Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Fleury cecchi

    extrema direita mata

    Responda
  2. Fernando Fleury cecchi

    sera q os governadores da extrema direita vão fazer homenagem ao castro agora q.a PF escancarou as ligações dele com o pecece

    Responda
  3. Ricardo Batista

    Grande texto!

    Responda
  4. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    O BIBI do Rio de Janeiro conta com o apoio da extrema direita e como se não bastasse o bananinha nos Estados Unidos, protegido pela extrema a pedir guerra contra o Brasil. O cara quer fazer das favelas do Rio a nova Gaza.

    Responda
  5. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Os governadores do Apocalipse, nenhum até agora ungido por Bolsonaro, correm p o Rio a fim de participar dos holofotes de Castro, o até agora menos citado para a disputa da presidência. Cobras criadas sabem que só com inteligência e coordenação federativa se consegue combater o crime organizado, presente na F. Lima, V. Souto e nos lobbies bbbb do Congresso. Foram contra a Pec da Segurança justamente pq o banho de sangue lhes dá mídia mesmo que bandido morto na favela seja logo reposto.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Debie do Céu, façamos um composto todo bíbrico: vêm os Gov d'Apopalípice, montados POR seus corcéis; nóis cata os sujeito - leva os inocentes dos cavalos pra uma boa cocheira - joga junto dos leões da cova Romano-Carioca e os dois Daniéis venenosos aqui debaixo. Num sobra um. É maiomêno um exorcismo bem feitinho.

  6. Daniel Barbosa

    Haleluia! Os cristãos direitos, famílias e propriedade, Pátria e igrejas e governos santos de direita seguindo ensinamentos de Jesus: odiai-vos assim como eu vou odiei! Hosana nas Alturas: matar é pop, matar é de Jesus. Ao sucesso com Castro: matemos mais! Amém?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Esses Daniéis, Jesus da Goiabeira que proteja os leões: se entrarem na cova dos bichos, estraçalham. Os que não morrerem exangües, morrem co'a pefonha. Hahahahah!

    2. Daniel Barbosa

      Curioso: eles são contra o aborto, né? É pra não faltar estoque de serumano pra matar com suas armas de Jesus! Ah, tá.

  7. jose camargo

    Pobre rapaz. Nem vou perder meu tempo refutando seus argumentos de fumaça. Será que ele acredita mesmo no que escreve?

    Responda
    1. nelson silva

      Perca o seu tempo refutando os argumentos dele, os leitores gostariam de saber o que vc pensa, brinde nos com a sua sabedoria

  8. márcia corrêa

    É dramático ler alguns comentários, de gente que apóia o confronto indiscriminado(como foi)- desde que não na sua vizinhança de usuários e traficantes, que estão em qq bairro sem nome na testa; de gente que naturaliza mais de cem corpos mortos sem identificação porque previamente já os condenou como bandidos porque são pobres, porque moram na favela. É um festival de preconceito, insensibilidade, selvageria que faz perder completamente a esperança na raça humana! E se acham gente de bem!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, colega Márcia, essa sua murcheza é triste de ver e de compartilhar. Tudo passa, é o que posso dizer - mmmm, sou pessimista: não consigo não acrescentar que o risco *é mudar pra pior*. Mai nóis güenta.

  9. Nilton Silva

    Tudo bem, a crítica à matança foi feita, até aí nenhuma novidade. Mas qual a solução o ilustre colunista propõe? Se não apresenta nenhuma proposta minimamente factível, acaba parecendo só mais um "gênio" defendendo as tais "vítimas da sociedade".

    Responda
    1. CICERO DINIZ

      Não é o colunista quem tem que apresentar solução. São os governantes. E estes até agora, quer no âmbito Federal ou Estadual só recorrem mesmo à matança.

