Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Thiago de Castro Gomes

    Nada, nos últimos tempos, tem sido mais irritante do que essa narrativa dos que se dizem “da direita limpinha”, de que essa direita horrorosa que infecta o planeta seria, na verdade, culpa da esquerda progressista. Francamente. Toma que o filho é de vocês!

    Responda
  2. José Augusto Bernabé

    Você só se equivoca e profundamente em colocar os Direitos humanos como pauta dos progressistas, Direitos humanos é pauta severa nos Conservadores desde o princípio muito antes dos progressistas a Ordem progressista ruiu porque quis colocar guela abaixo das Famílias que Cotas, Gêneros e diferenças raciais pulem um degrau da vida que se chama Mérito.

    Responda
    1. Leandro Piva

      É verdade. Os pobres no Brasil demoram 9 gerações pra deixar a pobreza pq são preguiç osos e bur ros...

    2. Felipe Araújo Braga

      A maioria da população é negra. A maioria da população estuda em escola pública. Cotas para a maioria e a maioria é contra? Sem as cotas a maioria do povo jamais terá uma educação de qualidade e nunca poderia se tornar médico, engenheiro ou economista nas melhores universidades. Esse argumento não faz sentido.

  3. Nelson Santos

    Durante um bom tempo a Globo pautou a sociedade com seus folhetins. O Fora Collor foi induzido oor uma minissérie, e aondar supercobeerura a operacao lava jato fez surgir o super marreco e deu corda pro antipetismo. Por azar, a farinha Lima achou que o Bozismo seria administravel. E a Globo, junto com a Folha, quase foi engolida pelo patriota que pariu

    Responda
  4. Geilson Silva

    Texto muito interessante, parabéns. E confessou que é de direita. Irretocável!

    Responda
  5. Kiko Mazziotti

    Os almoços de domingo devem ser bem animados na casa do Joel, pois ele assume sem rodeios uma posição ideológica de direita, enquanto o pai - que já foi o cérebro da campanha de Marina Silva (descerebrada) à presidência - é nitidamente progressista e penteia o cabelo pra esquerda, com alguns fios no centro. Respeito e admiro os dois, com ênfase no pai, que pela idade e anos de praia é mais suculento.

    Responda
  6. Celso Rodrigues

    Faltou dizer que a miséria democratizada no capitalismo da precarização de tudo promove mais desigualdade e mais ressentimento. Para essa população as mídias tradicionais oferecem "voucher" de qualquer coisa: farelos com ilusões consumistas e "medo do.comunismo"

    Responda
  7. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    As pessoas ficam indignadas quando me declaro de esquerda e contra a legalização do aborto. Minha filha, que cresceu comigo entende isso.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, caríssimo, "falar com tecla SAP" foi hilário! Em breve, pra garantir, sap em duas línguas, em Libras, Morse e, por que não, Braille. Todo cuidado será pouco! Hahahahah!

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A indignação compadre, é porque se fala em diversidade, mas quando se vê a diversidade na nossa frente, as pessoas entram em pânico. Uma estudante apelou para o lgar de fala: nasci homem não posso falr. Respondi que os machistas apropriam-se disso prá defender seu "direito" de bnão pagar pensão. Atenção: não concordo com eles. É assim compadre: a gente tem que falar com tecla sap.

    3. Marcos Benassi

      Não sei o porquê da indignação, compadre: pelo menos aqui, você já explicitou os porquês desta sua posição, e são perfeitíssimamente aceitáveis. Eu apenas acrescento uma reflexão: o aborto eugenista "comum" não o atingiria de modo algum, creio, pela cegueira não ser visível pré-parto. Já a morte de bebês do tipo realizado em Esparta, essa sim, pegaria em cheio um neonato que percebessem não ter visão.

  8. Sueli Faria

    Este journal está arrebanhando staff da JP agora?

