-
márcia corrêa
Professor Conrado, desenvolva por favor os argumentos que vc julga "dignos de debate"! Peço que aprofunde o tema neste momento crucial em que esta escolha é tão especialmente significativa para o Brasil.
-
filipe moura lima
Se Lula errar a mão, o nosso STF poderá se transformar numa corte direitista como a estadunidense.
-
Adalto Fonseca Júnior
A maioria dos dispositivos constitucionais pode ser alterada por emenda, inclusive o artigo 101, que trata da indicação dos ministros do STF pelo presidente da República, com aprovação do Senado.
-
Adalto Fonseca Júnior
Como funciona a alteração da Constituição? O mecanismo formal é a Emenda à Constituição, regulada pelo art. 60 da Constituição Federal. Para que uma emenda seja aprovada, é necessário: Proposta por: Um terço dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; O presidente da República; Mais da metade das Assembleias Legislativas dos Estados (cada uma por maioria relativa de seus membros).Aprovação por:- - Três quintos dos votos em dois turnos de votação em cada casa do Congresso.
-
neli faria
Um Estadista atua no Presente para o Futuro do País que governa. Um Oportunista atua no presente pensando apenas em si mesmo. O lula nunca pensou no Brasil, nunca pensou na diversidade , nunca pensou no Meio ambiente. Como todos da Esquerda é ambientalista apenas na Oposição; diversidade apenas na oposição e pensar no Brasil? De jeito nenhum! Pensa apenas em si, no projeto pessoal de poder. E eu, em vinte e dois, cri nesse Oportunista, pela primeira vez na vida.
-
Ana Maria Massochi de Livieres
Obrigada professor , argumentos que não tinha .
-
Joao Braga
Constituição é para ser cumprida, no entanto pode e deve ter seu texto aprimorado. É evidente que o atual sistema de escolha de novos ministros parece atender mais a quem escolhe do que ao próprio país. Corremos o risco de ter uma "ação entre amigos", o que não é bom para ninguém inclusive ao próprio supremo. Com a palavra o senado. Tempos difíceis...
-
Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Como mencionou Mariliz com muita propriedade subir a rampa com a diversidade é facil eu quero ver seguir essa ideia no cotidiano das decisões ,aí a realidade é outra.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Mulheres nomeadas por Lula para tribunais superiores não é empirismo. É realidade.
-
André Camargos
Infelizmente não vejo interesse real em promover a diversidade em nenhum governo até hoje. O compromisso, quando existe, fica no discurso. Nesse caso específico demonstra que o círculo de confiança do presidente segue sendo de homens brancos. Diversidade serviu como propaganda pra subir a rampa do planalto. Obviamente não dá pra comparar o supremacismo declarado bozofascista com o governo atual, que pelo menos tem um quadro no executivo um pouco mais diverso.
-
Carlos Eduardo Cunha
Do jeito como a ética e a competência foram esquecidos, hoje o principal motivo para nomeação de alguém, é garantir que a justiça seja chapa branca e , apoie o executivo. É só ver as nomeações recentes. Triste para o Brasil!
-
ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO
Corte precisa de pessoas corajosas e preparadas juridicamente, o senador Pacheco é o nosso candidato, o STF é jogo para adultos." Interpretar a Constituição é tarefa para grandes juristas e os temos,inclusive no anonimato, pois deve-se fazer um mergulho na exegese da Carta Magna, cuja melhor interpretação está nos anais da Constituinte e não no direito alienígena. Não adianta buscar fontes do direito americano, alemão ou de qualquer outra origem, pois a Constituição é do Brasil( e já temos 7).
-
Alexandre Marcos Pereira
A frase dita por um ministro do STF, mencionada pelo colunista, repetida sem sobressalto nas mesas de bar e nas timelines sem arestas, vai assentando no ouvido como música de elevador: inofensiva, quase ambiente. E, no entanto, há algo nela que range, um pequeno grão de areia dentro da engrenagem republicana. Quando a liturgia do cargo vira meme, o pudor institucional começa a desaparecer como tinta sob o sol do meio-dia. Não faltam adultos entre as mulheres e pretos no sentido civil.
