Comentários para:

O STF virou piada

VER COMENTÁRIOS EM Lygia Maria

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sergio Iatchuk

    Ruim com o STF? Muito, mas muito pior, sem êle!

    Responda
  2. Comendador Carlos Lacerda Tanure

    Sem dúvida o atual STF é o pior desde sua criação. O critério para escolha dos ministros então é de fazer chorar. O atual presidente escolhe somente aqueles que poderão beneficiá-lo futuramente.

    Responda
  3. João Vitor

    Tadinho do mouro, um justiceiro injustiçado

    Responda
  4. Thauan Rafael

    Você que é uma piada pronta. Não entende nada de Direito Constitucional e, principalmente, Direito Penal e crimes. Quer ser articulista? Estude mais e se prepare, melhor que ser panfletária e sem conteúdo. Pare de balançar bandeira que está feio, moça.

    Responda
  5. Marcos Antonio Travain

    Nem tudo está perdido, ainda há jornalistas que mostram os fatos. Parabéns, Sra. Ligya Maria!

    Responda
  6. AILTON SOUZA

    Eestao chamando de taques sem precedentes a pessoas, Magistrados, Instituições e a própria Imprensa, principalmente, de liberdade de expressão. Muitos parlamentares aproveitam a Tribuna do Parlamento onde são livres por suas palavras e opiniões para ofender e atacar de forma vil os mais diversos segmentos da nossa sociedade como nunca visto na história. Herança maldita do bolsonarismo

    Responda
    1. Marcos Antonio Travain

      Não concorda? Mude a Constituição, mas não defenda quem a desrespeita, canhoto.

  7. Arnaldo Facciotti

    Como pianistas sao muito bons mas como juízes uma enorme piada

    Responda
  8. Hércules Guerra

    Vê-se que a "jornalista" não entende nada de direito constitucional, direito penal. E também nota-se que ela tem lado político definido.

    Responda
  9. Evando de Abreu

    Felipe Macedo, sim e tomou providências editando a MP oitocentos e setenta e um que obrigava esses sindicatos e empresas a pedir anuência comprovada dos usuários. Não deixaram passar. Lembre-se, sindicatos e sindicalistas é a área do Ladrão e do irmão. E mais, por qual motivo Lula recontratou Lupi se Dilma o havia demitido por corrupção? e foi pra a mesma área.

    Responda
  10. Felipe Macedo

    talvez se os congressistas trabalhassem para o que foram eleitos, a justiça não precisaria agir quando provocada. Mas os deputados e vcs estão mais preocupados em defender bilionários e as bets né, Lygia? Isso quando eles não estão lacrando nas redes

    Responda
  11. Carlos Eduardo Cunha

    Excelente artigo que coloca em pratos limpos o judicialismo por encomenda que vigora em nossa corte. Constituição esquece, o que vale é a interpretação do Rei.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      o sistema corrupto agradece seu apoio

  12. Alexandre Marcos Pereira

    Desde cedo, quando as panelas da vizinhança ainda fazem o ofício antigo de anunciar café, as timelines já estão acesas como praça de mercado: gritos, pregões, impaciência. A cada manhã eu me pergunto se a democracia não é justamente esse ruído, e se, entre o bronze da estátua e o teclado anônimo, não deveríamos preferir o desconforto do excesso à polidez esterilizada do silêncio. O problema começa quando, inquieto com a balbúrdia, o maestro desce do palco, abandona a partitura e resolve compor.

    Responda
  13. Evando de Abreu

    Gilberto, começou no Governo Dilma que demitiu o Lupi por estar envolvido neste tipo de escândalo. Bolsonaro em 19 dias de Governo emitiu a lei oitocentos e setenta e um que não passou, os sindicalistas e aliados da esquerda não deixaram. Lula, assim que assumiu, recontratou Lupi para a mesma função. Roubar junto com seu irmão. Sindicatos e sindicalistas é a área do Lula e do irmão ladrão.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      "Bolsonaro foi alertado de 'desvios, fraudes e irregularidades' no INSS durante transição, dizem peritos". Notícia de 24 de set. de 2mil25

  14. paulo cesar cruz

    Esta moça é piada pronta. É o Pondé de saia,com menos vocabulário e citações.