    Responda
  9. José Morato

    E mais. Se deixar pela maioria, ladrão de celular seria espancado e enforcado em praça pública. Um STF progressista é o remédio e contrapeso contra o afã incivilizatório de maiorias congressistas e de presidentes não iluministas. Para sobreviver a democracia precisa de valores que muitas vezes são contrários à vontade animal das maiorias.

    Responda
  10. joão moreira

    Esse cidadão deve estar comentando sobre a Bolívia. Ou talvez os EUA. Não seria sobre a Argentina?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Infelizmente não. Repare o trabalho que deu para abolir a escravidão e deram um golpe para impedir a posse da princesa.

  11. Amarildo Caetano

    As urnas comprovam o equívoco quem pensa que o povão rejeita os progressistas .O que o colunista chama de elite é a elite intelectual.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Quais urnas ? não fosse o bozo um monstro tosco, tinha sido reeleito. Felizmente não o foi. Restou, por pouquíssimo, felizmente rejeitado. Essa foi a comprovação das urnas.

  12. José Morato

    Patriotas com bandeira dos EUA na Paulista. Patriotas que não suportam a Globo exaltar qualidades brasileiras numa conversa. Patriotas que defendem taxação dos EUA. Homens de bem que tentam um golpe para colocar no poder quem perdeu a eleição e justificam como ação para salvar a democracia. Será que as pessoas são o que elas acreditam ser ou o que a pesquisa diz que são?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A pesquisa não diz, mas constata. Ou acaso não são claramente identificáveis os perfis apontados ?

  13. Caio Monteiro

    Finalmente assumiu-se ser de direita. No Brasil , representado pelo que há de pior. Como crítico e articulista, para garantir a independência de ideias, não deveria assumir nenhuma posição. É difícil,_ mas possível.

    Responda
    1. Caio Monteiro

      Há muito que ele ja havia assumido de forma implícita. Só lembrando o tal " bolsonarismo moderdo" , dentre outras .

    2. Nelson Santos

      Meu caro, acho que assumir ser de direita é necessário, permite que o texto dele seja lido com filtro. A gente teve uma direita normal na epoca do PSDB. Agora ficaram os filhotes da ditadura com muita voz e a direita democratica se aninhando pelo espólio do Bozo.

  14. Maria Tereza Castro

    A sua opinião está baseada numa pesquisa questionável e, para muitos, mal feita, com perguntas tendenciosas que induzem a determinadas respostas, como apontado por muitos que a esmiuçaram. Com essa premissa errada, a sua opinião não tem base científica, é apenas uma opinião.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Toda pesquisa é questionável. No entanto, os resultados eleitorais, p.ex., mostram que o ideário de esquerda militante progressista é a expressão de poucos. A maioria da população brasileira é constituída pelos classificados como 'cautelosos', e isso se justifica pela literal falta de bom senso dos extremos e dos seus mais próximos.

  15. Armando Coelho

    "...existem pessoas mais à direita do que eu...." Kkkkkk!,impossível,né joelzinho,vamo combiná!!!!! E o meu xará Armando Moura,disse tudo......

    Responda
  16. ADONAY ANTHONY EVANS

    A censura na moderação destruiu o comentário dividido em três partes. Curioso que o Estadão, em tese mais conservador, mas que em lugar de aderir à repressão das ditaduras como este veículo, foi sua vítima combatente, seja mais tolerante e comprometido com a Liberdade de Pensamento.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Paradoxal, né? Mas não menos do que este jorná, que fica defendendo "liberdade de expressão" em seus editoriais e pratica o oposto em cada um dos textos que publica, sem exceção. Uns 7O por dia, ou mais? E, outro paradoxo, este desinteligentíssimo - deve prover de falta de paralaxe, miopia ou quetais - defende as Biguitéquis de comunicação, que assaltam suas notícias e não pagam, botando em risco o seu próprio negócio. Não sei qual a posição do Estadão em relação a isso, mas agora fiquei curioso