-
Marco A Moreira
O argumento do presidente é claro e cristalino : vai escolher quem melhor possa atender seus interesses. Não está nem aí com as mulheres, aliás é de uma geração extremamente machista. Qualquer outra justificativa se perde no vazio dos extremistas e fiéis da seita lulista!!!
-
Gabriel Cia
Engraçado ver os Lulistas engasgados com o capim tentando passar pano kkkkkkkk se juntar com os Bolsonaristas já dá pra fazer sociedade com a JBS Brasil, como sempre, segue em frangalhos
-
Fátima Pontes
Conrado nos ensinando a pensar. Valeu!
-
Wilson Luiz Antonio
O paradoxo Barbosa é exemplificativo. Ele queria tanto provar que não devia gratidão ao PT, que acabou resvalando o polo inverso, fazendo julgamentos draconianos contra. É óbvio que nem em mil vidas Bozo o nomearia. Lula o fez, para prestigiar parcela sub-representada da sociedade. Barbosa respondeu mordendo a mão de quem o alimentava e lacrou portas para minorias. A cautela com o identitarismo é justificável.
-
José Cardoso
Magoou né?
-
-
Bruno Ongaratto
O PT não se importa com diversidade nos espaços de poder. Esperava que Joaquim Barbosa e Rosa Weber, por exemplo, fossem aliados nos processos do Mensalão e da Lava Jato, e não que atuassem com independência - o que fizeram - e exatamente por isso são tratados como traidores pelo partido desde então.
-
Alex Trevsani
Talvez seja possível imaginar mais um argumento, ainda que polêmico. O momento é de fortalecer a democracia até o ponto em que se torne tão ou mais forte do que aqueles que querem miná-la. Esse fortalecimento passa, obviamente, pela ampliação da diversidade mas, como a história recente ensinou, exige um certo grau de fisiologismo para que o regime democrático se sustente nesta fase de instabilidade. O lado ruim é que fisiologismos, por mais bem intencionados que sejam, nunca terminam bem.
-
Armando Moura
Mulheres negras e pardas devem ser impulsionadas na carreira juridica publica. Ha muitas barreiras e as oportunidades estao ligadas a aparencia fisica, como ocorre em escritorios ptivados . Coloca las no jogo eh a probabilidade de ve las no topo da carreira. Ist eh bom. Ruim eh escolher no congresso para vagas nas cortes, ja chega a mer da que aquilo eh no poder legislativo. Ruim eh escolher leitoresde deuteronimos genesis etc em vez de leitores de jonh lock, aristoteles, spinoza, graciliano
-
NELSON XISTO DAMASCENO FILHO
Curioso ver um jurista se valer de muleta retórica na tentativa de defender a juridicamente indefensável representação de grupos em tribunais: não é representação, é representação simbólica. Ironicamente, ele se propõe a mostrar quais argumentos não devem ser utilizados para a defesa de uma escolha. Morde a própria língua. Desde que o mundo é mundo, represente de parte é advogado, e juíz é equidistante. Logo, não representa!
-
NACIB HETTI
As instituições brasileiras estão ficando bichadas. O Congresso está quase podre.
-
Celso Augusto Coccaro Filho
Difícil pegar uma visão diferente quando se propõe a nomeação de um padrão ou standard - mulher negra - sem se trabalhar com uma mulher negra específica, que possa ser avaliada pelo seu histórico, currículo, conduta etc
-
NELSON XISTO DAMASCENO FILHO
Nada como ver um jurista se valer de muleta retórica para defender a juridicamente indefensável representação de grupo em tribunal: não é representação, é representação simbólica. Ironicamente ele está a faiar de argumento a não ser utilizado. Mordeu a própria língua!
-
Paloma Fonseca
Não conseguimos imaginar uma sociedade com o poder diluído entre os cidadãos, pois logo vem à mente a anarquia (no pior sentido do termo) ou um grupo que vai querer implantar uma tirania sobre os demais. Essas tecnologias do poder, da renda e da força ainda fazem parte do repertório das sociedades contemporâneas: alguém que detém "mais poder" indica outro que deterá "mais poder"; a diversidade, que representaria algo mais próximo da igualdade, não tem tanto apelo nesse contexto.
