Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

    Tem uma reportagem da "concorrência", intitulada "Com Milei, uma Argentina viaja e consome, e a outra não chega ao fim do mês", que mostra o óbvio do neoliberalismo: pra uma parcela pequena da população, que pode comprar carro novo, imóvel e viajar, está sendo ótimo. A classe média é a mais prejudicada e, como o estado argentino está se endividando com Trump, na hora de investir na economia, vai ter que usar o orçamento público é pra pagar aos agiotas até o último ceitil.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Bem, Joel, você tem o benefício de quem nunca ninguém poderá dizer que cê virou casaca: ao contrário do Tarcizão do Cadáver, Horrível Homem que Derrete Neve preta pobre periférica, cê se mantém o Fal em riste e apontado pra Destra. Tá bão, é minimamente meritório. Novamente lembro do ótemo texto da excelente Sssyylvia Cccoolombo de ontem, análise Bípede e equilibrada, recomendo a quem tiver interesse em coisa mais substancial. E torço, sempre, pelos Hermanos, tomara que não se ferrem.

    Responda
  3. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

    O que se vê na Argentina é a velha fórmula de fazer o bolo crescer, pra depois dividir. Uma lenga-lenga antiga, mais velha q Delfin Neto, que demorou, mas também morreu. Queria saber como o neoliberalismo do "diferente" Milei vai fazer a Argentina crescer e se desenvolver, com menos gasto público em pesquisa, educação. Com a economia se desindustrializando, com a dívida externa em dólar aumentando muito e rapidamente, com a maioria da população consumindo menos. O Carrefour já deu au revoir...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, prezado Xará, peralá: o Carrefour pode ter saído da branca e europeia Argentina porque não tem preto pra matar de porrada no subsolo. A gente nunca pode deixar de crer no mau-caratismo intrínseco às corporações que sugam nosso sangue. Outra hipófise: Hobbit por Hobbit, é muito mais fácil operar na Inglaterra, na casa do Tolkien; os originais, inclusive, são muitíssimo mais agradáveis do que essa falsificação eleitoreira.

  4. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

    Acho que uma das falhas das pesquisas eleitorais têm sido com a abstenção. Nessas eleições na Argentina, mais de 30% dos eleitores não foram votar. E lá o voto é obrigatório como aqui - quem deixa de ir sem justificar, paga multa. Aqui no Brasil os eleitores da direita são mais "devotos" em boa medida por causa das igrejas evangélicas. Já na Argentina eu não conheço as razões. Mas enfim. Eleitor que não é devoto não tem votado. E tem tornado difícil de prever o resultado eleitoral.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Esse é um ponto, prezado Marcos, que também destaquei em comentário ao editorial. Eles omitiram esse delicado e inoportuno aspecto da realidade.

  5. Luiz Henrique Frosini

    Extrema-direita fascista agora mudou de nome. É a nova direita. Ridículo. E como todos os indivíduos desta facção, o autor do texto vive em um mundo paralelo. A FSP deveria escolher melhor seus colunistas.

    Responda
  6. Fabrício Silva

    Joel, Joel sendo Joel. Como vive? Do que se alimenta? Como se reproduz? Tem hábitos noturnos? Especie não tão rara nos dias de hoje!

    Responda
  7. Paulo César de Oliveira

    Impressionante o baixo nível das críticas postadas pelos assinantes canhotos. Apenas ofensas, nenhum argumento e insistência em estatísticas desatualizadas mesmo após o autor dar os números e mostrar que, com Milei, a pobreza foi reduzida.

    Responda
    1. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

      Engraçado é que pros "destros" os gastos bilionários com o agronegócio (plano safra de 400 bilhões), que além disso ainda é isento de um monte de tributos, os gastos com subsídios e isenções pra empresários e todo tipo de benefício estatal a quem já tem muito dinheiro, não são vistos como parasatismo. Parasitismo é só salário de servidor público, cuja maioria precisa ralar de verdade pra receber cada centavo que está no contracheque. Que está bem longe de ser um supersalário.

    2. Paulo César de Oliveira

      Bem provável, Pedro.

