Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose batista

    Resultado nenhum, na Malásia, mas teve uma foto, como as q Trump tirou com Kin, Xi e Putin. A mídia nacional comemora a foto como se fosse um golaço de Lula Biden ! Kkkkk

    Responda
  2. jose prado

    A impressão que fica é a de quê is colunistas, em feral, tibham um texto pronto para derrita, que era mais provável, e um para vitória! Porquê não publicou esse texto Abtes de divulgado o resultado?

    Responda
  3. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

    Um dos motivos por que 35% dos eleitores argentinos não foram votar é porque eles não tem mais esperanças de que o país consiga escapar da agenda neoliberal, muito boa pra o mercado financeiro, mas ruim pra a maioria dos trabalhadores. Acreditam que a vida deles vai continuar na mesma, não importa quem esteja no poder. Esse desalento vem acontecendo no mundo todo. Os ricos precisam voltar a ter medo da força que a união dos trabalhadores pode alcançar.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Sim, amigo, a direita so ganha porque as pessoas sao ignorantes. Não sabem que descontrole fiscal não tem nada a ver com inflação, e se tiver a culpa não é dela, e é uma inflação que é boa para as classes mais baixas, como dizia a Folha. Como somos inteligentes e melhores que a classe média, que odiamos, somos de esquerda. Como é bom estar ao lado do bem. Vamos discutir políticas públicas para ajudar os mais pobres em Kopenhagen mês que vem? A jAnja já reservou o hotel. Ainda bem que sou do bem.

    2. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

      O mundo precisa de um acontecimento histórico que substitua a revolução russa. Enquanto esse acontecimento não ocorrer, os trabalhadores continuarão pagando a conta sozinhos. Alguém disse que austeridade fiscal é a festa dos ricos com os trabalhadores pagando toda a conta. Tentei encontrar quem disse isso mas não localizei. Mas a ideia é o que importa, não o autor.

  4. MATHEUS BIANCARDINE MOTA

    A direita na Argentina se uniu, muito antes de começar o Governo do Milei, e escolheu adotar visão econômica de longo prazo. Agora no Governo, Milei põe em prática as melhores contribuições da economia austríaca, e está impactando positivamente a realidade. Precisa se refinar mais politicamente. Mas está no caminho certo.

    Responda
  5. Carlos Eduardo Cunha

    Milei e suas ideias avançadas de economia são uma esperança para a destroçada América Latina envolta em malfeitos e populistas eleitorais. Concordo com o articulista que precisa esquecer o populismo publicitário ,mesmo nesta época onde um final de novela mobiliza muito mais gente que os justos protestos contra a política fiscal suicida . Marketing não é tudo .

    Responda
    1. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

      Ideias avançadas de economia que estão aí desde antes da Margaret Thatcher e já fazem parte do museu de grandes novidades das "ciências" econômicas. Um dos motivos por que 35% dos eleitores argentinos não foram votar é porque eles não tem mais esperanças de que o país consiga escapar da agenda neoliberal, muito boa pra o mercado financeiro, mas ruim pra a maioria dos trabalhadores. Acreditam que a vida deles vai continuar na mesma, não importa quem esteja no poder.

  6. andre lunardelli

    É o que eu disse várias vezes aqui nos comentários: Milei acertou as contas públicas e (ao contrário do bolsonarismo) nunca se moveu na direção de golpe autoritário. E concordo também com o autor do artigo que ele tem um monte de bizarrices e precisa flexibilizar o câmbio (na minha opinião, o regime de metas de inflação é o caminho, muito superior a qualquer outra alternativa).

    Responda
  7. Alexandre Marcos Pereira

    Não é apenas o corte de cabelo em brasa, nem o figurino que parece ter saído de um palco de rock de garagem; é a gramática política. Enquanto a nova direita global costuma se apoiar em bandeiras culturais e em um nacionalismo inflamado, ele leva ao paroxismo uma ética econômica: a cruzada de um economista que decidiu transformar a teoria em governo, um catecismo austríaco pregado em praça pública. Foi por isso que, antes de decretos e projetos, o símbolo veio primeiro: a motosserra erguida.

    Responda
  8. Mauro Garcia

    Apesar de desgostar da figura do Milei, espero que a Argentina consiga se reerguer em direção à prosperidade.

