Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Romulo Araujo Fernandes

    Um protestante de verdade deveria saber que política e religião não se misturam. Esse foi um dos pilares da reforma protestante. Criticar um pastor por orar pela saúde de uma pessoa, de fato, mostra que religião + política não funciona mesmo.

    Responda
    1. José Cardoso

      Historicamente sempre se misturaram. O rei da Inglaterra por exemplo é até hoje chefe da igreja anglicana.

  2. Dermival Pereira de Macedo

    Todas as religiões com seus livros e ritos é criação da mente humana

    Responda
  3. CARLOS AUGUSTO ALVES

    O crescimento do messianismo é só uma mostra de nossa fracasso educacional.

    Responda
  4. MARCIO Gionco

    O Lula e o Bolsonaro fazem qualquer coisa para se eleger, vão no candomblé, na sinagoga, na mesquita, na universidade e na cadeia. Não valem nada.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Sim, e o Tarcísio até manto de pastor e/ou rabino usou. Af

    2. Flavia Sá

      Seria melhor que os políticos só ficassem nos castelos e jatinhos?

    3. Joaquim Rocha

      O político tem que ir onde o povo está. Digo, onde os votos estão.

  5. Maderfranio Gurgel Praxedes

    O problema é que os cristãos que votam na direita estão votando em quem antes jogavam eles para serem comidos por leões. acordem pelo amor de Deus

    Responda
  6. Marcos Loureiro

    Sr. Júlio, por favor, esclareça este ateu. Afinal, o evangélico é de Jesus, ou há o evangélico do Bolsonaro, o do Lula, o do Malafaia, o deste, o daquele, o daquele outro e tal e tal? Eles vão a igreja para cultuar Deus ou os políticos?

    Responda
    1. José Bueno

      O Lula e a d. Marisa sempre foram católicos praticantes. Sempre acompanharam o movimento da Igreja Católica de aproximação entre todos os cidadãos de boa fé, não poderia ser diferente como Presidente de todos os brasileiros.

    2. Sam Duart

      A cognição limitada leva a falsas interpretações. Só porque um sujeito tem o sobrenome de Messias acham que ele é o mesmo da Bíblia. Assim como confundem o estado Israel com o povo referenciado no antigo testamento.

    3. Alberto Henrique

      Atualmente pra cultura bolsonaro. Hahahahaha

  7. Djan Zanchi da Silva

    Trabalhei em escolas na região metropolitana de uma capital do nordeste, onde não somente boa parte das famílias dos alunos caía na conversa de estelio notários da fé, como uma grande parcela dos funcionários e, inclusive, alguns professores. Cenário muito deprimente e desanimador no médio prazo.

    Responda
  8. Maria Ines Polotto

    Teocracia não! Os piores sepulcros caiados! Os hereges e falsos crentes!

    Responda
  9. Felipe Araújo Braga

    Eu faço duas reflexões: primeiro, é sim importante que Lula e a esquerda e os progressistas entendam o que os pode aproximar da religião mais negra e pobre do Brasil - esse eleitorado é potencial para as transformações do Brasil - e devemos dialogar com ele. Na minha vida pessoal eu tenho reservas: eu sou espírita, meus pais católicos, a gente precisa aceitar imposição religiosa e não apenas respeitar? Os evangélicos são uma religião como qualquer outra.

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      são piores

    2. Marcos Benassi

      Tô mais na sua fita, meu caro. Tenho críticas severas, densas e profundas as lideranças evângelo-Bozolóides, negocistas e espertalhonas. À religião e aos fiéis, só aquelas que comentei, abaixo, muito mais tênues.