    3. Pedro Luis S C Rodrigues

      Os comentários da Folha são tomados pelo chorume esquerdista. É impressionante, é a turma defensora do parasitismo disfarçado de preocupação social. Você vai ver e noventa por cento é funcionario publico, tudo barnabé que vive de dinheiro do contribuinte

  8. Iraia Galindo

    Joel, é só esperar para ver. Você nunca está certo.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Hahahaha, excelente comentário

  9. Antonio Augusto Freitas

    No caso ele não eh estup radpr enescori@ da esc ori@ como seus amigos e correligionários? Eh soh um corrupt0 comp o Bolsobrocha que vc tanto trabalhou para elegê-lo e colocar o país no esgoto? Explica ai …

    Responda
  10. Luiz Gustavo Amorim

    Se você passa o rodo no orçamento e deixa milhões na penúria, você pode ser louco, conversar com cachorro morto, empunhar motosserra, a irmã pegar propina de laboratório, você pode ser vulgar, enfim, o que quiser. Mas se tentar reduzir a a pobreza e a desigualdade, experimente ter um décimo desses exotismos, rs.

    Responda
  11. Cleomar Ribeiro

    ... o Itareru é alvo preferencial para denúncia no departamento de censura da Folha, né, pessoal??? As ratarias-nazis-fsscis patrocinam toda a monetização da Folha para manter viva as Colunas' do Fonseca, Speer, Lugia Maria, pondé, swartzman, ..., Klein, kfoury, Pvc, e muitos outros Ratos-broadcasting. Plano de negócios da Folha é passar pano para operadores bancos anões, bet emschams! Estavam todos roubando e e deixando roubar. Arrancam ouro das formiguinhas da terra! Ouro e escravis

    Responda
  12. Cleomar Ribeiro

    ... Fonseca, o rato-broadcasting que a Folha pariu! A Folha ficou buchuda deste rato-broadcasting naquela orgia luxuosa na qual ela foi a Estrela da noite.

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... estas ratarias-naxis-fascis têm.o day-shifting e o nightshifting. As ratarias se revesam comonsecfossem gafanhotos a devorar as plantations. RAI GIOVANNI, Vai se danar, papaangú! Ninguém te chamou aqui, cidadão!!! ... Tan desagradáble está tal RAI GIOVANNI, né, pessoal???

    2. Rai Giovanni

      Como um comentário desse nível passa pela moderação é que é realmente inacreditável.

  13. Carlos Silva

    O mais importante é que a população pobre continue a diminuir e pessoas possam ter mais dignidade para viver e criar seus filhos. Isso deve estar acima de qualquer posição política.

    Responda
    1. Rafael Nobre da Silva

      Realmente, a população pobre da Argentina está diminuindo, morrendo.

    2. Imaero Pereira

      Não há notícias de número de pobres diminuindo...a não ser que se compare Milei com Milei

  14. Roniwalter Almeiida

    O articulista tenta entender as coisas, mas o coitado dançou quanto sugeriu que Lula deveria ligar pra Trump para baixar as calças. Joel, continue na Faria Lima.

    Responda
  15. Emerson César de Campos

    Guri, te esforces um pouquinho mais para conseguires ser ruim. Deprimente ver essa palhaçada com moto serra. A vitória de Milei é muito provisória, a começar por contar com a benevolência do agente laranja, tão volátil quanto éter. E ele não conseguiu maioria no congresso. E ainda disse, com a humildade típica da extrema direita: “ eu sou rei “

    Responda
    1. Hial Uber

      Pouco importa se Milei é um palhaço. A inflação é como um imposto pago exclusivamente pelos pobres.

  16. José Roberto Ferreira

    A diferença é que se trata de um pa_lha_ço (que os respeitáveis artistas circenses não se ofendam) cafona! No mais, trata-se do mesmo perfil fascista e retrógrado dos outros!

    Responda
  17. Rafael Nobre da Silva

    Que grande viagem, companheiro Joel. Aqui no UOL mesmo tem uma reportagem sobre o sentimento de apatia dos argentinos na véspera da eleição. Com uma abstenção de quase 40%, num país assolado pela pobreza, corrupção da irmã, e pela desilusão do eleitorado, qualquer resultado da eleição era esperado. Logicamente que se trata de uma vitória do governo fraternal corrupto do Milei, mas a leitura desse artigo será imprescindível daqui a 3 anos, ou até menos.