    Responda
  9. Mauro Jorge

    Sabemos dos canalhas, dos desonestos, dos propagadores de fakes news, dos mal caráter , dos chamados mitômano , será que o joel pode dizer se os que acreditam no Millei são iguais aos que acreditam no condenado golpista bolsonaro?..

    Responda
  10. Pery Pedro

    Impressionado com a quantidade e qualidade dos comentários de esquerda. Sem nenhum estofo, criticam o articulista e o Milei sem dar dados, argumentos. Ignoram os dez milhoes de pessoas tirados da pobreza. Talvez não seja a imprensa de esquerda castrista atrasada, aquela que discute meios de producao, cheirando a anos sessenta. Talvez seja o pais. Por que so aqui? Cuba? Ignorancia nao explica. Nem a esquerda Russa e Chinesa discute responsabilidade fiscal e propriedade. Só na AL.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      De fato, não estamos mais na época de mentiras, qdo os eleitores do Bozo diziam q as eleições tinham sido fraudadas, ou qdo mentiam dizendo q não tentaram um golpe. Os eleitores do Bozo, como vc, ainda não entenderam. E vc quer q a gente acredite nove por cento de quarenta e seis milhões (população da Argentina) dá dez milhões. E omite q sob Milei a pobreza chegou a cinquenta e sete por cento da população. Fazer o que?

    2. Ricardo Knudsen

      Peri, mentira tem perna curta, é ridículo vc desafiar a matemática. Vc diz q a taxa de pobreza caiu dez pontos percentuais. A Argentina tem quarenta e seis milhões de habitantes, então o número de saídos da pobreza teria sido de menos da metade da alegação mentirosa de dez milhões. E Milei levou essa taxa a cinquenta e sete por cento no começo de seu governo, gerando sete milhões de pobres. Vc sabe q devido à inflação e o câmbio muito variáveis, essa medida está oscilando, informa muito pouco.

    3. Pery Pedro

      Mentira. Ele assume com quarenta por cento, vai para trinta e oito, e agora esta a trinta e um. Não entendo a sanha de mentir. Não estamos mais no mensalão. As pessoas descobrem suas mentiras com dois cliques no google. Só dão mais gás para o ditado que diz que PTista quando não está roubando, está mentindo.

    4. Ricardo Knudsen

      Quem sabe ler e tem memória sabe q aqueles agora saídos da pobreza foram nela jogados pelo próprio Milei, em seus primeiro ano de governo. Comentário manipulador e hipócrita.

    5. andre lunardelli

      A militância petista (que domina os comentários aqui na Folha) é tão desonesta quanto a bolsonarista.

  11. Ricardo Knudsen

    O q o colunista chama de nova direita é apenas a velha extrema-direita. Ao contrário do q ele insinua, Milei nada tem de democrático, já ameaçou agir como Bukele, governando por decreto, se o Congresso não o atendesse. Tbém Adolf teve mais de um terço dos votos para o parlamento. Mas o colunista é seguidor de Hayek, q preferia um ditador q seguisse a mão invisível a um democrata. Mas o experimento continua. Derrubar a inflação asfixiando a economia qquer um faz. Resta ver o q vem pela frente.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Peri e seus comentários sem argumentos, como de hábito. Vestiu a carapuça por ser eleitor do Bozo.

    2. Pery Pedro

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. ricardo molina

    Colunista sem prestígio algum

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Rsrsrs. Veja a quantidade de comentários.

  13. Ennio Baldur Hammes Schneider

    A vitória de Milei não me pareceu tão substantiva assim; guarda, de certo modo, semelhança com a de Pirro.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Ai foi so inveja.

  14. João Guedes Braz

    Aqui não importa se neste momento a Argentina está pior ou melhor, o que importa é que o povo votou com a direita, e isto significa que o povo preferiu manter a esperança e arriscar continuando votando na direita mesmo sobre enormes sacrificios. Sei que a divida contraida junto aos USA é alta e vai sacrificar os Argentinos por muitos anos, quem não lembra da divida do Brasil em dólar com o FMI ? O sacrificio foi longo. Não gosto do Milei, acho um ridiculo, não gosto da direita oportunista.

    Responda
  15. Guilherme Zambrana Toledo

    Creio que há um engano. Pela contagem apontada pela BBC, Milei obteve oitenta cadeiras na Câmara e não noventa e três como mencionado pelo colunista. Ou seja, como o total é de duzentas e cinquenta e sete cadeiras não chegou a um terço das cadeiras necessárias para evitar um veto. Houve realmente um salto na participação, mas como os peronistas mantiveram o mesmo número de cadeiras que tinham, esse salto se deu na perda de cadeiras do PRO, partido do Macri.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Não, não fica. o artigo dele bate com o Clarin.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Engano da BBC. São, de fato, 93.