-
Marcos Benassi
Poi Zé, é triste, uso, minha cara. Lembra-me de dois aspectos de nossos métodos de ascensão ao poder: o controle, pelas diretorias e alta burocracia partidárias, sobre uma quantidade enorme de grana pública, que reduz a probabilidade de novatos entrarem no poder. E o "conluio metodológico" entre o uso eleitoriro das emendas-sem-cabeça e a estratégia de construir, a partir de relações promíscuas com poderes locais, candidaturas legislativas que depois ninguém lembra ou controla. Voto distrital já
-
-
Marcos Benassi
(continuando) Importa porque existe um treco chamado "crença de capacidade"; ciência da boa, estudadíssimo aqui e alhures há mais de 4Oanos. As crenças de capacidade modulam a motivação para a ação, tanto inicial quanto em seu decorrer; tanto pessoas quanto grupos podem tê-las. Exemplo nítido é a Bozoléia: ao ver-se representado, o grupo amalgamou-se energizou-se, vimos na nossa fuça. Meninas que vejam uma Ministra, podem esperançar um lugar no furacão, e fazerem por alcançá-lo. Relevantésimo!
-
NELSON XISTO DAMASCENO FILHO
Sem argumento para defender o cabimento de representação de qualquer grupo em qualquer tribunal - que não é casa representantes de ninguém, como é o parlamento- saca a tal representação simbólica. Simples de atender: basta dizer que quem quer que seja o ou a escolhida, é o representante simbólico da diversidade. Resolvido!
-
MARCIO Gionco
Aqui não tem jeito não.
-
Marcos Benassi
Mmmmm, ManoHübner, cê né mole não: texto sutil, a nos obrigar à reflexão. Não vi você defender coisa alguma senão o pensa-argumento com propósito; ataque algum, mas um desmanche impiedoso dos aJgumentos circulantes. Eu mesmo, escapei por pouco: à Mariliz, disse que eram muito relevantes (a ministro) competência e culhão pra ser contra-hegemônico. E alfinetei: "coisa que o Lula tem". Não é o "nomeia quem quiser", mas tangencia. Essa diversidade de representação, importa: (continuo)
-
NELSON XISTO DAMASCENO FILHO
Curioso ver um jurista se valendo de muleta retórica para defender a indefensável representação de grupos em tribunais: não é bem representação, é representação simbólica. Ironicamente ManoHübner está a falar de argumentos a não utilizar para defender uma escolha. Mordeu a própria língua!
-
NELSON XISTO DAMASCENO FILHO
Representação de grupo é o argumento a não utilizar quando se trata de escolha de ministros de tribunais. Tribunal não é casa de representação, como o é o parlamento. Nem pode ser, por que se o escolhido atuar como representante de alguém, de um grupo qualquer que seja, deixará de ser imparcial e independente. ManoHübner, , sabendo disso, sacou a tal representação simbólica, que não passa de muleta retórica na tentativa de sustentar o insustentável.
-
-
Nilton Silva
Lugar de mulher é onde ela quiser. Mas há momentos em que querer não é poder e a dura realidade se impõe.
-
Valter Luiz Peluque
A conjuntura pede sempre pragmatismo. Há risco na inovação e nem sempre se pode correr o risco. O Benassi até argumenta de forma interessante, na construção de um modelo a inspirar, mas Lula é como cão mordido de cobra, que fica receoso de linguiça!
-
Marcos Benassi
Nilton prezado, tens razão, querer e poder não têm uma relação automática de causalidade; todavia, sem o querer, sem um desejo que encontre mínimo amparo na realidade, o poder nunca é construído. Por outro lado, observar a presença de uma mulher no Alto Judiciário, pode ter o condão de despertar desejo: é a partir daí que se constrói a possibilidade de poder. A realidade é sempre dura: importa que modifiquemos aspectos que possam instrumentalizar as pessoas para lidar melhor com a dureza.
