Comentários para:

O STF virou piada

VER COMENTÁRIOS EM Lygia Maria

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo Itareru

    eu não sabia que o marreco é humorista e não sabia que Catarina advogada, a farsa jato morreu e deixou muitas viúvas na imprensa

    Responda
  2. Armando Moura

    Uma coisa eh o contexto de ser uma piada de um homorists outra eh um juiz tentando fazer de uma instituicao uma piada. Alias as decisoes monocraticas no supremo sao temporarias , porque serao referendadas pelos demais. Esta comparando laranja podre com parafuso enferrujado.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Leia de novo, Mario. Não houve nenhuma conversa entre motorista e comerciante e sim um quadro humorístico do Porta dos Fundos em que atores faziam o papel de motorista e comerciante. Antônio Tabet fazia o papel do motorista pedindo informações.

    2. MARIO LUCIO CORTES

      Sim. Como de hábito, este texto da Lygia vem carregado de viés anti STF. Ele compara a hipotética conversa não gravada, entre um motorista e um comerciante, ambos anônimos, com uma piada gravada feita pelo juiz mais famoso do Brasil.

  3. Nerisvaldo José Santos

    Texto irrelevante e ridículo.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Aguardamos seus argumentos, Nerisvaldo.

  4. Claudio Luiz da Cunha

    Colunista marionete do governo de SC

    Responda
  5. Claudio Luiz da Cunha

    Colunista a serviço da deputada da Tiara

    Responda
  6. JOAO TRINDADE CAVALCANTE

    Adoro seus artigos; até coleciono. Mas, desta vez, você foi infeliz...

    Responda
  7. Claudio Luiz da Cunha

    Jornalista do governador anão de SC

    Responda
  8. José Morato

    STF derrubar o Marco da Internet é erro, mas não é ilegal. Jornalista jogar uma informação não checada sobre a data correta da gravação de um vídeo - que faz enorme diferença para o ponto que quer defender - é erro, mas não é ilegal.

    Responda
  9. fabio saraiva moura

    Ainda bem que temos por aqui o Conrado Hübner ....esta sim uma coluna digna de ler

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Entre os defeitos, contradições e desvios, foi o STF que atuou firmemente durante a pandemia, antes, durante e após as eleições, pela garantia da nossa tão ameaçada democracia.

  10. Gilmar Maghenzani

    Logo cedo e já estou passando nervoso Dna Mariliz, vc esqueceu ou foi desonesta mesmo pq a piada foi no sentido de livrar da cadeia não dá venda, o marreco foi sim intencionalmente e ainda como ministro, não pode

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Hahahahahaha... coitada da Mariliz. Pelo menos ela escreve bem. A Mariliz, claro.

    2. Marcos Benassi

      Gilmar do Céu, pode-se perfeitamente não gostar da Mariliz Jorge, mas não precisa ofendê-la dessa forma, confundindo-a com a Lígia Mary. Mardade, sô!

  11. Mario Ramiro

    Ora, ora, o ex-juiz, ex-ministro, ex-candidato, ex-isso, ex-aquilo encontra, no mesmo espaço ocupado por uma ex-escudeira, uma defensora de seu humor junino. Chame o cosplay de padre, o Kelmon, para um grupo de oração em voo de carreira. Mais perto do céu, aumentam as chances de uma chuva de graças.

    Responda
  12. Murilo Belezia

    Piada é gente sem qualificação discorrendo sobre o que não entende. É claramente um recado vindo do andar de cima no momento da escolha de novo ministro. Como se diz no TRF-4: -"Se enxerga, guria!" Agora conte aquela do marreco e do camundongo em Maringá. Não conhece? Nem essa? Mal aí, tiazinha.

    Responda
  13. bagdassar minassian

    O que é e qual a serventia do Congresso? "O Poder não aceita o vácuo."

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Em uma ditadura? Nenhuma.

    2. Antonio Martins

      Articulista de Santa Catarina,precisa dizer mais alguma coisa??

  14. Anete Araujo Guedes

    Uma notícia boa foi a retomada do caso da lava jato. Mesmo que sentenças tenham sido anuladas, por inúmeras irregularidades e falta de provas; que o STF tenha deixado de escutar o clamor das ruas e as pressões, e tenha se voltado para a constituição; as investigações, denúncias, gravações e provas foram deixadas de lado. Uma empreitada que envolvia juízes de primeira e segunda instâncias, procuradores e advogados. Trata-se de algo imprescindível, didático, para que nunca mais ocorra.