    3. Guilherme Zambrana Toledo

      Depois que comentei, realmente há uma divergência entre os números da BBC e de outros meios de comunicação. Fica a dúvida.

  16. Jose Nascimento

    Esse Joel é um grande amigo do mercado. Adora os programas liberais que querem engolir tudo que o governo arrecada. Parei de assistir a GloboNews, já não aguentava mais seus comentários que só criticavam o governo Lula.

    Responda
  17. Edson Rocha

    Errado ou certo, que o povo assuma as vantagens e desvantagens por suas escolhas. Se vc não sai de casa para votar é uma opção, então reclamar na cama que é lugar quente também é uma opção.

    Responda
  18. Jose Roberto X de Oliveira

    Peraí! Quem está Governando a Argentina? O Milei o Trump ou o FMI pq até agora o plano dele é não ter Estado e nem moeda própria ou Banco Central. Nenhuma grande potência surgiu do Mercado. Empresário quer lucro rápido e não desenvolvimento e se a população for pobre e aceitar qq coisa tá valendo.

    Responda
  19. Marcos Nagl Garcez

    Para liberais, "declarações deploráveis", abertamente fascistas, são muito menos importantes quando ditas pela "nova direita", do que um comentário errado dita por alguém da "extrema-esquerda", tipo Lula ou Alckmin.

    Responda
  20. Cesar Matos

    O que Joel quer dizer com "nova direita"? Pelo jeito ele arranjou um novo nome, mais palpável, para a extrema-direita.

    Responda
  21. Antônio João da da Silva

    Prezado Joel, você repete o ideário de Milei, é certo que você concorda, a aplicação da teses liberais, o que seguramente não é a de Donald Trump, que aplica justamente teses contrárias ao do liberalismo, com altas taxas protecionistas. É ideologia, porque o liberalismo só funciona na manutenção do status do sistema financeiro, garantindo o retorno dos financiamento às contas públicas, Não existe notícia de nenhum país que tenha se desenvolvido a partir do liberalismo.

    Responda
  22. Alberto Melis Bianconi

    Com os americanos americanos sustentando o buraco câmbial U fácil controlar a inflação. Mas não acredito que isso será suficiente. De resto, ele é bizarro como o Bufão cor-de-abóbora, costa que conversa com cachorro morto...

    Responda
  23. Daniel Rodrigues Ferreira

    Pela análise dele, podemos até considerar Milei fora da extrema direita, onde se encontram Bolsonaro e Trump, com os quais ele mantém semelhanças somente pelo jeito estriônico de se comunicar. Mas chamar extrema direita de "nova direita" é, no mínimo, um eufemismo estapafúrdio. Esse Joel se esforça para naturalizar uma figura como o Bolsonaro, coloca um verniz de normalidade num político que execra as mesmas instituições que lhe conferem poder, chega a ser irresponsável por parte do analista.

    Responda
  24. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    O alto índice de não-comparecimento de eleitores às urnas na Argentina, com certeza, revela que os nossos vizinhos não querem nem Milei nem os peronistas. Vamos combinar, nem em eleição de síndico isso acontece. Nos próximos meses vamos ver o que isso vai gerar em termos de estabilidade política e econômica.

    Responda
  25. CARLOS OLIVEIRA

    O estrategista economico do Milei mandou três recados cifrados pro Joel e turma: "Au au au"! Disse que vocês sabem do que se trata.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Peri, mentira tem perna curta, é ridículo vc desafiar a matemática. Vc diz acima q taxa de pobreza caiu nove pontos percentuais. A Argentina tem quarenta e seis milhões de habitantes, logo o número de saídos da pobreza teria sido de menos da metade da mentira de dez milhões. E Milei elevou essa taxa a cinquenta e sete por cento no começo de seu governo, gerando sete milhões de pobres. Vc sabe q devido à inflação e o câmbio muito variáveis, essa medida está oscilando, informa muito pouco.

    2. Pery Pedro

      VOces leram a parte que dez milhoes foram tirados da pobreza?