  17. Raymundo Itareru

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  18. ADONAY ANTHONY EVANS

    Benassi aponta a fonte do imbróglio quando fala nas Comunidades Eclesiais de Base, seu abandono aos pentecostais, o maior erro do enclave Humanista na História Brasileira. Admirador de Erasmo de Rotterdam, Martinho Lutero e ele entraram em choque, com Erasmo defendendo o Livre Arbítrio, ao mesmo tempo dádiva e carga divinas, e Lutero a obediência cega às Escrituras. O primeiro o Homem em toda sua plenitude e glória. O segundo o rebanho sem razão própria. - , continua -

    Responda
  19. ADONAY ANTHONY EVANS

    Apoiador de Golpistas, Zema come banana com casca. Outro apoiador, Pinheiro só a casca. Ignora o conteúdo . Por exemplo, fala-se em 35% de evangélicos no Brasil, ovelhas seguindo cegamente seus pastores. Não é preciso mais para explicar os resultados da Quaest. -continua-

    Responda
  20. ADONAY ANTHONY EVANS

    Com um recorte da população de 35%, e jogando parado, conduzidos sob vara da fé por um punhado de pastores extratores de moedas, mediante suposta franquia de Deus, fica difícil qualquer analise qualitativa da Consciência da Nação. Silas e Lúcifer no Poder.

    Responda
  21. Armando Moura

    A elite se forma naturalmente, pode ser economica, religiosa, politica ou intelectual. O que existe mais de woke um cara na garagem, com baseados derrotar ibm blackberry sony ou gay ser o impulsionador da IA? As elites ntelectuais legitimas sao progressistas sao progressistas e desenham um mundo novo , as demais elites sao conservadoras, precisam de regras e padroes fixos para manterem o poder, mantem o mundo velho, preconceituoso com suas castas. Sou idoso mas bem menos velho do este colunista

    Responda
  22. Felipe Araújo Braga

    Essa ideia do Joel e do Paulo César de que o povo brasileiro - em sua maioria pobre - é conservador, tacanho, ignorante, submisso, não sabe pensar, é uma visão elitista, de cima pra baixo, de quem nunca conviveu com o povo: o povo tem uma espiritualidade muito diária, pede proteção divina, mas menos de um quarto frequenta igreja, a maioria prefere ir ao bar. E a maioria depende e apoia políticas sociais: SUS, cotas, INSS, etc. Eles criam um espantalho do povo pra manter seus interesses, continua

    Responda
  23. Felipe Araújo Braga

    E os interesses deles, como pessoas ricas, são: uma sociedade desigual, onde a mão de obra do povo (principalmente empregadas domésticas e afins) seja barata, pessoas que saibam seu lugar, jamais dividir escolas, restaurantes, aeroportos, universidades, locais e posições de trabalho com o resto do povo. Ano passado quando os Bolsonaristas tentaram criminalizar crianças que optassem pelo aborto, o povo foi majoritariamente contra. O Brasil está precisando de uma Revolução Francesa!

    Responda
  24. Felipe Araújo Braga

    Respondendo ao Paulo César:a maioria da população é religiosa? Será? O número de pessoas sem religião só cresce e creio que existe grande equívoco nessa ideia de que o povo é tão religioso assim (não é a maioria). Quando a direita tentou passar lei sobre o aborto, a população rejeitou ano passado. sim, a USP tem bandeijão, moradia e auxílios, isso é política de direita? Você acha que um garoto uber, negro, que estudou em escola pública tem alguma chance fora das cotas de entrar na universidade?!

    Responda
  25. João Vitor

    Com todo respeito meu caro, o Sr fazia "live" com bonequinho do presidente vestido de presidiário. É a típica postura dos crentes num bolsonarismo que come de garfo e faca representado pelo tal tarcinico. Portanto, como estás mais pra patriota maluco que pra qualquer outra coisa, essa suposta análise é mais uma constatação do lugar que o Sr ocupa no imaginário social vigente, nada além disso

    Responda
    1. João Vitor

      Opa Marcos, pra não dizer que é fale news , busca lá no canal dele há 7 anos "meu roda viva com Manuela D'Ávila " e atente-se ao cenário. Um abraço

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, João Vitor, cê jura que rolava essa pantomima ridícula? Joelito é pior do que pensei. Que desperdício, fiquei debatendo aspectos da distribuição normal com tamanho réptil? Hahahahah, muito grato pela informação e pela excelente educação, eu fico com inveja.