-
-
Fábio Nascimento
Eu queria saber mesmo como o Pacheco - um político de centrão com baixa qualificação acadêmica em Direito - cumpriria requisitos relevantes para o Lula. Que lealdade o presidente poderia esperar de uma figura dessas? Que ganhos eleitorais? Valeria mesmo prescindir da cláusula do notório saber em nome de um Pacheco?
-
Fábio Nascimento
E você tem razão em dizer que o notório saber não é prescindível, porque não deveria ser - mas isto é apenas em tese. Na prática, prescinde-se frequentemente da cláusula. Eu não citaria nomes aqui, mas há ministros incultos na história do STF e na corte atual.
-
Fábio Nascimento
Sim, Benassi. Meu comentário não refuta o texto e nem endossa (embora eu tenda a concordar com o articulista). O que fiz foi propor uma questão paralela, mas que orbita o mesmo assunto: afinal, será mesmo que os alegados motivos "pragmáticos" de indicar o Pacheco se sustentam? Além disso, eu realmente pus em questão o notório saber dele, até porque ele não tem credenciais acadêmicas - e vai impor uma queda de qualidade no STF, dado que o Barroso é mais talhado para o cargo.
-
Marcos Benassi
Salvo algum engano grosseiro em meu entendimento do texto, prezado Fábio, o conhecimento jurídico de alta qualidade não é prescindível. Sabe Zeus se o sujeito o têm, mas a reflexão do Conrado é sobre, especialmente, critérios adicionais, não os basilares.
-
-
Kiko Mazziotti
O Brasil não dá sorte com Messias! O futuro Messias do STF deveria estar preso, só pela tentativa de iludir a Justiça e apressar a nomeação de Lula, pra evitar a prisão do lará-pio petista. Em vez de ser punido e preso, Messias vira ministro do STF. Afinal isso aqui ô ô é um pouquinho de Brasil ai ai, de gente que canta e é feliz, feliz, feliz.
-
Marcos Benassi
Colega Luiz Amorim lembrou deste mesmo conjunto de fatos em resposta abaixo. Não sou somente eu o chato da lembrança factual.
-
Marcos Benassi
A manobra, se não era bonita, primeiro, foi da Dilma, não do Bessias, que seria o portador. Segundo, as duas ilegalidades que mereciam cana, foram cometidas pelo marreco: não poderia ter usado uma escuta extemporânea, fora do período autorizado; não poderia ter divulgado essa conversa pra imprensa, fê-lo contra as regras. Felizmente, tergiversar e afirmar uma mentira aqui na Ágora, não implica em ser preso, né não? Que bom.
-
-
Elenice Gomes
Excelente artigo e que suscita muitas reflexões!!!
-
José Cardoso
Primoroso artigo. O Lula pode ter ficado traumatizado com o Barbosa. Onde já se viu aplicar a lei contra gente da minha curriola?
-
Anete Araujo Guedes
Após um Fux e dois ministros que foram chamados de meus por bozo, há que se ter muito cuidado e resistir às pressões e chantagens políticas.
-
Marcelo Negros
Lula tem que ir de Pacheco em troca do Alcolumbre blindar o governo no Senado. Andrezinho PCC da Farinha Lima, sem candidato, ainda assim vai bancar pautas-bomba e melar o orçamento. A Direita Indecente vai preferir destruir o Brasil a deixar o Tetra Lula governar. Precisa do Alcolumbre de um lado e do Canarada Boulos de outro, nas ruas.
-
Adalto Fonseca Júnior
Faltou questionar o principal que é modelo atual nomeação de ministros(as) do STF pelo presidente da república. Este modelo "sempre" vem como inquestionável nas produções de conteúdo que a mídia entrega e o debate, é lógico, "sempre" acaba no raso e no lugar comum. Esperava mais do colunista. Mas enfim. É o que temos pra hoje.
-
Adalto Fonseca Júnior
O que pode ser alterado? A maioria dos dispositivos constitucionais pode ser alterada por emenda, inclusive o artigo 101, que trata da indicação dos ministros do STF pelo presidente da República, com aprovação do Senado.
