Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Roberto Mathias

    "Quem veio primeiro, ovo ou galinha"?Esse assunto já virou isso.Algumas coisas ficam claras.Deus fez o homem e a mulher,dizem que à imagem e semelhança dEle.Os dois pecaram.Estava dado o livre arbítrio.Vieram os Dez Mandamentos,os homens feitos à imagem ou senelhança de Deus(já estou duvidando),obedecem a eles ou não.Deus lavou as mãos e as portas do Inferno-onde haverá choro e ranger de dentes-estão escancaradas.

    Responda
  2. Denise Angeben

    Só homens comentando um assunto que muitos nem querem saber. Muitos desses que acham pecado devem ser favoráveis a pena de morte. Agora pergunto: porque matar alguém na cadeira elétrica é louvável e abortar um feto sem vida é pecado?

    Responda
    1. Daniel Mercer

      Você está comparando um feto indefeso que apenas luta dia a dia para sobreviver (e depende de uma mãe responsável para isso), com um assassino, já que costuma ser este o crime passível de pena de morte. Parabéns

  3. Denise Angeben

    Até que enfim alguém começa a entender que a mulher deve decidir sobre seu corpo. Os homens podem estuprar, engravidar e abandonar a mãe e a criança mas a mulher não pode decidir sobre sua vida. Parabéns Barroso.

    Responda
  4. Jorge Cavalcanti

    Existe várias e várias maneiras de se evitar a gravidez. Aborto, como já está na lei, só em caso de estupro, feto encéfalo etc. Isto é assassinato.

    Responda
  5. roberto cardoso

    Se os homens engravidassem não seria crime há muito tempo. Excelente argumento. No entanto, a hipocrisia será mantida com pseudos conservadores. As mulheres que carreguem o fardo de assim terem nascido.

    Responda
    1. Daniel Mercer

      Eu vim aqui justamente para ironizar esta fala, já que é um comentário transfobico de um dito "progressista". "Homens" engravidam. Os trans

  6. Luiz Gustavo Amorim

    Dos dez países com os mais elevados IDHs do mais recente ranking, o aborto é legalizado na Islândia, Suíça, Noruega, Dinamarca, Suécia, Austrália, Holanda, Bélgica e Irlanda e descriminalizado na Alemanha. Como trata-se de países de gente limitada intelectualmente e onde a vida humana não é levada muito a sério, vamos ignorar e continuar a seguir os pastores, os especialistas aqui do fórum e demais luminares bolsonaristas.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Argumentação de um cérebro com oito anos de idade.

    2. Daniel Mercer

      O cara fala em "valorização da vida" defendendo assassinato de bebês indefesos. Kkkkkkkkkkk

    3. Luiz Gustavo Amorim

      Não, o IDH reflete muito mais do que isso, patriota: nesses países os índices de desenvolvimento humano são muito superiores em todos os sentidos, principalmente porque muito menos desiguais, laicos e pautados pela ciência e pela valorização da vida.

    4. Eduardo Fabr

      É uma falácia, claro — achar que o IDH confere autoridade moral. O índice mede renda, não razão; mede anos de estudo, não sabedoria. Mas vá lá: se o número é alto, deve significar que também sabem o que é certo e errado — afinal, quem precisa de ética quando se tem um bom PIB per capita?

  7. Luiz Carlos D Oliveira

    Todo ser humano tem que ter o direito de decidir sobre o seu próprio Corpo

    Responda
    1. Daniel Mercer

      Desde que seja realmente apenas sobre o próprio corpo. Feto não é apêndice e também não é um parasita. É uma vida independente em desenvolvimento

  8. Rubens Souza

    A mulher com uma gravidez indesejável muitas vezes tentará o aborto, e isso se aproxima do incontrolável. Décadas atrás, as mulheres jovens na Baixada Fluminense introduziam comprimidos de permanganato de potássio na vag ina porque acreditavam que o sangramento teria origem uterina levando o médico a curetá-las. Elas equivocavam-se, pois as lesões eram erráticas pela vag ina. Concordo com a descriminalização antes da viabilidade fetal.

