessantes essas informações sobre o sistema educacional chinês! Bela experiência para o Professor Marcelo Viana ao visitar um país tão diferente do Brasil.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.