Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luis Aneris

    Nos tempos atuais, não vejo luz no fim do túnel.

    Responda
    1. Luiz Paulo Santana

      Pois eu lhe digo, Luis, que nos tempos passados isto estava submerso, naturalizado, as vítimas das humilhações sofrendo caladas, elas próprias ainda sem a consciência de que estavam sofrendo discriminação e ofensas raciais. Agora tudo veio à consciência, as leis apareceram, e os cidadãos e as cidadãs estão fazendo valer a lei. Com toda a dificuldade, porque muita gente não percebe que ainda é racista.

  2. neli faria

    Causa-me perplexidade em pleno século xxi ver manifestações preconceituosas. Solidarizo-me com o menininho. Ânimo aí, quando crescer o mundo estará muito melhor e todos se respeitando.

    Responda
  3. Wil Leon

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Melimar Mota

      Já no seu caso, sabemos que não é um bom ser humano.

    2. neli faria

      Frequento estádios antes de meus sete anos. À época, poderia até ter tido. Hoje, em pleno Século xxi as pessoas deveriam aprender a respeitar o próximo. Racismo? Falta de respeito ao próximo! Se será bom jogador ou não, é difícil analisar aos doze anos.

  4. Daniel Nunes

    Bastou a fala da vítima? Não teria que haver provas?

    Responda
    1. Luiz Paulo Santana

      Você leu direitinho a reportagem? A ação começa na denúncia da vítima, comprovada pelo gandula que a tudo ouviu. Você leu que inúmeros casos foram constatados no futebol sub-12, assim como em competições de outras faixas etárias? Você ainda duvida da existência do racismo aqui e no mundo, depois das denúncias de Neymar e Vini Jr., pra ficar nesses dois exemplos?

  5. CASSIUS MOREIRA

    Cadê as feministas para defendê-la.? A pobre mulher , indefesa , vítima todo momento de estupro, de assédio. Esse povo é muito vulgar.

    Responda
    1. Melimar Mota

      Tenho nojo de cínicos como tu.

    2. neli faria

      Isso independe de ser Feminista ou não. Racismo não!

    3. Vinilvicio Dedisco

      Ser mulher não a isenta de ser r4cist4, preconceituosa, defensora dos mesmos absurdos e politicos parecidos, inclusive, com o que você certamente defende. Pelo seu comentário, mais um cidadão de bem...não falha.

    4. Vinilvicio Dedisco

      Ser mulher não a isenta de ser ignorante, racista, defensora dos mesmos preconceitos e políticos que, inclusive, você defende.

  6. ELIZABETH DE VASCONCELOS AUN

    Que fique de fato presa! De que adianta tal lei se uma desculpa qualquer do criminoso serve para liberá-lo?

    Responda
  7. LUIZ GON ALVES DOS SANTOS

    Mesmo com o protocolo antirracismo em vigor, ainda tivemos 110 casos de denuncia de racismo em 2024 até o momento e 136 casos em 2023, sem contar que a maioria dos casos não vem a público.

    Responda
  8. LUIZ GON ALVES DOS SANTOS

    Todos sabemos, as estatísticas confirmam, vivemos uma sociedade extremamente preconceituosa (racista), polarizada, intolerante e violenta. Infelizmente, nossa região, Vale do Paraíba, continua figurando como a mais violenta do Estado. Um Policial Militar foi covardemente atacado (assassinado) quando caminhava em romaria rumo a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, nossa santa negra. Uma vergonha para o Estado mais rico e desenvolvido da união. Cadê a PEC da segurança???

    Responda
  9. Luís Lopes

    A que nível uma pessoa é capaz de descer? Ao décimo subsolo! Ser racista já é coisa de mau caráter, mas falar isso num jogo de crianças de 12 anos é coisa de gente que já morreu moralmente.

    Responda
  10. Aparecida Alves

    É profundamente triste e revoltante ver crianças passando por esse tipo de situação, ainda mais em um ambiente que deveria ser de alegria, esporte e aprendizado. O futebol, que tanta gente ama, devia ser um espaço de respeito e união, não de preconceito. O lado positivo, se é que dá pra dizer assim, é que as autoridades agiram na hora, aplicaram o protocolo antirracismo, e a pessoa foi presa em flagrante o que mostra que hoje esses casos não estão mais sendo ignorados.

    Responda
  11. Carlos Eduardo Pereira Jorge Cordeiro

    Imagine a vergonha que deve ter sentido o filho da torcedora sem noção que proferiu as barbaridades! Aliás, que vergonha o Corinthians não se manifestar em razão do ocorrido.

    Responda
    1. Luiz Paulo Santana

      O Corinthians se manifestou, mas, a meu ver, não o fez de maneira incisiva, clara, insofismável. Foi burocrático.

    2. Paulo Fernandes Fernandes

      O Corinthians se manifestou imediatamente. Você está mal informado ou é preconceituoso em relação ao timão.