-
José Roberto Mathias
É triste ver que a Morte(de traficantes,de policiais,dos moradores,dos usuários...)é "moeda de troca"na corrida Eleitoral.Todos os parlamentares fazem críticas "inócuas",estúpidas e sem sentido para tentar continuar com os votos dos eleitores que já têm. Triste demais.
-
Galdino Formiga
Crônica para deleite dos comentaristas.
-
Aparecida Odete Thome Borges
Texto lúcido e real,assim segue a humanidade que segue a vida tentando não mais se iludir com a solução da desigualdade. Por mais deprimente que seja não há luz pra quem nasceu,sabe-se lá por que,pobre.
-
Jove Bernardes
A imensa sa cana gem da história é o governador fazer e dizer eme e o que vira notícia é a "queda de braço entre o governador e o ministro da Justiça".
-
CARLOS TARDIVO
A grande verdade é que a maioria imensa da classe média e alta nao tem o mínimo conhecimento da realidade do povo pobre, é mais ou menos assim ,tá entrando água pelo telhado do vizinho mas o meu tá seco, então tá tranquilo!
-
Alexandre Pereira
E você é o consciente, né? Hahahahaha.
-
-
raul pereira
Faço a pergunta; Hoje, quem simboliza o PL ? Resposta. O Ex-presidente e seus filhos milicianos do RJ. Malafaia, Tarciso de Freitas ,oferecem apoio logístico e financeiro. Como se sabe o Ex-presidente é o maior genocida. Tem apoio dos evangélicos e dos policiais O PL é isso. Agora o Castro quer a taça de maior criminoso. Vai conseguir com o apoio da Câmara
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Após a fala infeliz do presidente, o governador Castro, que foi contra a Pec da Segurança, quis mídia. Só que deu ruim, está com as mãos sujas com o sangue de policiais e talvez de moradores inocentes.
-
Alexandre Pereira
PS: aceitam-se negociadores. Podem dar o passo a frente.
-
Alexandre Pereira
Conhece a PEC? Ela substituiria um ano de investigações? Faria com que o governo federal tirasse o traseiro político da poltrona? Que a polícia federal, que pelo visto não tem canais de comunicação, participasse? Ou acordaria o ministro da justiça adormecido, a ponto dele se mexer? E isso em qual intervalo da eternidade?
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Perfeito, Benassi!
-
Marcos Benassi
Caríssima, sem invalidar nadica de nada, cê permite que eu troque "talvez" por *provavelmente*? Ah, sim, acrescento uma coisa: também provavelmente de bandidos, que deveriam ser obrigatoriamente acusados, processados, julgados e, eventualmente, aprisionados. Mortos, nunca, não ha essa pena aqui no Filhadaputistão.
-
-
Marcelo Negros
E os nojentos Donos de Dívida de SUV com Disfunção Erétil, racistas, fetejando a morte de inocentes. Lula precisa tirar esse Desgovernador Genocida Bolsonazista. O Rio já sofreu demais nas mãos da Direita Indecente!
-
Alexandre Pereira
Hahahaha!! Saudades da ditadura, né Marcelo? Esqueceu do remedinho?
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
O sr Douglas sabe de nada. Imagine um viciado com muito dinheiro q queira um paco de coca i na pra sua festinha de fim de semana. Aí do trafica q não entregar...
-
Marcos Benassi
Douglas, enquanto isso, no chão do asfalto, gente tosca tece racioSímios idem e enche o saco. É da vida e da democracia liberal, uai.
-
DOUGLAS TOBIAS
Os traficantes são vítmas dos usuários. Tudo culpa deles! Não há terrorismo nas faccões! O Tráfico se combate com informação...enquanto isso no brasil da realidade...
-
Marcos Benassi
A categoria de análise sociológica, muito científica pa'dedéu, cujo acrônimo é DDS-DE, embora eu discorde de sua expressão por motivos previamente manifestos, é utilíssima. E eu dou uma gargalhada toda vez que leio. Hahahahah!
-
-
Alexandre Marcos Pereira
Para usar a metáfora da colunista, é mais fácil aguardar o retorno do sol do que encarar o pântano: o buraco aberto na rua que não foi consertado, a vala que alguém desviou do mapa para economizar no orçamento, o córrego que foi coberto com asfalto e promessa. Enquanto isso, a cidade escorre. Na primeira enxurrada, as notícias saltam da tela como sapos assustados; na segunda, já não clicamos tanto; na terceira, estamos cansados e o cansaço é parente próximo da conivência.
-
Alexandre Pereira
Menos para as vítimas dos traficantes.