  26. jose eduardo serrao

    Que coisa mais fora da realidade. Uma minoria progressista tomou conta da informação. Acorda Joel.

    Responda
  27. Gilmar Maghenzani

    Uma elite progressista dominou a mídia?, só se for na sua cabeça Joel que por sinal está um pouco confusa, e mais vc se considera um patriota indignado

    Responda
  28. Marcos Benassi

    [continuo e encerro] Indo além do básico, é necessário apontar a superficialidade de suas conclusões. Em seu racioSímio, a Bozoléa extremodestra conquista corações e mentes ao centro da distribuição populacional porque este último grupo identifica-se, em suas entranhas, com o reacionarismo. Isso ignora imensa quantidade de estudos brazucas e mundo afora, que apontam para a habilidade reaça em usar ardilosamente "ganchos" afeto-cognitivos eficazes. Isso é captura bem feita, não identidade profund

    Responda
  29. Marcos Benassi

    Joel, prezado, eu lastimo profundamente que você fale do óbvio como se fosse algo notável. Não vou falar nada da absoluta inadequação de se fazer uma pesquisa que se baseie no construto "polarização", iiimmbecil de raiz. Vou ao básico: essa divisão categorial, faço uma bete, reflete uma fantástica novidade científica, a curva normal. A afirmativa Sarcásmica deriva da obviedade: claro que nesta distribuição, tanto os sextis "progressista" quanto "Bozofrênico" são causais, "apartados" da população

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, eu acredito perfeitamente nessa sua afirmativa, caro Celso, e dou de barato que nós temos viéses não só não-desprezíveis, como fruto de preconceitos descabidos pra quem se propõe a ser avançado. Um exemplo perfeito disso é a atitude de rejeição aos textos do Juliano Spyer e, em menor volume, aos da Anna Virgínia Balloussier: muitos "de nós" já caem de paw sem atentar às preciosas informações que trazem. Não dá pé, isso é próximo da falta de autocrítica petista (tempos de Gleisy, nãosei agora

    2. Carlos Amorim

      Pelo que eu entendi das tais pesquisas (e não da matéria que a comenta), o ponto estatístico é que a mediana é muito próxima dos valores conservadores do que acredita nossa bolha que frequenta USP, lê a folha e mora entre Vila Mariana e Pinheiros. Igual a questão da renda, que sempre choca, ao revelar que até se você tem carteira assinada, já faz parte da metade mais rica da população.

    3. Marcos Benassi

      Maledetto descorretor que banaliza um conceito de estatística descritiva: são caudais, localizam-se "na cauda" da distribuição de dados, em suas extremidades. "Causal" é outra coisa.

  30. Robson Oliveira oliveira

    A Ordem progressita não ruiu , porque nunca existiu,de forma organzada. exceto em alumas mentes alucinadas que paranoicamente vem tramas sinistras ate na padadria da esquina

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Boa. Ao menos, não organizada da forma como se estruturou, muitíssimo espertamente, o conjunto destro-Bozolóide mundo afora. A organização progressista/de Zesquerda, creio, parou no tempo: baseada originalmente nos movimentos populares presenciais, tipo comunidades eclesiais de base e sindicatos, escorregou na transição que tivemos, muito rápida, disto para a digital, qualitativamente muito diferente. Parece que agora acordêmo um 'cadim, mas é coisa a conferir.