    Responda
  15. Wil Leon

    Barroso acusou em sessão do supremo de Mendes ser psicopata e ter capangas em Goias. Mendes acusou Barroso de ser advogado de bandidos internacionais. E tudo isso não foi piada. Agora querer perseguir Moro, por uma piada que nem é dele, é revanchismo de um STF de Lagost e pinga de 5mil a garrafa, podre.

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Acho que vc bebeu muito desta pinga!!!

  16. Anete Araujo Guedes

    O humorista inteligente é aquele que satiriza poderosos, instituições, políticos e costumes. Já o humor de baixo nível, sem graça, serve para reforçar preconceitos e exclusões. Humilham ainda mais, os que já sofrem ataques e agressões, seja por um defeito físico, raça, gênero ou incapacidade. Atacar os fracos e oprimidos já foi tranquilo. Já a piadinha de mal-gosto do marreco cai no contexto da difamação, desse vale-tudo da ultradireita, e por ser ele quem é.

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Infelizmente, como eu não leio fofoca, não conheço o suficiente da situação para concordar ou discordar, Prezada Lígia; dou de barato que sua descrição é precisa, e a coisa não tem cabimento. Do ponto de vista de punição do marreco, importa pouco, houve inúmeras renúncias à ela nos meandros da vaza e lava-jato (p ex, a gravação e vazamento da conversa do Bessias). E agora a PF vai varejar a Vara marrequista, e encontrará muita sujeira - várias denúncias, inclusive da jurista Bauer, ex-trf4.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Saudações a estas desqualidades que você enuncia, minha cara: serão elas a manter um fogo brilhante e calcinativo debaixo do marreco quando este for cremado em vida. E talvez perdurem nessa função quando, passado desta para pior, for encaminhado ao inferno. Capaz até de ter de atravessar o Estige a nado: bobeou, Caronte se recusa a contaminar o barco com tal passageiro pútrido. O que não evitará o tártaro, evidente: marreco nada bem para caramba, é só chutá-lo pra água. Hahahahah!

    2. Anete Araujo Guedes

      Ei! Marcos! Que venham outras punições contra quem, tempos atrás, foi autoritário, soberbo, intransigente e corrupto. Um marreco sem eira e nem beira, que se tornou herói do Brasil.

  18. Zelis Pereira Furlan

    Piada sem graça!

    Responda
  19. Airton Costa

    Santa paciência, ou melhor, Santa Catarina.

    Responda
  20. Gilberto Silva

    Não é piada. E a ditadura do supremo. Não a toa a maior potência do planeta tirou o visto da maioria dos juízes dos membros da corte, que nunca foi tão vilipendiada.

    Responda
    1. Marco Túlio

      Gilberto Silva, vc era melhor como jogador!

    2. Robson Oliveira oliveira

      Acorda e desliga o bot porque esta avariado

  21. EDUARDO DE CARVALHO

    Suas repetidas colunas sobre o STF é que são piadas! Aproveite que o Conrado Hübner é colunista da Folha e aprenda alguma coisa com ele a respeito das funções atribuições do STF.

    Responda
  22. Francisco Jose Longo

    Tentar ler os artigos dessa desarticulista é um sofrimento. Padrão “tia do zap”.

    Responda
  23. Francisco Jose Longo

    Lá vem ela de novo. Ninguém aguenta mais. Desista! Está enchendo.

    Responda
  24. Antônio João da da Silva

    Acho que essa Lygia não existe, acredito que é Samuel Goldstein, do livro mil 984 A Folha inventou essa personagem para retratar a bur Rice do bolsonarismo, é prá ser odiada.

    Responda
  25. Emerson César de Campos

    FSP, vocês hdebocham dos assinantes ao manter a colunista em seu quadro de profissionais. FSP já foi um espaço plural, mas hoje é uma amontoado de jornalistas fracos e majoritariamente hconservadores. E ainda combinam entre si os temas. Hoje é o STF, mesmo tema de Ponde, e sabe se lá mais quem ao longo da semana. Não parece que essa senhora tem um bom trabalho sobre o grande compositor e músico Tom Zé.

    Responda
  26. Ednéia Fernandes

    Só para lembrar a jornalista desinformada que Sergio Moro (União Brasil) foi eleito senador pelo Paraná em 02/10/2022. Moro recebeu 1,9 milhão votos. Ele passou a ocupar a cadeira de Alvaro Dias, antigo correlegionário, que ficou em terceiro lugar na disputa. Nem isso ela confirmou antes de escrever este texto raso . 02/10/2022

    Responda
  27. Iraia Galindo

    A função dessa sra. é atacar, sistematicamente, a democracia. Em todos os seus artigos pode-se comprovar o ódio e o rancor que ela nutre pelos progressistas e, principalmente , pelo Supremo, a ponto de usar argumentos que beiram o ridículo. Pena que seja com o aval da Folha.