  10. Priscila Soares

    O PL demonstrou suas incoerência brutais de forma depudorada. O desgoverno bolsonarista armou os bandidos durante 4 anos. Os parlamentares parecem ser financiados pelas fintechs do crime organizado. São inimigos do aborto (em nome da vida) e celebram matança indiscriminada da turma miúda, enquanto aparecem em fotos com os chefões do crime organizado. Quem vota nessa gente?

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      Infelizmente, Priscila, recebem os votos acabrestados pelas igrejas e pelo dinheiro

  11. NACIB HETTI

    E o Leva continua?

    Responda
  12. Leonardo Trindade

    Os necrófilos gozaram como nunca nos últimos dias. Tem uns aqui que bateram tantas com as fotos dos cadáveres que estão em desidratação severa.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      A gente com um sentimento de tristeza e falência total da sociedade e o extremo nojinho em regojizo total. Ainda bem que sempre existe o dia de amanhã.

    2. Felipe Macedo

      no fim eles que já estão mortos, mesmo estando biologicamente vivos.. já não possuem nenhum resquício de humanidade. E a extrema direita adora!

  13. marcos leite

    Eu cumprimento policiais quando encontro com eles. Não me escondo deles nem saio correndo pois são trabalhadores honrados que me dão segurança. Quem defende bandidos é bandido também. Quem não deve não teme.

    Responda
  14. José Roberto Pereira

    Depois da Mamadeira Depi Roca, agora Porta-Aviões e Submarinos Nucleares serão objeto de campanha eleitoral. Ou você acha que tudo aquilo lá é só pra combater as drogas que o Maduro nem produz? Não existe coincidência na política, essa Operação Chacina acontecer 4 dias após a fala de Flávio Rachadinha sobre bombardear a Baía de Guanabara nem tentou disfarçar o timing. Cláudio Castro sempre foi só um testa de ferro, e é uma baita testa, bem maior do que a Witzel...

    Responda
  15. Frederico de Souza Cruz

    VTF vai sempre dando espaço para a narrativa da extrema direita. Reverberou bastante as palavras eleitorais do que se diz governador do RJ. Segundo este, há mais de ano planejam este massacre. Durante este tempo não convocou e nem agiu conjuntamente com a PF. Com a PF o planejamento teria sido outro. Mas jornais e colunistas ignoram este fato porque afinal de contas eles agem tão eleitoralmente quanto governador e amigos.

    Responda
  16. Felipe Araújo Braga

    Eu jamais concordei com a impunidade - não podemos ignorar que um trabalhador tem o direito de chegar em casa a hora na qual quiser e não ter seu celular levado ou coisa pior - e que independente das nossas iniquidades sociais o crime deve ser severamente punido. Agora, pretensos cristãos ficarem defendendo um programa de extermínio que só resulta em mais violência ao invés de combater nossa desigualdade e punir os poderosos no Congresso e nos palácios estaduais?!

    Responda
  17. bianca bittencourt

    Essa coluna me confirmou um que um professor me dizia, que “o liberal é um fascista com preocupações estéticas”. Por oscar

    Responda
    1. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

      Com toda certeza.

  18. Lorena Almeida Pardelhas

    Não é comum eu concordar com VTF , mas hoje, aqui, ele foi lúcido de cabo a rabo. Aliás noto um viés de virada na imprensa brasileira que começa a condenar o acontecido ontem. Tomara.

    Responda
  19. Geraldo Lourenço Brita

    Os sete próximos comentários merecem respeito e atenção. Celso, Jane, Pery e Felipe contribuem grandemente para esclarecer o atual momento, tendo por luminar o belo artigo de Vinícius, antes tarde do que nunca.

    Responda
  20. Alex Trevsani

    O que choca, ao ler a Folha e o UOL de ontem e hoje, é constatar que nas notícias e colunas relacionadas à chacina, o nome do presidente é mencionado pelo menos o dobro de vezes que o nome do governador. Pelo menos esta coluna tem surpreendido no contraponto feito à linha editorial que tem se tornado cada dia mais "sinistra" por conta de uma guinada terrivelmente "destra".