-
-
José Cardoso
O que fazer? Descriminalizar a maconha? Essa é uma tendência em vários países. Mas e a cocaína e outras drogas mais pesadas? Por outro lado, a grande potência ascendente, China, tem uma política rígida, até com penas de morte para traficantes.
-
Antonio Neto
O que esperar depois de mais de 40 anos de ausência do Estado nas comunidades carentes, do sucateamento da Educação Básica que ensina as crianças a aprender o que quer ser quando crescer? A Educação foi privatizada e a lacuna de poder foi ocupada por um Estado Paralelo. O confronto demorou a chegar. Deve piorar. Parece filme de Realismo Fantástico, mas não é filme.
-
César de Oliveira lima
Concordo com a autora e acrescento: quantos privilegiados como ela ainda financiam a guerra com o seu consumo "descompromissado" de drogas?
-
Alexandre Pereira
Diversificação. O tráfico já não é só tráfico há muito tempo. Hoje exploram a população de diversas formas além de venderem drogas. Literalmente, uma ocupação territorial.
-
Gabo Franca
Se você compra gasolina, cigarro ou bebidas, contrata segurança de rua e etc. é mais provável de estar financiando o PCC com mais grana do que se fuma maconha...
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Na boa ? Benaci é saca na gem . Eu processava kkkkkk
-
Marcos Benassi
Vanderlei, caríssimo compadre, sei lá se ainda ouvirá esta, mas tento. O cidadão comum, financia a guerra com impostos; parte deles, com seu apoio direto (votando) ou indireto (silêncio); o cidadão que fumacheira, contribui um 'cadim mais, porque enriquece a banda ilegal. Mas, principalmente, qualquer um que não lute pelo fim da eeesstupidez da tutela sobre o que podemos ou não consumir, está disparando bala na testa de concidadão. Não acho nem bom nem fácil dizê-lo, mas creio profundamente niso
-
César de Oliveira lima
Não é tese, é fato: os traficantes compram armas com dinheiro vindo dos compradores do seu produto.
-
Nelson de Paula
Diria que o dito privilegiado antes está contribuindo para a liberalização do uso de inebriantes do que financiando alguma guerra. Inebriantes (ou drogas, se preferir).
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Compadre Benaci: quando diretor da Escola de História chamei o representante do centro acadêmico e disse: sou pela legalização das drogas, mas elas não são legalizadas. Portanto enquanto não se legaliza, queiram ou não os consumidores estão financiando esta guerra sim, assim como os consumidores dos EUA financiam o tráfico de drogas, que vão de nuestra América. Só que Trump não vai bombardear seus amiguinhos.
-
Marcos Benassi
Ué, mas tabaco e birita, drogas, geram "guerra"? Aquele monte de opióide vendido sob prescrição lá nos EUA, em um processo epidêmico de mata enormidades de gente por overdose, tem qualquer característica de guerra? Sei não, prezado César, mas acho que essa sua tese não se sustenta sozinha sobre dois pés.
-
-
Estela Najberg
A imagem que vem à cabeça é da música do Zé Geraldo: Isso tudo acontecendo e o governador...dando milho aos pombos, e corpos ao necrotério!
-
Raymundo de Lima Lima
São corpos d palestinianos q migraram d Gaza para os morros do Rio? E tal govearnador BibiCastro vai destruir o Hamas jogando bombas nas comunidades do Alemão e Penha, em nome de Jesus? E o povo-carioca-escolhido-divino vai louvar estas e mais-mortes d hamas-rio, aquele mesmo q consome drogas dos narcotraficantes?
-
Gabo Franca
Haha excelente comentário
-
-
neli faria
Mandei três pitacos, três moderação, o erro é de propósito para implorar: meu Deus, salvai meu Santos da segunda divisão! Pelas três moderações, pedirei a música Manifesto na voz de minha inesquecível , e imortal, Elis Regina.
-
neli faria
Marcos: os dois nomes e uol. Vanderlei: bem pensado.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Compadre: isso é serviço de utilidade pública.
-
Marcos Benassi
Neli, pra qual endereço de e-mail, se não se importar de escrevê-lo aqui, posso mandar um guia de evasão à sençura Burrra? Por gentileza.
-
-
neli faria
O lula está no Poder há mais de dezessete anos e nunca fez nada para coibir o crime organizado.O Brasil não planta nem coca, nem maconha e nem fabrica fuzil ar15.Passam pelas fronteiras e o que faz o Governo federal? Nada! Os adoradores do lula, por não conhecer o Seu Governo real, diz: e a pec? Só que o lula mandou ,ao Congresso,este ano e ele se quedou inerte em todos os seus mandatos e os da Dilma. O que fez nos anos passados? Propagandas para iludir os seus adoradores!
