-
neli faria
Reforma administrativa? Só vou crer quando acabar com os Cargos em Comissão !
-
Oamf F
chega a ser cômico se não fosse trágico quem assina a reforma administrativa com milhares de reais de verbas extra teto além de nepotismo cruzado e as malsinadas emendas pix já denunciadas nos jornais , enfim sobrará mesmo para o servidor concursado
-
José Augusto Seixas Júnior
Essa reforma administrativa somente atingirá o servidor público da base, aquele que toca a máquina pública(servidores da saúde, professores e assim vai..) . Inclusive o Min Fachin já disse as diversas associações da magistratura que a reforma não atingirá os semideuses. Assim, vão continuar sendo pagos os penduricalhos aos Membros da magistratura e do MP, não acabarão com a aposentadoria compulsória e nem com as férias em dobro. ..
-
NACIB HETTI
Na mudança de governantes, nos três níveis da administração, são trocados cerca de 80 mil cargos de confiança. As consequências são danosas. Segundo o TCU no ano passado os Brasil estava com cerca de cem mil obras paradas. A reforma administrativa precisa abordar esta triste realidade.
-
Amaral Neto
O que vai acontecer: servidores do Executivo Federal pagarão toda a conta da reforma. A avacalhação e pouca vergonha do Judiciário, Legislativos, Ministério Público, Defensorias Públicas, Tribunais de contas, Procuradorias, estados e municípios continuará correndo solta. Em suma, carreiras jurídicas. Serão excluídos, e se incluídos, serão retirados depois em decisões judiciais e administrativas auto contemplativas de regalias de privilégios imorais, como penduricalhos e férias de 60 dias.
-
roberto foz filho
Vamos ver o que vai sair de um congresso que protege o andar de cima e cobra a conta do andar de baixo.
-
Marcos Antonio Vasconcelos da Silva
Tem muito deputado e muito senador que acredita piamente que por PEC podem mudar tudo no texto original da Constituição, mas não é bem assim, felizmente. O Legislador Constiuinte Originário impos um modelo de estado e de pacto federativo, criou regras pra garantir a independência dos poderes e a existência desse pacto, existindo limitações até pra deputados e senadores. Eles nao podem tudo e quem diz até onde eles podem ir é o STF.
-
Marcos Antonio Vasconcelos da Silva
Outra coisa que é de constitucionalidade duvidosa nessa PEC é a hipertrofia legislativa e administrativa da União, que com ela ganha competência pra legislar sobre praticamente tudo, quando o assunto é servidor e serviço público, incluindo gastos, pra todos os demais entes públicos e poderes independentes, e sem a participação de nenhum deles. Essa concentração de poder fere o pacto federativo e a independência entre os poderes. Mesmo q o Legislativo aprove, o STF vai suspender e depois derrubar
-
Marcos Antonio Vasconcelos da Silva
Pra fazer o trabalho que é da competência dos deputados estaduais e dos vereadores eles não são os representantes não. Muito prefeito e muito governador prefere que o Congresso Nacional tome pra si o ônus de fazer reforma administrativa, porque eles próprios não querem "queimar o filme" com os servidores locais. Mas isso é obviamente inconstitucinal. Cada Chefe do Executivo e cada Legislativo que negocie com seus servidores. O nome disso é pacto federativo.
-
Amaral Neto
Os deputados e senadores não são representantes de estados e municípios?
-
-
Marcos Antonio Vasconcelos da Silva
Como a maioria dos brasileiros, sou contra os 60 dias de férias pra membros do Judiciário, MP e Defensoria Pública. Mas vejo como de constitucionalidade duvidosa uma PEC que torna um piso o teto. Os 30 dias de férias previstos na Constituição são um mínimo, assim como o 13o. Impedir que os trabalhadores possam lutar por ampliar esses direitos é inconstitucional. Assim como seria inconstitucional uma PEC que tornasse fixa e imutável a escala de trabalho 6x1.
-
Marcos Antonio Vasconcelos da Silva
Aprovada como está, essa reforma administrativa vai extinguir a maioria dos planos de cargos e carreiras em todo o Brasil, com a unificação das tabelas. No máximo os servidores terão a recomposição da inflação, e olhe lá. Pra ter algum ganho real, só com o bônus por produtividade, que não é levado pra a aposentadoria e só será pago se houver folga na arrecadação, que dificilmente acontecerá. Porque o neoliberalismo sufoca a economia e a impede de crescer.
-
Caio Carvalho
Não vi ninguém se manifestar contra o fim de férias acima de 30 dias. De onde acharam essa informação obscura? Para além de impropriedades e erros, é no mínimo anormal que apenas uma minoria dos 17 componentes da comissão assine e concorde com o texto final.
-
Diego Chaves
Reforma super importante e devemos apoiar. Antes que cheguem os haters que não me conhecem, sou funcionário público há 21 anos, mas desejo um Brasil melhor para meus filhos.
-
Marcos Antonio Vasconcelos da Silva
Essa reforma administrativa faz parte da agenda neoliberal, e o neoliberalismo não torna nenhuma sociedade melhor. Retira direitos e renda direta e indireta dos trabalhadores, impedindo o crescimento da economia e impedindo o crescimento de um país. Você apoia a reforma porque provavelmente acredita que será pouco afetado por ela, por ter 21 anos de serviço público. Mas acredite: ela só é boa pra os muito ricos, que já lucram bastante com o orçamento público.
-
Leonardo Monteiro
É, sei...
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.