    Responda
  15. jose neto

    Se o STF virou piada, a Câmara virou caso de polícia. Invade prerrogativas do Executivo e não contente, com o fato de abocanhar 50 bilhões em emendas enviadas sem origens e sem destinos definidos, ainda promove um imenso rachadão entre deputados, prefeitos e sabe-se lá quem mais. Como se essa falta de transparência não bastasse, ainda querem impunidade pela falta de ética e de moralidade pública, a tal PEC da impunidade, que felizmente não vingou. Não é só caso de polícia não, é de cadeia mesmo!

    Responda
    1. Felipe Macedo

      o mais ironico é que hoje temos uma massa de manobra que é incapaz de perceber que está sendo usada pelos nossos deputados para se defenderem dos crimes que eles sabem que cometeram. No fim "ditadura do judiciário" é mera retórica para angariar apoio de incautos, que até ontem se diziam anticorrupção mas hoje a defendem direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente

  16. Celso Ribeiro

    Prezada “calunista” vc não fica com vergonha não ? Toda vez escreve werda.

    Responda
  17. ULISSES PEREIRA VITAL DE CASTRO

    Que texto pobre ! Faltou mais empenho e inspiração, coniderando que aqui é a Folha de São Paulo.

    Responda
  18. Sam Duart

    Encontramos mais uma viúva do Justiceiro de Curitiba.

    Responda
  19. Marcelo Masiero

    Ela adora causar! A Folha adora ela, gera engajamento. A melancia que pendura no pescoço, uma dia apodrece.

    Responda
  20. Alcides alcantara

    Lygia, impossível discordar. Hoje lá a jurisprudência navega de acordo com os interesses e conveniências. Nem clube de futebol tem igual corporativismo, coitado do Fux...que tem uma paciência de Jó.

    Responda
  21. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Não tenho conhecimento jurídico para avaliar se o achincalhe do senador ao ministro mereça um processo. Todavia tenho certeza de que as investigações na Vara do antigo juiz e no TRF4 mostrarão o quão nociva foi a atuação de Sérgio Moro na lava jato, operação que ele mesmo e seus justiceiros promotores destruíram ao contaminá-la política e ideologicamente.

    Responda
  22. noel neves

    Ai Lígia... Não confunda alhos com bugalhos! A câmara federal é um amontoado de ignorantes da extrema direita que só faz defender uma família! E não faz nada pelo país. Você consegue me entender! Então o STF se obrigado a defender a constituição e os cidadãos brasileiros dos absurdos ditados pelos lobbystas que mandam no centrão. Fui claro?

    Responda
  23. orlando gomes de freitas

    Não concordo, o STF está atuando onde os outros poderes não atuam, esgarçando suas responsabilidades que, por coragem e determinação de seus membros não ficam a mingua, a crescente violência contra os poderes constituidos e zombaria escandalosa não pode se tornar contumaz, sob pena de termos uma bagunça generalizada com governantes bradando que um Ministro do STF é "canalha" somente para agradar sua turba, alimentando ódios e preconceitos. Confio no STF!

    Responda
  24. Orasil coelho pina

    Vou continuar insistindo: Os Tribunais de Contas e de Justiça, a partir da segunda instância, não podem ter seus membros nomeados pela política e sim por concurso público e alguns anos de experiência na área! OrasilDemocraciaRepublicana!

    Responda
  25. José Cardoso

    Nas antigas monarquias, o bobo da corte tinha o privilégio de dizer as verdades inconvenientes. A mesma brincadeira dita por um nobre poderia lhe custar a cabeça. É o caso aqui. O Porta dos Fundos é o bobo da corte, mas o Moro é o equivalente a um nobre, dada sua densidade eleitoral. Nessa metáfora de idade média, o STF é o temível Tribunal do Santo Ofício.

    Responda
    1. Pablo Gubert

      Analogia perfeita!

  26. ROBERTO JOSE BITTENCOURT

    lamento, mas piada virou esta coluna.

    Responda
  27. José Augusto Bernabé

    Crimes contra a Honra são bem específicos na Constituição porém que Honra o politizado STF de hoje tem?

