Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    MESMO sendo uma SUPREMA CORTE um tanto MACHISTA em sua composição de membros, com maioria masculina desde sua criação, mesmo sendo democraticamente imparcial, equilibrada e de ética constitucional, poderia ser ainda mais se não fosse tão atrelada ao DNA da imensa maioria dos brasileiros, que adotam posturas nada cordiais em relação às vantagens das espécies femininas, não apenas pelo encanto da beleza, mas pela formação de caráter e personalidade e, pelo dom divino da procriação de todos nós!!!

    Responda
  2. Igor Cornelsen

    Desculpem o autor. Ele vive em outro planeta. Lula é assim , só indica amigos ao Supremo, homens de grande saber jurídico, juristas importantes na sociedade, nunca. A consequência é termos um Supremo de baixo nível e sem credibilidade. Bolsonaro, quando esteve na presidência usou do mesmo critério. Tristeza.

    Responda
  3. Rodrigo Ribeiro

    Poderíamos colocar uma Ellen Gracie, não é?!

    Responda
  4. Sergio Iatchuk

    A baixa representatividade feminina nas instituições é uma questão cultural e não de governo. Basta ver a baixíssima representação na Câmara dos Deputados, no Senado, nos governos estaduais e municipais. Se as mulheres representam mais de cinquenta por cento do eleitorado a conclusão óbvia é que parte significativa deste eleitorado não vota em candidatas do sexo feminino.

    Responda
    1. Marcos Soares

      Faz sentido. Mas também penso que no geral, as mulheres se interessam menos em ser candidatas. Não há que se falar em discriminação, até por que a maioria do eleitorado já escolheu uma mulher para presidente duas vezes, e ela era uma anta.

  5. Bento Brito Teixeira

    No meu entender os que pretendem que seja uma mulher como indicada à vaga no STF: estes pretensos influenciadores deveriam procurar a primeira dama Janja.

    Responda
  6. Maria Lima

    Não seria um favor, seria uma burrice. Dessa vez, ele deve optar por um terrivelmente evangélico, assim como o fez o inelegível. Jorge Messias.

    Responda
  7. Marcos Soares

    Mão de homem não foi feita para bater em mulher. Quer bater em mulher? Vá bater em outro lugar, mas não dentro da sua casa ou no Brasil, porque nós não podemos aceitar mais isso

    Responda
  8. Alexandre Pereira

    Vamos incluir competentes!! Essa parcela da população oprimida, discriminada, que não tem lugar ao sol em um país narco-corrupto, onde nada vale, nem mesmo a constituição. O resto, é detalhe.

    Responda
  9. Marcos Soares

    Lula é um cavalheiro, tem um histórico de respeitador das mulheres, senão vejamos :

    Responda
    1. Marcos Soares

      O presidente estava se queixando da falta de iniciativa da militância petista para pressionar parlamentares de oposição. Cadê as mulheres de gre lo duro do nosso partido?

    2. Marcos Soares

      Foram na casa da Clara Ant, sabe? A Clara estava dormindo sozinha quando entraram cinco homens lá dentro, ela pensou que era um presente de Deus e era a Polícia Federal.

  10. Felipe Vasconcelos

    Não adianta, Lula já foi preso uma vez, mesmo deixando o segundo mandato com mais de oitenta por cento de aprovação. Ele está hipervigilante e vai escolher alguém do seu círculo de confiança.

    Responda
  11. Marcelo Almeida

    Chora, Thiago. "Bessias" já está indicado. Reze para o senado barrar, assim quem sabe ele mudaria de ideia. Caso contrário, seja coerente e critique bastante a escolha, até a próxima vaga estar disponível...

    Responda
  12. Tacito Silva

    Se os lacradores, maiores responsáveis pela eleição do minto, querem escolher juiz do STF, que tenham votos pra eleger o próximo presidente. Até lá, ninguém é obrigado a atender as vontades de lacradores, que mais jogam contra que a favor

    Responda
  13. Cintia Klein

    Mesmo que escolha uma mulher por razão demagógica. Se o fizer assim mesmo, ganha alguma credibilidade da minha parte.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Junto-me a você, Cintia, mesmo pq somos mais de 50% da população brasileira. Indicar um evangélico achando que ganhará aliados junto à comunidade deles pode ser um tiro no pé.

