Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Uma variação do tema: por que a revolução industrial não começou na Itália após o renascimento? Dois irmãos ingleses passaram um tempo no Piemonte no século 17, aprendendo as ferramentas e técnicas para a produção de tecidos de seda. Voltando à Inglaterra, montaram um fábrica em grande escala em Derby, movida à roda d'água (o vapor chegaria bem mais tarde). Um deles morreu logo, e há quem diga ter sido a mando do rei do Piemonte, que não gostou nada do "roubo" de seu segredo artesanal.

    Responda
  2. VALTER GOMES BARBOSA

    Palavras são palavras, nada mais do que palavras. Alguns utilizam de ironia para expressar de forma magistral, e logicamente com poucas palavras a síntese de tudo, como Millor Fernandes ao afirmar que: “a diferença do capitalismo para o socialismo é que um é a exploração do homem pelo homem, e o outro é o contrário”. Não precisou de nenhum prêmio Nobel pra isso!

    Responda
  3. ADONAY ANTHONY EVANS

    O maior problema do Capitalismo é sua necessidade permanente de espiral de escalada. Recursos naturais, meio ambiente, modo de vida de populações milenares, não há limite. Uma palavra que explica a ocupação do Novo Mundo por colonizadores europeus é Cobiça. Também fome decorrente da Concentração de Riqueza em seus países de origem. A cobiça é o resultado de dois Pecados Capitais, a Vaidade e a Gula, talvez três, a Luxúria.

    Responda
  4. ADONAY ANTHONY EVANS

    Até o esgotamento total do planeta, da flora e da Flora e da Fauna. Pelos grileiros, desmatadores e garimpeiro armados de mercúrio. Quando pensamos nisso, impossível não pensar em Pepe Mujica e em uma das Sete Virtudes, a Temperança ou Parcimônia.

    Responda
  5. Rafael Gallina Delatorre

    Talvez o surgimento do liberalismo, as revoluções individualizantes, tenha algo que ver com esse caminho que tomamos. O enraizamento do capitalismo como força motriz.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Falta a Explicação do por quê da concentracao de renda….

    2. Rafael Gallina Delatorre

      De qualquer forma, excelente artigo, instigou a leitura do historiador laureado.

  6. Acacio J K Caldeira

    Ótimo artigo

    Responda
    1. Luís Santana

      E, depois da queda do Império, ainda veio a Igreja Católica para mergulhar a Europa Ocidental em mais de 1000 anos de obscurantismo.

  7. Vito Algirdas Sukys

    Com a sistematização da ciência, nós reificamos o vapor invisível e o integramos a corpos muito pequenos para serem detectados com a ciência romana. O vapor como um objeto abstrato é indispensável para a ciência natural; assim como os números, funções e classes. Como a matemática e a ciência romanas eram escassas, os romanos não inventaram a fábrica. Quine seria outro merecedor do Nobel.

    Responda
  8. Gabo Franca

    Tipo: porquê o cachorro NÃO entrou na Igreja antes, se a porta estava entreaberta?

    Responda
  9. FRANCISCO TEIXEIRA

    Faltou dizer porque esse crescimento todo nos legou um mundo tão desigual e na rota do colapso

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Depende de que mundo vc se refere. China e Europa tem pouca desigualdade. EUA, America Latina e Africa tem muita desigualdade. A politica nessas regioes faz toda a diferenca.

    2. bagdassar minassian

      ... o porquê, talvez, de verdade, em mais alguns artigos, capítulos?

  10. Paloma Fonseca

    O Leonardo Da Vinci, renascentista, criou protótipos de máquinas movidas a força humana, ou seja, de forma ambígua ele tinha uma disposição para inventar máquinas inovadoras pra época, mas ainda assim movidas a força humana, as ideias dele não conseguiram sair da mentalidade da época. Adam Smith, por outro lado, era contra a escravidão não somente do ponto de vista moral, mas também econômico.

    Responda
    1. bagdassar minassian

      ... as 'forças' da conjuntura do período histórico.

  11. Vito Algirdas Sukys

    Os romanos não puderam inventar a fábrica porque a matemática romana veio quase toda da matemática e ciência gregas. Aplicaram em problemas de engenharia e arquitetura. Os italianos que queriam aprender mais tinham que ir para Alexandria. A matemática teórica era escassa; durante a construção do império, as pessoas se voltando para questões práticas, desfavoráveis à ciência abstrata. Depois da queda as pessoas em discussões infindáveis sobre dogmas religiosos, levaram os pensamentos para longe.

    Responda
  12. Mauricio Soares

    Os gregos acreditavam viver no melhor mundo possível para os homens. O mais belo e mais justo. Talvez tivessem razão.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Sem dúvidas, Maria. Mas acho que, ainda assim, o mundo não melhorou, se se soma tudo o que vivemos hoje.

    2. Maria Lopes

      Exceto se perguntasse aos escravos, tantas vezes (em Roma por exemplo) tão mais cultos que os senhores.

  13. Carlos Stegemann

    Um texto de tamanha qualidade não merece a vírgula antes de 'etc' e o erro de concordância na quinta linha do quinto parágrafo (o que é o vapor como se comportam).

    Responda
    1. Mauricio Soares

      O segundo é um erro. O primeiro é apenas uma questão estilística...

  14. Paloma Fonseca

    Por que Roma antiga não teve uma revolução industrial? Porque a sociedade estava sustentada na escravidão: lavouras, minas, oficinas, trabalhos domésticos, arenas de gladiadores, galés do Mediterrêno, obras públicas. Os quackers, protestantes, romperam com essa mentalidade: o trabalho não serve para acumular riqueza, e sim para o desenvolvimento social; escravidão como anti-inovação; criaram na Inglaterra e nos Estados Unidos movimentos pela abolição do tráfico negreiro e da escravidão.

    Responda