    Responda
  9. Gustavo Carvalho Coutinho

    Um liberal clássico. Vota a favor das liberdades individuais. Já com relação aos direitos das trabalhadoras e trabalhadores enfermeiros ficou do lado do grande capital, transformou piso em teto salarial. Uma vergonha. Seu voto de hoje não apaga o seu lado na luta de classes. Um borra botas!!!

    Responda
    1. João Paulo Rocha Tonella

      Luta de classes? Juiz não deveria servir para isso. Quando o STF tiver maioria com pensamento bolsonarista, quero ver a sua opinião a cerca da predominância de ideologia no campo jurídico. Vai achar bom? Quero coerência.

  10. Marcelo Pires Santana

    Saída honrosa. Foi muito digno do mandato.

    Responda
  11. jose camargo

    Carniceiro.

    Responda
  12. Olavo Cardoso Jr

    Folha, nada de censura.

    Responda
  13. Olavo Cardoso Jr

    Pensava q legislar fosse competência constitucional atribuída ao Congresso Nacional. Pensava q a Constituição consagrasse a separação do poderes. Qd a Constituição foi alterada a respeito disso? Ah, não foi? Então o q está havendo no Brasil?

    Responda
  14. Marcelo Vidoi

    O aborto é, e sempre será, um assunto muito complexo, e assim, palco para muitas divergências e cenário para muita gente virar os holofotes para si próprio em detrimento da opinião daquela que decide o destino do próprio corpo, tão ignorada e proibida de expressar suas opiniões. Sou a favor do aborto, pois a morte, poderá vir em vida pela escassez de oportunidades, apunhalada pela valorização do "ter" em detrimento do "ser". Somos escravos desta hipocrisia.

    Responda
  15. Letycia Souza

    Finalmente!

    Responda
  16. Ricardo Fernandes

    Isso é crime para mim. Matar um bebê com 3 meses é algo inaceitável

    Responda
    1. Denise Angeben

      E o pai abandonar é o que? Porque vcs homens podem virar as costas para uma mulher grávida e a mulher não pode decidir sobre seu corpo e sua vida? Nem todas podem tomar anticoncepcionais e

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Tenho um amigo que veio a um ano do nordeste com três filhos o mais novo já tem quatro anos, mas Não existe para o Estado, pois não foi registrado, não recebe auxílio, não pode nem entrar numa creche, nem tomar vacina, então Ricardo o que é isso ? Crime !! O nosso estado é omisso, incompetente, inoperante, KD ser humano tem que ter o direito de decidir

  17. MARIA MILHOME

    O ministro antecipou sua aposentadoria, segundo ele próprio, para aproveitar o resto de vida lhe resta. É um direito legítimo dele. Mas a vida de um ser que não pode se defender não deveria também ser objeto de proteção e respeito? Uma vida com possibilidades inimagináveis de esperanças para a humanidade, porque é assim que sentimos a cada criança que nasce ou vai nascer Não precisava deixar esta nódoa. Pra que isto?

    Responda
    1. Daniel Mercer

      A mulher também pode "abandonar" e dar para outra pessoa criar ou deixar em um orfanato. Pelo menos a criança terá chance de viver. Eu seria favorável ao aborto se as pessoas que defendem pudessem ser abortadas retroativamente. Aí seria justo.

    2. Denise Angeben

      Para que as mulheres tenham o mesmo poder de decisão que homem. Porque o homem pode abandonar um filho e a mulher não pode decider se quer ou não ter um filho?

  18. Sergio Guimaraes

    O ministro Barroso votou a favor descriminalização do aborto, mesmo sabendo que as chances para a sua aprovação é quase nula. Em um país hipócrita, que em " nome de Jesus ", fecha os olhos para a criança pobre estuprada que vai ter que carregar para o resto da vida a dor de ter um filho de um estuprador, é o mesmo que praticamente inocenta do crime o bandido que cometeu o estupro. Parabéns Ministro pela sua racionalidade.

    Responda
  19. Cesar Costa

    Covarde, deixa para votar na sua saída. Mais um que precisa do sangue de fetos inocentes para se sentir um virtuoso para sua trupe. Já vai tarde!

    Responda
  20. Edmar De oliveira

    Muito ruim, assunto polêmico.

    Responda
  21. Marcelo Negros

    Parabéns, Ministro, Progressista até o final, protegendo meninas pobres e pretas indefesas diante de Estupradores Brancos Bolsonazistas.