    Responda
  21. Tiago GAdelha de Moraes

    Em 2024 foram vítimas de morte violenta no Brasil 44.127 pessoas (isto já foi 65000 em 2017). Destas mortes, os estudos apontam que cerca de 70% das vítimas estão ligadas a atividades criminosas. Então podemos dizer que se matam, há décadas, pelo menos 31.500 bandidos por ano no Brasil (eles mesmos já se matam). E como todos nós sabemos, a criminalidade não está diminuindo por falta de mão-de-obra.

    Responda
  22. Celso Neri Junior

    Houve gente abatida pelas costas, ainda que seja uma minoria, modus operandi esse predominante no Carandiru, pra se traçar um paralelo. Não faço coro com tudo o que a esquerda prega. Tenho, a exemplo, dificuldade de aceitar o aborto, mesmo não sendo cristão nem abraçando qualquer crença, assim como rejeito a pena capital. É evidente que o governador fluminense não está nem um pouco preocupado com o fortalecimento das facções e com a segurança da população vulnerável. Inocente quem o apoia.

    Responda
  23. MARCIO Gionco

    Não é difícil, basta aumentar a presença do estado nas favelas. Corta com avenida para a polícia chegar rápido, cadastra os moradores, coloca posto de saúde. Só que não tem dinheiro para isso, só para dar dois meses de férias pra juiz, fundo partidário, Janja, etc.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Se os governos de esquerda não servem, por que será que os governos de direita no Rio ainda não resolveram essa equação tão simples? Tivemos seis anos de presidentes de direita e o último morava perto de comunidade. Vamos lá, expert, responda.

    2. ana caixeta

      Excelente comentário

    3. Geraldo Lourenço Brita

      Resumo da ópera...!

  24. Luciano Napoleão de Souza

    Militante, não é "direita". É o povo de bem do Brasil contra os bandidólatras da velha imprensa e da esquerda. Ou você acha que o povo se informa por militantes como vc? Ou você acha que o brasileiro médio não tem conhecimento do que acontece nas favelas do RJ? Acorda. Ou receba seu PIX e fique calado

    Responda
  25. Pery Pedro

    VTF acordou panfletando para o Partidão hoje. Ok. Enfrentamento não é a solução nem parte de um plano. Mas cadê o plano? Cadê a alternativa? Nem todo mundo pode subir o morro sem segurança e receber o PCC no ministério da Justiça, como o Dino fez. A direita tem uma política clara. Enfrentamento. A esquerda continua sendo oposição, atacando tudo e fazendo nada. Nunca descem do palanque. Alguém tem que governar o país enquanto o presidente viaja. E concorre. E faz campanha.

    Responda
    1. Geraldo Lourenço Brita

      Glup...! Pery me deixa sem palavras...! Olharei o mundo agora sob nova perspectiva...!

  26. jose batista

    Bandido preso comete menos crime! Esquerda : traficante é vítima de usuário, bandido é um pré revolucionário!

    Responda
    1. Milton Osiris Bauer

      Típica reportagem p proteger o crime O que o Estado pretende é apenas combater o terrorismo, que, aliás, só aumenta, e, o Rio está infestado delas. Querem o quê? Combater com florzinhas, se fosse assim, já teriam resolvido tudo. Agora é guerra. Lutem. Agora é vocês ou eles, se vcs continuarem com essa esquerdice, terão que se submeter a eles, e se não pagarem o que querem, levam tiro. Eu estou do lado do Estado, do governador, da Polícia.

  27. jose batista

    Bandido preso comete menos crime! Esquerda : traficante é vítima de usuário, bandido é um pré revolucionário!

    Responda
  28. jose batista

    Bandido preso comete menos crime! Esquerda : traficante é vítima de usuário, bandido é um pré revolucionário!