-
neli faria
O Governador é ruim. Mas, o crime organizado está em todo o Brasil. Mais de vinte e oito milhões de brasileiros vivem sob o julgo do crime organizado.Por2produtos que o Brasil não planta:coca e maconha ,entram pelas fronteiras.O crime começou a vencer na Ditadura militar,para beneficiar um escangalhou a Execução da Pena:lei 5941/1973..A Constituição brasileira é a única da Terra a dar cidadania para os Comuns: aqueles que infernizam a sociedade, e a liberdade do malfeitor acima da vida.
-
Marcos Benassi
[continuação] Já o tráfico, territorial no domínio do espaço das biqueiras, é muitíssimo disseminado, dada a espalhada geografia do consumo. Ele é muito adaptado à topografia carioca, do "morro incrustado" nos territórios da crasse mérdia/alta. Quanto tempo será que demorará pra "política" de Castro y Bandoleros atear fogo também nesses enclaves, que não estão na quebrada? Atrapalhando os negócios milicianos, os possíveis migrarão; o tráfico que já lá está, não se acuará diante da guerra.
-
Marcos Benassi
Eita, caríssimos, são múltiplas camadas, sempre. Todavia, enquanto a crasse mérdia não é atingida diretamente, a coisa tem mais dificuldade em se solucionar por via menos violenta. Exatamente como o aborto, caso Homi emprenhasse; exatamente como escola pública, se parlamentar fosse obrigado a, no curso do mandato, ter nela seus filhotes. Triste reflexão.
-
Raymundo de Lima Lima
Marcos, concordo contigo. Há uma omissão deliberada neste debate. Debate ou monólogos cruzados? Omissão para saber-reconhecer sobre a altíssima demanda por drogas pela população do Rio dJaneiro. Hipótese: população psiquicamente doente, talvez pelo excesso de igrejas evangélicas, farma-drogarias e políticos sem-moral eleitos pelos cariocas. Claro há famílias das comunidades-favelas cujos filhos são "empregados" do narcotráfico.
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
A gente nunca vai saber Marcos quem integra a milícia bolsonarista no governo Castro. O campo é amplo de abastecimento de armas e drogas para elite política, elite nada, são bandidos mas convencionou-se tratar o povo da quebrada na bala. Só as políticas armamentista do bolsonaro e sua trupe já explicam a qtde de fuzis apreendidos, querem saber a origem. Dos mortos, nosso silêncio.
-
-
Marcos Benassi
Uai, Mariliz, posso estar enganado, mas parece-me uma tranquilidade apenas contextual, digo, temporária, fundada em elementos que podem ser transitórios. Veja, milícia e tráfico tem, por questões distintas, o domínio territorial como base. As primeiras, como se fundam em cobranças (impostos criminosos), negócios imobiliários (chamemo-los assim), e exploração de serviços, dependem da dominação dos "novos territórios", nos quais o Estado não está assentado. [Continuo um 'cadim]
-
Marcos Benassi
Êta nóis, Raymundo, "nóis se encontremo há anos na espiral" desta Ágora, somos mais Helenos do que o golpista Augusto (Dica pra Anete: o Ney cantava). Eu, repetitivo como todo véio que se preze, uso dez vezes ao dia "civilidade, civilização", no mínimo. Corrupção, venalidade, aproveitamento, crimes diversos, violência, misoginia, racismo: entendo que nada disso é combate isolado. Tudo isso se combate fomentando civilidade. É mais complexo de se pensar, mais efetivo de se fazer.
-
Raymundo de Lima Lima
Meu caríssimo Marcos, você toca num ponto q quase todos os comentários Ignoram. Narcotráfico virou um negócio importante no Rio. Milicianos estão perdendo terreno com os narcotraficantes q se tornam empreendedores, até há aqueles narcoevangélicos, q lucram para além do Rio. Sabemos d q lado políticos extremistas-direita: milicianos-amigos. Há uma esquerda burra q torce contra miliciano, e fica sem opção d lado.
-
-
MARIA F LUPORINI
E a Pec da Segurança Pública? Por que os governadores bolsonaristas não querem a ajuda da Polícia Federal, Mariliz ? A Pec está parada no Congresso desde janeiro por pressão deles.
-
Celso Neri Junior
Lembro de quando o voto fluminense era relativamente progressista. Meu Deus, dos anos 90 pra cá já tivemos Garotinho, Rosinha, Witzel, Crivella na Prefeitura, Castro, Romário no Senado e tantos outros, além do estado ser o berço do bolsonarismo. E o povo do Rio dizia não entender como São Paulo elegia Maluf, Celso Pitta e optou por Collor nas presidenciais de 89.