    Responda
  18. Hial Uber

    A inflação está diminuindo. Não importa se o cara é de centro, esquerda ou direita.

    Responda
    1. Hial Uber

      As pessoas nao se dão conta de que a inflação é como um imposto pago exclusivamente pelos pobres. Somente os ricos tem meios de se proteger contra a inflação.

    2. Emerson César de Campos

      Argumento de destro

  19. Imaero Pereira

    Não está dando um rasante....ele é raso mesmo

    Responda
  20. Imaero Pereira

    Joel sendo Joel....

    Responda
  21. Marcelo Pires Santana

    Meu Deus...

    Responda
  22. Armando Coelho

    Joelzinho levou uma solapada do Boulos....hein?

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Esse articulista mofado e inteligentinho da FSP leva lapada de todo lado. Inclusive das jornalistas da GlobonNews, rs...

  23. Florentino Fernandes Junior

    O marcelo falou de alguem q nao bateu um prego na manteiga e herdou do pai, sera o boulos?

    Responda
  24. Cleber Henrique Felix

    Joel da Fonseca sempre com seus textos equilibrados e sensatos.

    Responda
  25. THIAGO ALVIZI

    tergiversar

    Responda
  26. Marcelo Negros

    Nepobaby felizão com nada! Os amigos do Bessent vão fugir com os Dólares que o Cheetos Nazista "deu" para o Zoófilo Incestuoso Nazilibertário da Argentina e vai implodir no timing perfeito para ajudar o Tetra Lula levar no primeiro turno!

    Responda
    1. Marcelo Negros

      Só disse verdades. Não tenho culpa se a Direita Indecente é um Circo dos Horrores!

    2. Rai Giovanni

      Quando se diz que o moderador da FSP tem ideologia de esquerda alguns divergem, mas veja se o linguajar que o ilustre assinante usa nesse texto chulo pra dizer o mínimo é digno de ser publicado.

  27. Gilmar Maghenzani

    Não precisei nem terminar de ler qdo vi que escreveu que a Argentina está melhor que antes, como assim Joel? e a fome e o desemprego? Que hoje é maior que antes, fica claro que vc não se importa bom o povo pobre né vc não sabe o que é isso

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Puxa, fiquei impressionado com a sua "respeito e lamento", Florentino. Um exemplo e tanto, pra toda a Bozoléia.

    2. Florentino Fernandes Junior

      Gilmar opiniao aheia a gente respeita e lamenta, perdeu mané, nao amola

    3. Marcelo Negros

      Esse rapaz nunca bateu um prego na manteiga antes do pai (um grande cara, aliás) arrumar as boquinhas para ele.

  28. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

    Milei está se endividando com agiotas empenhando um patrimônio que não é dele. Quando a população argentina acordar pra o fato de que ela é quem vai pagar a conta, já vai ser tarde demais. Não pra Milei, é claro. Que estará muito bem fornido de dinheiro e vai poder curtir uma velhice abastada num país bem melhor pra viver que a devastada Argentina. Quem sabe os EUA? - rs.

    Responda
  29. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  30. Adilson de Souza Filho

    Torço para que los hermanos saiam desta situação horrível. Porém, peço ao Joel Pinheiro que salve seu texto de hoje, para poder revisitá-lo daqui uns cinco anos.

    Responda
    1. Imaero Pereira

      Menos q cinco....

    2. Marcelo Negros

      Cinco meses!

  31. Helga Hoffmann

    Um artigo sensato. E neste país tão polarizado e com uma ideia simplista da Argentina, Joel Pinheiro da Fonseca precisou ser corajoso para dizer que existe a possibilidade de a economia argentina melhorar com Milei. Só em admitir que há uma possibilidade (ele não disse garantia) de Milei acertar já é preciso coragem, que atualmente se distribui a torto e a direito o xingamento de fascista. Assim, foi importante frisar que Milei nunca questionou as eleições.

    Responda
    1. Emerson César de Campos

      Em minha leitura a senhora perdeu grande chance de ficar quieta, sem escrever esse livramento para Milei. E pior, como mulher, se colocar junto aos brucutus da extrema direita, daqueles que dizem “ nao te estu goro porque és feia.