  14. Fabio Bittencourt da Rosa

    Essa questão de cotas é interessante. Além de mulheres precisam ser lembrados negros, índios, gays, deficientes físicos e todo e qualquer tipo humano costumeiramente objeto de preconceito. Mas tal critério levaria a uma situação insólita para a escolha, que deve se pautar pela competência para julgar. Não é melhor alguém que protege o interesse público com decisões justas e equilibradas? Quem sabe deixemos de lado essa questão das cotas? Rosa Weber e Carmen Lúcia são exemplos de grandeza.

    Responda
  15. André Bartholomei

    Dever coisa nenhuma. A escolha é ad nutum, ponderando apenas o que for melhor no País no momento. Essas pautas identitárias com vozes impositoras são o novo nazismo, disfarçado de tendência progressista.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Diria leninismo, matou mais é é sempre esquecido.

  16. José Duarte

    "Questões de gênero ou raça não deveriam interferir na escolha", sim, deixe o presidente escolher sem essa pseudo pressão.

    Responda
  17. Ivan Zacharauskas

    A verdade é que apenas uma Ministra Carmen Lúcia já deixa a todos intimidados pela sabedoria, calma e determinação. Os demais todos, todos em todos os Poderes, morrem de medo de mais mulheres em posições de poder. Simone Tebet, Marina Silva, e tantas outras, metem meso. Os homens devem provavelmente passar pelo mesmo medo e constrangimento e sentimento de infantilidade e impotência em seus lares e relacionamentos. Amadureçam!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Hahahahahahahaha!!! É, deve deixar intimidados mesmo!! Hahahahaha!! Seus votos são realmente magistrais!!!

  18. Celso Augusto Coccaro Filho

    Ou seja, progressista e do círculo próximo ao Presidente tudo bem; há consenso. O problema reside apenas em encontrar uma mulher dotada de tais não jurídicas características. Que coisa em articulista. Superou-se, será difícil escrever algo mais notável em relação à composição do STF.

    Responda
  19. Valdir Ferreira

    Sectarismo idiota

    Responda
  20. Carlos Alberto Komora Vieira

    Quer dizer que o melhor critério é o seu, o identitarismo. Há quem discorde.

    Responda
  21. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Ao PR foi atribuída pela constituição a tarefa de indicar os ministros do STF e ao Senado a de referendar, ou não. Por que será? Ora, porque se trata de um ato politico. Se não bastaria um concurso público, talvez julgado por uma IA, correndo o risco de termos 11 Sergios Moros na Suprema Corte. Preferem?

    Responda
    1. José Cardoso

      Você está sugerindo que o Moro é mais competente que os demais juízes do STF? Se são pessoas como ele que ocupariam a vaga se fosse por concurso público...

  22. Joel Saar

    Se é por representatividade seria lindo ter a Joenia Wapichana. Que tal começarmos uma campanha por ela?

    Responda
  23. José Augusto Bernabé

    Ele vai por o seu Irmão da fraude no INSS.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Você provavelmente preferia que fosse o Bananinha, né bozoloide?

  24. Mario Rogerio Andrade

    Por outro lado, Messias aproxima os evangélicos, hoje refratários a Lula e ao PT, e desconstrói a falsa dicotomia entre cristianismo e progressismo, dando argumentos e legitimidade para os crentes de esquerda, oprimidos nas igrejas por suas convicções políticas e sociais.

    Responda
    1. paulo wesley dornellas

      Mas, é pra isso que serve um ministro do STF? Graças ao bom Deus não é você quem escolhe os ministros!

  25. Henrique Hermida

    Que maluco. Por isso estamos no ponto em que estamos!

    Responda
  26. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Por quê nao votamos em pretos ? Seria melhor, uma câmara mais representativa

    Responda
    1. paulo wesley dornellas

      E então, Mário? Responda ao Antonio Carlos. Foi uma pergunta muito perturbadora. A resposta seria bem interessante.

    2. Antonio Carlos Orselli

      Eu, que sou branco, já votei em preto. A minha pergunta é: por quê os pretos não o fazem? E as mulheres, por quê não votam nelas? Pretos e mulheres seriam maioria em todas as eleições.

