Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. alexsandro amorim

    Acontece nas melhores famílias. Sou Figueirense há 51 anos e meu filho de 7 resolveu torcer para o Avai, time da mãe dele e do avô. Resolvi buscar conformo no fato dele gostar de futebol, mas com um certo abatimento por saber que, nunca estaremos juntos, lado a lado, no estádio.

    Responda
  2. neli faria

    Ainda bem que não coloquei filho no mundo. Não suportaria que torcesse para adversário. A primeira palavra dita pelo meu primeiro sobrinho, foi Santos, e batida de tambor. Cresceu um pouco e virou torcedor do adversário. Uma sobrinha é Santista: fomos juntas ao Japão no Mundial de dois mil e onze. Quero voltar à Portugal para passar mais dias no Porto.

    Responda
  3. Duilio Bertti Junior

    Na minha família não teve disso, não. Meu pai era corintiano, eu e minha irmã somos corintianos e meus filhos são corintianos. Mas, ó destino cruel e nefasto, todos nos casamos com palmeirenses. Mas encarei numa boa depois que concluí que era por uma boa causa. Afinal, estamos dando aos rivais oportunidade de desfrutar de excelentes companhias.

    Responda
  4. Cleon Bassani

    Apesar de folclórico, um dos melhores texto que li seu, João. Ao menos para definir, na essência, um liberal. De liberais em liberais chegamos aqui, e não foi só ao Porto. Custamos só a admitir nossa hipocrisia. Obrigado, mesmo, por esse texto.

    Responda
  5. marcos rogério carpi

    João, me vi nessa sua crônica. Ontem mesmo conversava com um amigo professor corintiano, o filhinho dele de 2 anos dizendo: Palmeiras, Palmeiras. E eu dizendo a ele que meu filho João Marcos, até os 4 anos, era palmeirense como eu. Em 2000, com o título mundial do Corinthians no ano 2000, meu sogro, Avelino dos Santos Guerra, corintiano, fez a cabeça do neto e meu filho virou, veja só a ingratidão, corintiano.

    Responda
  6. Karina Kanazawa Rienzo

    Muito bom João! O fino do humor luso essa crônica.

    Responda
  7. José Eduardo de Oliveira

    meu pai era um ateu que acreditava em Deus, eu fiquei ateu porque Deus me pareceu uma bobagem. Ele torcia para o Cruzeiro sem nunca ter ido ao Mineirão. Eu ainda torço para o Atlético Mineiro mas assisti mais jogos do Cruzeiro porque tinha um primo que me levava ao Mineirão para buscar cerveja para ele. Nunca torci para as Marias e a última vez que torci para o Atlético foi no Mineirão, quando o Reinaldo jogava. E eu pergunto ao cronista, o seu filho tem a mesma dedicação que tu pelos livros?

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Delícia de crônica, Coutinho! Não somente alegre, sincera e proveitosa, como serve à crítica dos métodos liberais de convencimento, sempre tangenciais e distantes das idéias francas. Hahahahah, foi você que meteu o construto "liberal" na crónica! Hahahahah!

    Responda
  9. Luis Henrique Fellin

    Meu fruto não caiu longe do galho clubístico, graças aos deuses do futebol. Por outro lado, dada a situação do SPFC, não sei se cabe a celebração. Bem, no mínimo o guri já aprendeu que a vida é cheia de dissabores.

    Responda
  10. Luiz Gustavo Amorim

    Meu filho saiu do armário cedo, lá pelos seis anos, auto-declarado santista coagido pela figura neifasta (não me corrijam, eis um neologismo que vai viralizar), enquanto eu, corintiano não tão militante, era olhado com um condescendente desprezo por pais amigos, um tão cioso que até nome de craque flamenguista cravou no infante. Superei altivo e pelo índex Coutinho fui agraciado com a honra ao mérito liberal. Para honrar o timão, acrescento (aspas) social, rs.

    Responda
  11. André Lievori

    Ri bastante, vou comecar minha terça-feira sorridente e sorrindo quando me lembro das "artimanhas" do pai. Um texto leve, sem política ou críticas a pessoas.... Muitos gostaram. Meus parabéns

    Responda
  12. Bruno Gomes Benigno Sobral

    Só pra dizer que admiro o Coutinho há muito tempo. Ele faz parte de uma minoria.

    Responda
    1. Lena Kasler

      Eu tb

  13. Gustavo von Krüger

    Vivi essa dúvida sobre como reagiria caso uma tragedia desses acontecesse na minha casa, até que São Vitor e Ronaldinho Gaucho trouxeram a Libertadores para o Galo. Questao definida e cristalizada, podia descansar em paz, pois o futuro de minha filha estava garantido

    Responda
  14. Amilton José da Silva Júnior

    Obrigado pela coluna "ombro amigo". Já sofro o suficiente graças a tradição corinthiana de minha família. Infelizmente meu filho de 4 anos só se interessa pelo trikas. Atesto e reforço: não há liberais nesse momento.