  31. Robson Oliveira oliveira

    O artigo é mera opiniao de um mal informado e mal intencionado, que sem nenhuma base etica,moral e cientifica. Diz que fake as news da direita traidora e fascista apoiadora dos (ricos, faria lima, PCC) esta ganhando do bom senso das pessoas de centro e de esquerda. Nao existe uma organizacao progressista organizada, mas sim pessoas de bom senso que nas manifestacao contra o Trump nos EUA e nas manifestacaoes no Brasil por exemplo se mostraram maioria contra os fascistas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Então, caro Robson, não sei se eu seria incisivo desta forma que você foi no início deste comentário. Minha crítica, perfeitamente científica, aponta para um uso bastante tosqueira dos dados coletados pela Quaest. Eu conheço o Guilherme Russo, diretor de pesquisas da companhia e ele tem excelentes miolos e uma formação impecável. Tenho a impressão de que é um uso medíocre e tortuoso (talvez mau-caratista), pelo Joel, de pesquisa feita com boa qualidade e isenção.

  32. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Para os ignaros .. quem não se porta como , é fascista ..

    Responda
  33. João Almeida

    Que artigo mais raso com a visão de um conservador chinfrim. Simplesmente o representante dos fas cis tas e sonegadores de impostos mostrando a cara.

    Responda
  34. Ramon Bulhoes

    "Patriotas indignados" , leia se extrema direita fascista!

    Responda
  35. Alexandre Lemos

    Entendi Joel! Nossa cultura forjada na exploração da religiosidade para perpetuação de violências é patrimônio imaterial da direita tosca da qual você faz parte. Que bom saber que vocês estão ganhando esse jogo, não via a hora de poder voltar a praticar atos de racismo, xenofobia e sonegação de impostos. À propósito, não daria pra revermos esse negócio de sufrágio feminino não? Acho que a coisa começou a degringolar aí...

    Responda
    1. djalma gomez

      autocorretor: "Sarcasmo" rs

    2. djalma gomez

      Excelente, Alexandre! Pena que a excrema dir eita nao entende ironia e sacarmo... Vao pensar que vc ta falando sério!

    3. Marcos Benassi

      Hahahahah, delícia, prezado Alexandre. Sinto-me infinitamente bem e piedoso quando leio alguém sendo muito mais Sarcásmico do que eu. Agradeço pela límpida fonte de bem-estar que me foi servida, muito grato.

  36. Iraia Galindo

    Não se aproveita nada desse artigo.

    Responda
  37. Fernando Alves

    O sentimento de felicidade do Joel é o mesmo da Ku Klux Klan quando conseguiu forçar as leis Jim Crow no sul dos EUA. Se vingaram da elite pensante que ousava proclamar a igualdade entre brancos e negros. Mostraram para todos que "é o povo que manda e diz o que é verdade ou não, não os cientistas".

    Responda
  38. Danilo Gomes

    Que patético! O extremista de direita pega uma pesquisa que unilateralmente criou conceitos e segmentou aleatoriamente para morrer abraçado com o segmento golpista que está voltando aos esgotos

    Responda
  39. Adalto Fonseca Júnior

    É um ser humano patético que acredita que a sua insanidade faz algum sentido.

    Responda
  40. Marcelo Negros

    Quem é o Nazista mais Nazista na Folha PagBank? Esse Nepobaby ou a Menina Sem Lábios?

    Responda
  41. Florentino Fernandes Junior

    Tanto é verdadeiro o texto do joel q a obssessao da esquerda é atacar o mensageiro: as redes sociais

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc está mudando o lado é vá direita quem faz isso de atacar o mensageiro

    2. Marcelo Negros

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  42. Luiz Gustavo Amorim

    Essa pesquisa é uma piada. Questões enviesadas e canhestras. Fiz uma série de considerações baseadas nas reflexões do podcast Calma Urgente, considerações essas que foram pateticamente retidas pela moderação e devem ganhar a liberdade amanhã. Tivesse você, Joel, mesmo destro, ouvido o programa e não teria coragem de publicar essa coluna.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Luiz, meu caro, infelizmente o Joel não deveria precisar ouvir podcast algum para iluminar a própria cabeça: certamente teve uma educação primorosa, filho de quem é; optou, contudo, por jogar fora esta preciosa herança intelectual e de privilégio. Ao ser depositada na lixeira, toda essa luminosidade em potencial vira só escuridão mental. É triste, reconheço.