  10. Ebano Machado Piacentini

    Acredito q uma esquerda mais sagaz e menos caviar deve se aproximar e dialogar com esta massa gigantesca de protestantes no Brasil. Os protestantes e evangélicos não teriam em pleno século 21 conquistado 20% da população se nao Tivessem algo algo de bom. É preciso vencer preconceitos e buscar compreender o fenômeno. A Igreja Católica se elitizou e se acomodou, e muitos nas periferias encontram nos protestantes uma fé pra sair das drogas e construir família.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Só uma observação, prezado Ébano: a igreja católica, antes do papinha argentino bacana, fez uma curva rumo à ortodoxia. Nosso desmantelamento de movimentos de base popular, aqui no Brasil, foi fruto da "cabeça" da santa madre, não de uma acomodação: parece-me que, pelo contrário, mexeu-se, mas em direção ao conservadorismo.

  11. Antonio Evaldo Almeida Barros

    Será extremamente importante para o pais a conexão entre o sindicalismo de esquerda e o neopentecostalismo. Os pontos de encontro são imensamente mais fortes que eventuais elementos dissonantes.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eu também acho; mas a sanidade sanitária desse amálgama deve respeitar, creio eu, uma objeção que fiz abaixo.

  12. Fernando José Sanchez de Aquino

    Chamamos de esquerda e direita, mas são dois lados da mesma moeda. A grande diferença é que um deles é extremamente hábil politicamente e muito inteligente enquanto o outro é muito fraco e tosco. O resultado dessa disputa está ficando cada vez mais claro e por isso o centrão está abandonando a familicia.

    Responda
  13. Rodrigo de Sousa

    Está nas escrituras: quer conquistar o coração do evangélico, pague o dízimo ao bispo! "Ah, mas os evangélicos não são bobos", "ah os evangélicos não são um bloco', "ah mas blá blá blá." Os donos das empresas que comercializam fé querem dinheiro para andar em carros avaliados em mais de um milhão de dólares .... E poder!

    Responda
  14. Jorge Severo

    Religia oppium populi est.

    Responda
  15. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Malafaia e Michele são qq coisa, menos crentes em Deus

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Marcos, não me parece que "esses dois aí" estejam para os deuses gregos: os "defeitos e fúrias" ficam na conta do deus de Yzrraeu, que passava todo mundo que olhasse feio para seu "povo escolhido" e mesmo entre estes, não dava colhe de chá! O grande ausente: Jesus de Nazaré.

    2. Marcos Benassi

      Bem, minha cara, tem Zeus pra tudo nesse mundo; este, que acabei de citar, era meio crápula: investiu contra o próprio pai, era um galinha, jogou o próprio filho feio de lá de cima, botou-o para trabalhar duro na forja, que nem mãe desalmada explorando criança no semáforo, um horror. Acho que esses daí que você menciona, estão repletos de fé, mas enganam dizendo que crêem no cristão: de verdade, preferem os gregos, repletos de defeitos, fúrias, encrencas muito humanas.

  16. Eduarda Mendes

    Disputa escancarada por voto orientado por pastores. Em ambos os lados. Mudar isso, só com investimento pesado na educação a longo prazo. E, efetivamente promover isso, tê-lo como prioridade, ainda passa longe da nossa classe política em geral.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente.

  17. antonio brito

    Não são cristãos. São políticos manipuladores que usam a religião. De todos os lados. querem é dinheiro, dízimo no caixa. Não pagam impostos e andam de jatinho. Não pagam INSS mas se aposentam. Para que uma bíblia para o presidente? Não vai ler, desperdício. Estão fazendo os fiéis de ovários, ambos. Inclusive o autor que já levou pastor para conversar com políticos

    Responda
    1. antonio brito

      Desculpem, é otários não "ovários "

  18. Ataualpa Sousa Borges

    Infelizmente no Brasil essa gente tem muita influência. Falsos moralistas, hipócritas, comerciantes da fé e vendilhões do templo, mas com milhões de votos.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Ataualpa, o Céu a Igreja Católica oferece há muito mais tempo e com muito melhor estilo... Talvez o problema seja o estilo, excessivo para gente simples demais: com os evangélicos a oferta é mais simpleszinha... Se fosse só isso, tudo bem, mas também há a parte financeira, em que a contribuição monetária para a igreja é um tipo de investimento para o sucesso aqui e agora, nada de um pouco provável céu post-mortem...

