-
José Cardoso
Uma variação do tema: por que a revolução industrial não começou na Itália após o renascimento? Dois irmãos ingleses passaram um tempo no Piemonte no século 17, aprendendo as ferramentas e técnicas para a produção de tecidos de seda. Voltando à Inglaterra, montaram um fábrica em grande escala em Derby, movida à roda d'água (o vapor chegaria bem mais tarde). Um deles morreu logo, e há quem diga ter sido a mando do rei do Piemonte, que não gostou nada do "roubo" de seu segredo artesanal.
-
VALTER GOMES BARBOSA
Palavras são palavras, nada mais do que palavras. Alguns utilizam de ironia para expressar de forma magistral, e logicamente com poucas palavras a síntese de tudo, como Millor Fernandes ao afirmar que: a diferença do capitalismo para o socialismo é que um é a exploração do homem pelo homem, e o outro é o contrário. Não precisou de nenhum prêmio Nobel pra isso!
-
ADONAY ANTHONY EVANS
O maior problema do Capitalismo é sua necessidade permanente de espiral de escalada. Recursos naturais, meio ambiente, modo de vida de populações milenares, não há limite. Uma palavra que explica a ocupação do Novo Mundo por colonizadores europeus é Cobiça. Também fome decorrente da Concentração de Riqueza em seus países de origem. A cobiça é o resultado de dois Pecados Capitais, a Vaidade e a Gula, talvez três, a Luxúria.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Até o esgotamento total do planeta, da flora e da Flora e da Fauna. Pelos grileiros, desmatadores e garimpeiro armados de mercúrio. Quando pensamos nisso, impossível não pensar em Pepe Mujica e em uma das Sete Virtudes, a Temperança ou Parcimônia.
-
Rafael Gallina Delatorre
Talvez o surgimento do liberalismo, as revoluções individualizantes, tenha algo que ver com esse caminho que tomamos. O enraizamento do capitalismo como força motriz.
-
Acacio J K Caldeira
Ótimo artigo
-
Luís Santana
E, depois da queda do Império, ainda veio a Igreja Católica para mergulhar a Europa Ocidental em mais de 1000 anos de obscurantismo.
-
-
Vito Algirdas Sukys
Com a sistematização da ciência, nós reificamos o vapor invisível e o integramos a corpos muito pequenos para serem detectados com a ciência romana. O vapor como um objeto abstrato é indispensável para a ciência natural; assim como os números, funções e classes. Como a matemática e a ciência romanas eram escassas, os romanos não inventaram a fábrica. Quine seria outro merecedor do Nobel.
-
Gabo Franca
Tipo: porquê o cachorro NÃO entrou na Igreja antes, se a porta estava entreaberta?
-
FRANCISCO TEIXEIRA
Faltou dizer porque esse crescimento todo nos legou um mundo tão desigual e na rota do colapso
-
Paloma Fonseca
O Leonardo Da Vinci, renascentista, criou protótipos de máquinas movidas a força humana, ou seja, de forma ambígua ele tinha uma disposição para inventar máquinas inovadoras pra época, mas ainda assim movidas a força humana, as ideias dele não conseguiram sair da mentalidade da época. Adam Smith, por outro lado, era contra a escravidão não somente do ponto de vista moral, mas também econômico.
-
bagdassar minassian
... as 'forças' da conjuntura do período histórico.
-
-
Vito Algirdas Sukys
Os romanos não puderam inventar a fábrica porque a matemática romana veio quase toda da matemática e ciência gregas. Aplicaram em problemas de engenharia e arquitetura. Os italianos que queriam aprender mais tinham que ir para Alexandria. A matemática teórica era escassa; durante a construção do império, as pessoas se voltando para questões práticas, desfavoráveis à ciência abstrata. Depois da queda as pessoas em discussões infindáveis sobre dogmas religiosos, levaram os pensamentos para longe.
-
Mauricio Soares
Os gregos acreditavam viver no melhor mundo possível para os homens. O mais belo e mais justo. Talvez tivessem razão.
-
Carlos Stegemann
Um texto de tamanha qualidade não merece a vírgula antes de 'etc' e o erro de concordância na quinta linha do quinto parágrafo (o que é o vapor como se comportam).
-
Mauricio Soares
O segundo é um erro. O primeiro é apenas uma questão estilística...
-
-
Paloma Fonseca
Por que Roma antiga não teve uma revolução industrial? Porque a sociedade estava sustentada na escravidão: lavouras, minas, oficinas, trabalhos domésticos, arenas de gladiadores, galés do Mediterrêno, obras públicas. Os quackers, protestantes, romperam com essa mentalidade: o trabalho não serve para acumular riqueza, e sim para o desenvolvimento social; escravidão como anti-inovação; criaram na Inglaterra e nos Estados Unidos movimentos pela abolição do tráfico negreiro e da escravidão.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.