    Responda
  29. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    Todos criticando a ação do estado, mas se calam na omissão dos governantes que já matou milhares de inocentes. Todo dia morre inocente e os direitos humanos nunca falou em prender os responsáveis. Tudo nesse país virou briga política, até a vida das pessoas que nada significam para o estado. Ou o povo se revolta e vai pra rua ou isso nunca vai mudar

    Responda
    1. Milton Osiris Bauer

      Perfeita análise. Enquanto muitos aqui que protegem o lado do criminoso, " eles " nunca pararão de achar uma forma de obter vantagem. Agora é guerra, escolham os seus lados, eu escolhi o lado do Estado, do governador, da Polícia. Se continuarem c esse esquerdismo, irão parar ajoelhados sob essas organizações criminosas e irão te cobrar em dinheiro e trabalho, farão vc trabalhar p eles. Acordem. É guerra.

    2. Geraldo Lourenço Brita

      Jura que é só isso...? Me chama que eu vou...!

    3. Geraldo Lourenço Brita

      Jura, Cézar, que é só isso, ir pra rua...!? Me chama que eu vou, mesmo tendo montes e oliveiras para escalar na frente dessa caminhada...! Obrigado pela dica...!

  30. jane Ventury Leal

    O autor fez um bom texto,pena que seus melhores parágrafos quando traça um paralelo das incompetências da esquerda e da direita diante da complexidade do assunto ,se perde quando também faz politização de um assunto que precisa ser suprapartidário ou supra ideológico.Ele poderia continuar o artigo alinhavando ideias e estratégias para romper as cadeias alimentares do crime ,ideias sobre como alforriar o povo das comunidades desse cárcere cruel e sanguinário.Onde tem mais sangue?Onde sofre mais ?

    Responda
  31. Felipe Macedo

    Reparem que sempre que a extrema direita fica enfraquecida, Cláudio Castro ou Tarcísio vão e matam um monte nas favelas. É assim que reunem o rebanho, mantendo-o no cio e engajado. É método. E funciona muito bem. Basta ver nos comentários aqui.

    Responda
    1. Geraldo Lourenço Brita

      Milícias digitais, outro nome para moderação.

    2. Geraldo Lourenço Brita

      Bom combate, Felipe, creio compreender: milícias digitais, outro nome para "moderação"!

    3. Geraldo Lourenço Brita

      Felipe, compreendi o bom combate, que deve ser meio que criptografado pois milícias digitais agem no mais das vezes à sombra do que chamamos "Moderação"...! Estaria eu dessa forma de intuição mais próximo do que distante da realidade...?

    4. Felipe Macedo

      Geraldo, é importante fazer o bom combate. As milicias digitais e os que são influenciados por elas estarão sempre por aqui, tentando moldar a opinião publicas e a realidade com narrativas descoladas dos fatos.

    5. Geraldo Lourenço Brita

      Isso, Felipe, meus encômios pelo didatismo de seu texto, que reputo indispensável para quem deseja fazer de uma despretensiosa leitura hebdomadária um exercício de consciência político social...! De ora avante estarei cada vez mais atento ao que o Amigo escreve e publica neste espaço, que, sugiro, modere mais apenas as mediocridades teimosas em aparecer...!

    6. Lorena Almeida Pardelhas

      Na mosca , Felipe. Perfeito.

    7. Felipe Macedo

      Geraldo a extrema direita está requentando e repaginando a máxima "ban dido bom é ban dido morto" da década passada. O mote de campanha dela será isso. Claro que hoje sabemos que elas defendem isso só pra pobres e pretos moradores de favelas. Agora para outros tipos de band idos ela pede anistia. Bolsonaristas são sommelier de criminosos

    8. Geraldo Lourenço Brita

      Bingo, Felipe...! Preencheu a cartela tanto na vertical quanto horizontais...! Análise arguta que vou levar pra vida agora em diante...! Já perdia esperança de acrescentar algo apenas na leitura inóspita deste jornal...!

  32. Carla Oliveira

    Ótimo texto!