-
Leão Machado Neto
Faltaram Sergio Cabral e o Pezão. O Brasil todo vota mal, basta olhar o nosso Congresso. Muito triste.
-
neli faria
Progressista ou não, é o Brasil inteiro .Relembro que o crime organizado não manda só no Rio. Manda em vários estados. Mais de vinte e oito milhões vivem sob o julgo do crime organizado. A Bahia vota há quase vinte anos no pt, ,Pernambuco,Ceará, São Paulo, Acre etc. No Rio não é só do governador bolsonarista, Benedita da Silva também foi governadora lá!, é do lula que está no Poder há mais de dezessete anos e o que fez? O Brasil não planta coca e nem maconha, ar5:passam pelas fronteiras.
-
Marcos Benassi
Irônico, não, prezado Celso?
-
-
Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira
A crônica retrata de maneira muito sincera uma realidade trágica. A política do enfrentamento armado com a criminalidade não raro traz resultados desastrosos. Na terça-feira, quatro policiais perderam a vida em uma única operação.
-
Celso Neri Junior
Morei 29 anos no Rio e 23 em São Paulo, onde hoje resido. Pesquisei e vi que o Rio é a décima capital mais favelizada do país, sendo São Paulo a décima quinta, ou seja, nem é tanta diferença assim, mas o que será que ocorre que ao caminhar pelo Rio tenho a impressão de que há muitíssimo mais comunidades do que em São Paulo? O Rio parece uma bolha de prosperidade, essa a Zona Sul e a Barra, além de poucos bairros da ZN, dividindo espaço com infindável miséria.
-
Gabo Franca
Impressiona a quantidade de gente desinformada que pensa que a violência generalizada no pais se restringe ao Rio. Não leem jornais? Vejam os dados objetivos sobre violência e vão descobrir que o Rio regustra menos mortes violentas que a maioria das capitais. E olhem que tem muitas mortes violentas no Rio...
-
maria Cristina medeiros
A morte violenta no Rio é tutelada pelo Estado. Isso é o que chama mais atenção. Castro disse que a operação foi um sucesso. Operações como essa nunca resolveram o problema. É preciso atuar com a Inteligência da Polícia.
-
-
Gustavo von Krüger
A violencia no Rio está generalizada. Talvez passe a impressao de ser distante, porque quem mora na Zona Sul busca passar a impressao de que é "coisa da imprensa". Mas no Rio, já faz parte da vida, como quem tem seu traficante de confiança, seu fornecedor de produtos contrabandeados, seu flanelinha, em uma simbiose cujos laços são renovados anualmente, a cada carnaval, com o crime e a sociedade carioca celebrando sru casamento
-
Gustavo von Krüger
Você não sai na rua, então. Parabens se consegue.
-
Gustavo von Krüger
Você deve morar no Vaticano ou em Xangri-lá. Ou talvez um hermitão dentro do Rio. Mas se olhar à sua vizinhança, vai ver que as coisa é assim
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Desculpe decepcionar: vivo aqui há quatro décadas: não tenho traficante de confiança, não tenfranelinha, pois não tenho carro, não fornecedor exclusivo de produtos contrabandiados. Será que não moro no Rio?
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
Sacramentado está. Fato. As violências são até difíceis de nomear pois se confundem com políticas de repressão, a política de morte é uma delas. Contrabando de dignidade humana.
-
Gabo Franca
A violência no Brasil é generalizada, acorda pra realidade
-
-
Alexandre Pereira
Bom, 13 anos de zona sul não a fazem carioca e, pelo visto, não fez questão de ir além disso. Mas entendo que, da torre de marfim, a vida seja florida e o preto e branco bem definidos.
-
Alexandre Pereira
Sadismo da opressão de criminosos sobre a sociedade? Roubos, mortes, achaques, exploração de moradores e comerciantes? Não sei como conduziram a operação, mas 80 foram capturados, o que indica que não foi uma operação de extermínio. No mais, marginal com fuzil é um terrorista e deve ser tratado como tal. Quem sabe, se portassem batom?
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
Por um lado entendo a zona de conforto, por outro o sadismo.
-
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
País inteiro com as mãos sujas de sangue. Parou geral imprensa. A paisagem é indizível. As cenas são a verdadeira institucionalização do terror. Não tem luz no fim desse túnel. Que desgraça.