    Responda
  28. neli faria

    O STF não atua sponte propria, isto é, ex-officio. Ele atua quando alguém se sentindo prejudicado constitucionalmente, e legitimamente apto a postular, bate à sua Porta para dizer sobre o Direito. Repiso-me, o Ministro não acorda, pela manhã,tomando seu café com leite, liga o computador, lê a Folha e pensa: vou proibir a Nelizinha de pitacar lá. Discordo da condenação do Moro, como discordei da absurda cassação do Dalanhol, mas, fundamento juridicamente. segue

    Responda
    1. neli faria

      Sr Claudio: vocês colocam a paixão pelo lula acima do Direito. E eu analiso imparcialmente, até porque detesto Dalanhol. Ele deveria ter respondido a Pad quando fez o Power Point. À luz do Direito. Ele foi cassado absurdamente: o pedido de Exoneração foi perfeito, sem nenhuma mácula. Representação não é Pad. Não sei se estava mancomunado, até porque a sentença foi ratificada por Dois tribunais. O erro do Moro foi ter crido no canto do capitão. Ah, lembrei-me: sou bloqueada pela Colunista no X.

    2. Claudio Luiz da Cunha

      Delthan Pilantrol sempre esteve macomunado com o ex juiz Pinochio das Araucárias

    3. neli faria

      Cassação do Dalanhol: ele foi cassado por um fato que jamais ocorreria no futuro. Pediu exoneração do MPF, foi acolhido e se candidatou,venceu. Alguém disse que tinha uma representação contra ele. Oras, representação não é pad. Logo, não é obstáculo ao acolhimento da exoneração. Errou o tribunal à época. Não gosto do Dalanhol! Julgamento do Moro,data vênia, nem era para ser julgado. Pelo que li no jornal, não vi animus doloso.E dos ministros do STF gosto do Gilmar:torcemos para o Santos!

  29. Ivo Ferreira

    Tem uma turma que acha o Supremo ótimo. Desde que sejam votos a favor do Lula ou contra seus adversários. Tem outra que pensa justamente contrário. O que está sendo julgado não importa.

    Responda
  30. Raymundo de Lima Lima

    Graças ao STF, principalmente do ministro Alexandre Moraes, você tem liberdade de expressão e opinião na sua coluna. Ou você gostaria de ter um tipo Trump, com Suprema Corte amordaçada, indiferente, alienada, subserviente ao autocrata? Pena q este comentário você não lê, e se lê usa a Dissonância Cognitiva. Lamento.

    Responda
  31. ALEXANDRE KERN

    A colunista se repete: mais click bait

    Responda
  32. Matheus Queiroz

    É lamentável que um jornal do porte da Folha de S.Paulo se preste a publicar uma coluna desse nível.

    Responda
  33. Nelson de Paula

    Outras formas de ver a questão: 1 - o chiste de Moro não tem o animus jocandi, é predominantemente ofensivo. 2 - acusar alguém de ser ladrão ou aceitar suborno dispensa a descrição de fato específico para ser caracterizado como calúnia - o ofendido tem direito de exigir que o ofensor prove o que diz.

    Responda
  34. Tadêu Santos

    Esta suposta avaliação, é questionável, pois é gerada apenas pelo setor da ultradireita, q é oposição ao atual governo. Nunca o STF foi tão eficiente e dinâmico, qto o atual momento da nossa "conturbada democracia", q passa por graves conflitos por parte d políticos da oposição (q deveriam ter suas denúncias investigadas), ora negadas pelo colegiado d ministros do STF, na sua devida função d guardiã da DEMOCRACIA, qdo contrárias aos sagrados princípios constitucionais da Carta Magna d 88.

    Responda
    1. Eric Dias

      Tadêu Santos, concordo com sua afirmação sobre a eficiência e dinamismo do STF, só que usada para perseguição política. Quanto a democracia, essa o STF colocou de lado já faz um bom tempo. Não sou bolsonarista, apenas vejo as coisas que acontecem a luz do dia. STF, vergonha do Direito.

  35. Marcos Barbosa

    Os argumentos da colunistas são os mesmos usados pela turba que invadiu o STF no 8/1, como sempre afirmo aqui há muito tempo, ela será candidata a um cargo político apoiando um bolsonarista.

    Responda
  36. Renato Letizia Garcia

    A articulista não pensa antes de escrever . Afirma no texto q moro não era vereador em 2023 . Ele foi eleito em outubro de 2022 e assumiu o mandato de senador em 1 de janeiro de 2023.