    Responda
  33. Roberto Gomes

    Como se quebra o crime organizado? Com o controle do dinheiro. De onde vem e para onde vai, como é gasto, onde é gasto, com quuem é gasto. Os ricos, os super-ricos e os políticos não querem este controle. Porque será?

    Responda
    1. Geraldo Lourenço Brita

      Bingo...! Roberto Gomes certeiro...! IOF querela não dá prá seguir muito avante...! Já IOF com musculatura não se acaba já nas primeiras engrenagens, dá prá seguir por diversas facções irrigadas pela operação financeira...! Sigam o dinheiro, estúpidos...!

    2. flávio paes

      Talvez alguém, saiba explicar melhor o bordão: "A polícia prende, a justiça solta". Bordão é alto tipo "Bombril 1001 utilidades". Já ouvi o bordão da polícia várias vezes e até hoje me pergunto, pq um juiz soltaria um bandido? Assumindo que a maioria é honesta, pq o juiz soltaria bandido que poderia assaltar o filho dele por exemplo? Talvez quem citou saiba explicar melhor, quem sabe?

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      A polícia prende e a justiça solta.

  34. Marcos Benassi

    Vêtêfê, preocupa-me a junção de diversas ocorrências contra-civilizatórias em nosso presente contexto. Bozinho pede bomba, Derrite relata PL "narcoterrorista", Castro mata centevinte "terroristas" sem julgamento - aliás, com julgamento é que não poderia fazê-lo. Tudo isso enquanto o TrAmp tá jogando bombinha em barco ao Norte do nosso continente, matando arbitrariamente "narcoterroristas". Esse pacote de coisas tresanda a treta TrAmpo-Bozolóide, meu caro. Zeus queira que eu esteja só meio neura.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Óia, minha cara, somos uma dúzia de neuróticos ("paranóicos" talvez até fosse mais adequado): já vi por aqui na Ágora uns tantos colegas com essa mesma percepção. É tttoosco, mas longe de impossível.

    2. Carla Oliveira

      Neste caso, também estou neura.

  35. Marcelo Negros

    Nada deixa os Donos de Dívida de SUV com Disfunção Erétil excitados como pilhas de cospos de Pretos Pobres mortos. Provavelmente se os Governadores Nazistas fizessem um Reality Show de caça a Pretos Aleatórios seria um sucesso para essa gente com alma morta.

    Responda
  36. Henrique Marinho

    El Salvador passou do país mais violento da AL para o mais seguro com apenas um governo de direita. É fato e não lorota, como a do colunista.

    Responda
    1. Paulo Favero

      "Campanha política com sangue e matança".

    2. Fernando Fleury cecchi

      q.pobreza robo do mar

    3. Wilson Rossi

      Cedo no metanol?

    4. Marcos Benassi

      Não vale nem um mísero argumento, nem mesmo um ruim. É fato.

  37. Pedro Luis S C Rodrigues

    Se usassem metade do tempo que perdem chorando por ban di do para resolver o problema o país seria uma Suiça

    Responda
    1. André Silveira

      Vou dizer que concordo, viu! E se extende muito ao pranto bolsonarista. Vamos adotar o eterno lema da direitinha brasileira: "bandido bom é bandido..." e acabar logo com essa choradeira, que ninguém aguenta mais. Mas temos que incluir o governador fluminense nessa canoa também. Porque uma ação pirotécnica destas tinha cálculos bem criminosos das consequências de antemão sabidas, então... Mas vamos pensar na Suíça lá na frente, só queijos, engrenagens, canivetes e paraísos fiscais.

    2. Fernando Fleury cecchi

      + 1 bozonarista vomitando

    3. Marcos Benassi

      Avisa às mães e pais que tão chorando a morte dos filhos, sejam puliça, sejam "suspeitos". Tenho sérias dúvidas de que compartilharão dessa assertiva.

  38. Lorenzo Frigerio

    É isso aí.

    Responda