    Responda
  28. SUZANA ARGOLLO

    É uma comparação desonesta. O Porta dos Fundos faz humor, sua função é satirizar o poder. Sérgio Moro é ex-juiz e atual senador; suas palavras têm outro peso e intenção. Não foi piada, foi um ataque pessoal a um ministro do STF. Confundir liberdade de expressão com abuso de poder discursivo é, no mínimo, má-fé.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Não era mais juiz na época, e não tem nada a ver tbm se era ou não

  29. ALLAN WOLFGANG FRANCO RUSCHMANN

    Piada? Piada é ler esse artigo raso e simplista , sem fundamento jurídico ou de fato.

    Responda
  30. NICOLAU LIMA

    sem graça e de mau gosto

    Responda
  31. jayme terra

    Piada é o texto. STF salvou da ditadura e é perseguição diariamente pelos extremistas facistas.

    Responda
    1. NICOLAU LIMA

      Prisão de opositores políticos são atos antidemocráticos ?

    2. André Soares

      Não confunda as coisas ! Não se defende a democracia com atos anti democráticos

  32. Joao Braga

    Infelizmente muito de ruim do que aconteceu no pais nos últimos anos provavelmente ocorreu por perda da confiança nas justiça. Triste.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Gilmar, também acho que Lula era inocente mas o fato eh que ele não foi inocentado. O julgamento foi anulado porque se decidiu que o foro competente não era Curitiba.

    2. Joao Braga

      Ninguém foi inocentado, houve anulação do julgamento. E continuam anulando, inclusive gente "réus confessos" como Palloci. Triste.

    3. Gilmar Maghenzani

      João, o Lula foi inocente e não havia provas

    4. Joao Braga

      Não condenou nenhum inocente, todas condenações foram referendadas por instâncias superiores, todas. Lutou contra um sistema espúrio que está aí até hoje. No momento levam bilhões dos aposentados do INSS., coincidentemente sempre envolve amigos ou parentes dos mesmos.

    5. Ednéia Fernandes

      João Braga , e Moro contribuiu para isso, e muito.

  33. Evando de Abreu

    STF não é piada, é um câncer a ser extirpado

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Extirpado tem de ser o bolsonarismo e os bolsonaristas

    2. jayme terra

      Existem pitaca excre,/mentos. Aff

  34. Vera Queiroz

    Artiguete de quinta categoria, mistura alhos com bugalhos só pra falar mesquinharias do poder mais importante para a democracia do país e livrar a cara do marido da conje, o pangaré tosco.

    Responda
  35. Marco A Moreira

    Excelente artigo.

    Responda
  36. lisandro nogueira

    Sergio Moro é um mal para o país. Que a justiça seja feita

    Responda
  37. CLECIO CAMARGO

    Cirúrgico.

    Responda
  38. Aderval Rossetto

    Piada é você, bem de vida, desacreditar da justiça para a população!

    Responda
  39. Eduardo De Oliveira Virtuoso

    A argumentação da articulista não se sustenta. É claro que no vídeo do Porta dos Fundos há intenção de fazer rir, mas o mesmo não pode ser atribuído a fala do Senador. São contextos completamente diferentes. Moro foi irônico. Ademais tal afirmação feita pelo ex juiz que comandou a Vaza Jato em Curitiba tem uma conotação completamente diferente do vídeo humorístico. Então não cabe a comparação. Ademais, o STF tem sido o guardião de nossa Democracia e não motivo de piada.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Pelo seu raciocínio, um humorista nunca pode falar sério e um ex-juiz nunca pode brincar. Eh óbvio para qualquer um que a fala de Moro na festa junina foi jocosa.

    2. Iraia Galindo

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  40. Claudio Luiz da Cunha

    Piada é esta coluna

    Responda
  41. Luiz Gustavo Amorim

    É Lygia Maria despejando a ração semanal para o curral bolsonarista guinchar por aqui. É direito do cidadão processar quem ele bem entender. É direito de Gilmar Mendes não se importar com o humor do Porta dos Fundos e avaliar que a calúnia proferida por um ex-Ministro da Justiça e da Segurança Pública tem um poder difamatório muito maior. Por fim, ele que prove ou se retrate, assim como Chico Buarque fez com o Rato, outra figura lastimável do mesmo estado.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      O vídeo é prova incontestável e foi divulgado quando Sérgio já era senador. A Corte é mais do que competente para julgar o caso . Ou se retrata ou prova o que disse. Não adianta guinchar.