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
Arbitrário sim, Maria. Ministério da Justiça cancela reunião com Castro hoje, brasil247 e desmente o dito cujo de que o governo federal tenha recusado apoio a operação.
-
MARIA F LUPORINI
Cláudio Castro fez uma ação sozinho, irresponsável e sujou as mãos de sangue. Extrema-direita do golpe. De novo.
-
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Acho que foi Sartre que escreveu que a vida pessual dele era muito boa sob a ocupação nazista. Quando não bate em nossa bunda a tendência é minimizar. Sinal também da nossa impotência. Afinal não será nossa indignação que contribuirá para resolver. Os que nós pagamos para tentar equacionar, (não ponho cor partidária) não vivem o problema. Portanto vida que segue.
-
Marcos Benassi
Eita, compadre, argumentei rigorosamente assim em meu comentário, muito mais extensamente, como sempre: bocudo fala pa'dedéu.
-
-
Robson Oliveira oliveira
E tao complexo e simples com os bolsonaros e tarcisos estamos importante esta regua pra Sao paulo, so ver oque esta aontecendo nas escolas publicas e universidades e bairos pobres sob controle do governador carioca de sampa muito pior que o Castro.
-
Carla Dray Marassi
Cariocas estão e sempre seremos indignados com essa situação e nunca indiferentes as tragédias de quem vive mais próximo ao núcleo da violência. Todos sofremos e vivemos isso. Acho ótimo os que tem medo não virem para o RJ. RJ é notícia, mas o que acontece nas outras cidades brasileiras, ou pouco importa ou é mais fácil ficar com as meia verdades.
-
Ricardo Botto
Carla, é que no Rio a elite vive colada no problema ao contrário de outras cidades.
-
-
KARIN CORREA FOGGIATO
Como disse minha sobrinha que saiu de Curitiba para trabalhar no Rio de Janeiro há alguns anos atrás: "a régua ( tolerância) daquele povo está muito alta e eles nem percebem, ja ficou comum". Talvez tenham perdido a referência, ou nunca a tiveram.
-
PAULA FARIA
Ah para com isso. Não faz muito tempo, noticiou-se que uma hóspede do Copacabana Palace foi vítima de bala perdida. Sem dizer dos arrastões nos shows em Copacabana. Tiroteio e arrastão na Linha Vermelha já virou evento corriqueiro. Não ponho os pés no RJ nem que me paguem. Falta é vergonha na cara ao carioca que insiste em morar no RJ. Beijinho no ombro pra moderação.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Prezada paula: nem na Ucrânia ou em Gaza existe este esvaziamento que você defende. Nem todo mundo tem condições de emigrar. Mesmo que eu resolvesse migrar daqui isso não contribuiria em nada para solucionar nossa catástrofe.
-
PAULA FARIA
Vanderlei, sim, é isso mesmo, exatamente como ocorre em Gaza ou na Ucrânia. Vc e a Mariliz vivem em uma zona de guerra, e uma das primeiras coisas que acontecem em zona de guerra é êxodo em massa. Quando vcs reconhecerem isso, a coisa vai começar a querer mudar de rumo.
-
PAULA FARIA
Gabo, como eu tenho vergonha na cara, moro bem longe tanto de RJ quanto de SP. Por aqui nunca houve notícia de ferimento por bala perdida e meus filhos crescem com tranquilidade. Grande abraço.
-
Gabo Franca
Paulista ferrado em cidade violenta e suja, se achando privilegiado. Pode?
-
Alexandre Pereira
Ok, Patricinha, bom que você tem escolha, né? Hahahaha!!! A burguesia olhando o mundo de binóculos é sempre instrutiva.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Bela: não incorporei o regionalismo carioca, mas você casualmente está propondo um êxodo carioca em massa? Trabalhamos, amamos dormimos, comemos, vivemos em meio a esta cnfusão que não foi montada por nós.
-
-
Marcelo Negros
Mas o Rio reclama de um lado e de outro vota em massa na Direita Indecente sócia do Crime Organizado?
-
Marcelo Pires Santana
O maior terror é se acostumar com essa falta de ar quase diária que vivemos no Rio. Hoje foi um calvário pra voltar pra casa e parecia um dia como outro qualquer. Muitos rindo, falando sobre tudo e sorrindo, dentro do transporte público. Há algo muito errado em nós, humanos.
-
maria Cristina medeiros
Há algo errado no ser humano. Castro disse que a operação foi um sucesso. Operações como essa não resolveram o problema do Rio, e não resolverão..
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Não. Issso é nossa capacidade de sobrevivência, o que agora chamam resiliência. Aguentamos o tranco apesar de tudo.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.