    3. Jose Roberto X de Oliveira

      Ainda não sabemos como ele conseguiu vitória nessas eleições mas a inflação foi contida por um brutal corte na renda de trabalhadores e aposentados. Não tem indústrias e os serviços públicos são privstizados e os trabalhadores mais explorados. Coloca o netobaby de financista Joel sem casa e sem dinheiro na rua pra ver se ele sobrevive.

  26. ALEXANDRE V B S VIANNA

    Esse é o mesmo articulista que, quando Trump divulgou o tarifaço, sugeriu que o Lula deveria ligar para o presidente americano. Fala sério FSP! Pluralidade ok, mas parcialidade não dá né?

    Responda
  27. André Gobi

    Enquanto a imprensa argentina bate em Milei e a fome é uma realidade no país (a quantidade de pessoas revirando lixo em Buenos Aires é assustadora), aqui a imprensa que adora um fachozinho defende o médium canino por meio de figuras toscas como Joel, o novo Coppola.

    Responda
  28. Laudgilson Fernandes

    Joel saia da bolha. A Argentina está cada dia mais enterrada na crise. A promessa do Trump pode ter influenciado , mas todos sabemos que estas propostas liberais radicais vai mais uma vez estourar na classe menos favorecida e de rodão também para aqueles que se acham classe média.

    Responda
  29. Elizabeth O Costa

    Uma diferença positiva em relação ao bolsonarismo é a ausência de evangélicos e sua agenda conservadora retrógrada.

    Responda
  30. HENRIQUE MARABESI

    PARABÉNS PELO TEXTO.

    Responda
  31. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

    Esse Joel é o Caio Coppolla da Globo News e da FSP. Quem gosta de um curte o outro. E a recíproca é verdadeira... Enquanto isso ambos vão ganhando dinheiro e sobrevivendo. Mesmo saindo pouca coisa de cada um, feito um esforço pra espremer pra ver se sai algo que realmente acrescente algo de útil ou interessante.

    Responda
  32. josé SOARES

    Esse arti culis ta às vezes tenta disfarçar, mas é mesmo um áulico da ultra direita. De resto, esperemos ver a cobrança do Tio Sam sobre o resultado dos dólares emprestados.

    Responda
  33. Gustavo Carvalho Melo

    Nova direita é eufemismo para extrema-direita.

    Responda
    1. Carlos Alberto Komora Vieira

      Ou direita estridente espetaculosa

  34. Daniel Barbosa

    Com 40 bilhões do tio Sam até eu conseguiria me eleger. Aff!

    Responda
  35. fernando narduzzo

    O poder do tio sam ... A força da manipulação digital ganhou mais uma eleição e ainda espirrou ate aqui .

    Responda
  36. Maria Martinez

    O diagnostico do Milei tem acertos. O tratamento é que pode matar o paciente já tão abalado.

    Responda
  37. Felippe Mendonça

    NOVA direita??? Acho que não dá pra chamar de novo o que surgiu na Alemanha entre-guerras, um século atrás

    Responda
  38. José Davi

    Sim! Bem diferente, ele se aconselha com cães mortos, tem um desleixo pela aparência pessoal, não tem empatia alguma pelos mais pobres, ele mesmo é um promotor de desigualdades, fez um acordo para conseguir dinheiro fácil, para um povo já sofrido parece ser bom nesses momento, mas que cobrará com mais desigualdade nos próximos anos.

    Responda
    1. HENRIQUE MARABESI

      Você tem sérios problemas de interpretação de texto.

  39. ricardo molina

    Esse colunista aí viaja na maionese

    Responda
    1. fernando narduzzo

      $$

  40. José Augusto Bernabé

    As "pesquisas" sempre erraram para a esquerda pois são tendenciosas e favoráveis a esquerda pois a grande maioria dos pesquisadores de campo estão devidamente aparelhados pela esquerda, veja por aqui por exemplo, o Lula por enquanto, por enquanto é candidato único não há outro nome no jogo e candidato único é sempre favorito, aqui vai ser a mesma coisa que ocorreu na Argentina, isso está cada vez mais evidente pra desespero da esquerda que só tem um nome e que está demonstrando senilidade.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      as pesquisas só erraram uma vez qdo a Erundina foi prefeita de SP ela estava em quinto nas pesquisas, de resto nunca erraram e não é pq vc quer que seja assim Barnabé e te mais, essas pesquisa a maioria dos entrevistados é do sudeste a tendência à direita é maior

    2. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

      Isso, expresse-se. Nem que seja pra passar vergonha.