    2. Ataualpa Sousa Borges

      Luis, eles oferecem o céu...rsrsrs

    3. Luiz Candido Borges

      Ébano, o que você acha que os evangélicos têm de bom para oferecer aos brasileiros pobres? Atente para o "de bom", pois alguma coisa para oferecer eles certamente têm, resta saber se o quanto tem de bom e de ruim, se faz mais bem ou mais mal a esta gente e ao restante da nação.

    4. Lorena Almeida Pardelhas

      Só lembrando que essa vertente distorcida do protestantismo surgiu nos EUA. O fenômeno lá é assustador. Cursos para formar pastores que saibam arrecadar/enrolar da forma mais eficiente. E ensinaram a fórmula mágica de criar igrejas para não pagar impostos. Espalhou pelo mundo.

    5. Ebano Machado Piacentini

      Este é nosso erro como esquerda. Os protestantes e evangélicos não teriam em pleno século 21 conquistado 20% da população se nao Tivessem algo algo de bom. É preciso vencer preconceitos e buscar compreender o fenômeno. A Igreja Católica se elitizou e se acomodou, e muitos nas periferias encontram nos protestantes uma fé pra sair das drogas e construir família.

  19. Jose de Paula

    Este Malapastor e esta piriguete temem que seu gado manipulado migrem para o pasto do governo.

    Responda
  20. Matheus Queiroz

    Caro articulista, as decisões do ministério Madureira nada afetam o ministério Belém, por exemplo, e vice-versa. Para cada ministério há um ordenamento político imposto pelos pastores presidentes. Não há relação entre as denominações, são divisões muitos claras e ninguém se opõe. Até para os cultos não há comunhão. É bom evidenciar a separação dos públicos.

    Responda
  21. Cláudio José Marabesi

    Ter q pedir votos p estes crentes deve ser a pior coisa de ser politico!

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      tem q.ter estômago forte,

  22. Nerisvaldo José Santos

    Opa! Quenga Mi e mallabozzta juntos na mesma matéria sem importância.

    Responda
  23. Pierre Oberholzer

    O evangelismo ultra-ortodoxo que infestou o nosso país continua sendo o maior perigo para a democracia no Brasil

    Responda
  24. Emilio Bazzani

    Lula se aproxima por conveniencia. Comunista não tem afinidade religiosa. E bispos querem beneficios, e devem começar um 'dialogo cabuloso' com o petista.

    Responda
    1. José Bueno

      Ora, Emilio. Parece que você não entendeu nada, até agora, da proposta de governo do Presidente Lula. E fica repetindo conversa fiada sobre ele. Uma pena.

    2. Flavia Sá

      Lula não é comunista.

    3. José Antonio Sales

      Bolsonaro também se aproximou por conveniência: dos evangélicos e dos católicos conservadores. Tudo idêntico.

    4. Regina da Silva Mariano

      Ops....comunista é a Piricrente que se divide com todo mundo...

    5. Regina da Silva Mariano

      Comunista é a piricrente

    6. Regina da Silva Mariano

      Comunista é a piricrente que se divid

    7. Fernando Fleury cecchi

      comunista?

    8. Fernando Fleury cecchi

      volta para idade media gado das trevas

    9. Erica Luciana de Souza Silva

      Emílio, aponte-me um comunista de verdade nesse mundo.

    10. ANDRE BARRETO

      Como alguém pode escrever tanta bobagem em tão poucas linhas?

    11. Eduardo Luiz De Faria

      Comunista?!? Em que ano estamos mesmo?

  25. Marcelo Negros

    O que me dói é que quem criou o Perigo Crente que hoje ameaça o país foi justamente o Lula, achando que ganharia um eleitorado fácil ao fortalecer os Ladrões de Dízimos. Um erro só comparável ao casamento com Oligarcas desonestos que deu na Lava-Jato. O pior é que disso nasceu a mentira da Direita Indecente, de que "O Povo Brasileiro é Conservador". Isentofascistas amam dizer isso.