    Responda
    1. Marcelo Negros

      Ina Cloroquina

    2. Daniel Mercer

      Progressista e transfobico, ao dizer que "homens não engravidam". E os trans? Hahahahaha

    3. Ina Carvalho

      Vc está precisando de tratamento, sério. Fez inúmeros comentários cheios de ódio acusando os outros de várias barbaridades. O mal é vc msm. Melhoras, desejo de verdade que encontre paz.

  22. Marcelo José de Souza

    Esse país éo país da covardia institucional, deputados e senadores votam matérias na calada da noite e se escondem nos votos secretos, juízes não assumem suas opiniões e decidem quando estão saindo da Corte e o Executivo vive e sobrevive de conchavos.

    Responda
  23. Caio Carvalho

    O que foi dito é absolutamente evidente: se homens engravidassem, o aborto já estaria legalizado há séculos!

    Responda
  24. leonardo oliveira

    Sua mente foi possuida pelo demônio.

    Responda
    1. Denise Angeben

      Demônio são vcs que obrigam a mulher a ter um filho e "se não quiserem" pode abandonar.

    2. Marcelo Negros

      Hahaha, e a sua por alfafa!

  25. Miro Costa

    Só esqueceu Sua Excelência Suprema de mencionar o artigo da CF que autoriza matar pessoas com até 12 semanas de vida. E não citou porque não existe esta autorização. Mas os Supremos Togados seguem fazendo leis e até artigos da CF.

    Responda
    1. Denise Angeben

      Vai estudar e ver a diferença entre 12 semanas de gestação e 12 semanas de vida depois faça comentários

    2. CAMILA AMARAL TAVARES

      Uma gestação de 12 semanas não é o mesmo que uma vida de 12 semanas, ou um bebê de 3 meses, como outro comentário disse. Para que haja a vida é necessária que essa gestação se desenvolva no corpo de uma pessoa, e que essa mesma pessoa tenha um parto. Ai sim o bebê vai ter vida, e vai contar 1, 2, 12 semanas de vida.

    3. Marcelo Negros

      Bolsonazistas são estupradores só esperando oportunidade.

  26. Sergio Souza

    Um último ato digno de um verdadeiro progressista, defensor dos direitos humanos. Quem nos dera ter um presidente da República progressista para indicar alguém tão comprometido com os valores da liberdade quanto Barroso (e não um presidente que em eleição é progressista, mas na hora de escolher ora com pastores ultraconservadores para ungir seu escolhido...).

    Responda
    1. Miro Costa

      Progressista autoriza matar pessoas? De que progresso estás a falar?

  27. Cícero Ferro

    Legado satânico ele está deixando. Um dia Deus vai cobrar, no juízo final

    Responda
    1. CAMILA AMARAL TAVARES

      Marcelo, nao só de meninas pobres e abusadas. Mulheres vítimas de estupros têm direito ao aborto legal. A legalização de abortos atende mulheres que nao desejam ser mães, e outras que já sendo, entendem que não podem, naquele momento, ter mais filhos.

    2. Marcelo Negros

      Sempre Crentes Brancos defendendo o estupro de meninas pobres!

  28. Ozeias Oliveira

    Assassinos de bebês intra-uterinos até 3 meses. Já lembrando que a vida começa na concepção.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Então tenta registrar um bebê intra uterino com trinta e seis semanas

    2. Marcelo Negros

      É só vocês Bolsonazistas não estuprarem as meninas!

  29. Pedro Medeiros

    Típico de um covarde. Barroso não passa de um covarde.

    Responda
    1. Marcelo Negros

      Covardes são os Bolsonazistas, todos estupradores.

  30. Ricardo Pereira

    #PlebiscitoJá

    Responda
  31. Rai Giovanni

    São tão covardes, que só votam na hora de ir embora como ultimo ato, para não ter de responder as consequências. Acho que deveria ter um plebiscito e assim a maioria do povo decide que deve ou não deve ser feito nesse caso. Deixar desses irresponsáveis e que não dá, não foram eleitos pra nada e querem fazer leis.

    Responda
    1. Marcelo Negros

      Bolsonazistas estupradores não têm que impor seus horrores a meninas pobres.