-
Adalto Fonseca Júnior
Como funciona a alteração da Constituição no Brasil? O mecanismo formal é a Emenda à Constituição, regulada pelo art. 60 da Constituição Federal. Para que uma emenda seja aprovada, é necessário: Proposta por: Um terço dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; O presidente da República; Mais da metade das Assembleias Legislativas dos Estados (cada uma por maioria relativa de seus membros).Aprovação por:- - Três quintos dos votos em dois turnos de votação em cada casa do Congresso.
-
Helio Cardoso
É o que está na constituição, o colunista nada pode fazer, só o Senado pode barrar!
-
-
André Luiz
Escolha do famoso "Bessias" da Dilma. Aquele que ia levar a nomeação do Lula para a Casa Civil, para ele não ser preso. Lembram? Uma vergonha, a indicação de um militante de carteirinha para o STF! Por essas e outras vemos que o Senado não serve para nada. Melhor para o País seria um parlamento unicameral sem os Alcolumbres, Renans Randofes e Sarneys da vida.
-
Claudio Luiz da Cunha
E os nomeados pelo se bozo
-
Marcelo Negros
Chora, Nazistada! O choro é livre, o Biroliro não!
-
bernardo Phillips
Com o Congresso Nacional que temos você ainda acha que um Parlamento Unicameral seria o melhor para o país? Magicamente o nosso legislativo se tornaria decente e competente? Pelo amor de Deus né
-
Luiz Gustavo Amorim
Apesar do nome, você não deve ser um espírito de luz. Nem eu, rs, mas pelo menos costumo ler o romance até o fim e, para seu desgosto, quando foi levantado o sigilo das escutas de Lula além do trecho ilegalmente liberado, ficou mais do que evidente que a nomeação tinha objetivos políticos claros. Há poucas dúvidas que Lula teria virado o jogo, mas claramente a Lava Jato saia do armário. E vocês abraçados com ela até hoje.
-
Gilmar Maghenzani
Vc falou de quatro senadores tem mais 77 vc não acha que está meio confuso?
-
-
Rafael Santos
Nessas nomeacoes q se descobre q o Lula esta andando e para essas pautas do PT tao propagadas nas eleicoes. Na hora do vamos ver, ele vai no advogado pessoal mais branco q um alemao e favoravel ao mercado e provavelmente no Messias, tremendamente conservador e evangelico q vai ficar la 20 anos
-
Elcio Simielli
Vai surpreender com Jose Eduardo Cardozo
-
Gilmar Maghenzani
Samuel nem Cristo salvaria a Dilma depois do veredito do cunha
-
Rafael Santos
Ta sabendo bem hein haha. O Lula nunca gostou do Jose Eduardo, tanto é q nunca teve nenhum cargo relevante em 3 mandatos do Lula. Fora q ja tem 66 anos e so pode ficar no STF ate 75
-
Samuel Fagundes
Eu tenho comigo que José Eduardo Cardoso, como ministro da justiça no governo Dilma, não fez o suficiente para livrá-la do impeachment.
-
Fernando Araújo
Excelente professor. Tomara que sua fonte seja quente.
-
-
Luciano Napoleão de Souza
"Lula escolhe quem ele quiser". Às favas o notório saber jurídico e a conduta ilibada. O importante é ser um advogado petista desqualificado e subserviente à pauta do regime.
-
Claudio Luiz da Cunha
Já comprou o capacete do bozo
-
Marcelo Negros
Chora, Gado! O choro é livre, o Biroliro não!
-
Gilmar Maghenzani
Esse é bom Napoleão, dos 11 ministros 8 foram indicados pela ficha tríplice e 3 não e ele vem com essa pérola
-
Samuel Fagundes
O boso nomeou dois "terrivelmente crentes" , e daí? Não querem saber nada de justiça, estão lá para se alinhar ideologicamente com o boso. Tudo o que é do governo atual eles complicam, e toda matéria que pode ajudar o boso eles aprovam. Onde está a honestidade e o "notório saber jurídico"?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.