    Responda
    1. Marcelo Negros

      Lula liberou canais de TV para os maiores Ladrões de Dízimos, deu espaço em Conselhos Governamentais, fez alianças com seus candidatos. Um erro gigante, que vai atormentar o Brasil para sempre.

    2. Luiz Candido Borges

      Marcelo, você pode refrescar a nossa memória quanto ao processo realizado pelo Lula que resultou no Perigo Crente (boa expressão)? Que eu me recorde, no início da sua carreira política, ainda como líder sindical, ele teve apoio da ala progressista da Igreja Católica, mas isso acabou há muito tempo, pois está ala foi dissolvida pelo Vaticano.

  26. Paulo da Silva batista

    Não sou evangelico, mas na minha opinião quem apoiu bolsonaro pode apoiar qualquer coisa que esta no lucro!!!

    Responda
  27. Zelis Pereira Furlan

    Ridículo!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Todos são.

    2. Marcelo Negros

      Chora que o choro é livre, o Biroliro não!

    3. Marcos Benassi

      Oba, a gente vê que tens espelho em casa. Já é alguma coisa.

  28. Marcos Benassi

    [complementando a reflexão] Creio que cabe a observação de que me parece um nível de auto-reflexão muito ruim, meu caro. Em primeiro lugar, por aceitar a lorota do "Zesquerda é pecado"; em segundo, por tão facilmente rever uma posição de base como esta. Fico feliz em ver apoio de concidadãos crentes ao Luloverno, uma questão de ordem prática; todavia, como ocorre em relação ao petróleo no Norte, não apóio o presida nessa opção, tenho princípios que não desejo violar. E se o pastor mudar opinião?

    Responda
  29. Marcos Benassi

    Eita, meu caro, creio que há dois níveis nesta comunhão. O primeiro, é humano, de valores "universais": ambas estas partes batalham pela melhoria da vida dos indivíduos, e deles próprios, por via do esclarecimento; celebram a justiça, seja na terra(redonda) ou no céu; botam pilha na compaixão do apoio mútuo. No que diz respeito à política partidária, não creio salutar: a defesa evangélica do "impedimento do outro" - não ao aborto e drogas, p ex, que não obrigam o crente a nada - é indevida.

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Pois é aí que o Estado deixa de ser laico, Marcos. Desenhou muito bem, pois quem é que age com objeção de consciência e proposições morais na questão do aborto, senão o médico crente, a juíza manda esperar mais um pouco, o deputado pastor o resto do covil, Ã? A Deputada Benedita da Silva é crente. Têm histórico na política nacional de que ética é diferente de charlatanismos.

  30. Iraia Galindo

    Os evangélicos deviam se recolher. Buscam implantar uma teocracia cristã no Brasil. Só pensam em dinheiro e poder.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Marcelo, eu percebo que nessa seara, meu entendimento é muitíssimo minoritário. Mas defendo, consistentemente, que os evangélicos não são, por si, o problema ou o adversário político: convivemos bastante bem até o advento das isenções de impostos, a consolidação de igrejas como negócios (midiáticos inclusive) e a abertura da Fossa Bozoológica de Pandora. Ah, sem esquecer das redes digitais ultratóxicas movidas a mentira.

    2. Marcelo Negros

      Benassi, quem sustenta as lideranças são os Dízimos dos liderados, que sabem muito bem do Fascismo dos seus líderes.

    3. Marcos Benassi

      As lideranças destes, né, meu caro? Parece-me que são estas - as pppiicaretas, deixemos claro, há muito pastor honesto e mancado pelaí - que fazem um jogo sujo pra dedéu, engabelando a galera que pastoreiam. Enfim, é só minha percepção, que nem evangélico ou sociólogo sou.