  43. Claudio Barros

    Como dizia Alexander Pope: a little bit of knowledge is a very dangerous thing.

    Responda
  44. Marcos Alonso

    Parei de ler quando opôs militantes progressistas a patriotas indignados, como se os militantes progressistas não fossem patriotas indignados

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Querido Marcos, a distinção foi feita para diferenciar os extremos à esquerda(militantes progressistas) e à direita(patriotas indignados), mas é claro que os esquerdistas também podem ser patriotas.

  45. José Claudio Vasconcelos Paiva

    A esquerda - aliás, seres humanos em geral - não gostam de verdades incômodas como as ditas pelo Joel. As redes sociais mudaram o mundo, só não vê quem não quer. Elas trouxeram à tona a voz da maioria silenciosa e permitiram que os muitos espectros da direita ganhassem a visibilidade que a mídia nunca lhes deu. A esquerda precisa aprender a lidar com essa realidade.

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      A realidade que vc menciona e que a terra plana e as fake news estao sendo combatidas organiamente pelas pessoas comuns que ja entenderam que muito que sai das redes sociais sao mentiras e loucuras de debiloides frustado que como o autor do artigo busca um culpado para suas derrotas

    2. Fernando Alves

      Esse seu sentimento é o mesmo que tiveram os sulistas nos EUA quando elaboraram as leis Jim Crow "contra a sem-vergonhice que foi declarar negros como pessoas livres e abolir a escravidão". Nem precisa dizer que os espectros da direita que você louva são aqueles que implantariam as leis Jim Crow no Brasil se pudessem, vide o video do casal patético de Santa Catareich, que foi prontamente contratado pelo véio da Havan, mostrando como pensa a direita no Brasil.

  46. Marcia Alves de Pinho

    Entendi nada!

    Responda
  47. Felipe Araújo Braga

    Joel, você não conhece o povo: você vive em uma realidade privilegiada de formado no Insper, estudante do Bandeirantes e morador dos Jardins. Aí ele supõe que essa entidade abstrata que ele chama de povo são um bando de tacanhos prontos para defender a ideologia horrível dele. O povo brasileiro é majoritariamente pobre, depende do Estado e valoriza muito o SUS, as cotas nas universidades públicas (sem as quais seus filhos não teriam qualquer chance), e precisa do INSS.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Felipe, a maioria da população é religiosa, contra descriminalização do aborto e, por causa da religiosidade, contra a eutanásia. Não é verdade que estudantes de famílias pobres não teriam qualquer chance de entrar numa universidade pública sem as cotas. A sua USP, por exemplo, sempre teve moradias estudantis, bandejão subsidiado e possibilidade de auxílios para estudantes carentes desde muito antes da implantação das cotas.

  48. Felipe Araújo Braga

    Você, Joel parte de uma realidade que superestima essas guerras culturais midiáticas enquanto o povo está mesmo preocupado com saúde, educação e emprego. Muito fraquinho o Joel. Outra coisa: quando os bolsonaristas tentaram criminalizar as crianças que cometem aborto, a sociedade ficou totalmente contra!

    Responda
  49. Geraldo Lourenço Brita

    A palavra sustenta o Universo...! A narrativa progressista atualmente é a única viável pois as demais são contraditórias quando cotejadas com os fatos...! Falta argumentação ao cronista, que prefere um malabarismo entre pontos pinçados de pesquisas aleatoriamente escolhidas a partir de uma visão monocromática...!

    Responda
  50. Aderval Rossetto

    Asco de ver esse cara defender os bilionários!

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Será que você leu o mesmo texto que eu? Não achei o trecho que defende bilionários.