  32. Ricardo Pereira

    Quando parece que as coisas estão se acalmando, vem um ministro em vias de aposentadoria, toca fogo no parquinho e foge. O ministro "iluminista" presidia o STF e não teve coragem de pautar e discutir o assunto. Agora joga no ventilador e se manda, há 1 ano de uma eleição que promete ser polarizada em torno de assuntos como esse, e diz ainda que vai se retirar para um "retiro espiritual". Puro suco de Brasil!

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      Aborto em bebê com 3 meses é crime hediondo

    2. Marcelo Negros

      Todo Bolsonazista é um estuprador de menores em potencial.

  33. Josefina A Martins

    Precisamos colocar esse tema em votação aberta para a sociedade, com direito ao voto secreto , amplo, geral e irrestrito ! Só assim para ser aprovado !

    Responda
  34. Juventino Mooca

    Nesse ritmo de votar no último dia antes da aposentadoria, em mais uns 20 anos a gente aprova isso!

    Responda
  35. Richard Thompson

    Os tais "defensores da vida" são contra um procedimento seguro e necessário, mas não estão nem aí para as crianças depois que elas nascem. Hipocrisia, que se fala?

    Responda
    1. DIRCE BUZATO

      Usem camisinha e/ou anti-concepcional. Nada de necessário! Isso é homicidio

    2. DANIEL BRANDAO

      Seu argumento é uma falácia, porque os católicos são maioria nas filas de adoção nesse país. Ademais, não é nem de longe um 'procedimento seguro e necessário', primeiro porque mata um ser humano (seguro para quem?), e segundo porque a maioria das vezes o motivo é meramente de cunho financeiro-egoístico (necessário?)

  36. Lilian Ramez Safar

    Grande ministro Barroso! Fará muita falta suas colocações tão a favor do povo! O Brasil vai sentir sua falta! Sempre tão seguro e a favor da gente! Obrigada ministro por esse último voto a favor das mulheres! Obrigada por pensar nesse sistema perverso muito mais com as mulheres pobres! Obrigada por tanto e por tudo! Valeu ministro! Agradeço sua estada no STF muito e sempre!

    Responda
    1. Gustavo Carvalho Coutinho

      A favor do povo. Realmente vc não acompanha os seus votos no STF. Um dos ministros mais punitibisras e alinhados com o grande capital.

  37. Lilian Ramez Safar

    Grande ministro Barroso! Fará muita falta suas colocações tão a favor do povo! O Brasil vai sentir sua falta! Sempre tão seguro e a favor da gente! Obrigada ministro por esse último voto a favor das mulheres! Obrigada por pensar nesse sistema perverso muito mais com as mulheres pobres! Obrigada por tanto e por tudo! Valeu ministro! Agradeço sua estada no STF muito e sempre!

    Responda
  38. Lilian Ramez Safar

    Grande ministro Barroso! Fará muita falta suas colocações tão a favor do povo! O Brasil vai sentir sua falta! Sempre tão seguro e a favor da gente! Obrigada ministro por esse último voto a favor das mulheres! Obrigada por pensar nesse sistema perverso muito mais com as mulheres pobres! Obrigada por tanto e por tudo! Valeu ministro! Agradeço sua estada no STF muito e sempre! Pela liberação do aborto!

    Responda
  39. FLAVIO CALICHMAN

    Jamais será colocado em pauta, o tema é radioativo. A Justiça não e o ambiente para discutir e decidir estas questões polêmicas e altamente divisível, o assunto tem se ser tratado, debatido e votado é no Congresso. Impor uma decisão judicial sobre a descriminalizacao do aborto só vai aprofundar o fosso social, cultural e de valores que separa a sociedade brasileira. Em tempo: entendo que deveria ser descriminalização ate 10 ou 12 semanas de gestação, por pragmatismo e observação da realidade

    Responda
  40. Nilton Silva

    Ao pessoal da extrema direita mimimi: existe uma diferença gritante entre descriminalizar e legalizar. Um pouco de informação não faz mal a ninguém.

    Responda
    1. Olavo Cardoso Jr

      Qual é a diferença, kkkk.

    2. DIRCE BUZATO

      Daniel Brandão; É crime sim. Legalizado ou não!