  31. Samuel Santos

    O magnífico Presidente Lula é fantasticamente um fenômeno político inexplicável. Outrossim, como pode esse "Malanaoseioque" ser tão deletério, medíocre, e insignificante?

    Responda
  32. Luiz Carlos D Oliveira

    Com Bozo em cana, Lula em alta no IBOPE, o cheiro de sangue (sim Dim) atraí os vampiros (pastores)

    Responda
  33. Luiz Carlos D Oliveira

    Com Bozo em cana, Lula em alta no IBOPE, o cheiro de sangue (dim din) atraí os vampiros (pastores)

    Responda
  34. edmilson soares

    Malditos os pastores políticos. Voltem para as suas igrejas e preguem a sua crença apenas lá. Aqui não é o Irã. O Estado laico é uma conquista inegociável.

    Responda
  35. noel neves

    A princípio Lula não é "falso evangélico". Lula é cristão e trabalha para o povo! Muitos evangélicos de coração já perceberam a diferença! O mito é um camaleão que muda a cor da pele de acordo com a moita.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, pessoa de bom coração! Eu, como nunca vi víbora capaz de mimetismo, sempre o vejo monocromático, marrom como o excremento de que é composto. Ah, evidente, posso padecer de daltonismo moral, ainda sem diagnóstico.

  36. Ana Rodrigues

    Eu nao entendo é a compatibilidade de valores entre evangélicos e Bolsonaro. Ele fala em valores de família, mas faz tudo ao contrário. Casou três vezes, tentou roubar joias que a Presidência ganhou, defende redes sociais que permitem golpes e pedofilia, fala palavrão, não defendeu a vida e permitiu que 600 mil pessoas morressem de Covid.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, minha cara, essa é uma reflexão importante, tô convosco e colegas. Lá em cima, faço uma continuidade dela.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Foram mais de 700 mil mortes pela Covid, lembre: o gol pista ao ver o número crescente e fora de controle de mortos interrompeu a divulgação das secretarias de saúde. Nas periferias, sem equipamentos nem preparo, as pessoas morriam aos milhares. Ele não agiu para interromper as mortes, só a divulgação delas. Os jornais fizeram o trabalho. Os evangélicos, católicos, umbandistas, espíritas, todos deveriam excomungá-lo e à família, já que não têm humanidade, só fingem ter e usam a religião.

    3. Luiz Paulo Barreto

      Penso que a compatibilidade seja a falta de cérebro e gosto por riqueza, nem os pastores nem adeptos destes sanguessugas não têm nada de cristãos: Por qualquer dinheiro e projeção social enfiam a faca em qualquer ser humano.

    4. Ana Rodrigues

      Também não pratica a lealdade. Renega amigos e o que disse horas antes. Acredita que homens brancos heteros são superiores e tem o direito de mandar e desmandar nas mulheres e maltratar negros e homossexuais. Não vejo nada de cristão em Bolsonaro.

  37. Valdir Costa

    Amigo militonto a assembleia de madureira é menor que muito bairro aqui em SP . Não sei se é falta de assunto ou Pix sua motivação para escrever isto.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Valdir, eu não vou dar conselho gratuito, militante remunerado que sou, a soldo do Kremlin e recebendo em Bitcoin - o rublo tá uma Herda. Mas posso dizer que vá aos rublos! Hahahahah!

    2. Valdir Costa

      Os canhotos atacam em bloco com factóides e remuneração noturna. Haja aposentado pra pagar.

    3. Leonilda Pereira Simoes

      A sua motivação só pode ser pix, apoiar por gosto é de lamentar e chorar na assembleia.

    4. Wilson Luiz Antonio

      Calma, calabreso. É Lula até dois mil e trinta. O choro é livre, o Bozo, não.

    5. Lucia Coelho

      Pelo jeito não foi só Malafaia que acusou o golpe...

    6. Jose Roberto de Souza

      Parece que alguns lacaios de milicianos também sentiram!

    7. Julio Louzada

      Valdir tambem acusou o golpe.