    Responda
  15. Carlos Victor Muzzi Filho

    O meu filho, no ensino infantil, pressionado por dois amigos cruzeirenses, me perguntou por que ele não poderia torcer para o time dos amigos. Liberal que sou, respondi que ele poderia torcer para o Cruzeiro. Porém, acrescentei com ar “blasé”, ele deveria também escolher outro pai, porque eu não seria pai de cruzeirense. Largou mão da tresloucada ideia e seguiu crescendo e sendo atleticano de frequentar sempre o estádio e até se arriscar em viagens para ver o Galo jogar!

    Responda
    1. Daniel Losbatti

      Imagina pressionar o filho a torcer pelo Galo. Cadê o conselho do TELAR

    2. Gustavo von Krüger

      Você é um pai presente! É para isso que a gente vive!

  16. LUIS PASSEGGI

    “ comprar um celular só para ele” uau!! em portugal, deve ser irresistível! [inserir emoji de palhaço]

    Responda
  17. Jose Feliciano

    Meu filho mais velho é Sumpaulino, o mais novo de 18, curinthianu... Sou um Palmeirense fajuta mesmo, devo admitir, sou daqueles que não sofre, apenar torce pro verdão... Meus filhos devem ter percebido e sentido a minha fajutice ainda na barriga kkk mas pra mim tá tudo bem. Sem fanatismo, e viva a diversidade no futebol!

    Responda
  18. marcos fernando dauner

    e eu que sou colorado, curintianu e botafoguense e minha filha é gremista, parmerense e framenguista !

    Responda
    1. Gustavo von Krüger

      Framenguista é o fundo do poço. Tristeza infinita

    2. GLAUCO NASCIMENTO

      Por isso você a deserdou para o norte da Europa?? Eu faria o mesmo!!kkkkk...

  19. Luís Santana

    Esse Coutinho, assim como o do Vasco da Gama, também é craque. Mas somando Porto e Sporting não dá um Benfica.

    Responda
  20. Cláudio Dias de Almeida

    Aqui em casa aconteceu também... Eu mineiro, moleque saiu do hospital com a camisa do Galo.... Esposa gaúcha.... 2006 Inter campeão mundial justamente no ano em que o Galo jogou a segunda divisão... a pressão "do outro lado" ficou irresistível... Mas o mundo dá voltas... Depois o Galo, com R49, ganhou a Libertadores e, com Hulk, o brasileirão... e o Inter andou sendo rebaixado e desde então quase só luta para se manter na primeirona. Quem sabe o Porto não volta a ganhar a Champions?

    Responda
  21. Vito Algirdas Sukys

    Temos a ilusão que nossos filhos seguirão nossos passos. A dúvida é a mãe da filosofia. Descartes desenvolveu a teoria do conhecimento adotando a dúvida. Mas a dúvida leva a descoberta de que não devemos sempre acreditar em nossos olhos. O que distingue a realidade da ilusão? A dúvida cartesiana não é o caminho para começar. A indução? A expectativa do que ocorreu com nossos pais ocorrerá conosco? Nos leva à ilusão de que tenha apenas uma solução no enigma do universo. Duas soluções para a paz.

    Responda
    1. Marcelo Molinari

      Hume também teria dito "o jogo só termina quando acaba", plageando Vicente Matheus em metaverso temporal e ruidoso.

  22. Ettore Fellini

    o q a Folha pretende publicando este tipo de artigo O cara dispensa comentários Será q a Folha tem uma visão tão rebaixada do nível de seus leitores ou os leitores fazem jus a estes textos? Seria o caso do datafolha fazer uma pesquisa com os assinantes Será q são só alguns q não concordam com o nivel atual da Folha( pq vejo varias pessoas decepcionadas com o rumo atual da Folha) ou somos muitos???

    Responda
    1. Carlos Santos

      Que isso, amigo!? Um texto leve (me lembrei daquelas crônicas de "Para gostar de ler".), divertidíssimo escrito por autor de nossa velha colônia lá no vetusto continente europeu e você com essa rabugice? Acho que acostumamos aos textos tensos e pesados que desde a pandemia circulam nos nossos jornais. Relaxa, dê umas risadas e aproveite o dia.

    2. Bruno Ongaratto

      Pelo mau-humor, o Ettore deve ser são-paulino ou santista...

    3. Ivo Ferreira

      Por que será que pessoas com sua falta humor existem? Cancela a assinatura e fique em paz!

    4. nestor jung

      Quanta deselegância e mau humor. Relaxe um pouco….

  23. Charles Brown

    Muito bom! Agora tento imaginar como seria, na política, se você é Nuno Santos e seu filho é André Ventura... Mais ou menos equivalente a Lula e Bolsonaro aqui no Brasil...

    Responda
    1. Rafael Flávio Montanari Leme

      Pois é. Aí sim é complicado, na minha visão. Mas não duvido que, para um torcedor "roxo", o caso do artigo seja pior.

  24. GLAUCO NASCIMENTO

    Maravilhoso!! Não deserdes o gajo!! Ainda és inexperiente, vais aprender (Acho). Mas não sei o que faria se minha filha dissesse que é Palm...nem vou terminar a frase!

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      eu sou curintianu e minha filha , que mora nos confins do norte europeu é parmerense !

  25. Marcos Costa

    Sensacional

    Responda