  27. Acacio J K Caldeira

    Nomear uma mulher negra é arejar a democracia.

    Responda
    1. Acacio J K Caldeira

      Não por acaso, o voto decisivo na condenação do golpe foi de uma mulher.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Joaquim Barbosa arejou o q ?

  28. José Bueno

    O único dever do Presidente é indicar alguém com competêcia e experiência jurídicas irrefutáveis e um comportamento público ético irreparável. Que passe pela sabatina do Congresso. Nenhum indicado será melhor ou pior, por ser um homem branco ou por ser uma mulher negra. Sem dúvida, a indicação de uma mulher negra que preencha plenanente os requisitos não é um dever, mas uma oportunidade a mais do importante movimento social de inclusão e pertencimento.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Incluir competentes? Ok.

  29. Alexandre Marcos Pereira

    Dever: palavra áspera, mas justa. Comecemos por aí. Não por capricho, não por cortesia, não por um gesto simbólico, porém para agir na esfera das obrigações que uma república contraiu consigo mesma quando inscreveu, no alto de sua Carta, que homens e mulheres são iguais em direitos e deveres. O STF, guardião dessa promessa, não é um clube; é um órgão de Estado cuja legitimidade também se alimenta da verossimilhança com o país que julga. A composição se afasta demais da realidade social.

    Responda
  30. Christian Laufer

    Lula está pensando em eleição, não em agradar a base. Só a base lunática acha que ele realmente se importa com representação feminina no Supremo. Pela terceira vez consecutiva no mesmo mandato, vai colocar um homem branco lá. Enquanto isso, a base se divide em dois grupos: um vai ficando irritadinho, o outro vai achando argumento pra passar pano nas decisões do presidente. De qualquer forma, no final os dois grupos vão votar nele, ou em quem ele indicar. Por isso ele está tranquilo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Já ouviu falar em política? Pois é, meu caro, ela é fundamental e dela não se pode abrir mão. Acha que a indicação de alguém ao STF não é um ato político? Senão porque caberia ao PR indicar e ao Senado referendar, bastaria um concurso público julgado por uma IA?

  31. ANTONIO F CARVALHO

    Será que a mulher ainda e relativamente incapaz para muitos dos nossos líderes como ocorria até meados do século XX. Demais, as mulheres representam em torno de 52% de nossa população e tem, muitas, mais talentos do que homens, porém o machismo e o feminismo estão atrapalhando o desenvolvimento e criando preconceitos absurdos. HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS EM DIREITOS E OBRIGAÇÕES. Cumpram a Constituição em seu artigo 5º, CAPUT, e inciso I. Basta que cumpram todos a LEI MAIOR DO PAÍS.

    Responda
  32. Joao Braga

    A prioridade é amigo, advogado particular, correligionario, e a quem possa telefonar. Com isso o que aconteceu com o supremo que seria um dos pilares da democracia e da segurança jurídica? A resposta todos sabem, até aqueles que não querem admitir.

    Responda
  33. Raymundo Itareru

    deixa a política engolir ele para satisfazer a Anita, você e alguns outros

    Responda
  34. paulo wesley dornellas

    Caro colunista, não é mesmo favor. E nem obrigação.

    Responda
  35. paulo wesley dornellas

    Por que as instâncias devem refletir em gênero e cor a população? Em que isso melhora a situação do país? Se forem 11 mulheres negras no STF, o que será diferente de hoje? O Presidente da República vem dos extratos mais pobres da sociedade. Após 11 anos governando, em que mudou a situação geral do povo? O que vai mudar, de verdade, é dar escola de boa qualidade aos pobres. Aí não serão mais necessárias cotas e identitarismo.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Enquanto não elegermos um Congresso patriota e progressista, não haverão grandes mudanças

  36. Marcelo Molinari

    Com exceção do Dias Toffoli, desprezado inclusive por seus próprios pares, Lula escolheu bem os integrantes do STF. É importante que essa questão de lealdade não seja traduzida por submissão. Um Ministro ou Ministra do STF precisa sobretudo estar vinculado, ou vinculada, com a ética e a lei.