    Responda
  37. Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho

    Esquece a articulista quem era Sérgio Moro no momento da chacota que fez contra Gilmar Mendes, e o significado simbólico dele como herói do Bolsonarismo. Isso muda tudo. O conceito de liberdade de expressão distorcido pelo bolsonarismo tem que ter limites. Aqui não é EUA. É Brasil!

    Responda
  38. Evando de Abreu

    Jayme terra, não entendi nada, mas se está se referindo aos ministros, sim aff!

    Responda
  39. Evando de Abreu

    Gilmar Maghenzani, nós não apoiamos ditadores, nem ditaduras, não nos aliamos ao Irã e tentamos impedir o roubo no INSS, enquanto lula, recontratou o Lupi, antes demitido por Dilma, quando tudo começou, por corrupção. A esquerda tem que ser extirpada junto com estas facções políticas e criminosas chamadas STF e TSE

    Responda
    1. GILBERTO DOS SANTOS

      "Tentamos impedir o roubo no INSS" (SIC). Isso sim é uma verdadeira piada. O governo anterior, que tinha o sr. Moro como MInistro da Justiça, foi alertado sobre as fraudes no INSS e não tomou nenhuma providência! A roubalheira vinha desde muito tempo. E foi só o governo Lula que tomou a decisão de investigar e dar um basta neste descalabro. Parem de continuar dizendo mentiras que nem vocês acreditam!

  40. Rogério Camargo

    Chata.

    Responda
  41. Hamilton Octavio de Souza

    Análise correta – e corajosa, já que políticos, jornalistas e instituições que deveriam fiscalizar e denunciar os deslizes jurídicos e éticos dos ministros do STF estão intimidados e acovardados. Não virou piada sem graça, virou piada danosa para as pessoas e para o pleno funcionamento da incipiente democracia brasileira. Os crimes de injúria, calúnia e difamação exigem dolo. Não existe crime de desinformação previsto em lei. O STF explora o absurdo no momento de grave desagregação política.

    Responda
  42. Paulo César de Oliveira

    Muitos esquerdistas assinantes da Folha adotaram o esporte de falar mal desta colunista mas raramente apresentam algum argumento. Aqueles que se arriscam a argumentar quase sempre baseiam-se em erros factuais ou em raciocínios sem lógica, que não param em pé.

    Responda
  43. Luciano Mina

    Piada ( sem graça) são estes textos entediantes desta senhora....

    Responda
  44. Paulo César de Oliveira

    Não gosto do Moro porque, quando juiz, ela tinha o mesmo grave defeito do Alexandre de Moraes: falta de imparcialidade. Mas no caso em tela, a autora está duplamente certa. A pergunta sobre vendas de sentença por Gilmar Mendes foi mesmo feita em tom jocoso, o que não daria margem a processo, e o fato ocorreu muitos meses antes de Moro se tornar senador e,portanto, sem foro privilegiado.

    Responda
  45. Amarildo Caetano

    Em partes a colunista tem razão; a justiça errou muito em não ter condenado Moro .Pelo conluio com o ministério público para condenar Lula.

    Responda
  46. Sergio Makrakis

    Interessante é que na maioria das vezes os textos da comentarista preza pela superficialidade e busca fechar com lacração.

    Responda
  47. Frederico Goulart

    Textos sempre curtos, parece que é uma tortura alcançar o número mínimo de caracteres exigidos. Conteúdo sempre raso e desconexo. Mais uma coluna de Lygia Maria.

    Responda
  48. Fernando Alves

    Esse artigo poderia virar referência internacional, como o exemplo do efeito Dunning-Kruger na prática.

    Responda
  49. Alexandre Pereira

    Texto corajoso e necessário. Mais uma demonstração de que a ojeriza da esquerda à ditadura militar é somente despeito por não ter implementado primeiro (bem leninista). Daqui a pouco teremos o AI5 do bem, em mais um festival de horrores aplaudido por sua santidade e a seita, sob os aplausos da mídia cativa. Segue o circo, segue a casa grande.

    Responda
  50. FLAVIO FONTANA DUTRA

    Lygia , vc mandou o rascunho! Esse texto não tem pé, nem cabeça.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Grande novidade, hahahaha....

    2. Geilson Silva

      Provavelmente nem era senador. Vai pesquisar antes poxa..