    2. Marcelo Negros

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Gilmar Maghenzani

      Sim tem a possibilidade do mala melhorar a Argentina mas com o povo morto

    4. Luiz Carlos D Oliveira

      Helga, mas e se tivesse perdido, questionaria ??

  32. Adilson de Souza Filho

    Não torço contra o povo hermano! Porém, peço ao Joel Pinheiro que salve seu texto de hoje, para poder revisitá-lo daqui uns cinco anos.

    Responda
  33. Valdir Teixeira da Silva

    Apenas alguém com uma ideologia insana poderia ver algum sucesso no governo Milei. A Argentina está falida e mais endividada, Milei teve que pedir esmolas para Trump, mendicância que os americanos adoram causar nos países latinos, através de líderes vendidos como Milei. A única lição que a Argentina pode passar aos países latinos é que o liberalismo e a vassalagem aos USA é sinônimo de derrota.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pior que eles irão perceber tarde de mais

  34. Roberto Brandão

    Os aposentados que perderam 40% da baixa renda e não contam com serviços públicos igual no Brasil estão bem felizes. Os 70% dos restaurantes que fecharam está tudo certo, pegar dinheiro do FMI e bilhões do Trump não é ser melhor que o anterior, é queimar reservas e quem paga será o argentino, difícil acreditar nessa matéria.

    Responda
  35. Jonathan Theodoro

    Esse colunista está de deboche né? Um país com 31,6%da população na pobreza está dando certo?

    Responda
    1. Carlos Amorim

      E ainda assim é a melhor porcentagem dos últimos 10 anos...

  36. Cleomar Ribeiro

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  37. Cleomar Ribeiro

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Cleomar Ribeiro

      ... A Folha tem várias caixinhas jóias, né, pessoal??? E todas cheias!!! ... Folha, la putana de nuestras família! E ninguém pode dizer que num sabia! Todos de nossa família, e toda a Vila de Piratininga, sabem que ela sempre gostou de um luxo, desde mocinha!!!... Ainda mais depois que ela passou ser Amiga da Aimèe de Hereen, ficou exibida, brilho de Estrela, jóias luxuosas, orgias luxuosas, luxo contagia, vaidade luxuosa

    2. Cleomar Ribeiro

      ... A Folha tem várias caixinhas jóias, né, pessoal??? E todas cheias!!! ... Folha, la putana de nuestras família! E ninguém pode dizer que num sabia! Todos de nossa família, e toda a Vila de Piratininga, sabem que ela sempre gostou de um luxo, desde mocinha!!!... Ainda mais depois que ela passou ser Amiga da Aimèe de Hereen, ficou exibida, brilho de Estrela, jóias luxuosas, orgias luxuosas, luxo contagia, vaidade luxuosa

    3. Cleomar Ribeiro

      ... parte02 de meu ensaio: ... A Folha tá que abastece de ouro sua caixinha jóias, né, pessoal!!! Merchan de lideranças de ratarias-bancos-anoes, ouro sem notas de origem, da fonte PCC??? Será??? ... A Folha é cumplice por receber ouro de bancos anões??? Contas invisíveis e titulares de contas de fundos ricos! Banco anão que FATURA mais que itaú??? Tem as volantrs pf pra investigar o caminhso do ouro destas monetizacoes!!

    4. marco martins

      Papinho de esquerdista sem argumento.

  38. alexandre borja

    Joel o raso.

    Responda
    1. jose batista

      Vc é fundo?

  39. jose batista

    Temos q banir o PT, como Milei está fazendo com o peronismo!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Gado a vista

  40. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

    Milei venceu porque se beneficiou da agiotagem dos EUA, que fez os empréstimos necessários a maquiar a situação ruim da economia argentina às custas do patrimônio público do país (empenhando o patrimônio alheio, endividar-se até que é fácil...). Outro motivo foi a abstenção. Lá, como aqui, o eleitor de direita é mais "devoto" do que quem não. Se esquece de que todo mundo se lasca junto, não importa qual a coloração política. E quando a lembrança voltar, já vai ser tarde...

    Responda
  41. Andre Vieira

    O valor dado pelo Trump de 40 bilhões de dolares é uma grande festa. Como a Argentina tem 45 milhões de habitantes, isso significa que os EUA pagaram quase 5000 reais por cada argentino.

    Responda
  42. Raymundo Itareru

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.