Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Reforma administrativa? Só vou crer quando acabar com os Cargos em Comissão !

    Responda
  2. Oamf F

    chega a ser cômico se não fosse trágico quem assina a reforma administrativa com milhares de reais de verbas extra teto além de nepotismo cruzado e as malsinadas emendas pix já denunciadas nos jornais , enfim sobrará mesmo para o servidor concursado

    Responda
  3. José Augusto Seixas Júnior

    Essa reforma administrativa somente atingirá o servidor público da base, aquele que toca a máquina pública(servidores da saúde, professores e assim vai..) . Inclusive o Min Fachin já disse as diversas associações da magistratura que a reforma não atingirá os semideuses. Assim, vão continuar sendo pagos os penduricalhos aos Membros da magistratura e do MP, não acabarão com a aposentadoria compulsória e nem com as férias em dobro. ..

    Responda
  4. NACIB HETTI

    Na mudança de governantes, nos três níveis da administração, são trocados cerca de 80 mil cargos de confiança. As consequências são danosas. Segundo o TCU no ano passado os Brasil estava com cerca de cem mil obras paradas. A reforma administrativa precisa abordar esta triste realidade.

    Responda
  5. Amaral Neto

    O que vai acontecer: servidores do Executivo Federal pagarão toda a conta da reforma. A avacalhação e pouca vergonha do Judiciário, Legislativos, Ministério Público, Defensorias Públicas, Tribunais de contas, Procuradorias, estados e municípios continuará correndo solta. Em suma, carreiras jurídicas. Serão excluídos, e se incluídos, serão retirados depois em decisões judiciais e administrativas auto contemplativas de regalias de privilégios imorais, como penduricalhos e férias de 60 dias.

    Responda
  6. roberto foz filho

    Vamos ver o que vai sair de um congresso que protege o andar de cima e cobra a conta do andar de baixo.

    Responda
  7. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

    Tem muito deputado e muito senador que acredita piamente que por PEC podem mudar tudo no texto original da Constituição, mas não é bem assim, felizmente. O Legislador Constiuinte Originário impos um modelo de estado e de pacto federativo, criou regras pra garantir a independência dos poderes e a existência desse pacto, existindo limitações até pra deputados e senadores. Eles nao podem tudo e quem diz até onde eles podem ir é o STF.

    Responda
  8. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

    Outra coisa que é de constitucionalidade duvidosa nessa PEC é a hipertrofia legislativa e administrativa da União, que com ela ganha competência pra legislar sobre praticamente tudo, quando o assunto é servidor e serviço público, incluindo gastos, pra todos os demais entes públicos e poderes independentes, e sem a participação de nenhum deles. Essa concentração de poder fere o pacto federativo e a independência entre os poderes. Mesmo q o Legislativo aprove, o STF vai suspender e depois derrubar

    Responda
    1. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

      Pra fazer o trabalho que é da competência dos deputados estaduais e dos vereadores eles não são os representantes não. Muito prefeito e muito governador prefere que o Congresso Nacional tome pra si o ônus de fazer reforma administrativa, porque eles próprios não querem "queimar o filme" com os servidores locais. Mas isso é obviamente inconstitucinal. Cada Chefe do Executivo e cada Legislativo que negocie com seus servidores. O nome disso é pacto federativo.

    2. Amaral Neto

      Os deputados e senadores não são representantes de estados e municípios?

  9. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

    Como a maioria dos brasileiros, sou contra os 60 dias de férias pra membros do Judiciário, MP e Defensoria Pública. Mas vejo como de constitucionalidade duvidosa uma PEC que torna um piso o teto. Os 30 dias de férias previstos na Constituição são um mínimo, assim como o 13o. Impedir que os trabalhadores possam lutar por ampliar esses direitos é inconstitucional. Assim como seria inconstitucional uma PEC que tornasse fixa e imutável a escala de trabalho 6x1.

    Responda
  10. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

    Aprovada como está, essa reforma administrativa vai extinguir a maioria dos planos de cargos e carreiras em todo o Brasil, com a unificação das tabelas. No máximo os servidores terão a recomposição da inflação, e olhe lá. Pra ter algum ganho real, só com o bônus por produtividade, que não é levado pra a aposentadoria e só será pago se houver folga na arrecadação, que dificilmente acontecerá. Porque o neoliberalismo sufoca a economia e a impede de crescer.

    Responda
  11. Caio Carvalho

    Não vi ninguém se manifestar contra o fim de férias acima de 30 dias. De onde acharam essa informação obscura? Para além de impropriedades e erros, é no mínimo anormal que apenas uma minoria dos 17 componentes da comissão assine e concorde com o texto final.

    Responda
  12. Diego Chaves

    Reforma super importante e devemos apoiar. Antes que cheguem os haters que não me conhecem, sou funcionário público há 21 anos, mas desejo um Brasil melhor para meus filhos.

    Responda
    1. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

      Essa reforma administrativa faz parte da agenda neoliberal, e o neoliberalismo não torna nenhuma sociedade melhor. Retira direitos e renda direta e indireta dos trabalhadores, impedindo o crescimento da economia e impedindo o crescimento de um país. Você apoia a reforma porque provavelmente acredita que será pouco afetado por ela, por ter 21 anos de serviço público. Mas acredite: ela só é boa pra os muito ricos, que já lucram bastante com o orçamento público.

    2. Leonardo Monteiro

      É, sei...