    3. DIRCE BUZATO

      O nome disso é homicidio. Queira vc, ou não!

    4. DANIEL BRANDAO

      Seu contorcionismo jurídico é de fazer inveja aos trabalhadores circenses. Óbvio que no âmbito do Direito Penal, se algo deixa de ser crime, automaticamente está legalizado.

    5. Julio Shiogi Honjo

      É que querem aumentar o seu pessoal com o nascimento de mais anencefálicos. A propósito, eles são milagres, pois sobrevivem sem cérebros.

  41. marcio jose albino

    Não sou mulher , por isto não opino.

    Responda
    1. DANIEL BRANDAO

      Eu opino porque sou humano. É uma questão de humanidade, e não de gênero.

  42. Ana Rodrigues

    Me impressiona a quantidade de homens acusando as mulheres que fazem aborto. Gostaria de saber se são bons pais e se evitam filhos (ou deixam essa responsabilidade para a mulher). Nem todos homens são irresponsáveis. Mas pela quantidade de mães solos no Brasil, a conclusão é óbvia: muitos fazem o filho e somem. Depois defendem a punição de mulheres que abortam. A tradicional família brasileira é hipócrita ao extremo

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Sao os machões que tem amante e quando elas engravidam mandam fazer um aborto na clandestinidade e depois, no conforto do lar,pregam a família e os bons costumes.

    2. DIRCE BUZATO

      Um erro não justifica o outro.

  43. jose camargo

    Uma pitadinha de maldade antes de sair. Esse tipo de vingancinha é coisa de criança mimada, criada com papinha de cogumelo.

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Vingancianha contra quem? Aos homens que gostam de espalhar filhos pelo mundo sem responsabilidade, como crianças mimadas criadas com cogumelos fálicos?

  44. André Mendes

    O sentido do voto é o correto, não há dúvidas. Agora espanta mesmo a covardia do Barroso. Se era essa a posição correta no entendimento dele, deveria ter votado após a Rosa Weber proferir o voto dela. Usar esse subterfúgio para apresentar o voto no último dia do cargo faz com que o voto pareça uma estrategema. Não contribui com o debate sobre o tema que já é difícil pelo moralismo envolvido.

    Responda
  45. Francisco Ferreira

    Um monte de marmanjo enfurecido, o choro é livre e o mito preso kakaka

    Responda
  46. laisa rebelo

    Queria saber se esses homens que são veemente contra o aborto são pais presentes e dividem tarefas domésticas com cuidados da casa e dos filhos de forma igualitária com suas companheiras ou se é somente performance de cristão.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Com certeza são seguidores do Malacheia

    2. DANIEL BRANDAO

      Eu sou pai presente e sou contra o aborto. Algo mais?

  47. Florentino Fernandes Junior

    Mistura de psicopatia com ser horrivel nao é exatamente o min gilmar, me parece mais drixa pra la

    Responda
  48. Pedro Medeiros

    Aborto na 12° semana de gestação não passa de crime. Hoje (fora estupro) só engravida que quer. Tem pílula do dia seguinte disponível em farmácias válida até 72 hs depois da relação. Não passa de caso de cadeia.

    Responda
    1. Daniel Mercer

      Essa conversa de "menina pobre sem condições" não cola mais. Educação sexual se faz na escola. Anticoncepcionais e preservativos são distribuídos nos postos de saúde, estações de metrô, ônibus etc. Fora que quem tem dinheiro pra ir pro baile funk, fumar maconha e dar à vontade não tem uma graninha pro preservativo? E as DSTs ficam onde? Falácias dos abortistas de classe média que falam "em nome dos pobres" que não conhecem.

    2. GILBERTO DIAS

      Ta bom, vai falar isto pra uma menina que tem dificuldade de ter uma passagem de onibus , ir la na farmacia pegar esta pilula , porque seu companheiro tambem nao tinha dinheiro pra comprar preservativo

  49. Florentino Fernandes Junior

    Como disse o min gilmar: agora eu vou dar uma de esperto e conseguir a decisao do aborto, nao é mane?

    Responda
  50. Florentino Fernandes Junior

    Na minha opiniao, um ato de extrema covardia do mané,

    Responda