    2. André Soares

      Também é direito ter um julgamento justo , na instância correta e que a jurisprudência seja seguida

    3. Joao Quadros

      Como é? Direito de processar quem ele quiser? Ok, então vamos todos nos autoprocessar. Não é assim não, rapaz, se vc iniciar um processo sem causa sólida, vc é punido pelo mesmo tribunal (em geral por multa), por prejudicar o andamento de processos normais e dar início a um processo sem causa. Outra, se vai se escolher quem eu acho que fez, então não é justiça. A justiça não quer saber da origem, mas do facto. Simples assim.

  42. Joao Quadros

    Ela está certa, colocou as referências e fontes corretas, mas os que gostam de ditaduras não estão nem aí, só querem reclamar, protegidos pela internet e suas trapaças de anonimato.

    Responda
    1. Joao Quadros

      A fonte que se trata são os textos jurídicos. A maioria dos que estão contra a moça o fazem pirque soh aceitam opiniões que tem a ver com suas ideologias e, como o sr C acabou de demonstrar, se há um contraditório "soh pode ser nzta", SQN. Essa "democracia" de vcs eh bem estranha.

    2. Joao Quadros

      Ad hominem infantil, quer dizer que basta discorda da esquerda e eh taxado disso ou aquilo? Que pobreza mental.

    3. Ednéia Fernandes

      Fonte??? Ela nem citou que Moro já estava eleito quando o vídeo foi postado, mesmo que não fosse senador, era candidato e as falas dele como ex- ministro da Justiça tem mais impacto do que a sátira do Porta dos fundos .

    4. Claudio Luiz da Cunha

      Agora grita heil

  43. Joaquim Rocha

    A Folha deveria se envergonhar de permitir uma zérruela como essa Lygia Maria escrever para esse jornal. Pior que essa não deve existir. Deve estar pagando pra escrever.

    Responda
  44. Eric Dias

    Lygia, seu artigo catalisa o sentimento de muitos brasileiros. Pena que no país em que se tornou o Brasil, daqui a pouco você sofrerá as consequências de afrontar a dit@ dur# da t$ga. Parabéns pela coragem e se cuida.

    Responda
    1. Paulo Fernandes Fernandes

      Eric, você já falou besteira suficiente hoje. O curral vai fechar. Volte amanhã.

  45. Sergio Souza

    Piada é você, Lygia. Mais uma vez dando uma de jurista, sem técnica nem referência. Sua coluna é decadente.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Eric sai do ZAP pq não vimos isso não

    2. Eric Dias

      Segio, decadente é o tribunal que optou por fazer ativismo político. STF, vergonha do Direito.

  46. Julhiano Cesar Avelar

    O executivo é cargo político, o legislativo é cargo político e o judiciário NÃO... Mas agora, tudo virou política, triste quadra histórica...

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Céus! Sempre foi político Apoiaram as arbitrariedades de Moro ate q começaram a ser criticados por juristas internacionais de renome. Qdo Bozo nomeou Kassio e o Mendonça para o STF, estava esperando q os 2 agissem politicamente. E é o q ambos fazem o tempo todo.

  47. LUIZ FERNANDO FERREIRA

    O STF atual envergonha o país!!!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Atual são só três o restante é de dez anos viu que não ver pode pensar assim, quer dizer buquê o anterior era bom?

    2. NICOLAU LIMA

      E com estes não há a quem recorrer

    3. jayme terra

      Enfrentou os golpistas. Parabéns STF.

  48. Marcos Daniel Braganca

    Qual a formação acadêmica em direito da colunista? Escreve como se fosse especialista no assunto mas demonstra uma ignorância grande, típica de quem não é imparcial e está cego ao tentar defender suas paixões, ou ao tentar condenar quem vê como inimigos de seus ídolos. No início da página, sobre a especialidade na área de comunicação e jornalismo, demonstra má fé e falta de profissionalismo, maior do que sua ignorância jurídica.

    Responda
  49. Francisco Marra

    A colunista faz comparação como moro fosse comediante o que ele não é ele é sim um juíz suspeito.

    Responda
    1. Joao Quadros

      Quer dizer que para fazer piada do STF tem que ser humorista licenciado e registrado? Onde tem esse registro, no Departamento do Ministério da Verdade de Orwell? Credo!

  50. Oscar Vigna

    Por mais que sejam questionáveis as decisões do STF referentes ao processo contra Moro, afirmar que o tribunal é uma piada só demonstra a campanha sistemática da colunista contra a instituição. Típico de quem não tem vocação e nem preparo para viver em uma democracia.

    Responda
    1. Joao Quadros

      Por que? Democracia é concordar ou ter capacidade de contraditório, mesmo que com deboche? Que raios de democracia vocês querem? A grega, na qual mulher, escravizados e estrangeiros não tinham voz?

    2. Eric Dias

      STF, tribunal político. Vergonha do Direito.