    Responda
  37. Felipe Araújo Braga

    As instâncias de poder devem refletir a sociedade porque isso é democracia: vocês vão ter a pachorra de argumentar que representatividade não interessa? Aqui não é Westeros com Reis de cabelo prateado voando em dragões, portanto, se a sociedade brasileira é composta por mulheres, negros, pobres, PCDs, então as grandes empresas, universidades, e o STF devem ter também pessoas de origem pobre, mulheres, negros e PCDs! O Império com um monarca de Bragança governando escravos e barões de café acabou

    Responda
  38. Felipe Araújo Braga

    É sempre esse argumento: ah precisamos de pessoas competentes, não importa que sejam homens, mulheres, brancos, pretos, etc. Mas por que em um país de maioria feminina e de maioria preta e parda só homens brancos (e ricos) estão no topo? Só homens brancos são capazes de dirigir empresas, de estar nas melhores universidades e de estar no STF? Não há mulheres ou pessoas negras competentes para essa vaga no STF?!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Dedo no'zóio, com vontade.

  39. jose prado

    Bobagem! Esse bom mocismo leva a nada! Precisamos é de pessoas integras! E está em falta, inclusive, nos meios de comunicação!

    Responda
  40. Ney Fernando

    Se tem alguém pró-trabalhador entre os onze supremos, deve ficar sempre vencido nas votações, pois há anos o STF jogou a CLT no lixo e ainda critica e censura (no caso do Gilmar, ainda ofende) os juízes que insistem em aplicá-la. Mas eles a aplicam "apenas" porque ela está em vigor, e além disso os direitos nela elencados estão expressamente assegurados no "caput" do art. 7º da CF.

    Responda
  41. Antonio Araújo

    Não esqueçamos os mulatos, pardos, morenos. Vamos diversificar.

    Responda
  42. Marcelo Negros

    Em princípio isso está certo, mas prefiro o Pacheco com o compromisso do Alcolumbre de frear o Congresso Inimigo do Povo de fazer as sabotagens do Andrezinho PCC da Farinha Lima em ano eleitoral.

    Responda
    1. Sergio Akira

      Pacheco???E o notório saber jurídico???

  43. Fernando Jorge

    Parem com essas besteiras. Mulher, homem, branco, preto, amarelo, vermelho. Pouco importa. O que importa é ser competente e preparado(a) para o cargo.

    Responda
  44. Mario Donizete Pelissaro

    Continuo achando que tinha que ser um japones!

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Apoiado! O José Koburi para o Bacen ou o Ministério da Fazenda.

    2. Mario Donizete Pelissaro

      Nao é racismo Akira. Acho mesmo que essa valoroza comunidade niponica que tanto fez pelo nosso Brasil, deveria ser melhor representada.

    3. Sergio Akira

      Isso é racismo. Mesmo que você e os outros sete covardemente coloquem como brincadeira

    4. Gustavo Michelin

      japonesa loira

    5. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Japonesa.

  45. César A C Sanchez

    Troca o disco.

    Responda
  46. Murilo Belezia

    Thiago, prezado, estávamos na terceira baciada de torresmo (A melhor forma de começar o dia) quando meu centenário amigo Mattus Allem, abrindo a segunda garrafa de cachaça, perguntou; -Afinal, o que é notório saber jurídico? Nem Ruy ** conseguiu me dar explicação adequada... ** Barbosa

    Responda
  47. Geraldo Yamassaka

    Muito provável que seja um amigo do rei e, quando CL aposentar, teremos um Clube do Bolinha onde "menina não entra"

    Responda
  48. Marcos Alonso

    Também acho q tinha que ser uma mulher

    Responda
  49. joao carvalho

    Branco, preto, mulher, homem, baixo, alto, magro, obeso ou qualquer outra característica sequer deveria ser debatida. Lula quando escolhe ele está fazendo isso porque o elegemos e nesse poder delegado ele sabe que a honestidade, fidelidade e honradez deve prevalecer sobre as preferências de grupos ou seguimento social.

    Responda
  50. Florentino Fernandes Junior

    Mas como em festa de jacu, inhambu nao entra, briguem entre si

    Responda