Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    Como sou uma espécie d leigo em ciências, porém fascinado pelo tema das teorias do tudo do Universo, gostei do exemplo mencionado sobre a relatividade geral. Transcrevo o parágrafo do autor da matéria: (Um exemplo clássico para entender esse conceito é o seguinte: se eu estiver na superfície da Terra e quiser ir do polo Norte ao polo Sul, o caminho mais curto será uma linha reta seguindo um meridiano, mas será que ela é realmente reta? Se outra pessoa estiver me observando do espaço, verá que

    Responda
    1. Tadêu Santos

      o que estou percorrendo é na verdade uma curva, porque a superfície sobre a qual me desloco é uma curva, a superfície terrestre. Essas "linhas retas" ou de menor comprimento entre dois pontos são chamadas de geodésicas)) Confesso que por mais bem explicado a Mecânica Quântica sou fascinado por estas descobertas geniais de gênios, mas tenho os meus limites que tento superar, mas encontro dificuldades de acompanhar os raciocínios apontados.

  2. José Miguel Ortega

    Estou pensando aqui que o espaço se move em direção à massa, pois ela só existe por causa de um campo que a segura no lugar, e isso faz o espaço em torno da massa ser consumido por ela, fazendo o tempo passar. Não tem pra quê ter espaço mudando de lugar com o tempo (impressão de gravidade) se não for pra reter energia na forma de massa. Quem faz isso? O campo de Higgs. Não fosse biólogo saberia se juntei ai quântica com geral... o espaço não é curvo, ele colide na massa e cria o tempo com isso.

    Responda