Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Roberto Mathias

    Enquanto católicos não aceitarem que Cristo foi comunista e a doutrina pregada é de Amor Incondicional,nada poderá ser feito.As palavras de Leão XIV são"eufemismos"que mais se aproximam dos fariseus e dos Doutores da Lei que do"Povo"que é o verdadeiro alvo da Doutrina de Jesus Cristo.Lembrando a passagem do Jovem rico que desejava seguir Cristo. Jesus afirmou:"Vai, vende tudo o que tens e siga-me". O Jovem retirou-se, triste, e não mais retornou.

    Responda
  2. Felipe Vasconcelos

    Um tema especialmente direcionado aos países ricos seria o de exercitar o amor cristão em relação aos imigrantes, o que aborda questões como diversidade racial e cultural. Sobre a TI e a IA, creio que a resposta no futuro seja a renda básica universal, mas ainda é muito cedo para dizer.

    Responda
  3. Marcelo Galvao de Oliveira

    Muito interessante ver opiniões embasadas de quem não tem o cargo, preparo ou responsabilidades do Papa. Me parece mais um que sabe o que os outros podem fazer melhor.

    Responda
  4. André Silva de Oliveira

    No livro A Sociedade Aberta e seus Inimigos, Popper, um notório liberal, apresenta um caminho consistente com a posição da Igreja Católica, ou seja, a de defender um intervencionismo democrático na economia, de modo a conter o poder econômico hiperbólico e, ao mesmo tempo, proteger os mais fracos. Retórica contra o neoliberalismo pode afugentar os mais conservadores da Igreja. Excelente coluna!!!

    Responda
  5. Karina Cyrineu Vale

    Não penso que ele tem que ser tão específico. O papa gem um papel de orientar caminhos pra valores morais e humanitários, não tem um papel executivo ou técnico. A não ser que haja algum fato específico, como foi o caso dos posicionamentos corajosos de Francisco.

    Responda
  6. Marcos Oriques

    Autos e baixos do catolicismo. Um renúncia por não ter poder de gestão, financeira e ética. Francisco fez o que pode. Deixou seu legado para o Leão que fala, fala e é prolicso. Vai mau.

    Responda
  7. Wil Leon

    Esse Papa me lembra, nas devidas proporções, o pres. Figueiredo, que não gostava muito do cargo.

    Responda
  8. Rene Richards

    O cara é estadunidense. Não sabe nada de nada.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Comentário profundo.

  9. Maurizio Ferrante

    A Igreja nao eh exatamente a instituicao que deve emitir diretrizes politicas e macroeconomicas. É a instituicao que fala aas pessoas sobre o que é certo e errado, nao tem o poder de corrigir os erros da humanidade advindos do capitalismo extremado e amor desmesurado pelo dinheiro. So pode falar, e isso, sabemos, eh muito pouco

    Responda
  10. DANIEL BRANDAO

    Leão XIV, de leonino por enquanto só tem o nome mesmo. Infelizmente está sendo um papa morno, que não sabe se continua o legado de São Pedro ou o legado de Bergoglio.

    Responda
  11. Luciano Napoleão de Souza

    O fato de Leão XIV não ser um esquerdopata como o antigo papa está incomodando a militância de redação mundo afora.

    Responda
  12. Fernando Alves

    Um devoto do deus Mamon nunca vai entender o que é uma exortação papal.

    Responda
  13. Marcus Machado

    "...não é um centro de políticas que ofereÇA planos econômicos detalhados..."

    Responda