  41. emerson papa

    Fácil falar bem quando não é você que esta passando fome, mas me tire uma duvida: se esta tão bem pq precisou de ajuda dos EUA?

    Responda
    1. emerson papa

      Pedro, em matéria de destruição, se o inelegível golpista tivesse sido reeleito, ele, em 8 anos, teria um resultado muito parecido com os 20 anos que você citou na Argentina. Pelo menos em 22, ao contrário de 18, eu não o ajudei.

    2. Pedro Medeiros

      Porque a Argentina foi destruída durante 20 anos por governos de esquerda, não são em dois que irão arrumá-la. E melhor, é o que o povo quere acha melhor para seu país. Iremos chegar lá.

  42. CELSO RIBAS

    Ele ainda vai escrever que a situação da Argentina é melhor do que a do Brasil, não duvidem!

    Responda
    1. emerson papa

      E você, Paulo, já foi? Se é tão bom, não seja masoquista, volte para lá e fique por lá.

    2. Paulo Fernando Machado

      E não é? Basta ir à Argentina para ver. Já foi?

  43. CELSO RIBAS

    Não é possível que esse cara escreveu isso!!

    Responda
    1. fernando narduzzo

      Ordem se cumpre, não se discute

  44. francisco neto

    Não sei de onde esse repórter tirou essa ideia de que a Argentina está bem , a pergunta é bem pra quem ? O país está sendo vendido para o EUA contraindo bilhões em dívida que irá se refletir no futuro um país individado, a classe trabalhadora está sofrendo , os aposentados na miséria , as universidades sendo sucateadas em fim do desgraça . E esse indivíduo escreve de forma totalmente voltado para o mercado da Faria Lima, você precisa urgente entender o que é continência de classe.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      é que ele gosta de corte de gastos para segurar a moeda e a inflação, só que o povo morre de fome ele não pq é rico

  45. Hercilio Silva

    Nada sobre a contenção dos salários e aposentadorias num cenário de inflação ainda alta. Esse nível corrói o poder de compra.

    Responda
  46. José Cardoso

    Se funcionar, (e por funcionar, entendo uma inflação semelhantes aos vizinhos), será um evento raro. Um plano ortodoxo de combate à inflação bem sucedido dentro de um regime democrático. O Chile conseguiu na ditadura Pinochet. O Brasil, mesmo sob o governo revolucionário, não aguentou a pressão da opinião pública e do empresariado, e passou a conviver com ela na era Delfim Neto.

    Responda
    1. Adalberto AFonso Lima

      governo revolucionário?! Kkkkkkkkkk

  47. NACIB HETTI

    Com o tempo o argentino vai descobrir a desgraça que é o peleguismo peronista e a corrupção desenfreada.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      e os bit coins do seu herói é o quê?

  48. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Loucuras por loucuras, Milei supera Lula e Bolsonaro, pois pelo menos sabe o que está fazendo na economia argentina enquanto a nossa é regulamentada e guiada pelos banqueiros via Banco Central. A economia é o corro-chefe de uma nação e a nossa, que teria como chefe o Ministro Haddad, que foi no fundo é um filósofo do gênero Marilena Chauí, faltando-lhe apenas dizer que a classe média é podre é fede. Haja Filosofia no Ctrl C X Ctrl V dessa doutora da USP. Mas é isso, o século da degeneração.

    Responda
    1. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

      A diferença entre Haddad e Milei é só de estilo e intensidade. Ambos são neoliberais a serviço dos altos financistas e dos mercados. Haddad é mais contido na dosagem do remédio e no jeito de ser, mas é do mesmo balaio do Henrique Meirelles, do Joaquim Levy e... do Milei rs. Quem acha que Lula é um comunista ainda não percebeu que desde 88 a agenda neoliberal está sendo implementada no Brasil, tanto pela direita como pela esquerda.

  49. ana maria fontana bernardi

    Argentina está melhor para quem? Para us mercaduz? Essa imprensa neoliberal não cansa de passar vergonha. Espere mais alguns meses Fonseca e vais ver.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Pelo menos o argentino está tomando consciência dos malefícios do peleguismo peronista e da corrupção desenfreada da família Kirchner. .

  50. MARCOS DA SILVA

    Esse Joel é um grande comediante, só que sem graça alguma.

    Responda